segunda-feira, 26 de março de 2012

República Velha

3 comentários:

  1. A Republica Velha também foi um período de grande instabilidade política, dá pra se dizer que até mais do que os outros períodos republicanos. Dentre esses pontos podemos citar que principalmente na fase da república oligárquica onde a economia ainda era baseada no café, e o poder centralizado principalmente na mão dos coronéis (especificamente no Nordeste brasileiro) onde a política se baseava no voto do cabresto, gerando muita desigualdade social em um lugar que sofria com a seca e o mando e desmandos dos coronéis, e gerando revoltas que se celebrizaram, como Canudos, o Contestado, o Cangaço, a Revolta da Vacina, a Chibata, entre outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo, as agitações políticas da República Velha nada mais foi do a reação as insatisfações populares contra o coronelismo que se sustentava na corrupção, voto de cabresto, troca de favores, apadrinhamento e paternalismo. Quando olhamos as causas das rebeliões sertaneja (Canudos, Contestado, Caldeirão e o Cangaço) veja que elas tem alguns pontos em comum: luta pela terra, messianismo e massacre em massa por parte do governo. Já nas revoltas urbanas a luta, com mais ênfase era contra a corrupção que assolava o pais em qualquer esfera do poder.

      Excluir
  2. Davi lopes 3ano ''E''30 de março de 2012 às 20:21

    A Republica velha foi um periodo muito importante,pois através dela entendemos o significado da política café com leite,que era a alternÂncia da liderança política entre São Paulo e minas gerais,São Paulo porque possuia
    a grande produção de café,e tinha o maior colegiado eleitoral,já Minas Gerais produzia seu leite daí o nome politica café com leite,más tambem porque tinha o segundo maior colegiado eleitorado.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...