sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A constuição de 1824

No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Em seu decreto oficial sobre o assunto, o imperador estranhamente alegava que os constituintes não defendiam a autonomia e a integridade da nação.

Após tal ato, D. Pedro I formou um Conselho de Estado composto por dez membros e presidido por sua própria figura. Esse pequeno grupo de apoiadores do rei foi responsável por discutir e elaborar a primeira Constituição do Brasil, outorgada no dia 25 de março de 1824. Sem qualquer tipo de participação política mais ampla ou a observância de outro poder, o país ganhou uma carta constitucional claramente subordinada aos interesses do rei.

Visando oferecer uma aparência liberal, a Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Entretanto, a mesma lei que oficializava essas esferas de poder autônomo, também instituiu a criação do chamado Poder Moderador. Exercido unicamente pela figura do imperador, esse poder tinha a capacidade de desfazer e anular as decisões tomadas pelos outros poderes. Desse modo, nosso governo combinava ambíguos traços de liberalismo e absolutismo.

O sistema eleitoral era organizado por meio de eleições indiretas, onde os eleitores de paróquia votavam nos chamados eleitores de província. Esses, por sua vez, votavam na escolha dos deputados e senadores. Para exercer tais direitos, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 25 anos de idade. Além disso, deveria comprovar uma renda mínima de 100 mil-réis anuais para poder votar. Desse modo, percebemos que o sistema eleitoral do império excluía grande parte da população.

Tomada por suas desigualdades, a Constituição de 1824 estava longe de cumprir qualquer ideal de isonomia entre a população brasileira. O imperador tinha amplos poderes em suas mãos e poderia exercê-lo segundo suas próprias demandas. Não por acaso, vemos que essa época foi tomada por intensas discussões políticas e revoltas que iam contra essa estrutura de poder fortemente centralizada. De fato, essa constituição só perdeu a sua vigência ao fim do período imperial.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Brasil Escola


93 comentários:

  1. Dom pedro I quando viu que estava perdendo sua altonomia cm o povo brasileira, pois eles estavam abrindo os olhos e vendo que o melhor para todos era a independencia do brasil. por isso pedro I muito esperto reprimiu qualquer possibilidade de poder para o povo cm a criação da constituição, limitando o poder publico cm o fato de so poder ter direito de voto se tiversse renda(dinheiro) alto. Assim ele poderia continuar no poder e tendo total altonomia e colocando e não permitindo que o povo se manifestasem.
    POR: lucas alves lima. 3º "B" - manha. liceuTAUA ;D

    ResponderExcluir
  2. Lucas Morais,Nèlio Alberto n;21,30 3´´O´´14 de novembro de 2011 às 16:39

    a reportagem fala das constituições que ocorreram no Brasil desde da década de 30 áte 1988.álem do fato que ouvi outras varias constituições anos antes mencionadas como a de d.pedro1

    ResponderExcluir
  3. Kevin Machado 3 "0" Nº 0814 de novembro de 2011 às 16:43

    Muito bom e importante o video apresentado sobre um fato histórico de valor semânticoda evolução democratica no nosso país... Parabéns por postar um vídeo tão nobre.

    ResponderExcluir
  4. Esdras nº 22 3ª "A " Liceu17 de novembro de 2011 às 08:20

    Esse texto é muito interesante , pois o que me chamol a minha atenção foi os eleitores de provincia que o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 25 anos de idade. para poder votar . E isso foi uma injustiça com as outras pessoas que teriam que ser masculina e tinha que ter uma renda minima de 100 mil-réis. Que a maioria não tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. joão vinicius 28 3A Liceu de Tauá17 de novembro de 2011 às 08:20

    D. Pedro era egoísta e impulsivo. Queria o país somente para si, não aguentando que outra pessoa tivesse uma grama de poder que não pudesse ser automaticamente retirada pelo imperador em pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Lorenna ,3° "A" N° 33 - liceu.17 de novembro de 2011 às 08:25

    Diante do que foi apresentado tanto no vídeo como no texto, podemos ver que com o passar dos anos a nossa constituição sofreu mudanças em busca de uma melhor forma de governo, contudo ainda precisa de modificações pois necessita de algumas reformas.

    ResponderExcluir
  7. Denis Sena, Nº16, 3º "A", Liceu de Tauá17 de novembro de 2011 às 08:26

    A constituição de 1824 mostra um claro exemplo de autoritarismo e achismo das autoridades diante do povo, coisa que não mudou muito de lá pra cá, onde o imperador e sua "quadrilha" não tinha outro objetivo se não enrriquecer a sí e seus "coleguinhas" e ferrar cada vez mais com o povo, que era e ainda é o mais prejudicado e menos valorizado pelas autoridades.
    Entretanto, uma característica que se percebe no texto é que apesar de o governo não dar a mínima ao povo, ele se preocupava em passar uma imagem de liberdade a população, o que prova que ele temia um levante popular que lhe tirasse o poder, fato é que reprimiu duramente as revoltas da época.
    Disso tudo podemos concluir que que o povo tinha poderes antes e tem poder hoje de lutar pelo seu melhor, apena não sabe ou tem medo de fazê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Elissa Maia, 19 e Maria de Fátima (Mariane), 36. 3º ''A'', Liceu de Tauá17 de novembro de 2011 às 08:29

    O conteúdo apresentado no texto e no vídeo são muito interessante e de valor educativo. Nos faz adquirir conhecimento sobre a história do nosso país e ver como certas coisas funcionavam. Um aprendizado de modo diferente, prazeroso e pŕatico. Muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Daniele, 3° "A", n°35 - liceu17 de novembro de 2011 às 08:31

    O vídeo mostra as mudanças ocorridas na constituição que desperta uma nova forma de ver o Brasil atual.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Raygon Sena , 49 e Laiane Oliveira 31 , 3 º A Liceu17 de novembro de 2011 às 08:32

    o texto e o vídeo são muito interessantes , nos faz conhecer um pouco mais sobre o nosso passado e como foi a primeira Constituição no Brasil ... e também da pra perceber que está explicado de onde acontece todas essas corrupções , D.Pedro como diz o Jão Vinicius , era totalmente egoísta e impulsivo , queria um país totalmente pra si , .... !

    ResponderExcluir
  12. Paloma Lima, 3° "A" n° 42, liceu17 de novembro de 2011 às 08:35

    Baseado nas informações apresentadas, pude ver que a nova constituição muda radicalmente a forma de governo da época e tornou-se um grande passo para a liberdade do Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Anne Caroliny 3º Ano " A" Liceu Tauá!17 de novembro de 2011 às 08:36

    Muito importante, pois a constituição de 1824 teve muitas mudanças até hoje, pois foi encomenda por D. Pedro I, imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Em seu decreto oficial sobre o assunto, o imperador estranhamente alegava que os constituintes não defendiam a autonomia e a integridade da nação.

    ResponderExcluir
  14. wilson,3°A,N°48 liceu de Tauá17 de novembro de 2011 às 08:38

    O vídeo e o texto tratam das constituições, desde a primeira de 1824 onde na qual D.Pedro criou, e outras um exemplo,a 1988 com livros criados para o povo ler e saber seus objetivos.

    ResponderExcluir
  15. Moises N°42 cleilson Mendes n°17 3°B liceu.17 de novembro de 2011 às 09:29

    O imperador Dom Pedro I queria impôr a dissolução, pois queria elaborar e discutir sobre a primeira carta magna que ia decidir a nossa primeira constituição que limitava seus poderes e não defendiam a autonomia e a integridade da nação. mas todo o povo estavam cientes que iria mudar muitas coisa mas sabiam que nem tudo ia entrar em vigor imediatamente com constituição de 1988 muita coisa iria ser regulamentada e sabemos que ate hoje essa constituição afeta nossas vida de forma direta e temos que cobrar e exigir nossos direitos pois devemos ler e consultar a constituição e assim vamos em busca de nossos direitos.

    ResponderExcluir
  16. Daniel, Deivid ,19,21, 3° B , Liceu17 de novembro de 2011 às 09:31

    A constituição de 1824 realmente não possuiu nenhuma participação popular pois, D. Pedro I ao receber o projeto anterior de constituição, percebeu que seus poderes ficariam muito limitados e assim mandou dissolver a assembleia constituinte e formou para si, um conselho onde os membros claro, eram escolhidos pelo mesmo. Com esse conselho ele dividiu em quatro poderes; legislativo, judiciário, executivo e um que estava acima de todos, o poder moderador. Sendo este executado por D.Pedro I. O voto era restrito aos maiores de 21 anos e a quem tivesse uma renda bem elavada, ou seja, somente os ricos poderiam votar e seus representantes deveriam possuir uma renda mais elevada ainda, etilizando o poder público. Totalmente diferente da constituição de 1988 onde representantes do povo a formaram e a aprovaram, ela vigora até hoje garantindo a todos nós os direitos de voto sem exclusão, liberdade religiosa, filosófica, e garantindo saúde, moradia, segurança, alimentação etc.

    ResponderExcluir
  17. Luma Catherine e Évina Ingrid,3°B, Liceu17 de novembro de 2011 às 09:38

    A comparação entre as Constituições de 1824 e 1988, é bem significativa para nós brasileiros onde marca uma série de mudanças em nosso país. O vídeo e o texto mostram o impacto que essas contituições tiveram em nosso país em diferentes épocas. A Constituição de 1824, marca uma época onde o poder do Imperador era soberano e só foi elaborada depois de passar por rigorosas discussões entre os que apoiavam a ideia de D. Pedro I. Já a Constituição de 1988 marcou a época onde o país deixou de lado a ditadura e passou a aser um país mais democratico, com liberdades e direitos para várias classes, como a trabalhista.

    ResponderExcluir
  18. karolina, marduelio, 49,11,3 B LICEU17 de novembro de 2011 às 09:42

    A constituição de 1824 criada pelo D Pedro I ele deve uma iniciativa sobre os poderes politicos com Judiciario, Executivo, Lelistivo tendo como uma dignidade para a sociedada mostra também que iria mudar pra melhor sendo assim mostrou uma nova constituição e mandou um livro para toda sociedade mostrando como ele ir fazer mudanças pelo seu país.

    ResponderExcluir
  19. JÚNIOR RODRIGUES 3º 'B' Nº:28 LICEU17 de novembro de 2011 às 09:46

    O video mostra como foi a mundança na constituição de 1824 do Brasil.E que o pais teve que se adapta as leis que ate hoje são importante.As foram apresentada na época em um livro para informa a polulação.
    Na época a polução estava perdida pois não sabia o que mudaria na constituição Brasileira.

    ResponderExcluir
  20. O estado novo de vagas em que o ditador e o seu apoio militar impuseram uma constituição baseada no principio do poder autoritário voltado ao desenvolvimento econômico e social,e com a queda de vagas vei a redemocratização e a constituição de 46.Ela deu força ao legislativo sobre ao executivo e manteve o judiciário como ultimo recurso.A constituição 67 manteve o regime militar e centralizou o poder no execultivo que durou ate 69, quando uma ajunta militar que impos uma imenda que durou ate hoje.khiyhuiohijilojkçlç

    ResponderExcluir
  21. eu nao entendi nada kkkkkkk
    sou burro!!!

    ResponderExcluir
  22. Erida Silva, 3º 'C', Nº16, Liceu17 de novembro de 2011 às 11:14

    As diversas desavensas entre poderosos que estavão no poder, mostram a mudança que o Brasil sofreu, as Constituições são prova da mudança, onde em 1824 o Brasil possuia de certa ao Imperador, hoje o Brasil mostra que a democrácia já existe, não totalmente, mas fazendo essa comparação, podemos estabelecer algumas diferenças, hoje se uma pessoa tentasse tomar posse do país como os poderosos da época, além de ser peso, ainda seria dado como umm louco para sociedade.
    Enfim, com a mudança das Leis que Regem o país, as pessoas tem maior liberdade de expressão, podem ter e colocar em prática valores, não dependemos mais de um Imperador, e sim de uma Presidente, que acreditamos que faça a melhor posse possível, e que a sociedade ajude comprindo a Constituição, para assim fazermos do Brasil um país de primeor mundo, que isso não fique nós sonhos jovens, e que não seja motivo de riso para os que não acreditam.

    ResponderExcluir
  23. Daniel 3°c,N°12, Liceu17 de novembro de 2011 às 11:15

    A nova consteituição mudou radicalmente o governo brasileiro!

    ResponderExcluir
  24. Daiany, Edivania;3ºC;Nº11,17;Liceu17 de novembro de 2011 às 11:18

    O video não fala somente da constituição que foi outorgada em 1988 mas, tambem faz uma esplanação das constituições anteriores. Por fim debate sobre o impacto que repercutirá na sociedade em geral já que defende direitos iguais para todos.

    ResponderExcluir
  25. Jerfson, Fabíola nº 07 e 01 3º 'C' Liceu17 de novembro de 2011 às 11:24

    Segundo o texto, a constituição de 1824 de aparência liberal empreendeu a divisão de poderes entre Executivo, Legislativo e Judiciário, entre eles existia o poder Moderador onde o imperador tinha plena autoridade para desfazer e anular as decisões tomadas pelos outros poderes. Assim fazendo a a comparação podemos ver que a constituição de 1988 as leis são criadas através de uma política democrática que está presente em vigor atualmente, onde a participação da população tem grande importância nas decisões tomadas.

    ResponderExcluir
  26. Daniel 3°c,N°12, Liceu17 de novembro de 2011 às 11:27

    D.pedro 1 era rigoroso,com suas leis.Ele formou um pequeno grupo de conselho para elaborar a primeira Constituição do Brasil.

    ResponderExcluir
  27. Jane Claro e Gabriel;Nº06,25;3°c;Liceu17 de novembro de 2011 às 11:27

    Observando as duas constituições de 1824 e 1988,podemos perceber mudanças segnificativas como o direito do voto que na constituição de 1824 onde ninguêm tinha o direito de escolha.outras mudanças positivas então na democracia e na liberdade de expressão.hoje a nossa constituicão nos deixa optar pelas decisões.

    ResponderExcluir
  28. Geraldo Júnior 3º C , Nº 22 Liceu17 de novembro de 2011 às 11:28

    OBS:
    Gostei muito do Blog Parabéns. Ele passa informáções Educativa principalmente para nós do 3º Ano, pois estamos concluindo o ensino meio e tem o privilegio de estar com conteúdo adequado para o nosso ensino.

    ResponderExcluir
  29. Rosa Ferreira, Taís Martins N: 41e42- 3°C Liceu17 de novembro de 2011 às 11:29

    A constituição de 1824 tornou D. Pedro I um imperador constitucional incorporando os ideais da revolução Francesa, Daí veio surgindo varias constituições ate chegar a constituição que vivenciamos hoje no Brasil. Embora a constituição de 1824 não possuir nenhuma participação popular o imperador executou ações autoritária temendo que a primeira constituição no nosso país acabasse por limitar seus poderes excessivamente.

    ResponderExcluir
  30. Jeane e Kathiussi. 3 / "C" manhã. N°27 e 29. Liceu17 de novembro de 2011 às 11:30

    Bom,a grande diferença baseia-se na democracia do Brasil. Na constituição de 1824,era formada pelos interesses do imperador. Iludindo o povo com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário,o imperador tinha o poder de intervir sobre as decisões. A primeira constituição tinha um sistema eleitoral que excluía grande parte da população,podendo votar apenas aqueles que entretanto, a nova constituição (1988)baseia-se no interesse do povo,pela maioria,classificando essa constituição democrática. Onde prevalece os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e são devidamente exercidos.
    Atualmente, poderá exercer o voto eleitoral o individuo que tiver idade acima de 16 anos. Onde o voto da maioria escolhe nossos representantes,diminuindo assim discussões sobre a melhor forma de escolha. A democracia é sem duvida a melhor forma de escolha, então devemos pensar e repensar antes de escolher nossos representante. Não deixamos que esses candidatos comprem os nossos direitos de escolha. Saibamos que a democracia foi sangrenta e muito lutada até chegar onde está. Obrigada !

    ResponderExcluir
  31. Erica Sousa, Nº 15, 3º "C", Liceu17 de novembro de 2011 às 11:32

    As constituições foi uma mudança nacional, uns aprovaram outro ignoraram e outros debateram, ja fizeram varias constituições por que uns aceitam e outros critica, quando foi divulgado a constituição 1988. Enfim a constituição mudou a vida dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  32. vartãnia/n 32/3 d/liceu17 de novembro de 2011 às 14:40

    Entre as duas Constituições podemos ressaltar:a Constituição de 1824 não era o povo exatamente quem decidia e sim os governantes,nem todos poderiam votar,ou seja tinha algumas regras para votar,e assim D.Pedro I fazia parte do poder moderador todas as leis passavam por ele para poder ser aprovada.Em relação a Constituição de 1988 o voto passou a ser facultativo e assim os cidadões do Brasil passaram a ter uma série de direitos,entre eles:trabalho assalariado,igualdade de direitos entre homens e mulheres,entre outras. Em relação as duas constituição o Brasil está vivendo outros tempos que depende apenas de nós para melhorar!E queremos melhoras.

    ResponderExcluir
  33. Bem a constituição de D.Pedro era diferente era constituida de 4 poderes diferenciados,os poderes eram todos elaborados pelo o rei,a primeira constituição de 1824 tornou D.Pedro um idealizador inconstitucional,diferente da nova constituição que idealizava grandes direitos individuais e permanentes dando direitos iguais a todos os generos de pessoas.

    ResponderExcluir
  34. Wilson Costa N°48,3°ano "A",Liceu17 de novembro de 2011 às 15:07

    A constituinção de 1824 foi a primeira constituição do Brasil.Tal foi encomendada pelo imperador D.Pedro I.Ela foi bastante conturbada e foi a que teve uma vigência mais longa.Esta constituição apareceu em uma época que varios países adotaram constituições codificadas.A constituição de 1988 nasceu em 05 de outubro de 1988,pós regime militar, a carta magma surgiu em meio a um ambiente conturbado em que vivia a sociedade brasileira,a exemplo o alto índice de inflação na economia,pode se dizer que foi a primeira democratica na história do Brasil.Esses são alguns fatores das constituições no Brasil.

    ResponderExcluir
  35. José Luiz - Professor17 de novembro de 2011 às 15:13

    Como vimos há muitas mudanças da primeira constituição para a atual. Uma das mais acentuadas foi a forma de como elas foram feitas; uma foi outorgada e a outra promulgada. Um das coisas que continua é ela ainda da mais chance a quem tem mais em termos de recursos financeiros. por exemplo as multas no país, muita delas tem o mesmo valor, sendo para um rico pagar mil reais de multa não é uma punição dura. Já para um pobre ela é bastante severá. Na lei qualquer um cidadão pode se eleger, mas na prática a questão financeira é decissiva.

    ResponderExcluir
  36. A Constituição de 1824 não era o povo exatamente quem decidia e sim os governantes,nem todos poderiam votar,ou seja tinha algumas regras para votar,e assim D.Pedro I fazia parte do poder moderador todas as leis passavam por ele para poder ser aprovada.
    A existẽncia de quatro poderes de estado(judiciário,Legislativo ,Executivo e Moderador)um novo sistema eleitoral e a submisão da igreja católica ao controle politico do imperador.

    ResponderExcluir
  37. Antonio Daniel 3 Ano E N:8,LICEU17 de novembro de 2011 às 17:29

    A constituinção De 1824 era bastante conturbada porque teve uma constituição que os poderes eram todos elaborados pelo rei D.Pedro onde que ele elaborava vários fatores que existente nos quatro poderes do estado:Judiciário,Legislativo,Executivo e Moderador que gerou ideias para escolhe os nossos representantes de hoje.

    ResponderExcluir
  38. Ravena Maria N°34 - 3°ano "E" - Liceu17 de novembro de 2011 às 17:29

    Como o texto mesmo relata na constituição de 1824, D Pedro I criou a a constituição de acordo com seus interesses tendo em vista que ele era a maior autoridade. Ele apenas fez aparentar um liberdade que se fazia ausente. Diferentemente da constituição de 1988 que foi criada de acordo com a maioria dos interesses dos cidadãos brasileiros. Isso foi um grande avanço, porem como é citado no comentário do professor José Luiz, algumas coisas ainda permaneceram como é o caso das multas do nosso país continuarem com mesmo, que é um absurdo, algo a ser discutido. Mas devemos nos lembra que muita coisa mudou, é uma delas é a democracia. O voto nos da direito a escolher nossos representantes, por sua vez depende do povo brasileiro escolher melhor seus representantes.

    ResponderExcluir
  39. Afonço Neves e jorge françoies .3ºE17 de novembro de 2011 às 17:30

    a Constituição de 1824 não era o povo exatamente quem decidia e sim os governantes,nem todos poderiam votar,ou seja tinha algumas regras para votar,e assim D.Pedro I fazia parte do poder moderador todas as leis passavam por ele para poder ser aprovada.

    ResponderExcluir
  40. Denise, Talita 3 "E" liceu n; 14, 3617 de novembro de 2011 às 17:30

    Muito bom,teve muitas mudanças nessa época as pessoas só poderia votar se estiverse uma renda muito alta. A constituição de 1824 não era exatamente o povo que decidia e sim os governantes e D.Pedro I fazia parte do poder moderador e todas as leis passava primeiro por ele para serem aprovadas e também D.Pdro I ele era muito rigoso com leis ele fez um conselho para poder elaborar as primeiras constituição do Brasil.

    ResponderExcluir
  41. Os projetos da assembleia constituinte fizeram com que D.Pedro 1 tomassem, medidas para recusa os projetos pois eles queriam impor muitas medidas, que limitava seu poder legislativo nessa constituição ouve vareos

    ResponderExcluir
  42. umberto Nª19 aluizil Nª03 3ª 'o' liceu19 de novembro de 2011 às 10:25

    Paralelo Entre A Constituição De 1824 E 1988
    Constituição de 1824
    A constituição de 1824 foi uma grande desrespeito e uma afronta ao povo brasileiro. Já que foi estabelecido poderes que só beneficiava ao governo e seus constituintes. Era uma constituição outorgada, ou seja, exclusiva, a maior parte dos homens, mulheres, escravos e entre outros. Então o povo pobre ficava excluída da vida política, a não ser que tivesse dinheiro para cumprir as leis estabelecidas pelo governo D. Pedro I.
    Constituição de 1988
    A constituição de 1988 foi um salto para o futuro, já que foi uma constituição aberta, ou seja, muita gente participavam, debateram e chegaram conclusões favoráveis ao povo. Direitos iguais, oportunidades a tecnologia evoluindo, dentre outros fatores favoráveis.

    ResponderExcluir
  43. Lidia Auane. 3°''c'' Liceu19 de novembro de 2011 às 10:38

    As constituiçães de 1824 e 1988, trouxeram mudanças significativas, para o Brasil,a de 1824, trouxe o direito do voto, embora nem todos tinham esse poder, apenas pessoas mais importantes na época, no caso os gonvernantes, já a constituição de 1988, trouxe um direito de voto facultativo, ou seja, direito a igualdade no Brasil.

    ResponderExcluir
  44. LUZIANE NUNES,TERCEIRO"D",NUMERO ''25"19 de novembro de 2011 às 13:42

    PROFESSOR, A CONSTITUIÇÃO DE 1824,SÓ OS HOMENS PODIA VOTAR, E ELES TINHA QUE SER DA PROVÍCIA. ESSA CONSTITUIÇÃO DAVA TODOS OS PODERES AO D. JOÃOI, ELE FEZ A CONSTITUIÇÃO PARA APARECER QUE TINHA INOVADO ALGO NOVO NO PAÍS, MAS NÃO,FOI SÓ PARA SE MANTER NO PODER.
    JÁ A CONTITUIÇÃODE 1988,TODOS PODERIA VOTAR, MENOS OS DE MENORES DE 16 ANOS, NÃO DAVA O PODER PARA UMA SÓ PESSOA,MAIS SIM PARA VARIOS COMO: PREFEITOS, DEPUTADOS, GOVERNADORES, SENADORES E PRESIDENTE. MAS CONTINOU OS TRES PODERES DE ESTADO: O JUDICIÁRIO, O LESGILATIVO E EXECUTIVO. O BRASIL HOJE É, UM PAÍS DEMOCRATICO, TODOS PODE DÁ A SUA OPINIÃO E VOTAR...

    ResponderExcluir
  45. Alyson, 3º "D", Nº 01 - Liceu20 de novembro de 2011 às 23:41

    Entre essas duas constituições podemos perceber diversas diferenças e também semelhanças, umas em benefícios à sociedade e outros unicamente ao Rei, é caso da constituição de 1824, onde foi criada para satisfazer os interesses do mesmo. Na questão do sistema eleitoral a constituição de 1824 desvalorizou bastante os cidadãos com baixa renda, pois além do sistema ser por meio de eleições indiretas, não podiam exercer função de eleitor. Assim como na constituição de 1824, a religião é declarada oficial na atual constituição (1988), que por sua vez beneficiou a sociedade em muitos aspectos principalmente na questão eleitoral, trazendo eleições diretas e legitimando o direito de cidadãos com idade superior a 16 anos e os analfabetos a votarem em seus representantes políticos.

    ResponderExcluir
  46. Sunamita, 3º D - nº 36, Liceu21 de novembro de 2011 às 15:25

    A Constituição de 1824 despertou em D. Pedro I dois aspectos de personalidade: O egoismo e ambição pelo poder. Ao perceber que suas ideias eram incabíveis e que não estava sendo aceito, o mesmo escolheu pessoas brasileiras para formular a constituição para o nosso país, que era muito restrito. Tendo como base a Constituição de 1824 e da Atualidade, citarei as principais diferenças: a 1ª Const. foi outorgada, ou seja, foi imposta por D. Pedro I e a Const. de 1988 foi promulgada, ou seja, elaborada pela assembléia constituinte; em 1824 era regido por 4 poderes, atualmente são somente 3 poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo, excluindo então o Poder Moderador (poder exclusivo do Imperador); O Direito do Voto em 1824 a democracia não era para todos e sim uma minoria de privilegiados, hoje temos o direito de expressar o nosso "desejo" atraves do voto secreto, independente da etnia, sexo e desigualdades sociais. No entanto, o nosso voto não é valorizado.

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber sinceramente, qual é a opinião do profº quanto a frase: "Direito de expressão, o povo tem razão".

    ResponderExcluir
  48. nubia(3°d) tarde liceu21 de novembro de 2011 às 19:15

    as duas constituição contribuíram para o avanço democrático brasileiro embora a de 88 tenha vindo só para reajustar algumas faltas da primeira.
    entre eles o direito de voto para pessoas pobres e mulheres, que na constituição de 84 tinham ficado sem participação alguma.
    entre as semelhanças e diferenças da constituição de 88 e 24 podemos ver principalmente o direito do cidadão poder escolher uma pessoa que esteja no poder e possa lhe representar.

    ResponderExcluir
  49. luiza pereira Nº24 turno tarde' 3º 'D'21 de novembro de 2011 às 19:30

    D.Pedro I foi um dos conselho do estado composto por alguns membros poes sem qaulquer tipo de participacação a política com seus ampla a um poder sobre a revolução portugusa, a constituição de 1824 e 1988 troxe-se mueto mudanças significativa para o brasil troxe-se o direito do voto. tambem D.João tinha uma grande amizade com povo da Inglaterra poes com sua amizade conquistou um país.Parabéns por postar um video de conhecimento para nós alunos.

    ResponderExcluir
  50. Naraiana 3º "D", Nº33, Liceu21 de novembro de 2011 às 19:43

    A constituição de 1824 era regida por um individuo, que ditava as regras da população,Imperador Dom Pedro I, o ditador da época, somente reconhecia sua autoridade, e uma forma de poder monárquico.

    ResponderExcluir
  51. Vanessa(37),Márcio(10) 3 ano ''E''.Liceu21 de novembro de 2011 às 19:47

    As duas Constituições diferem em vários aspectos.A de 1824 era dividida em quatro grandes poderes,em que o poder máximo era o moderador,ou seja,todo e qualquer poder estava concentrado nas mãos do imperador.Além disso as eleições foram feitas de forma indireta.Já a de 1988 veio para melhorar as condições de vida da população,muito mais democrática e voltada para a cidadania,com direito ao voto livre.Enquanto a velha Constituição mantinha poder centralizado,a nova passava a ter poder democrático e o nosso país hoje é governado por muitos,com a participação dos cidadãos na política brasileira.

    ResponderExcluir
  52. Emilia 3ºD tarde - Liceu21 de novembro de 2011 às 19:57

    a constituiçao de 1824 foi autoritaria e a maioria da populaçao ficou imvisivel como se nao fosse parte de comunidade.mais um novo tempo repletos de realizaçoes se deu-se em 1988 com a nova constituiçao democratica garantindo a inclusao de toda a populaçao,mais o que dificulta e a burocracia existente assim os nao totalmente cumpridos.

    ResponderExcluir
  53. Daniela Ferreira 3ºE tarde nº04 liceu21 de novembro de 2011 às 20:02

    A constituição de 1988 trouxe muitas mudanças embora algumas não sejam
    cumpridas. O direito ao voto livre, o direito ao salário maternidade, nem sempre o cidadão faz valer o seus direitos e procuram saber o que seus representantes estão fazendo. A de 1824 foi a primeira constituição a qual feita pelo imperador Dom Pedro I que mantinha todo poder em suas mãos, foi eleito de forma indireta. Essa constituição possuía muitas desigualdades e exigências para que o cidadão pudesse participar principalmente das eleições mesmo que de forma indireta.

    ResponderExcluir
  54. Rutielly Mariano 3º E ,nº35, tarde, Liceu21 de novembro de 2011 às 20:06

    Constituição de 1824 e 1988, a diferença entre elas é que a constituição de 1824 foi emposta por Dom pedro I um homem frio, autoritário e muito egoísta que só pensava no seu poder, e já a de 1988 foi elaborada por uma assembleia constituinte que foi criada especialmente pra isso, e com ela o povo ganhou o poder de voto.

    ResponderExcluir
  55. Irailma 3ºC,manhã Liceu21 de novembro de 2011 às 20:20

    O Brasil teve sete constituições diferentes, onde a 1° de 1824 dava muitos poderes a D.Pedro, já que era uma mistura de liberalismo com o "absolutismo", a 2ºde 1891 que foi fortemente inspirada na constituição dos EUA, que teve como novidade o desmembramento da religião católica do Brasil, deixando de ser a religião oficial do país, 3º de 1934, institui-se o voto secreto, obrigatório para menores de 18 anos e propiciou o voto feminino, a 4º de de 1937 estabelece eleições indiretas para presidente da República que teria mandato para 6 anos, acaba com o liberalismo e admite a pena de morte, a 5º de 1946, estabelece a separação dos 3 poderes e a liberdade de consciência, de crença e exercício de cultos religiosos, a 6º de 1967, estabelece eleições indiretas para presidente com mandatos de 5 anos. E por último a constituição de 1988 que foi promulgada, e elaborada por um poder constituído democraticamente . Essa constituição é a que faz a diferença, pois assegura os direitos dos brasileiros, além disso é a única que é realmente democrática de participação popular.

    ResponderExcluir
  56. FABÍOLA Nº01 3°"C" MANHÃ LICEU21 de novembro de 2011 às 21:01

    O Brasil ao longo dos anos teve grandes transformações no que desrespeita a questão política, assim foi decretado sete Constituições: 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988, para seu processo Democrático. Mas diante dos fatos podemos fazer algumas comparações, entre a Constituição de 1824 e a de 1988. A primeira diferença é que a de 1824 foi outorgada, ou seja, concedida pelo Imperador D. Pedro I , onde fortaleceu seu poder pessoal. E além disso, o voto era permitido somente para pessoas de alto poder financeiro. Já a de 1988, foi promovida por Assembléia Constituinte, onde garantiu o direito de voto os analfabetos e os maiores de 16 anos , com eleições livre e diretas. A segunda diferença é que a de 1824 é Monárquica (só um tinha monopólio do poder), e a de 1988 Republicana (elaborada democraticamente pelo povo).

    ResponderExcluir
  57. Elaine Gonçalves Nº 15, 3° E, Tarde Liceu21 de novembro de 2011 às 21:30

    Observando as duas constituições (1824 e 1988), é possivel perceber a diferença básica entre as duas: 1824, imposta por um soberano, no caso D. pedro I. enquanto 1988, foi elaborada por uma assembléia.

    ResponderExcluir
  58. ELIDIANNY Nº15 3°D TARDE LICEU21 de novembro de 2011 às 21:35

    O Brasil teve ao logo dos anos sete Constituições, onde a primeira delas foi em 1824,que foi concedida pelo Imperador D.Pedro I, fortalecendo seu própio poder. Além de tudo isso, só os poderosos tinham o direito de votar. Já a de 1988 foi diferente de todas elas, pois com ela toda a população garantiu seu voto, sendo que jovens acima 16 anos também tinha esse poder.

    ResponderExcluir
  59. IRAILMA 3ºC N°34 MANHÃ LICEU21 de novembro de 2011 às 21:37

    o Brasil teve sete constituições diferentes, onde a 1º de 1824 dava muitos poderes a D.Pedro, já que era uma mistura de liberalismo com "absolutismo", a 2º de 1891 que foi fortemente inspirada na constituição do EUA teve como novidade o desmenbramento da religião catolica do Brasil, deixando de ser a religião oficial do país, a 3° de 1934 institui-se o voto secreto, obrigatório para menores de 18 anos e propiciou o voto feminino, a 4º de1937 estabelece eleições indiretas para presidente da República que teria mandato para 6 anos, acaba com o liberalismo e admite a pena de morte, a 5º de 1946, estabelece a separação dos 3 poderes e a liberdade de consciencia, de crença e exercício de cultos religiosos, a 6º de 1967 estabelece eleições indiretas para presidente da república com mandato de 5 anos. E por último a constituição de 1988 que foi promulgada,elaborada por um poder constituído democraticamente. Essa constituição é a que faz a diferença
    , pois assegura os direitos dos brasileiros, além disso é a única que é realmente democrática de participação popular.

    ResponderExcluir
  60. José Luiz, Professor.22 de novembro de 2011 às 09:35

    Nossa! como o nível dos comentários melhorou, embora ainda perssistam alguns erros ortográficos, principalmente de acentuação, ou seja, precisamos melhorar nesse aspecto. Em relação aos conteúdos, precisamos melhorar no sentido de comporar e deixar bem claro o que mudou e o que permaneceu. Por exemplo na priemira constituição somente os homens livres mais abastados elegiam e eram eleitos, isso quer dizer que apenas 3% da população participava desse processo. Hoje, o leque de cidadãos aumentou muito. O nosso direito de votar começa aos 16 anos. Já em relação a ser votado e ser eleito, continua. Para se eleger no Brasil é preciso ter dinheiro (posses), ou seja a chance de um pobre se eleger ainda é minima, assim como era na época da constituição de 1924.

    ResponderExcluir
  61. José Luiz, Professor.22 de novembro de 2011 às 09:39

    Senhor anônimo o seu questionamento é tão pertinente, portanto se identifique para que nos possamos discutir a reflexão.

    ResponderExcluir
  62. Viviane Moreira, Nº 45 - 3º C, Liceu22 de novembro de 2011 às 20:13

    A constituição do Brasil de 1924 deveria ter se chamado de constituição de D. Pedro I pois visava apenas os interesses do rei onde o Brasil não teve praticamente nenhum beneficio, o direito ao voto foi algo bastante privado onde quase ninguem da época teve esse direito, já a constituição de 1988 foi um grande avanço para a igualdade do Brasil, os nossos direitos foram de fato bem pensados como direito do povo e não dos governantes, mais ainda é nessesário algo mais para que o Brasil possa melhorar mais.

    ResponderExcluir
  63. “o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente.”, Bem, nesta afirmação podemos observar que Dom Pedro I, queria revolucionar a história do Brasil com a aprimeira carta magna, mas como todo esperto, e poderoso governante já tinha pensado quais seriam as causas e as consequencias dessa revolução, portanto tratou de criar uma constituiçao em que ele seria “O todo poderoso” , com a criação do Poder Moderador, que era o que lhe dava total autonomia em relação aos outros poderes, e ainda por cima as eleições eram feitas de modo indireto, onde nem toda a população poderia exercer seu direito de cidadão.
    Já a constituição de 1988, é de certa forma, um resultado da evolução dos direitos dos cidadãos que foi repercutida ao longo do tempo, até chegar o que era naquela época,portanto
    Podemos concluir que a constituição de 1988 era mais justa e mais coerente com as exigencias e necessidades do povo, e a de 1824 era uma constituição mais voltada para o imperador.


    (Kaique da Silva, 3°D tarde,n° 20 Liceu de Tauá)


    APROVEITANDO ESTE ESPAÇO DIVULGO MEU NOVO BLOG DE TIRINHAS CRIADO RECENTEMENTE COM PIADAS MAIS ENGRAÇADAS E MAIS DECENTES NÃO DEIXEM DE VISITAR
    ============TUM TOONS==================
    http://tumtoons.blogspot.com/

    TE ESPERO LÁ. AH E NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR

    ResponderExcluir
  64. Naiana, 3º "E", 32, Liceu24 de novembro de 2011 às 08:25

    A constituição de 1824 foi criada para fazer os interesses de D. Pedro I, temendo que seus poderes acabassem.
    Enquanto naquele tempo era somente uma pessoa que podia decidir, hoje todos podem decidir quem irá governar o país. Nossa Contituição houve várias mudanças para melhorar o governo.

    ResponderExcluir
  65. José Luiz, Professor.26 de novembro de 2011 às 07:51

    Muitos estão comentando que houve um grande avanço da primeira constituição para atual. mas também alguns estão comentando que ainda falta algo. Concordo, e vejo que esso algo é exatamente a execução das leis, ou seja, colocá-las em prática, principalmente quando ela implica em pessoas de classes mais favorecidas.

    ResponderExcluir
  66. Pedro Braga, 3º "F", Liceu2 de dezembro de 2011 às 19:47

    A constituição de 1824, em princípio fala que em 1823 D. Pedro I iria elaborar a primeira Carta magna do Brasil, em tal ação autoritária a primeira constituição limitasse poderes excessivamente. Os constituintes não defendiam a autonomia, logo depois D. Pedro I formou conselho de Estado elaborando a primeira contituição do Brasil, uma carta constitucional subordinada aos interesses do rei. A contituição dividiu poderes politicos entre Legislativo, Executivo e Judiciário, também instituiu chamada poder Moderador tinha ordem de desfazer e anular decisão tomada pelo outros poderes. No sistema eleitoral a escolha de votos era por deputados e senadores, e o cidadão não tinha direito ao seu voto ao seu favor, ou seja o imperador tinha amplos poderes em suas mãos.

    ResponderExcluir
  67. Regina Alves,3º "F", Liceu2 de dezembro de 2011 às 19:52

    Ouve mudanças em relação ao direito do voto,onde tinha determinações em relação ao sexo,classe social e idade,podemos observar que hoje,não tem uma exclusão da população, o direito de votar do cidadão é livre onde o poder de escolha é alternativo.

    ResponderExcluir
  68. Luziane,3º F, Nº 392 de dezembro de 2011 às 19:52

    Professor, essas leis que você falou, que não é aplicada para as pessoas que tem dinheiro ou são filhos de algum político importante, é porque eles ou os pais pagam para não serem fichado, e terem os nomes surgi num sistema da polícia ou em outro meio. Essa lei também não funciona para todos, um pobre quando faz algo de errado, muitas vezes não paga pelo o que fez e anda normalmente por ai, como se fosse livre que nem uma pessoa que não fez nada. Também, essa lei, não é aplicada para os menores de 18 anos , porque quando faz algo errado, não é preso e nem paga pelo o que fez, fica livre achando que nunca vai ser pego uma outra vez, mais se fica sempre no erro acaba um dia se dando mal e vai pagar pelo o que fez e passa vários anos na cadeia pagando pelo o que fez... muitas vezes quando vem se arrepender já é tarde de mais.
    As leis deve ser distribuídas igualmente para todos, não para um e outros não. Direitos iguais para todos...

    ResponderExcluir
  69. Roberta Rayanny N°23 e Mª Lidiane N°17 do 3° "F" Liceu de Tauá2 de dezembro de 2011 às 20:02

    Em 12 de Novembro de 1823, Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituente que iria elaborar a primeira Carta Magno. Após elaborar a carta Dom Pedro I formou um Conselho de Estado com 12 membros. A primeira Constituição do Brasil, foi posta no dia 25 de Março de 1824 sem participação politica.
    A Constituição de 1824 querendo vizar e oferecer uma aparência liberal, fez a divisão de poderes politicos entre: Legislativo, Executivo e Judiciário, com um tempo após a mesma lei instituiu a criação do Poder Moderador.
    A forma de divulgar a Constituição Brasileira para a sociedade foi através da impressão de exemplares que eram enviadas ás principais instituições como escolas.

    ResponderExcluir
  70. A constituição foi um bom acontecimento,que beneficiou a nós brasileiros e revolucionou a politica que hoje existe.mais ainda precisamos de uma politica justa,e que tenha potencial de governar.

    ResponderExcluir
  71. Daniel Santos e Neiliane Feitosa 3°F 07/18 noite2 de dezembro de 2011 às 20:09

    A constituição de 1824 foi um dos grandes passos para
    D.Pedro I,pois sedo assim ele conseguiu se concretizar de vez no poder.

    ResponderExcluir
  72. juliana ,Ana Cláudia ,01,15 3ºF LICEU2 de dezembro de 2011 às 20:14

    O imperador Dom Pedro I iria elaborar sua primeira carta magna,temendo que a constituição limitava seus poderes,pois tinha interesses próprios.O sistema eleitoral era organizado por meio de eleições indiretas,para poder votar os eleitores deveriam ser do sexo masculino e ter uma renda minima.A constituição de 1824 era tomada por muitas desigualdades,diferente da de hoje em que todos tem direitos iguais,tanto no voto como em outros fatores.

    ResponderExcluir
  73. Diego sousa,Alana nºs09,16 3ºf liceu2 de dezembro de 2011 às 20:15

    na constituição 1824, mostra-se que hoje temos mais liberdade por exemplo, nossos direitos de votar, pois antes só quem tinha o direito era o sexo masculino e acima de 25 anos e que tivesse 100 mil-réis e hoje ambos sexos acima 16 anos, e não importa qual seja sua classe, todos tem o direito de votar.

    ResponderExcluir
  74. Loianne 19 e Vanuza 122 de dezembro de 2011 às 21:03

    O
    paralelo que mais me chamou atenção é sobre as eleições que na constituição de 1824 eram eleições indiretas.Para exercer esse direito o cidadão deveria ser do sexo masculino e ter mais de 25 anos,comprovar uma renda minima de 100 mil réis para poder votar.A constituição atual elege através de voto direto e obrigatório.
    Loianne 19 e Vanuza 12 3°G noite

    ResponderExcluir
  75. Rafael Lira, 3°G,N° 282 de dezembro de 2011 às 21:04

    O nosso Brasil está cada vez mais crescendo,antigamente nem todos tinham o direito de votar o que hoje é bem diferente mais creio que essa época de limitações nos faz valorizar o que temos hoje,uma total liberdade de direitos.Essas constituições mesmo não cumpridas na risca nos deu novos rumos a serem tomados e como melhorar-mos cada vez mais,voltando a falar sobre o voto que antigamente só era permitido a homens com 25 anos o que hoje já não persiste mais.Agora é bolar pra frente e conquistar novas mudanças.

    ResponderExcluir
  76. angélica,vandeilson n/01e17,3G LICEU noite2 de dezembro de 2011 às 21:07

    na constituição de 1824,o sistema eleitoralera organizado por meio de eleições indiretas,para votar os eleitores deveriam ser do sexo masculino e ter uma renda minima.já a constituição de hoje todos tem direitos iguais,tanto no voto como em outros fatores.

    ResponderExcluir
  77. A Constituição de 1824 era outorgada, ou seja cujo objetivo era somente proteger os interesses do príncipe regente D. Pedro I, não havia participação do povo nem de forma indireta muito menos de forma direta. A Constituição atual é mais voltada para o povo, são eles que escolhem quem serão seus representantes e que defendia os três poderes, o legislativo, executivo e judiciário.

    ResponderExcluir
  78. Nilza Feitosa,Rafael Nunes .3G NOITE2 de dezembro de 2011 às 21:14

    Com a constituição de 1988 deu o direito aos Brasileiros de votarem e muitos outros direitos,mas mesmo assim o BRASIL ainda precisa mudar muito em questão de direitos iguais.porque com a constuição de 1824 o direito do voto não era pra todos.

    ResponderExcluir
  79. Gaby e Elaine 3º G NOITE.2 de dezembro de 2011 às 21:18

    a primeira constituição visava somente os interesses do rei,a segunda visa os interesses do povo.outra diferença é que na primeira o voto era um direito exclusivo de quem era homem,acima de 25 anos e que tivesse uma renda mínima de 100mil réis comprovada,na de hoje todos que tenham mais de 16 anos,sejam homens ou mulheres tem o direito de votar.

    ResponderExcluir
  80. Edgleuma Feitosa,Emanuel Cavalcante.3g noite2 de dezembro de 2011 às 21:20

    Mesmo com a nova constituição o Brasil ainda precisa mudar muito,Porque os direitos ainda não são iguais.

    ResponderExcluir
  81. lucilene e Paula n°22,27 3°G2 de dezembro de 2011 às 21:32

    Na constituição de 1824 mostra que existia muitas normas diferente pois nessa constituição só tinha um direito de vota homens com idade de 25 anos, e que tenha uma renda minima de 100 mil-reis anualmente.Já com relação a constituição de 1988 mostra que a maioria dessas normas foram modificado pois existe fatores que veio a favorece todos nós que também temos direitos iguais em todos os sentido,e na nossa atualidade pra se vota basta te 16 anos e todos tem um mesmo direito.

    ResponderExcluir
  82. Lucas medeiros 3 "G" número "20"5 de dezembro de 2011 às 09:41

    Aconteceu algunas mudanças da primeira constituição para a atual como:antes as eleições eram indiretas, e só poderia ter direito de voto os homens com idade de 25 anos, e que tinha renda minima de 100 mil-reis anualmente.Já com releção a atual o voto passou ser direitos de todos e as eleições são diretas,mas ainda tem que ter outras mudançãs uma fundamental é a execução das leis para todos.

    ResponderExcluir
  83. Riverson 3°c manha N°399 de dezembro de 2011 às 15:16

    A proclamação da República revogou a constituição de 1824.A constituição de 1824 foi a constituição brasileira que teve uma vigência mais longa, tendo sido revogada com a proclamação da república no Brasil, em 15 de novembro de 1889.

    ResponderExcluir
  84. Graciela e Daniela 3°G noite9 de dezembro de 2011 às 18:42

    o Brasil evoluio muito nos ultimos anos a mulher agora em o total direiro de votar e exercer socialmente o seu papel na sociedade atual,diferente de antigamente quando apenas os homens poderiam votar.Hoje os a mulher está realizando seu sucesso.Porem ainda a muito a a progredir.

    ResponderExcluir
  85. Karla Kércia; Daniela Jorge 3° C, Manhã n° 28 e 1310 de dezembro de 2011 às 17:12

    A Constituição de 1824 e de 1988 teve um grande impacto perante a sociedade, pois a de 1988 nos livrou de uma constituição autoritária, onde os mais poderosos é quem tinha a última palavra para uma Constituição Democrática em que temos o poder de exigir nossos direitos. A Constituição de 1824 teve de mais impactante a dissolução proposta por D. Pedro que executou um autoritárismo, como votos indiretos e usou de tal preconceito, na qual somente os homens poderiam votar. Concerteza a Costituição de 1988 mudou o Brasil radiclamente tornando-o um país livre, e mesmo com as repressões que nos deparamos nosso dia-a-dia com algumas desigualdades não deixamos de ter um país livre para todos nós cidadãos.

    ResponderExcluir
  86. Anderson Andú Lima;CAA 3°ano N°0426 de agosto de 2013 às 19:52

    A Constituição de 1988 teve um grande impacto perante a sociedade,os livrou de uma constituição autoritária.A primeira constituição tinha um sistema eleitoral que excluía grande parte da população,podendo votar apenas aqueles que entretanto, a nova constituição (1988)baseia-se no interesse do povo,pela maioria,classificando essa constituição democrática. Onde prevalece os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e são devidamente exercidos.A democracia é sem duvida a melhor forma de escolha, então devemos pensar e repensar antes de escolher nossos representante.

    ResponderExcluir
  87. Thiago Fernandes Paulo;CAA 3°ano N°2726 de agosto de 2013 às 20:09

    A constituição federal do Brasil criada no dia 5 de outubro de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, na qual são definidos os direitos dos cidadãos, podem ser individuais ou até coletivos. Esse fato representou um avanço para a democracia. A sociedade foi estimulada de certa forma a contribuir por meio de propostas, as propostas que seriam feitas por cidadãos brasileiros só seriam aceitas se fossem representadas por alguma entidade, poderiam ser associações, sindicatos, entre outros, ou se fossem assinadas por no mínimo, trinta mil pessoas. Essa nova constituição representa um avanço, algumas modificações que foram bastante significativas foram: O direito de voto para os analfabetos, Voto para maiores de 16 anos, Direito a greve, Seguro desemprego etc...

    ResponderExcluir
  88. Joquebede Mahablina, nº: 16, 3ª série CAA26 de agosto de 2013 às 23:17

    Entre essas duas constituições a de 1824 e 1988 podemos observar: Na constituição de 1824 foi outorgada feita por um soberano, nesse tempo vivia em uma monarquia e nem todos podiam votar, pois existiam várias regras que impediam muitos. O povo não tinha igualdade de direitos. Essa constituição foi feita de acordo com os interesses de D. Pedro I que fez essa constituição por aparência. Já a constituição de 1988 foi elabora por uma assembleia constituinte o voto passou a ser facultativo e foi criado um acordo, os brasileiros passaram a ter mais direitos como trabalho assalariado, direitos iguais entre homens e mulheres, direitos a greves, seguro desemprego e a democracia, muitas coisas foram mudadas para melhor. Mais sabemos que o Brasil ainda tem a capacidade de melhorar muito mais e que isso não depende somente do governo mais a iniciativa tem que partir de nós cidadãos brasileiros.

    ResponderExcluir
  89. Podemos questionar: a constituição cidadã, que com certeza, nos trás muitos ganhos sociais. Na prática eles acontecem? até que ponto?

    ResponderExcluir
  90. Elcides Cavalcante 3° "U" N° 09 - CAA26 de abril de 2014 às 18:10

    Caros colegas, a constituição cidadã, assim como ficou conhecida a constituição federal de 1988, ganhou esse apelido por assegurar muitos direitos aos cidadãos que outrora não existia na de 1824. Dentre nós, enfatizo a conquista dos trabalhadores que foram privilegiados com alguns recursos, estes que são por exemplo, direito a greve, a liberdade sindical e sobretudo a diminuição da jornada de trabalho de exaustivas 48 horas para 44 horas semanais. Sem sombra de dúvida, a CF de 1988 veio a contribuir nesse processo de democratização que na minha opinião não estar de fato concretado. Todavia, essa nova legislação agradou e muito a população brasileira, embora ela seja em grande parte usurpada pelas infelizes emendas constitucionais que foram e são criadas até hoje pelos políticos que sofrem da infame corrupção. Assim sendo, distorcem as nossas leis, nossas conquistas, que lutamos por muito tempo para serem asseguradas, desvirtuando a tão louvável constituição cidadã. Portanto, deixo aqui a minha reflexão sobre a nossa então carta magna da sociedade, a constituição federal promulgada no ano de 1988.

    ResponderExcluir
  91. é um porcaria nao fala nada do que eu queria saber

    ResponderExcluir
  92. Onde eu posso encontrar sobre a politica feminina no ano de 1824?

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...