quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Guerra de Trincheiras

41 comentários:

  1. Não podemos estudar a Primeira Guerra Mundial sem que estudemos um dos seus momentos mais importante: A Guerra de Tricheiras. Portanto, após assistir o vídeo A GUERRA DE TRINCHEIRAS, podemos pensar respondendo as seguintes perguntas: O que foi a Guerra de trincheiras? Por que ela ocorreu? Quais as sua principais características? Qual sua opinião a respeito da mesma?

    ResponderExcluir
  2. Pamella Mota . 9° ano A manhã nº 1930 de abril de 2012 às 16:29

    A guerra da trincheiras surgiu durante a Primeira Guerra Mundial.As trincheiras eram valas cavadas no solo onde os soldados se escondiam para se defender dos ataques inimigos.Muitos soldados morreram nas trincheiras,ouve muitas batalhas onde alguns soldados se defendiam dentro das trincheiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Radir Filho. 9º ano ''A'' manhã nº 201 de maio de 2012 às 11:09

      O pior dessa guerra Pamella Mota foi isso, muitas pessoas morreram para defender seus aliados.

      Excluir
    2. Amanda Xavier 9°ano "A"1 de maio de 2012 às 12:42

      Com certeza, sem falar nas péssimas condições das valas onde eles ficavam por muitos dias e noites. Que causavam doenças, e infecções.

      Excluir
    3. Larissa Mota 9º ano1 de maio de 2012 às 14:27

      Concordo com você Amanda Xavier, nas valas onde eles ficaram durante toda guerra de trincheiras era um lugar muito ruim. Pois nestes lugares tinham péssimas condições, principalmente em tempos de chuva que muitas doenças poderiam ser transmitidas e os soldados corriam o risco não apenas de morrer pelos adiverários mais também por essas doenças.

      Excluir
  3. Radir Filho. 9º ano ''A'' manhã nº 201 de maio de 2012 às 10:58

    A gerra de trincheiras foi uma gerra onde os soldados se escondiam dentro de valas pra se proteger de seus adversários.
    As valas eram muitas sujas por que não tinham onde os soldados fazerem suas necessidades, e quando chuvia as valas enchiam mais ou menos perto dos joelhos como você mesmo José Luiz disse.
    Eu achei a gerra muito suja, pois muitas pessoa morreram por causa dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda Xavier 9°ano "A"1 de maio de 2012 às 12:53

      Concordo contigo Radir Filho, porém a Guerra foi bastante suja, a este ponto, de matar soldados apenas por infecções. E achei interessante na guerra, as formas que eles se escondiam numa espécie de buraco cavado por eles mesmos. Foi uma Guerra que marcou na História Viva. E agente não consegue se imaginar que já ocorreu isso, Graças que já passou todo esse sofrimento.

      Excluir
  4. Amanda Xavier 9°ano "A"1 de maio de 2012 às 12:47

    A guerra de Trincheiras, foi uma Guerra que ocorreu na segunda fase da Primeira Guerra Mundial. Ocorreu no início do século XX. Recebeu esse nome pois os exércitos do lado ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras que eles mesmo cavavam chamadas de "Valas". Onde eram sujas, e transmitiam doenças.

    ResponderExcluir
  5. Juliana Sales 9º "A" C.A.A2 de maio de 2012 às 18:36

    A Guerra das Trincheiras, na minha opinião, foi a fase mais cruel da I Guerra Mundial. Elas eram sujas, e quando chovia ficava cheio de água, contaminando ainda mais os soldados com as fezes, urina, e outros tipor de doença que matavam os soldados.

    ResponderExcluir
  6. Prof.º José Luiz6 de maio de 2012 às 18:08

    A Guerra de Trincheiras foi uma estratégia usada na Primeira Guerra Mundial que foi prejudicada nos seus objetivos, em grande parte, pelo uso da metralhadora que sem dúvida foi o principal instrumento desta Guerra. O desgaste provocado pala Guerra de Trincheiras foi um fato inesperado. Não se esperava um período tão longo nesta fase da guerra. As baixas provocadas não só pela guerra em si, mas também pelas doenças devido ao desconforto nas valas fez com esta fase do conflito fosse decisivo para o desfecho final da guerra. Não se pode dizer que a Guerra de Trincheiras era uma tática rudimar por que desde o acesso até mesmo a maneira de como as valas eram construídas exigia muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Matheus Filipe 9º A manhã7 de maio de 2012 às 17:03

    Claro e por conta de uma pesquisa que fiz pude descobrir que nessa guerra foi usado armamentos pesados e ficavam em valas.E como não podiam sair dessas valas tinham que comer dentro delas, e fazendo isso também foi um dos motivos principais para as doenças causadas.

    ResponderExcluir
  8. Iasmin Alves 9 ano A manhã10 de março de 2013 às 21:22

    A Guerra de Trincheiras foi uma solução usada na Primeira Guerra Mundial.
    As trincheiras eram valas cavadas no solo onde os soldados se escondiam para se defender dos ataques inimigos.Além dos soldados morrerem na guerra eles também morriam nas Trincheiras por causa das más condições de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Vinícius 9 ano A manhã11 de março de 2013 às 16:34

    A Guerra de Trincheiras marcou a segunda fase da Primeira Guerra Mundial. Foi a fase mais sangrenta, onde se verificava as piores condições humanas de sobrevivência em um campo de batalha. Milhares de soldados permaneciam durante meses dentro desses túneis que eram interconectados formando uma rede de defesa dos exércitos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Guilherme Cavalcante 9 A Manha11 de março de 2013 às 16:43

    Essa guerra foi uma das mais violentas e que precisa de soldados de boa capacidade em vários aspectos. Os tais soldados deveriam ter principalmente uma boa resistência, se quisessem continua por ali. Essa Guerra buscava como objetivo vencer o outro por meio do desgaste de sua tropas. O resultado foi varias mortes,e o vencedor foi aquele que teve menos danos.

    ResponderExcluir
  12. Luana Clarisse 9 ano "A" Manhã N° 1811 de março de 2013 às 18:14

    A Guerra de Trincheiras foi uma das mais violentas e marcantes na história do mundo,que foi muito impulsionada invenção da metralhadora que foi bastante usada na guerra.Pelo oque pude me aprofundar as tricheiras eram cavadas pelos próprios soldados,que possuíam cerca de 2,5 metros de profundidade e 2 metros de largura, por onde se movimentavam os combatentes.Em sua parte posterior, eram protegidas por sacos de areia, que defendiam do impacto dos tiros e dos estilhaços das bombas. Assim eles conseguiam se proteger.

    ResponderExcluir
  13. Brenda Loiola 9º ano A Manhã, Nº 0511 de março de 2013 às 18:26

    A Guerra de Trincheiras foi um movimento marcante. Essa Guerra surgiu apartir da primeira guerra mundial, os exércitos adversários buscavam firmar suas posições,procurando vencer o adversário por meio do desgate progressivo de suas tropas. O conflito foi se alastrando, novas as armas foram surgindo como as metralhadoras,os gases venenosos e outros.

    ResponderExcluir
  14. José Vitor Beserra Pontes 9º ANO "A" Nº 16

    Pelo que vi no vídeo, a Guerra de Trincheiras foi muito assustadora e sangrenta.As tropas tinham armamentos muito poderosos, como, metralhadoras, granadas, canhões, entre outros.Esta guerra deixo varias pessoa mortas, crianças órfãs, varias pessoas foram também mutiladas, algumas atingidas por balas de canhão.

    ResponderExcluir
  15. Tamires Braga 9º ano "A" manhã nº 3711 de março de 2013 às 20:21

    A Guerra de Trincheiras foi um movimento marcante. As trincheiras eram abrigos subterrâneos onde os soldados se escondiam, porém eram locais de más condições. Nessa Guerra os exércitos procuravam vencer os adversários por meio do desgaste progressivo de suas tropas. Grande foi o número de mortos nessa guerra,o vencedor foi aquele que teve menos danos.

    ResponderExcluir
  16. Janay Alves 9° ano A Manhã11 de março de 2013 às 20:25

    A guerra de trincheiras foi a pior fase da Primeira Guerra Mundial, pois os soldados sofriam com os abrigos que eram inundados quando chovia e as doenças transmitidas pela água se espalhavam e matavam muitas pessoas. Foi a fase de maiores mortes e sofrimento tanto para os soldados como para suas familias.

    ResponderExcluir
  17. A Guerra de Trincheiras marcou a segunda fase da Primeira Guerra Mundial. Foi a fase mais sangrenta, onde se verificava as piores condições humanas de sobrevivência em um campo de batalha. Milhares de soldados permaneciam durante meses dentro desses túneis que eram interconectados formando uma rede de defesa dos exércitos. Apesar das trincheiras defenderem contra tiros de rifles e metralhadoras, não tinham muito sucesso contra projéteis de artilharia. As condições de sobrevivência eram as piores possíveis. Quando os soldados cavavam as trincheiras em regiões perto do mar, acabavam encontrando água no meio do processo, o que deixava o terreno permanentemente tomado por lama. Em ocasião de chuva, a situação se intensificava, os túneis ficavam inundados e os soldados tinham que lutar, comer e dormir encharcados. A lama evitava que se mantivessem aquecidos e o cheiro de mortos era constante. Pela presença de muitos cadáveres em decomposição, apareciam muitos ratos em busca de alimentação e o quadro geral se tornava muito propício à morte

    ResponderExcluir
  18. Allen Matheus 9º Ano "A" Manhã Nº 3412 de março de 2013 às 22:19

    A Guerra de Trincheiras marcou a segunda fase da Primeira Guerra Mundial.Os exércitos adversários buscavam firmar suas posições,procurando vencer o adversário por meio do desgaste progressivo de suas tropas.O uso de novas armas fez com que os soldados passassem a ficar cada vez mais tempo abrigados em trincheiras, e os combates corpo a corpo tornaram-se cada vez mais raros.Ela ocorreu por que os combates entre a Alemanha e a França e entre a Inglaterra e Bélgica se estabilizaram.Essa Guerra também marcou o uso de novas armas como a metralhadora, os gases venenosos, os lanças-chamas, o tanque,o avião e o submarino.

    ResponderExcluir
  19. Lucas Fernandes ; 9°A manhã N° 2013 de março de 2013 às 20:18

    A Guerra de Trincheiras foi uma guerra onde os soldados eram obrigados a se proteger dentro de valas estreitas sem nenhum conforto essas valas eram bastantes sujas mais garantian uma maior segurança aos soldados.
    Na guerra de Trincheiras o uso de novos armamantos fez com que os soldados ficassem um bom tempo dentro das trincheiras e que fizessem com que os combates corpo a corpo fossem cada vez mais raros.

    ResponderExcluir
  20. Paulo Vinícius 9º ano "A" manhã Nº:2125 de abril de 2013 às 22:42

    Nessa segunda parte da Primeira guerra mundial, os soldados ficavam em "valas" cavadas por eles mesmos como mostra no vídeo,ficavam em abrigos improvisados e tinham armamentos muito pesados, como por exemplo os canhões e as metralhadoras que apareceram nas cenas. Foi uma guerra muito sangrenta onde todos lutavam para sobreviver e honrar o seu país.

    ResponderExcluir
  21. Na segunda parte da Primeira guerra mundial, os soldados ficavam em corredores cavados por eles mesmos, ficavam em abrigos improvisados e tinham armamentos muito pesados, como os canhões que apareceram no vidio. Foi uma guerra muito sangrenta onde todos lutavam para sobreviver e honrar o seu país.

    ResponderExcluir
  22. Gabriel Lacerda 9 A manhã N° 426 de abril de 2013 às 16:37

    A Guerra de Trincheiras marcou a segunda fases da Primeira Guerra Mundial. Aos poucos passaram a ser utilizadas as trincheiras como estratégia de guerra. Pois consiste na fase mais sangrenta, onde se verificava as piores condições humanas de sobrevivência em um campo de batalha. Os exércitos adversários buscavam firmar suas posições,procurando vencer o adversário por meio do desgate progressivo de suas tropas. O conflito foi se alastrando, novas armas foram surgindo como as metralhadoras, os gases venenosos e outros.

    ResponderExcluir
  23. Anna Carolina Lemos Feitosa 9° ''A'' Manha N° 327 de abril de 2013 às 10:25

    Bem, na minha concepção, no inicio do vídeo era tudo uma enganação, pois soldados em filas fardados e bem organizados seria apenas uma fachada para o que realmente iria acontecer. A guerra de trincheiras foi um conflito motivado por interesses imperialistas, destacando-se nesse contexto a Inglaterra, a principal potência econômica e industrial da época e a Alemanha, que despontava como forte candidata a superar os ingleses e assumir a hegemonia nesses setores.
    No final de tudo isso, só haviam mortos e feridos a troco da ganância dos homens.

    ResponderExcluir
  24. Lucas Fernandes Paulo 9° Ano "A" Manhã N°2028 de abril de 2013 às 09:43

    Na guerra de Trincheiras o uso de novos armamentos fez com que os soldados ficassem um bom tempo dentro das trincheiras e que fizessem com que os combates corpo a corpo fossem cada vez mais raros.
    Essa guerra foi uma guerra onde os soldados eram obrigados a se refugiar em valas muito pequenas ela foi um grande conflito que foi motivado pelos interesses imperialistas como o pais da Inglaterra...

    ResponderExcluir
  25. Brenda Loiola 9º ano A , Manhã Nº:0528 de abril de 2013 às 16:29

    Pelo que vi no vídeo, a Guerra de Trincheiras foi um movimento muito marcante e assustador, onde muitas pessoas saíram mortas e feridas. Para essas pessoas se defenderem elas se escondiam em valas que cavavam no solo, as valas eram uma espécie de buracos que tinha péssimas condições. Eles usavam vários tipos de armamentos como a metralhadora, os gases venenosos, os lança-chamas, os canhões, dentre outros.

    ResponderExcluir
  26. Eveline Feitosa Martins. 9° "A" Manhã. N°: 9 A Guerra de trincheiras foi uma guerra ocorrida na segunda fase (1915-1917) da Primeira Guerra Mundial.Recebeu esse nome, pois os exércitos da Frente Ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras que eles mesmo cavavam. Foi também a mais mortífera das guerras.

    ResponderExcluir
  27. Eveline Feitosa 9ª Manhã N°: 926 de fevereiro de 2014 às 16:08

    Foi a fase mais sangrenta, onde se verificava as piores condições humanas de sobrevivência em um campo de batalha. Milhares de soldados permaneciam durante meses dentro desses túneis que eram interconectados formando uma rede de defesa dos exércitos. Apesar das trincheiras defenderem contra tiros de rifles e metralhadoras, não tinham muito sucesso contra projéteis de artilharia. As condições de sobrevivência eram as piores possíveis. Quando os soldados cavavam as trincheiras em regiões perto do mar, acabavam encontrando água no meio do processo, o que deixava o terreno permanentemente tomado por lama. Em ocasião de chuva, a situação se intensificava, os túneis ficavam inundados e os soldados tinham que lutar, comer e dormir encharcados. A lama evitava que se mantivessem aquecidos e o cheiro de mortos era constante. Pela presença de muitos cadáveres em decomposição, apareciam muitos ratos em busca de alimentação e o quadro geral se tornava muito propício à morte.

    ResponderExcluir
  28. Marcia Lins e Ana Lidiana5 de agosto de 2014 às 08:39

    A Guerra de Trincheiras marcou a segunda fase da Primeira Guerra Mundial. Foi a fase mais sangrenta, onde se verificava as piores condições humanas de sobrevivência em um campo de batalha. Milhares de soldados permaneciam durante meses dentro desses túneis que eram conectados formando uma rede de defesa dos exércitos.

    ResponderExcluir
  29. Podemos perceber que nessa fase da guerra, as condições de vida dos soldados era a pior possível, tudo se resumia em destruir o inimigo sem levar em conta até mesmo seu modo de viver naquele local de destruição total. As trincheiras o protegiam parcialmente dos ataques dos inimigos, porém era um modo de matar-se com as próprias mãos, pois os soldados não podiam sair da mesma para fazer nada, tudo teria que ser feito no local onde estavam e assim as doenças iam se espalhando e matando milhares a cada dia.

    ResponderExcluir
  30. Gabriel Tenório e Fábio Lima 3° "A" Liceu de Tauá.5 de agosto de 2014 às 08:43

    Interessante, algo surpreendente pelo fato de muitas mortes de uma das fases mais sangrentas da I Guerra Mundial, mostra como geralmente vivia os soldados nas trincheiras, como a maior parte morriam por doenças causadas pelas infecções por parte de um acumulo indesejável dos outros soldados, sendo um dos piores jeitos de sobrevivência.
    As armas utilizadas, eram tanques, metralhadoras, lança-chamas, bombas, entre outras.

    ResponderExcluir
  31. Guerra de trincheiras foi uma guerra ocorrida na segunda fase (1915-1917) da Primeira Guerra Mundial. Recebeu esse nome pois os exércitos da Frente Ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras que eles mesmo cavavam.
    Foi uma guerra que teve varias mortes de soldados ;
    Thalia Mota e Junior Oliveira

    ResponderExcluir
  32. Lívia e Ricardo 3° "A" manhã5 de agosto de 2014 às 08:43

    A guerra das trincheiras foi a fase mais sangrenta da primeira guerra mundial, milhares de soldados morreram e tiveram que sobreviver em meio a trincheiras, situação onde nenhum exercito podia atacar efectivamente. Ela ocorreu na 1° Guerra Mundial, a vida nas trincheiras era muito precária pois eles não tinham higiene e com isso causava muitas doenças e eles não tinham como combater aquelas doenças em meio de tanta gente porque cada vez mais essas doenças se espalhavam.


    ResponderExcluir
  33. A Guerra de Trincheiras foi a fase mais marcante da 1ª Guerra Mundial. As trincheiras eram cavadas pelos próprios soldados. Em ocasião de chuva, os túneis ficavam inundados, e os soldados tinham que dormir, comer e lutar encharcados. A lama evitava que se mantivessem aquecidos e o cheiro de mortos era constante. Pela presença de muitos cadáveres, em decomposição, apareciam muitos ratos em busca de alimentação, e quadro geral se tornava muito propício á doenças e consequentemente a morte. A Guerra de Trincheiras não foi o motivo pelo qual o lado vencedor venceu a guerra, ela apenas trouxe mais morte e sofrimento para os combatentes.

    ResponderExcluir
  34. Dayse, Larissa, Rosa, Letícia 3° A LICEU LILI FEITOSA5 de agosto de 2014 às 08:44

    Dentre os piores momentos da primeira guerra mundial, a guerra das trincheiras teve uma devastação maior de contaminações, pelo fato de não terem condições de higiene favoráveis aos soldados, levando-os a morte.

    ResponderExcluir
  35. Jéssica e Liliane 3 '' A ''5 de agosto de 2014 às 08:44

    Com certeza uma das piores fases da guerra, pois a condição de vida dos soldados eram precárias. Passavam tempos e tempos dentro de trincheiras, onde mal tinham o que comer, o que beber, sujeitos a doenças, a chuva, bombardeios e a qualquer momento a morte.Um triste acontecimento.

    ResponderExcluir
  36. Rozimária e Taynara 3° A manhã5 de agosto de 2014 às 08:45

    O vídeo e muito interessante, pois mostra como a vida de soldados que se dedicavam a Guerra de trincheira era bastante difícil, eles viviam praticamente propenso a tudo que estava acontecendo com eles, morrendo não somente devido a confrontos, mais também através de mazelas que se alastraram com a precariedade dos locais nos quais os soldados habitavam , ou seja, nas trincheiras.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...