quarta-feira, 7 de março de 2012

Guernica


Guernica foi uma das obras que nos fez refletir sobre a violência das guerras. Cabe a nós fazermos o mesmo.

91 comentários:

  1. Refletir sobre o quadro Guernica é também aprender sobre o período em que o mundo estava vivendo naquela época. Foi o período das Ditaduras Facistas ou Ditaduras Totalitárias. O mundo estava em tempos de segunda guerra mundial e na Espanha estava começando a sangrenta ditadura franquista sob o comando do general Francisco Franco. E com a colaboração dos governos da Itália de Mussolini e da Alemanha de Hitler, teve início a Guerra Civil Espanhola. Os exércitos nazistas resolveram testar a suas forças bombardeando a pequena cidade do território basco Guernica no norte da Espanha. Foi horrível e houve a morte de quase toda a população refletindo bem aquele período. Tendo em vista esse fato tão triste, Pablo Picasso pintou o quadro que levou o nome da cidade. Embora o quadro seja um pouco difícil de interpretar por causa da forma de como foi pintado com base no movimento do cubismo, o quadro é super interessante e nos ensina muito sobre esse período conturbado que viveu a Espanha e o mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Murilo, o guadro é importante por que é mais uma obra que contribui para que as atrocidades da guerra não seja esquecida e que assim tenhámos algum para refletir e conseqüentemente dizer não a elas.

      Excluir
    2. e para quem não conhece o dialeto basco,eis aí o meu comentário só que em BASCO:

      Pintura Guernica buruzko hausnarketa da, baita ere munduko zen garai hartan bizi epea buruz ikasteko., Dictatorships Fascisten edo dictatorships totalitario epea izan zen. Bigarren Mundu Gerran eta Espainiako aldiz izan zen munduko diktadura odoltsua General Francisco Franco agindupean hasten zen. Eta Mussolini Italian eta Hitler-en Alemania gobernuen lankidetza, Espainiako Gerra Zibila hasi zen. Nazien armada erabaki Guernica Euskal Herriko herri txiki bombarding Espainiako iparraldeko indarrak probatzeko. Izugarria izan zen eta ez zen ia osoa biztanleriaren heriotza eta aldi horretan isla. Izan ere, ikuspegi triste eta, beraz, Pablo Picasso, hiriaren izena hartu duen argazkia margotu. Argazkia samarra delako nola zen kubismoaren mugimendua oinarrituta margotutako modu interpretatzen zaila izan arren, pintura oso interesgarria da, eta Espainian eta mundu osoan bizi izan zuen orain aldi honetan asko digu.

      Excluir
    3. gt qual e a importancia desssa obra para a historia da arte? preciso fazer um trabalho sobre ela pra escola

      Excluir
  2. Bruna 11, CAA, 3º ano11 de março de 2012 às 00:35

    Foram muitos os que já tiveram a oportunidade de observar a obra Guernica de Pablo Picasso, sendo uma de suas obras mais significativas. Muitas fontes nos fornecem informações de que, Pablo Picasso retrata a trágica destruição à cidade Basca de Guernica na Espanha por meio de bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos, fato que resultou na morte de inocentes, incluindo crianças, mulheres e trabalhadores. É notório nessa obra, a visão de desgraça, nos transmitindo a dor e o desespero. Porém, existe divergência de opiniões, outros acham que a obra foi feita antes do dito bombardeamento da cidade, e Picasso aproveitou a oportunidade que lhe surgiu para manifestar tal guerra por meio da arte. Portanto, as dúvidas ficam no ar, com o propósito de reflexão individual. Não podemos deixar de perceber na obra de Picasso, o grito contra a violência. Infelizmente, amor e perdão são duas palavras valiosas que não fazem parte da vida das pessoas. Cabe a cada um de nós, refletirmos no que fazemos, nas nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  3. Luis Neto ,3º Ano , 2111 de março de 2012 às 00:50

    Oi Zé Luiz, esse quadro é um clássico da arte moderna do séc XX pintado pelo espanhol Pablo Picasso, que retrata o horror do bombardeio alemão à cidade Basca de Guernica na Espanha, a pedido dos Espanhóis ( estes eram contra os Bascos ) antes da Segunda Grande Guerra Mundial.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adrianne, 3ºano, 2211 de março de 2012 às 11:06

    De fato,hoje ao olhar e tentar desenvolver uma leitura crítica do quadro Guernica do espanhol Pablo Picasso, compreendo a grande diferença entre um simples olhar e uma análise aliada ao contexto histórico que contorna a obra em questão.Á princípio, a transmissão de sofrimento é indicada pela utilização de cores "fechadas", que muito remetem a um estado de desespero humano.A suposta interpretação de que seja "um grito contra a violência " percebo evidenciado no posicionamento dos corpos, animais simbólicos como também alteração na forma das figuras.Diante disso, vejo-me envolvida pelo seguinte questionamento:será Guernica:um documento,uma representação da contradição antagônica vida/morte ou um símbolo que comunica simples reflexos das imagens suscitadas no artista pelos conhecimentos sobre o horrível bombardeio da cidade??
    Adrianne 3ºano

    ResponderExcluir
  5. Flávia Torres, 3º ano , 05 . CAA11 de março de 2012 às 11:26

    Guernica pode ser considerado o quadro que melhor reflete o desespero advindo da guerra. Pablo Picasso mostra, em sua obra, uma expressão da frase "uma imagem vale mais que mil palavras". O quadro tornou-se um símbolo de protesto e denúncia contra a violência, a guerra. Picasso recorre a formas dramáticas, a fragmentações e metamorfoses que se por um lado criam figuras que não aderem a nenhum modelo "real", por outro exprimem toda a realidade e agonia da dor insuportável. Hoje, ao olhar para Guernica, partilhamos o horror que Picasso sentiu há 59 anos, diante imagens de total destruição.

    ResponderExcluir
  6. Tadeu Junior, 3º ano , 0712 de março de 2012 às 15:11

    Guernica é uma obra pintada pelo espanhol Pablo Picasso que nos representa o bombardeio que a cidade de Basca na Espanha sofreu por aviões alemães. A obra nos faz refletir sobre o momento de guerra vivido na época.
    As figuras que de certa forma apresentam caráter irrearal, mostram todo o sofrimento sentido por pessoas que presenciaram a violência advinda da guerra.

    ResponderExcluir
  7. Tadeu Junior, 3º ano , 0712 de março de 2012 às 15:14

    Guernica é uma obra pintada pelo espanhol Pablo Picasso que nos representa o bombardeio que a cidade de Basca na Espanha sofreu por aviões alemães. A obra nos faz refletir sobre o momento de guerra vivido na época.
    As figuras que de certa forma apresentam caráter irreal, mostram todo o sofrimento sentido por pessoas que presenciaram a violência advinda da guerra.

    ResponderExcluir
  8. Elayne Feitosa, 13. 3º ano - CAA12 de março de 2012 às 20:48

    Assim como a Adriane, eu também vejo nesse quadro uma hesitação sobre o seu real objetivo. Porém, em minha opinião, Pablo Picasso, como uma forma de reivindicar contra a violência e a guerra, quis mostrar os estragos causados a Guernica em 26 de abril de 1937, por tropas nazistas durante a Guerra Civil espanhola.
    Cheguei a tal conclusão durante a leitura de tal comentário: "No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo" ("Não, a pintura não está feita para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo") - Pablo Picasso. Creio em suas palavras que podem ser justificadas pelo modo como as imagens foram pintadas, utilizando o cubismo, para enfatizar o sofrimento, a dor e a destruição.
    Um quadro muito bem elaborado que serve para mostrar-nos os enormes danos que uma guerra pode causar a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejam a importância de estudar uma segunda língua. Muitas vezes as melhoeres imformações estão na língua original. No caso de Pablo Picasso, o espanhol. No caso dele, que é muito divulgado, temos muita imformação sobre ele. Mas será que pela falta de não termos uma segunda língua não deixamos de ter outros conhecimentos sobre nos mesmos? O que pensam os ingleses, alemães,espanhóis, etc, sobre a nossa sociedade? será que a nossas obras não seriam mais divulgadas se fossem escritas em outros idiomas?

      Excluir
  9. Amanda Loiola 02 - 3º ano CAA

    Guernica obra de um dos pintores mais populares do mundo,Pablo Picasso, foi feito com objetivo de retratar o que se passava na época da guerra civil espanhola, e naquela época a aldeia guernica foi atacada e destruída por uma legião que tinha como soldados alemãos, então o pintor quis demonstrar o que tava se passando no momento, mas as pessoas se intrigavam por causa que o quadro tinha cenas muito fortes, por isso que tinha alguns boatos que a obra era uma farsa,O pintor representa em Guernica, com certeza, a dissolução da existência, que se resume a fragmentos, a transformações na anatomia dos seres retratados, de certa forma irreais, mas que ao mesmo tempo transmitem o absurdo significado ou a absoluta falta de sentido da realidade gerada pela guerra.
    Foi produzido em 1937, e hoje nos dias atuais está exposto em um pavilhão da Exposição Internacional de Paris, no espaço reservado à República Espanhola.

    ResponderExcluir
  10. Ana Cláudia, 04, CAA, 3º ANO12 de março de 2012 às 21:39

    O pintor Picasso fez essa obra de arte após a destruição da cidade de Guernica, na Espanha, que foi bombardeada por nazistas de forma “assustadora” aos 23 de Abril de 1937. O mesmo angustiado com o evento em sua nação resolveu expressar através da arte sua angústia. A obra original tem como dimensões: 3,5 m de altura por mais de 7 m de largura, e tenta provocar um estranhamento angustiante, tenebroso e triste da tal tragédia. Observamos figuras de animais e seres humanos envolvidos pela dor e sofrimento, sujeitos com maxilares abertos e há uma mãe que segura uma criança falecida, e um cavalo, que com a língua em forma de faca, simboliza a brutalidade da guerra. Em outro ângulo percebemos que metaforicamente demonstra a asneira de tudo que acontece na barbárie sendo um boi disforme e abrangia grande parte da obra. Portanto, esse quadro enfatiza os horrores da violência humana.

    ResponderExcluir
  11. Vanessa Nunes, 3ºano, 33. CAA13 de março de 2012 às 19:52

    Como todos ja relataram, esta obra de arte retrata o massacre que a aviação alemã desfechou sobre a cidade espanhola Guernica. Segundo historiadores, Pablo Picasso, o pintor dessa obra, representou os horrores desse bombardeio.

    ResponderExcluir
  12. Sadraque Rodrigues Matos N°: 31 - 3°Ano- CAA13 de março de 2012 às 21:56

    Sadraque Rodrigues Matos, 3°Ano N°: 31 CAA
    Essa obra de arte, em que Pablo Picasso quis demonstrar a destruição da cidade de Guernica, na Espanha em que foi bombardeada pelos nazistas. O autor teve a intenção de demonstrar a angustia que sentia pelo ocorrido. A obra, desde o tempo em que foi feita até os dias de hoje, tem provocado, debates, discussões entre outros, por ter muitos que falam que o autor não pintou querendo demonstrar a destruição da cidade de Guernica, devido a todos esses pensamentos diferentes, é que surgem as discussões. O quadro enfatiza horrores do bombardeio e da violência humana.

    ResponderExcluir
  13. Nailla Mécia, 3ºano, 30. CAA14 de março de 2012 às 01:40

    Guernica, uma obra bastante conhecida, é um painel pintado por Pablo Picasso, considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo. Muitos a tratam como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola por aviões alemães, outros já afirmam ser folclore e não ter nenhuma relação à guerra. Por esse motivo, ele torna-se uma obra muito questionada entre as pessoas. O quadro retrata o sentimento do pintor em relação ao acontecimento, onde é feito o uso de cores escuras como o preto e o branco. O que me chama bastante atenção é a maneira de como aparecem as figuras dos animais pessoas e edifícios, claramente em estilo cubista.

    ResponderExcluir
  14. Blenda Helen 3° ano, 10 C.A.A14 de março de 2012 às 20:42

    Uma obra feita por Pablo Picasso em 1937, tal assunto abordado é o bombardeio sofrido na cidade espanhola por aviões alemães. Pablo ficou sabendo desses fatos desumanos e brutais através de jornais e com isso retratou os seus sentimentos através dá pintura, ela tem um objetivo de transmitir para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um tristeza, uma guerra consigo mesmo buscando resposta pra sua vida amorosa, e com isso ele pensava que os seus problemas amorosos era maior do que os problemas da guerra, comparando -as. Ele colocou em destaque as imagens de cavalo, cabeças feminina e até um lampião trazido pelo um braço decepado e com a representação de uma bomba explodindo.

    ResponderExcluir
  15. Millene Gonçalves, 3º Ano CAA, nº 28.14 de março de 2012 às 22:17

    Guernica é uma obra do grande pintor espanhol Pablo Picasso, que retrata o ataque sofrido pela referida cidade por tropas alemãs. Esta nos faz refletir sobre as causas e consequências que levam os povos a lutarem uns contra os outros objetivando o poder. Com a obra Picasso mostra os malefícios que as guerras acarretam na vida das pessoas. A obra me faz ver e refletir o quanto, são pequenos os meus problemas diários em relação às pessoas que estão diretamente envolvidas em tal episódio.

    ResponderExcluir
  16. Thaíla Pereira Sousa. Nº32 3º ano CAA.
    Pra mim esse quadro de Pablo Picasso demonstra muito claramente as consequências da guerra. Perdas, não só pessoais mais também financeiramente porque nessa época investiam-se em armamentos e muito mais. Demonstra também o tamanho da falta de consciência do homem que não se importou nas graves consequências dessa guerra. Esse quadro relata isso pelas imagens, pelas fortes cores escolhidas pelo pintor, pela expressão dos animais e homens. Guernica pra mim é uma das maiores mensagens para todos nós pararmos e pensarmos em nossas atitudes no dia-a-dia e percebemos que não é com uma guerra ou uma massacre que vamos resolver tal situação.

    ResponderExcluir
  17. Elza Cauane C. Pessoa,3° ano,14.CAA.15 de março de 2012 às 14:19

    Guernica é uma obra pintada por Pablo Picasso,em 1937.Picasso retrata nessa obra a tragédia ocorrida na Espanha,no período das Ditaduras Fascitas .Foi um bombardeio pela aviação alemã que matou cerca de 7 mil pessoas daquela cidade.Através das distorções na pintura, das cores escuras,dos animais simbolizando a agressão,das pessoas com a boca aberta e de instrumentos de violência ,Picasso mostra claramente o momento desumano,trágico e triste,vivido pela pequena cidade Guernica.Enfatizando os sentimentos de dor,desespero e desunião.Diante de todo esse cenário de desordem,cabe a cada um de nós ,refletir sobre as ações humanas que as vezes nem parecem humanas e buscar diante de cada situação reagir da maneira mais harmoniosa possível.

    ResponderExcluir
  18. As observações estão ótimas no que diz respeito a relação entre a obra a brutalidade da guerra de um modo geral. Podemos discutir um pouco sobre O Cubismo que foi o estilo predominante de Pablo Picasso e Georges Brague.Só assim vamos perceber que esses artistas foram além de transformar figuras da natureza em formas geométricas.

    ResponderExcluir
  19. Dâmaris Náthalli,3° ano,12.CAA.15 de março de 2012 às 21:38

    O quadro Guernica e quase tudo feito por Pablo Picasso é do estilo Cubismo, estilo criado por ele mesmo. A ausência de métrica e imagens sobrepostas criando uma imagem desarmoniosa e confusa são características desse estilo.
    Guernica não é bem um quadro, é mais para um grande painel, que retrata a visão de Picasso acerca do bombardeio da cidade de Guernica pelo Exército Nazista, durante a Guerra Civil Espanhola, em 1937. a lâmpada no centro da tela que simboliza o poder destrutivo das bombas, as cores escuras, as expressões de angústia e dor de pessoas e animais retratados, mostram, o horror de todas as guerras.
    Eu acredito sim que Guernica foi elaborado e pintado pensando-se na Guerra e em todo o seu horror, prova disso é o comentário do próprio Picasso: "Não, a pintura não está feita para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo".Um quadro de imensa importância para a história pois marca um momento critico e com conseqüências mundiais.

    ResponderExcluir
  20. Maria Rondinelha, 3° ano, 24. CAA.16 de março de 2012 às 15:16

    O quadro Guernica, feito por Pablo Picasso é impressionista e é do estilo Cubista. O quadro “retrata” a guerra civil espanhola no período da ditadura fascista. Os exércitos nazistas resolveram testar a suas forças bombardeando a pequena cidade do território basco Guernica no norte da Espanha. O pintor utilizou a arte para mostrar um pouco do que ele estava sentindo, ou seja, as conseqüências da guerra e a quem diga também que houve uma grande relação com sua vida amorosa. Apesar do nome dado à obra, Picasso evitou introduzir referência direta a uma realidade concreta, pois ele queria universalizar ao máximo a mensagem contra a loucura de todas as guerras. Os animais os quais aparecem no quadro (o touro e o cavalo representam as touradas símbolo do povo espanhol vitima de agressão. Essa é apenas uma das características do quadro, dentre muitas outras.

    ResponderExcluir
  21. Lara Raquel e Marlon 3 ano "G"16 de março de 2012 às 19:26

    essa figura quer mostrar para as pessoas do dia de hoje: a violência que aconteceu na pequena cidade do território de basco Guernica no periodo de 1937 na grande guerra mundial...

    ResponderExcluir
  22. A guerra retrata a violência da guerra civil espanhola, sofrida por Guernica que é uma cidade que tem uma localidade na Província de Biscaia(País Basco), se olhamos bem no próprio quadro demostra muito sofrimento, um grande bombardeio aconteceu nessa cidade. Isso aconteceu em 1937 pelos nazistas que para eles o mundo deveria ter somente uma raça,então,eles bombardearam a cidade isso aconteceu durante a guerra civil espanhola. E nesse fato que Pablo Picasso fez essa famosa obra que aparece pessoas mortas isso foi o final dessa guerra a qual foi muito triste pois um grande sofrimento, quem sabe nem que seja um pouco não esquece pois e uma historia muito interessante.

    ResponderExcluir
  23. maria da penha e mirtenes,liceu 3g16 de março de 2012 às 19:32

    A tela pintada por Pablo Picasso foi uma demonstraçao de revolta do artista contra a cidade espanhola de guernica ele retrata o bombardeio da cidadezinha onde havia pessoas,animais e edificio no qual sofreram uma grande violençia.
    O autor quis mostrar com a tela seus sentimentos de revolta dentro de si mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Maria viviane holanda lima liceu 3g16 de março de 2012 às 19:35

    claramente em estilo cubista,picasso retrata uma atragédia com pessoas,edificios,crianças e animais. Morando longe dalí ele soube por jornais uma pura brutalidade.sua reposisão tratase as figuras aos estilo dos frisos dos tenplos gregos.esse quadro foi feito tanbem para demonstra seu sentimento sentimento esse q lhe dava um vazio por dentro de si,um conflito uma guerra consigo mesmo buscando resposta pra sua vida amorosa.Em fim esse foi apenas um pequeno comentário do quadro guernica.

    ResponderExcluir
  25. Júnior,naiane,Liceu 3º ano G.16 de março de 2012 às 19:37

    O quadro que pablo picasso pintou foi para mostra o bombardeio sofrido pela cidade espanhola por aviões alemães,durante a segunda guerra mundial.Onde aconteceu a Ditadura Facista,causando muitas mortes durante aquele período,já sob o controle de Hitler,aliado de Francisco Franco.Uma citação que o desenista criou para mostra uma obra fantástica.

    ResponderExcluir
  26. Lorrane e Naiara, 3° G Liceu16 de março de 2012 às 19:40

    COMBATER A ESPANHA FOI UMA BOA OPORTUNIDADE PARA O GOVERNO NAZISTA TESTAR AS SUAS ARMAS. EXEMPLO DISSO FOI O MASSACRE QUE A AVIAÇÃO ALEMÃ PROTAGONIZOU CONTRA OS HABITANTES DA PEQUENA CIDADEDE GUERNICA.
    ESSE VIOLENTO EPISÓDIO FICOU CELEBRIZADO NESSE QUADRO DO PINTOR E ESCULTOR ESPANHOL "PABLO PICASSO".

    ResponderExcluir
  27. Luiz Felipe e Ronailda 3"G" Liceu16 de março de 2012 às 19:40

    Picasso pintou o quadro depois da destruição da cidade de Guernica, na Espanha, por um bombardeio nazista em 23 de abril de 1937.A obra tem tamanho colossal (3,5 m de altura por mais de 7 m de largura), e representa a dor do momento do bombardeio.
    Até hoje a obra é bastante comentada por quem tem o desejo de desvendar o sofrimento que Picasso pintou o quadro Guernica.

    ResponderExcluir
  28. Antonia Bezerra, Jéssica Rodrigues.3ºano G16 de março de 2012 às 19:42

    O quadro Guernica,foi feita com objetivo de passa informações de como foi bombardeio sofrido pela cidade,comandado pelo ditador Francisco Franco.Essa obra relata informações de como foi trágica e violeta aquela guerra.A Guernica nos faz refletir sobre como foi vivenciado a guerra na quela época.

    ResponderExcluir
  29. Guernica é uma bela pintura pintada por Pablo Picasso 1937 .esta bela pintura foi pintada a oléo e representou o bombardeio sofrido pela cidade espanhola chamada Guernica. a cidade foi atacada por vários motivos ,um deles era pela cidade ser um alvo fácil e sem proteção antiaérea,e não ter população suficiente

    ResponderExcluir
  30. elisandra costa e neto lima16 de março de 2012 às 19:44

    A pintura foi feita com uso de preto e branco. isso desmostra o sentimento do artista pablo picasso, pelo o que aconteceu da cidadezinha espanhola. E sua composição retrata as figuras ao estilo do acontecimento . Com objetivo de passar os vissem, o que ele estava sentido dentro de si um vazio.
    O que para nós demostra uma grande preocupação do autor.

    ResponderExcluir
  31. Na minha opinião o quadro Guernica,retrata a visão de Picasso sobre a angustia e sofrimento das pessoas que passaram pelo horror de todas as guerras,esse quadro relata isso pelas imagens,pela forte expressao que o proprio pintor utilizou.guernica é o melhor quadro que reflete o desespero que ocorreu em todas as guerras.

    ResponderExcluir
  32. elisandra costa e neto lima liceu de tauá 3°G16 de março de 2012 às 19:46

    A pintura foi feita com uso de preto e branco. isso desmostra o sentimento do artista pablo picasso, pelo o que aconteceu da cidadezinha espanhola. E sua composição retrata as figuras ao estilo do acontecimento . Com objetivo de passar os vissem, o que ele estava sentido dentro de si um vazio.
    O que para nós demostra uma grande preocupação do autor.

    ResponderExcluir
  33. Naiane Lima e Daniel Lima Liceu-Lili feitosa 3° G16 de março de 2012 às 19:52

    O quadro guernica,é uma obra fantástica que nos ajuda a compreender o quão terríveis e trágicas foram os momentos de guerra na quela época.As suas imagens ilustrativas nos fazem além de refletir sobre a guerra, dispreza-la como um todo...

    ResponderExcluir
  34. DHEYNE PEDROSA - 3° G - LICEU16 de março de 2012 às 19:52

    Através dessa obra de arte,com traços tão fortes conseguimos sentir a angústia, o sofrimento, o desespero vivido pelo os povos naquela época.
    Nos faz refletir, que na vida violências não nos leva a lugar algum.

    ResponderExcluir
  35. Rosalia Almeida.Liceu 3º G16 de março de 2012 às 19:54

    O pintor Pablo Picasso quis nos mostrar neste quadro um grande massacre na Espanha onde pessoas inocentes morreram por causa dos bombardeios causados pelos nazistas durante a guerra civil espanhola onde ele retrata resto de pessoas espalhados por todos os lugares na Guernica.

    ResponderExcluir
  36. Mateus Duarte Mota Liceu 3º "G"16 de março de 2012 às 19:57

    O quadro guernica, pintado por pablo picasso é impressionista de estilo cubista.E representa uma grade catastrofe que foi a guerra civil espanhola no periodo da ditadura fascista.Onde em 26 de abril de 1937 ocorreu o bonbardeamento do territorio basco guernica pelos alemães usado para testar o porio das armas usadas na a 2ª Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  37. felipe 3g noite liceu de taua16 de março de 2012 às 20:14

    Esse quadro representa os conflitos e uma tragica destruiçao da cidade basca de guenica na espanha.entao sabemos que o mundo passava em tempos da segunda guerra mundial e consequentemente na espanha estava começando a segunda ditadura franquista. parabens para esse trabalho de picasso pois retratou como foi praticamente essa pasagem tragica

    ResponderExcluir
  38. Eu acho seguinte foi bem elaborado seu plano, para demonstrar seu conhecimento e ou seu pensamento em cima de um quadro registra o bombas em uma cidade chamada Guernica na espanha .

    ResponderExcluir
  39. historia de uma pessoa q tem um talento sem igual q consegue repassa pra nós um pouco do q acontece em uma guerra através de pinturas

    ResponderExcluir
  40. Augusta Kelly, 3° Ano, N° 08, CAA.19 de março de 2012 às 17:18

    O cubismo foi um movimento de vanguarda, criado por Georges Braque e Pablo Picasso, surgiu no início do século XX na Europa. O cubismo propunha, entre outras coisas, quebrar a noção de perspectiva e ver a obra de arte como um objeto real por si só e não como uma imitação da realidade. Todo o contexto da época das vanguardas é um período muito interessante e o quadro "Guernica" é um marco na História da Arte. O quadro é considerado um monumento da arte contemporânea, e um manifesto contra a guerra e a violência, procura relatar o bombardeio da cidade de Guernica, que aconteceu em 26 de abril de 1937, pela força aérea alemã. Com o avanço da tecnologia, e para maior compreensão, a artista alemã Lena Gieseke criou uma versão em 3D do quadro Guernica. Que permite proporciona uma nova forma de contemplação da obra. E pode ser visto no seguinte site: http://www.youtube.com/watch?v=mj14pBzle8s !

    ResponderExcluir
  41. Yasmin Alves, 3º CAA, N.621 de março de 2012 às 15:40

    Lendo o conteúdo percebi que Pablo Picasso passava por um momento difícil em sua vida amorosa, por isso pintou essa tela não só como forma de representar o bombardeio ocorrido na Espanha por aviões alemães, mas também para expor o que estava sentindo e demonstrar a grande guerra que acontecia dentro dele e sempre que observava sua obra, buscava nela soluções para seu problema comparando-o com o acontecido (bombardeio de Guernica), que envolvia a todos.

    ResponderExcluir
  42. Maria Emanuele, 3º CAA Nº 2321 de março de 2012 às 17:27

    É uma grande obra prima do gênio Pablo Picasso, no estilo cubista

    O fato que inspirou o conhecido quadro de Picasso foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, Morando em Paris, o artista soube dos fatos brutais através de jornais, Guernica que em 26 de Abril de 1937, foi alvo de bombardeamentos por parte de aviões alemães por ordem do General Franco. Dos 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos em menos de 3 horas. A destruição de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamentos de saturação, mais tarde empregado na 2ª Guerra Mundial, ou seja, destruição e devastação em tão pouco tempo era inédito até então, e o resultado de tão assombrosa ação foi refletido nos notados nas estampas de jornais e revistas da época, mas nenhum registro foi tão contundente do que o quadro guernica
    revoltado com os horrores do bombardeio, picasso atacou com arte, a crueldade da guerra. Sem usar uma cor Picasso retrato a destruição de uma cidade inteira em preto e branco, com pinceladas carregadas de tensão, a angustia e o desespero ganharam formas.

    citação de Picasso sobre guernica No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo. ("Não, a pintura não está feita para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo.")

    o Gênio. Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazistas, um oficial alemão, diante de uma fotografia reproduzindo o painel, perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. O pintor, então, teria respondido: "Não, foram vocês!".

    ResponderExcluir
  43. Allysandro Vieira , CAA , 3 ANO U21 de março de 2012 às 18:43

    ProfessoR ZÉ LUIS , esse quadro foi um quadro de grande importancia para o autor picasso , nesste quando eles usou cores preto e branco para demonstrar o sentimento de repudio do artista ao bombardeio da cidadezinha da espanha. O quadro demonstra as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos e através de um enquadramento triangular das mesmas. Uma informação sobre o quadro é que ele foi transferido para nova york durante a segunda guerra mundial . o que tenho para relatar desse quadro é so isso mesmo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vieira, o quadro foi de grande importância não só para o autor, mas para o mundo. Veja quantas supertições, polêmicas, discussões, etc,citadas pela Emanuelle, que também está na Wikipédia estas e outras curiosidades. Tudo isso dá para percebermos a importância de Guernica para a humanidade.

      Excluir
    2. Allysandro Vieira , CAA , 3 ANO U22 de março de 2012 às 19:09

      concerteza professor , não so para o autor mas tambem para o mundo .E tambem ele quis retratar a violencia das guerras atraves do quadro . e tambem demonstra uma grande catastrofe da guerra civil espanhola.

      Excluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Francisca Érica lili feitosa 3 ano G

    A imagem representa a desruição de guernica durante a guerra civil Espannhola.Esa imagem desruidora me causa repgnancia pois por causa dessa guerra morreu mais de 7 mil pessoas entre elas muio inocentes.

    ResponderExcluir
  46. Ingrid Lima Cavalcante 9º ano "A" - CAA18 de junho de 2012 às 14:08

    Pablo Picasso utiliza o seu quadro “Guernica”, para retratar a violência e as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica , ocasionado por tropas nazistas, aliadas ao ditador espanhol Francisco Franco.

    ResponderExcluir
  47. Jordão Feitosa 9º ano ''A'' C.A.A.19 de junho de 2012 às 18:31

    Vale lembrar também "Dinha", que Pablo Picasso, com sua obra "Guernica" utiliza em sua técnica de pintura o cubismo, movimento artístico criado pelo próprio, que utiliza nas pinturas o uso de figuras geométricas.
    Há uma história sobre uma exposição desse quadro que conta estar Picasso quando lhe pergunta um oficial nazista: - "foi você quem fez isso?" e Picasso responde: - "não, foram vocês quem fizeram."

    ResponderExcluir
  48. Cauê Feitosa Mariano 9º ano "A" C.A.A22 de junho de 2012 às 20:56

    A "Guernica" é um painel pintado por Pablo Picasso no ano de 1937 e exposto no pavilhão da República Espanhola. Essa pintura de Pablo Picasso, "Guernica", foi feita nas cores preta e branca, pois o pintor queria mostrar seu sentimento de repúdio e indignação ao bombardeio sofrido pela cidade de Guernica.

    ResponderExcluir
  49. Ingrid Lima Cavalcante 9º ano "A" - CAA24 de junho de 2012 às 10:28

    Como você afirmou, esse quadro ganhou imensa fama e prestígio por ser um protesto a guerra ocorrida na cidade espanhola de Guernica, porém, vale ressaltar que nesse cenário brutal morreram aproximadamente 750 mil pessoas e destruiu-se a maior parte da localidade, assim dando inicio a cruel ditadura franquista.

    ResponderExcluir
  50. Larisse Pedrosa 9° Ano - CAA25 de junho de 2012 às 20:09

    Esse quadro pintado por Pablo Picasso é caracterizado por suas cores neutras (branco, preto e cinza) que representa um protesto a guerra na cidade espanhola de Guernica.

    ResponderExcluir
  51. Amanda Xavier 9°ano "A" - CAA26 de junho de 2012 às 20:58

    Este quadro pintado por Pablo Picasso, mostra a preocupação dele o autor, e principalmente das pessoas naquele tempo onde estavam horrorizadas com as guerras ocorridas. Então Pablo Picasso querendo relatar alguma forma de protestar as Guerras na cidade espanhola, fez esse quadro em preto e branco para representar o que ele queria dizer. Esse quadro ganhou a sua fama por mostrar e relatar muito bem as guerras horríveis onde a Ingrid Lima falou que morreram aproximadamente 750 mil pessoas e destruiu-se a maior parte da localidade, onde deu início a cruel ditadura franquista.

    ResponderExcluir
  52. Isabela Duran, 9º "A" C.A.A26 de junho de 2012 às 22:57

    O quadro "Gernica" pintado por Pablo Picasso caracterisa-se por ser retratado como um protesto a guerra ocorrida na cidade de Gernica. Neste quadro podemos observar diversos pontos que nos chamam muita atenção que são: suas cores (preto, branco e cinza) e a sua maneira de ser desenhado. No primeiro momento em que pude ver esse quadro logo meus olhos fixaram-se em sua forma de ser desenhado que não é uma maneira muito comum de se ver mas porém essa é a graça que vemos no quadro.

    ResponderExcluir
  53. Juliana Sales 9° "A" C.A.A26 de junho de 2012 às 23:02

    O quadro "Gernica" pintado por Pablo Picasso tem como significado o protesto ocorrido nessa cidade da Espanha em causa da guerra. Suas cores nos chamam a atenção por serem cores tristes, e as imagens mostram a situação agonizante das pessoas.

    ResponderExcluir
  54. Laura Mendez 9° Ano "A" C.A.A27 de junho de 2012 às 15:25

    O autor do quadro "Guernica" foi o reconhecido pintor espanhol Pablo Picasso, quem na obra usa cores neutros para transmitir o sentimento de repúdio ao forte bombardeio pela força aérea alemã para a pequena cidade espanhola, no quadro claramente observamos pessoas, animais e edifícios pintados em estilo cubista.

    ResponderExcluir
  55. QUE GRUPO ESTAVAM EM LUTA NESSE MOMENTO NA ESPANHA,E QUAIS ERAM SEU REPECTIVOS PROJETOS POLITICOS?

    ResponderExcluir
  56. A criar Que grupo estavam em luta nesse momento na espanha,e quais eram seus respectivos prjetos politicos?

    ResponderExcluir
  57. Matheus lins 9º ano A22 de maio de 2013 às 14:46

    gostei muito dessa imagem , pois consegui entender e ela me motivou a querer aprender mais sobre a historia dela e tambem ela me ajudou a fazer uma tarefa minha e eu pesquisei sobre ela e descobri q ela foi feita em 1937 em virtude a um bombardeio dos alemães durante a guerra civil espanhola e ela transmite uma sensação de morte e ela transmite que devemos ter paz !

    ResponderExcluir
  58. Luana Monteiro 9° "A" N°:1922 de maio de 2013 às 14:51

    O quadro Guernica de Pablo Picasso representa a Guerra Civil Espanhola que aconteceu entres os anos de 1936 a 1938.É um dos quadros mais famosos de Pablo Picasso pintado em 1937, as cores usadas na pintura são preto e branco, demonstrando a tristeza do pintor em meio aquela tragédia.Na pintura são retratadas pessoas e animais em desespero por causa do acontecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiffany Teixeira 9 Ano ' N° 2523 de maio de 2013 às 18:03

      Isso mesmo ' e além de utilizar as cores preto e branco ele também utilizou um tom de cinza ' E hoje esse quadro se encontra no Museu de Prada em Madri e ele fez esse quadro justamente para mostrar para os outros o que ele estava sentindo, ou seja um vazio dentro dele '

      Excluir
    2. matheus lins 9º ano A manha25 de maio de 2013 às 11:27

      isso ai mesmo foi uma guerra civil espanhola e as cores q ele utilizou foi pra demonstrar sua tristeza sobre aquela tragédia .

      Excluir
  59. Anna Carolina Lemos Feitosa 9° ''A'' Manha N° 322 de maio de 2013 às 21:40

    Guernica é a trágica e clássica obra do pintor de cuba Pablo Picasso. Nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio Lamentavelmente sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, pois foi uma guerra que mataram e prenderam pessoas que nao tinha o direito de falar.

      Agamenon Filho 9º A Manha

      Excluir
  60. A obra de Pablo Picasso retrata um fato real ocorido na cidade que foi dominada por fascistas. A guerra matou muitas pessoas inocentes. No quadro vemos crianças, homens, mulheres e animais sendo massacrados sem poder reagir porque os guerrilheiros estavam fortemente armados

    Agamenon Filho 9º A Manha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Agamenon, o quadro foi de grande importância não só para o autor, mas para o mundo, pois muitas pessoas em defesa morreram porque não tinham como se defender e toda a cidade espanhola sofria.

      Brenda Loiola 9º ano "A" Nº 05

      Excluir
  61. Thiffany Teixeira 9 Ano '23 de maio de 2013 às 17:57

    Guernica é uma obra de Pablo Picasso é um simbolo doloroso que pode ser produzido pela guerra civil Espanhola, ele usa sua obra nas cores preto e branco.O touro e o cavalo no quadro é o simbolo do povo espanhol que sofreu das agressões , ao todo são figuras que dão ideia de luta, hoje esse quadro é encontrado no museu de Padra em Madri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Tamires 9º ano "A" Nº 3725 de maio de 2013 às 07:35

      Isso mesmo, o autor também fez o quadro como uma forma de retratar o sofrimento do povo espanhol,esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, tristeza.

      Excluir
  62. Guilherme Cavalcante 9 A Manha Nª3524 de maio de 2013 às 12:34

    'Guernica' um quadro pintado por Pablo Picasso no ano de 1937, é pintado a óleo, e estar a retratar o bombardeio a uma cidade espanhola, por aviões alemães em uma guerra civil. E também expressa em sua pintura o sofrimento do povo espanhol.

    ResponderExcluir
  63. Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Esta tela foi pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco nela retrata-se animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã, já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
    Kairo Jatai nº 17 9º ano "A" manha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Vinícius Nóbrega Feitosa 9 A Manha N: 2124 de maio de 2013 às 13:15

      Concordo, e também acho que esse quadro foi uma forma de mostrar ao mundo o ataque aéreo que ocorreu em Guernica, que na minha opinião foi algo muito injusto, pois as pessoas de lá não tinham como se defender.

      Excluir
    2. Anna Carolina Lemos Feitosa 9° ''A'' Manha N° 324 de maio de 2013 às 22:19

      Exato Paulo Vinicius! Essa pintura foi feita justamente para demonstrar o sentimento de desprezo do artista ao bombardeio da pequena cidade da Espanha.

      Excluir
    3. Priscilla Castro 9 ° ano A28 de maio de 2013 às 17:24

      Concordo.Pois guernica foi um quadro pintado, demonstrando o sofrimento na Segunda Guerra Mundial,com o bombardeio de Franceses e Alemães na cidade de Guernica.

      Excluir
  64. Paulo Vinícius Nóbrega Feitosa 9 A Manha N: 2124 de maio de 2013 às 13:08

    Guernica foi um quadro pintado à óleo cujo o objetivo foi representar o bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, foi pintado por Pablo Picasso, no ano de 1937 (mesmo ano do bombardeio), e atualmente está localizada no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

    ResponderExcluir
  65. Janylson S. Silva 9º A Manhã N:1124 de maio de 2013 às 14:51

    Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola, medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã , já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.

    ResponderExcluir
  66. Lucas Fernandes Paulo 9° Ano A Manha N° 2024 de maio de 2013 às 16:00

    A Guernica foi um quadro pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião na Exposição Internacional de Paris e foi exposto na Republica Espanhola. Essa imagem e a respeito de um bombardeio com aviões alemãs ocorrido na cidade espanhola de Guernica que quase 40% haviam sido mortos ou atingidos. A repercussão negativa muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jerdeth Almeida - Nº 13, 9º Ano A, CAA24 de maio de 2013 às 22:29

      Sim, mas também o bombardeio alemã comandado por Hitler, eu entendo como uma maneira de desabafo sobre a situação.

      Excluir
  67. Marcelino Júnior - Nº 10, 9º Ano A,CAA24 de maio de 2013 às 16:35

    Guernica é um quadro pintado a óleo de autoria de Plablo Picasso, essa obra nos faz refletir sobre o bombardeio a cidade de Guernica, que é situada na Espanha, causados por alemães, durante a ditadura de Francisco Franco, já sob domínio do Nazista Adolf Hitler.

    ResponderExcluir
  68. Jerdeth Almeida - Nº 13, 9º Ano A, CAA24 de maio de 2013 às 22:22

    Guernica 26 de abril de 1937, essa é reflexão que o quadro guernica tem, mostra cavalos aparentemente de guerra e pessoas morrendo, é um pouco difícil de identificar as imagens que mostradas no quadro, nos também chegamos a identificar algumas imagens bem fortes com mãos aparentemente “sangrando” “e pessoas sendo torturadas”.
    Na imagem cinzenta montra uma coisa tipo oculta, aquilo mostra guerra e mostra dor, quando ele fez esse quadro foi na intenção de fazer as pessoas pararem refletirem sobre aquilo.
    Guernica, foi uma cidade da Espanha vitima de um bombardeio alemã apoiando o ditador Francisco Franco.
    Tem uma banda brasileira ela não é muito famosa, Tetro Mágico é um trecho da musica que fala sobre guerra.
    O "post" é voz que vos libertará.
    Descendentes tantos insurgirão.
    A arma, o réu, o véu que cairá.
    Cravos e Tulipas bombardeiam,
    um jardim novo se levantará.
    O Jasmim urge do solo sem medo.

    ResponderExcluir
  69. Maria Tamires 9º ano "A" Nº 3725 de maio de 2013 às 07:27

    Picasso concebeu sua obra em preto e branco, com alguns traços amarelados, traduzindo assim os intensos sentimentos que o abalaram na destruição de Guernica, sua rejeição a tamanha violência. Sem dúvida nenhuma constituída em estilo cubista, o pintor nela reproduz o povo, os animais e as construções atingidas pelo bombardeio. A obra nasceu pela visão de retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica.

    Maria Tamires 9º ano "A" Nº 37

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Tamires,pois os detalhes do quadro revela ter sido um fato muito triste,e realmente foi pois muitos saíram feridos e mortos.

      Luana Clarisse 9º "A"

      Excluir
  70. Pablo Picasso pintou esse quadro para mostrar o bombardeio sofrido pela cidade espanhola por aviões alemães,durante a segunda guerra mundial. E foi nessa época que aconteceu a Ditadura Fascista,causando muitas violências e mortes.

    Brenda Loiola 9º ano "A" Nº05

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda, o facismo foi na Alemanha, na Espanha foi Franquismo.

      Excluir
    2. Brenda corrigindo. O Facismo não foi na Alemanha e sim na Itália. Na Alemanha foi o Nazismo.

      Excluir
  71. Luana Clarisse 9° ano "A" N° 1825 de maio de 2013 às 22:08

    A pintura de Pablo Picasso foi feita para representar um fato ocorrido na Espanha, que foi um bombardeio, por aviões alemães,durante a segunda guerra. E com isso gerou muitas mortes e muitas pessoas feridas. O quadro demonstra ter bastante pessoas feridas,e alguns em pé. Demonstrando querer se salvar.

    ResponderExcluir
  72. Concordo com você Tamires,pois os detalhes do quadro revela ter sido um fato muito triste,e realmente foi pois muitos saíram feridos e mortos.

    Luana Clarisse 9º "A"

    ResponderExcluir
  73. Priscilla Castro 9 ° ano A28 de maio de 2013 às 17:30

    O quadro de guernica representa,o sofrimento de uma pequena Cidade Espanhola,chamada Guernica,atacada por dois países com o forte regime totalitário:França e Alemanha,os traços destacados de preto e brancos e traços amarelados demonstram o povo em grande aflição.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...