sexta-feira, 23 de setembro de 2011



Como o pré-sal contribui para a sustentabilidade?

“O investimento em energia renovável é necessário, mas por enquanto não podemos esquecer o petróleo, que é responsável por cerca de 87% da matriz energética mundial e continuará nessa posição por um bom tempo”. Foi com essa afirmação que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, iniciou o debate sobre pré-sal e sustentabilidade que aconteceu, ontem, na Conferência Internacional do Instituto Ethos, estreando as atividades do evento.

Segundo Gabrielli, o pré-sal é uma boa alternativa para suprir a demanda mundial por petróleo e, ainda, pode auxiliar no desenvolvimento sustentável da sociedade. Isso porque o governo brasileiro instituiu um novo marco regulatório para a extração de pré-sal, que prevê que parte dos lucros obtidos com a atividade serão destinados ao Fundo Social, uma poupança pública de longo prazo, que será usada para medidas de desenvolvimento social no país.

A porcentagem dos lucros que serão destinadas para o tal Fundo ainda não foi definida, mas de acordo com Gabrielli o montante será suficiente para melhorar a qualidade da educação no país e, a longo prazo, fomentar as pesquisas científicas, sobretudo no setor de energia renovável, o que contribuiria para o crescimento da matriz energética renovável do mundo e, consequentemente, para o fim do monopólio do petróleo no panorama energético global.

Relembrando o acidente ambiental que aconteceu no Golfo do México em abril (saiba mais em A responsabilidade no Golfo do México), a questão do risco ambiental da exploração de pré-sal foi um dos pontos levantados pelos jornalistas que compunham a mesa de debate do evento. Segundo Gabrielli, esse risco ainda existe, mas é cada vez menor. Ainda assim, o presidente da Petrobras afirma que a questão é prioridade na agenda de preocupações da companhia, que realiza medidas de segurança e prevenção de acidentes nas áreas onde há extração de petróleo e está desenvolvendo tecnologias para reduzir os impactos ambientais de possíveis incidentes.

Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky

26 comentários:

  1. Bruna Veìssimo C.A.A 3º 0123 de setembro de 2011 às 12:42

    Como é de conhecimento de alguns, boa partes dessas reservas já foram vendidas ou estão sendo negociadas, trazendo de certa forma prejuízo ao Brasil que perdera o privilégio de explorar suas reservas.
    Concordo de o pré-sal impulsionará a economia fato que contribuirá para um avanço social, contudo estamos expostos a um risco ambiental já que o perigo de vazamento não foi descartado.

    ResponderExcluir
  2. Ravena N°34 Liceu Turma 3 E23 de setembro de 2011 às 16:31

    Corremos sim um risco ambiental,mas segundo o texto ele está cada vez menor. Aposto na ideia , pois além de auxiliar o desevolvimento da sociedade acaba com o monopólio do petrólio. Mencionando-se também que o lucro adquirido e aplicada na educação.

    ResponderExcluir
  3. Vanessa e Márcio n.º37 e 10 Liceu Turma E23 de setembro de 2011 às 17:27

    Como a Ravena comentou nós corremos riscos ambientais,mas é preciso apostar nessa idéia,a fim de melhorar as condições de desenvolvimento em nosso país.Tendo em vista os benefícios que o pré-sal pode trazer á sociedade ele é um bom investimento para a economia e principalmente para a educação,mas sem esquecer de criar cada vez mais medidas de prevenção contra os riscos ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Bon Jovy Amorim C.A.A 3º. Nº 0523 de setembro de 2011 às 18:50

    Sabemos que o nosso país precisa se desenvolver cada vez mais, pensar no futuro é agir no presente! Crescer é algo necessário, porém temos que avaliar o melhor caminho e quais os danos que isso vai causar. Desenvolvimento e Sustentabilidade são relativos, por que não existe forma de se desenvolver sem causar algum impacto ao meio ambiente, é preciso se desenvolver, mas pensando no meio ambiente. Se o dinheiro que o Brasil adquirir com o Pré-Sal for realmente investido em educação, saúde, segurança e moradia vai trazer grandes benefícios para a sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Erick Souza C.A.A 3º Nº0223 de setembro de 2011 às 20:25

    Bem, o petróleo sem dúvidas é uma fonte de ernegia importantíssima para a sustentação do país e sem dúvidas será muito difícil deixar a dependência de lado. E já passou do tempo de usar parte dos lucros para desenvolvimento público no país. Pois a exploração do pré-sal tem suas consequências sobre o ambiente. Mais sem dúvidas foi uma ótima iniciativa do governo passar parte dos lucros para o fundo social.

    ResponderExcluir
  6. Marcelle Medeiros - CAA - 3º científico23 de setembro de 2011 às 20:26

    A existência do Pré-Sal é algo sabido desde muito. O que se discute agora são os prós e os contras de um investimento até então desconhecido. É felicitador saber que o nosso país, que há quase duas décadas (pouquíssimo tempo atrás) era inimaginável de propor atividades como extração do Pré-Sal está cada vez mais ascendente nos rankings mundiais. Assim, presenciamos uma era de grandes e surpreendentes avanços. Com a credibilidade que tem a Petrobrás e a capacidade atual que o país tem em descobrir e produzir novas tecnologias, acredito que a questão de danos ambientais está descartada. Enfim, é possível sim apostar na exploração do petróleo nas camadas de Pré-Sal acreditando que isso só trará benefícios para um país que cada vez mais cresce.

    ResponderExcluir
  7. Professor Ant° Rilakson (Liceu)24 de setembro de 2011 às 10:57

    A exploração do pré-sal parece bem encaminhada no sentido de atender as necessidades sociais e preservação ambiental, no entanto é importante lembrar que nos bastidores políticos continua a luta pela divisão dos royalties, já que a menos de 15 dias da votação do veto do presidente Lula a emenda Ibsen (que determina a divisão igualitária dos royalties entre os estados)foram apresentados ainda, novos projetos propondo uma nova divisão dos recursos originados na exploração. aos leitores interessados segue o link da notícia http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-09-23/senadores-propoem-novo-acordo-sobre-divisao-dos-royalties-do-pre-sal

    ResponderExcluir
  8. Luiz Junior, 3ª série CAA, 0827 de setembro de 2011 às 16:50

    De acordo com a temporaneidade, todas as nações estão em constantes buscas de reservas energéticas renováveis. Porém nesse mesmo plano de raciocínio a autora é feliz quando relata que, mesmo nessa procura incessante, o petróleo não pode ser descartado das necessidades do mercado. Nós brasileiro somos beneficiados pela chamada camada Pré-sal. O petróleo está encontrado nessa área abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do produto. Sabendo que os riscos de contaminação ambiental são, mesmo que em menor probabilidade, possíveis, cabe a Petrobrás o uso de tecnologia que nos assegure desse risco. As propostas assim sugeridas também contribuíram bastante no Fundo social, nesse aspecto cria-se uma expectativa em nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  9. Luma Rikaelle 3° ano_N° 0928 de setembro de 2011 às 13:42

    Falar de pré-sal é uma boa alternativa para falar da demanda mundial por petróleo. Visando, além desse investimento em energia renovável que é realmente necessário, o auxilio no desenvolvimento sustentável da sociedade.Já que a proposta é de que parte dos lucros obtidos com a atividade serão destinados ao fundo social,uma poupança pública de longo prazo, que será usada para medidas de desenvolvimento social no país.Espero que realmente o montante que se diz suficiente para melhorar a qualidade da educação no país e, a longo prazo, fomentar as pesquisas científicas, sobretudo no setor de energia renovável, seja realmente utilizado para esses recursos, contribuindo não só economicamente, politicamente, mas também socialmente!Beneficiando não só um grupo a frente mas todos os brasileiros!

    ResponderExcluir
  10. José Luiz, Professor de História, CAA e Liceu de Tauá29 de setembro de 2011 às 15:41

    A grande esperança que existe, na exploraçãoção do pré-sal, é a possibilidade de partes desses lucros serem incorporados em setores ate então carentes de recursos financeiros como a educação e a com servação do meio ambiente como citou a Luma. Mesmo sabrndo dos risco de prejuízo para meio ambiente como escreveu o Júnior, penso que o pré-sal pode ser uma grande oportunidade para o Brasil. Como aformou a Ravena; "aposto nessa idéia".

    ResponderExcluir
  11. Camila Karen n 05 3f liceu30 de setembro de 2011 às 19:21

    Se os lucros forem realmente investidos na educação e os benefícios para sociedade brasileira vai ser uma boa iniciativa do governo brasileiro.Só espero que a corrupção não desvie o dinheiro que deverá beneficia o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o que diz o texto,e bom pensar que estao buscando novos meios para beneficiar nosso pais e preservar o meio ambiente, a sociedade e a educacao necessita de meios para sua melhoria.

    ResponderExcluir
  13. O Pré-sal é um assunto muito bom de se tratar pois o mundo é muito rico em petroleó.mas a corrupição tem que acabar,para que o dinheiro seja envestido em coisas uteis como:a educação e saúde.

    ResponderExcluir
  14. Já que parte dos lucros obtidos serão destinados ao Fundo Social, que será usado para o desenvolvimento social no país, pode ser que contribui mesmo para a educação entre outros e ajudar nosso país.

    ResponderExcluir
  15. Neiliane 18 3°f liceu30 de setembro de 2011 às 19:47

    Com a exploração do pré-sal, o Brasil terá grandes lucros,com certeza é uma boa oportunidade de melhorar o seu desenvolvimento e a qualidade de ensino.mais é importante que não se haja nenhum desgaste ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  16. verônica nunes 3*f liceu30 de setembro de 2011 às 19:47

    quando se fala de prè-sal fala-se da maior economia mudial, que nâo trata apenas de dinheiro mas sim de de uma forma de agredi a natureza, ou seja acaba trazendo beneficios e maleficio para o mundo,por tanto temos que pensar no nosso futuro.....

    ResponderExcluir
  17. Rafael Souza,28,3G,liceu30 de setembro de 2011 às 21:14

    O petróleo abre muitas portas para o mundo inteiro mais é de extrema importancia que seja focado a questão ambiental pois não podemos esquecer em momento algum que dependemos do meio ambiente para tudo.Temos que focar tanto no lado que nos beneficia quanto no lado que beneficia a natureza.

    ResponderExcluir
  18. com a exploração do petroleo o meio ambiente corre sim bastante risco,mas para a melhoria na qualidade da educação vamos acreditar que isso possa dar certo, mais tambem sem esquecer do que pode acontecer no futuro

    ResponderExcluir
  19. edgleumafeitosa3G33liceu30 de setembro de 2011 às 21:30

    os lucros serao enviados ao fundo social ajudando na educaçao e em outras fontes mas correndo orisco em outras areas ameaçando a natureza contribui riscos atodos seres vivos.

    ResponderExcluir
  20. Com a exploração do pré-sal, o Brasil via ter muitos recursos financeiros com a educação e a com servação do meio ambiente porque são recursos muito importante para o pais.

    ResponderExcluir
  21. Daniele martins,05,3G, Liceu30 de setembro de 2011 às 21:41

    O pé-sal e conhecido como o poder da economia mas não trata só do dinheiro mas sim de um maneira que não danifique a natureza.

    ResponderExcluir
  22. Lucilene, 22, 3.º G, Liceu30 de setembro de 2011 às 21:44

    O petróleo é uma grande fonte de economia mais se não for utilizado corretamente pode nos prejudica futuramente.

    ResponderExcluir
  23. MUITO PRODUTIVO, PARABÉNS ZÉ TEU BLOG É UM SUCESSO


    HEY GALERA VEJAM O MEU TBM É DE TIRINHAS:


    http://cabecadetabaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Erida,16, 3º C, Liceu20 de outubro de 2011 às 20:33

    São interessantes essas notícias sobre descobertas no Brasil, quando você faz uma pequena comparação com o Brasil de antes, esse que nós estamos estudando na época da Mineração, com o Brasil de hoje, que até ontem dependia bastante de outras potências até na questão do Petróleo, e hoje é o seu próprio produtor.
    Quem sabe um dia seremos uma potência e outras nações dependerão de nossas descobertas.

    ResponderExcluir
  25. Viviane Moreira, Nº 45 - 3º C, Liceu21 de outubro de 2011 às 19:04

    Apesar de quase ninguém se enteressar nesse tipo de assunto,todos nós sabemos que é um passo enorme para a economia do Brasil.
    A cada dia,o ser humano surpreende mais.E é graça a esses desenvolvimentos que não só o Brasil,mas o mundo todo esta indo pra frente. Resta saber se vale a pena enfrentar esse enorme risco ambiental, afinal, de que adianta resolver um problema com outro maior em vista?!

    ResponderExcluir
  26. Kevin Machado 3º "O" LICEU3 de novembro de 2011 às 16:21

    Pois atualmente é evidente a nessecidade de cada país se desenvolver isso é óbvio é o q cada um busca constantemente,porém é indiscutível a necessidade de se desenvolver de forma sustentável,para isso deve ser invertir pesadamente na busca de soluções sustentáveis que não agridem o meio ambiente .Mas como sabemos o caminho a trilhar é infelizmente nossos governantes que decidem,agora com o lucro advindo do pré sal seria a hora ideal para cobrir certos “buracos” em termos de saùde pública,educação,segurança.Através de ações conciente hoje,poderemos defrutar de um futuro melhor amanhã.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...