quinta-feira, 26 de abril de 2012

A expansão territorial brasileira

29 comentários:

  1. Vamos começar as nossas reflexões descrevendo as dificuldades que jesuítas, vaqueiro e bandeirantes tiveram ao desbravar o interior do Brasil. Depois poderemos destacar o que teve de positivo e negativo nessa expansão.

    ResponderExcluir
  2. mithillê milenna, 30 2° série C.A.A30 de abril de 2012 às 15:00

    Ao observar o slide lê – lo extrai para mim alguns conhecimentos sobre a expansão territorial. Por exemplo, a criação de gado surgiu para atender as necessidades do engenho. O gado era muito útil servia como couro (Para estofados de cadeira,cama,uma bacia para tomar água e etc),alimentação e também como tração, em alguns engenhos a tração era feita por escravos. Porém como bem o senhor sabe no engenho se cultivava a cana-de-açucar e por isso foi preciso que o gado fosse afastado dos engenhos para os interiores, alargando cada vez mais os territórios. Daí onde começou os povoamentos dos interiores com o gado e o vaqueiro que posteriormente se alojaram formando pequenas aldeias. Por ai em diante vem longos conflitos jesuítas e bandeirantes, Espanha e Portugal. Pois os jesuítas fizeram o adestramento do índio, o ensinaram pequenas coisas que seriam grandes mais tarde, já os bandeirantes queriam o apresamento dos índios. Espanha e Portugal tiveram grandes disputas pela colônia de sacramentos que teve vários tratados até chegar em um acordo que foi o tratado de badajós, por esse tratado, a colônia de sacramento seria da Espanha e os sete povos das missões, de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz4 de maio de 2012 às 21:41

      Realmente os bandeirantes tiveram muitos conflitos (guerra mesmo) com os jesuítas. Aqui vale um questionamento importante: por que houve esses conflitos? Será que os jesuítas ou bandeirantes estavam interessados defender os índios ou era mesmo uma questão econômica?

      Excluir
    2. Mithillê Milenna, 30 2º Serie C.A.A8 de maio de 2012 às 15:17

      Os bandeirantes começaram a adentrar as matas com o objetivo de apresar os índios por falta de mão-de-obra africana. É claro que essa atividade de apresamento dos índios dava uma boa lucratividade, porém a própria atividade requeria muitos riscos e a resistência dos nativos levaram os ataques impostos pelos bandeirantes as missões jesuítas, afinal de contas nessas missões encontrariam “índios amansados” que já sabiam os valores da cultura europeia e estavam acostumados a uma rotina diária de trabalho. Com isso os bandeirantes e jesuítas formaram uma das mais acirradas disputas entre os séculos XVII e XVIII. O final desta tão longa disputa só se deu quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil por estarem adotando um modelo de colonização diferente do que a coroa queria. Resolveu também por fim a escravização indígena e formar aldeias controladas por representantes da administração metropolitana.

      Excluir
  3. Joquebede Mahablina, 22, 2ª série C.A.A.1 de maio de 2012 às 20:20

    Ao observar esse slide vi que a expansão territorial foi um grande acontecimento no Brasil. Para atender as necessidades do engenho surgiu à criação de gado era tanto para a alimentação como utilizavam seu couro para instrumentos de trabalho e uso doméstico para estofados de cadeiras, bacias de tomar água, cama e etc. O gado teve que ceder terras para dar lugar para se cultivar mais cana-de-açúcar. Então o engenho foi se afastando e indo para os interiores que começou a ser mais povoado e os vaqueiros foram formando suas aldeias. O avanço dos vaqueiros não foi tão forte, pois tinham dificuldades com os índios. Em seguida disso o conflito entre bandeirantes e jesuítas, Portugal e Espanha. Os bandeirantes saíram da região paulista em busca de índios para escravizar, drogas do sertão e pedras preciosas para atender seus interesses econômicos e foi descoberto muito ouro no Brasil no rio Cuiabá e co centro do Brasil Mato Grosso e Goiás muitas minerações. Os jesuítas ensinaram os escravos a ler, falar a língua Portuguesa, se comportar na sociedade, ir às missas, ensinava diversas coisas importantes para eles como um adestramento mais com essa convivência muitos acabou pegando os costumes dos índios. Pela colônia de sacramentos tiveram varias disputas entre Portugal e Espanha daí foi feitos diversos tratados ai somente em 1801, a assinatura do Tratado de Badajós deu o fim dos conflitos e disputas envolvendo as nações Ibéricas com Os Sete Povos das Missões de Portugal e a Colônia de Sacramentos da Espanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marianne Medeiros, 28, 2º Série, C.A.A.2 de maio de 2012 às 16:28

      Em primeiro lugar, o gado teve que sair do litoral porque estava ocupado com a produção canavieira, sendo esta mais lucrativa que a primeira. Em segundo lugar, a pecuária exigia grandes espaços para a soltura do gado, por ser extensiva. Esse gado criado solto causava grande estrago às plantações, gerando prejuízos aos senhores de engenhos. Por último esta atividade foi regularizada por uma Carta Régia de D. Pedro II (de Portugal) em 1701, que proibia a criação de gado a menos de dez léguas do litoral.

      Excluir
    2. Prof.º José Luiz4 de maio de 2012 às 21:45

      Percebe-se claramente que os jesuítas interferiram diretamente na aculturação dos índios. Quando os jesuítas ensinaram os aborígenes a falar português, a rezar, a vestir-se, na verdade o que estava havendo era um processo de aculturação e exploração dos povos indígenas. É por isso que nossos índios além de estarem em extinção vivem lutando por um pedaço de terra, apesar de serem os verdadeiros donos dela.

      Excluir
  4. Marianne Medeiros, 28, 2º Série, C.A.A.3 de maio de 2012 às 21:16

    Primeiramente, o povoamento e a posse dos territórios de interior do Brasil se deram de várias formas. Em 1º lugar: a pecuária, em 2º lugar: atividade dos bandeirantes buscando apresamento de indígenas para vender como escravos e a busca de ouro, e em 3º lugar: os jesuítas que tomavam território em nome da catequese para constituir as missões. Todas essas atividades encontraram dificuldade para promover o desbravamento do território brasileiro. Podemos citar dificuldades especiais para cada grupo. Vaqueiros: encontrar um curso de água paralelo às rotas das viagens; escassez de povoados no início do século XVI; três grandes secas no século XVIII. Bandeirantes: conflitos com jesuítas; grande extensão de florestas e serras; meios de transporte inapropriados ou inexistentes; resistência frente aos Quilombos e tribos indígenas. Jesuítas: conflitos com bandeirantes; resistência da população local; inadequação de clima e vegetação local (região Norte); confederação dos Tamoios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz4 de maio de 2012 às 21:50

      Vale ressaltar que realmente os três grupos que lideraram a conquista do interior tiveram suas dificuldades e até atos de heroísmo. Por outro lado não podemos esquecer que esses grupos eram invasores e que quando eles penetraram não pouparam a vida de ninguém. Nem do mesmo a deles. Pois houve vários conflitos entre esses grupos que conquistaram o interior do Brasil.

      Excluir
    2. Israel diniz n° 157 de maio de 2012 às 12:08

      No século XVII, teve início a expansão territorial, em que se destacaram três figuras humanas: o bandeirante, organizando as ex¬pedições de apresamento indígena e de prospecção mine¬ral; o vaqueiro, ocupando as áreas de pastagens nordes¬tinas e criando o gado, e, finalmente, o missionário, prin¬cipalmente o jesuíta, envolvido na catequese e na funda¬ção das missões
      José Luiz pode explicar exatamente o que era a colonização lusa?

      Excluir
    3. Prof.º José Luiz7 de maio de 2012 às 20:29

      Colonização lusa é a mesma coisa de colonização portuguesa. Quando falamos o nome luso(a)estamos nos referindo a Portugal. Por exemplo o campenato luso quer dizer campeonato português.

      Excluir
  5. Sabrina Ferreira dos Santos N°: 35 CAA7 de maio de 2012 às 15:25

    A colonização do território brasileiro seguiu inicialmente um padrão típico de ocupação e povoamento das regiões litorâneas. Ocupar e povoar o litoral era um fator estratégico para a consolidação da posse de Portugal sobre as novas terras, afastando-se assim o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar.
    Quando foi iniciada a montagem da produção açucareira, a partir da segunda metade do século XVI, os engenhos também se fixaram ao longo das regiões litorâneas, onde havia terras férteis, propícias ao cultivo da cana-de-açúcar, mas também pelas facilidades do carregamento do produto até as embarcações que aportavam e transportavam o açúcar para os mercados consumidores europeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz7 de maio de 2012 às 20:32

      Por esse carater litorâneo dizemos que inicialmente a colonização brasileira foi uma colonização "caranquejo". Isso em referência ao crustáceo que vive nos mangues.

      Excluir
  6. Sabrina Ferreira dos Santos N°: 35 CAA7 de maio de 2012 às 15:34

    Uma das formas de ampliamento do território brasileiro foras As Drogas do sertão que é nada mais nada menos um termo que se refere a determinadas especiarias extraídas do chamado sertão brasileiro na época das entradas e das bandeiras.
    O sertão brasileiro era, segundo pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, o modo como era conhecida a floresta no Brasil.
    As "drogas" eram produtos nativos do Brasil, que não existiam na Europa e, por isso, atraíam o interesse dos europeus que as consideravam como novas especiarias.
    A foz do rio Amazonas era uma região onde se praticava intenso contrabando. Ingleses, franceses, neerlandeses e irlandeses possuíam interesses nos produtos típicos da região, como ervas aromáticas, plantas medicinais, cacau, canela, baunilha, cravo, castanha-do-pará e guaraná. Esses produtos recebiam o nome de drogas do sertão e eram considerados especiarias na Europa, alcançando excelentes preços nesse período. Para combater o contrabando, em 1616, Francisco Caldeira Castelo Branco fundou, na foz do rio Amazonas, o forte do Presépio, dando origem à atual cidade de Belém.
    Em 1637, partiu de Belém uma expedição comandada por Pedro Teixeira. Durante dois anos, a expedição subiu o rio Amazonas, chegando até Quito, no Equador.
    Após a viagem de Pedro Teixeira, os jesuítas estabeleceram missões na região e passaram a coletar drogas do sertão, utilizando mão de obra indígena. Tempos depois, a coleta passou a ser feita também por colonos, o que gerou conflitos constantes com os jesuítas, provocados quase sempre pela questão indígena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâmela Oliveira Mota N°:32 CAA7 de maio de 2012 às 18:34

      Ao longo da colonização, observamos que a incursão pelo interior do nosso território abriu caminho não apenas para o conhecimento de novos espaços, mas também para a existência de várias plantas, frutas e raízes que compunham a nossa vegetação. Nesse processo, o contato com as populações indígenas também foi de suma importância para que os colonizadores conhecessem as potencialidades curativas e culinárias das chamadas “drogas do sertão”.

      Excluir
    2. Joquebede Mahablina, 22, 2ª série C.A.A.7 de maio de 2012 às 20:29

      Podemos ver que os bandeirantes foram os responsáveis pelo crescimento do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetram no território brasileiro, eles vieram à procura de ouro e diamantes e de índios para aprisionar ate drogas do sertão, foram eles que encontraram as primeiras minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O povoamento colonial foi avançando pouco, permanecendo restritas as áreas litorâneas do Nordeste e Sudeste. A população branca era reduzida, que não conheciam o território e depararam com a resistência de grande parte dos povos nativos a sua presença.

      Excluir
    3. Prof.º José Luiz7 de maio de 2012 às 20:37

      Parabéns pela sua pesquisa. Você consequiu detalhar que drogas eram essas que os jesuítas exploraram. Você observou também o fato que vários povos estrangeiros além de Portugal se interessavam por essas expeciarias chamadas de Drogas do Sertão. Se muita gente deseja esse produto era por que ele tinha um bom valor financeiro, daí os jesuítas se empenharem tanto na sua extração utilizando o trabalho indígena.

      Excluir
  7. Pâmela Oliveira Mota N°:32 CAA7 de maio de 2012 às 18:17

    Diversos fatores contribuíram para o modo como o território brasileiro do período colonial foi sendo ocupado, povoado e, posteriormente, ampliado. Até o final do século XVI, os portugueses pouco conheciam as características das terras do interior da colônia.O avanço dos vaqueiros não se fez pacificamente, pois encontrou muitas vezes feroz resistência dos índios. Essa resistência foi em parte vencida com o auxílio dos bandeirantes paulistas, já habituados à guerra de apresamento dos indígenas. O gado e o vaqueiro foram para terras cada vez mais distantes onde surgiram feiras de gado para a sua comercialização.A tendência natural era prosseguir as conquistas adentrando a Amazônia. Além das drogas do sertão, a região oferecia grandes possibilidades para a captura e escravização de índios.Os colonos fixaram-se em São Paulo e daí partiam para a caça de índios, pedras e metais preciosos. Para garantir a mão de obra necessária à atividade econômica, os paulistas aprisionaram e escravizaram milhares de indígenas. Os colonos paulistas tiravam proveito das divergências entre as tribos indígenas e aprisionavam grandes quantidades de índios, que eram vendidos para fazendeiros ou usados pelos próprios bandeirantes que eram proprietários de terras.Os bandeirantes são mostrados com heróis na luta contra os índios, mas foram sem dúvidas destemidos conquistadores que aprisionavam homens e mulheres para escravizá-los e obter terras e metais preciosos. Os bandeirantes puderam então ir bastante longe na caça ao índio, encontrando como único obstáculo a presença de missões jesuíticas. De fato, essa atividade gerou um bom lucro aos bandeirantes que se dispunham a adentrar o interior à procura de nativos. Contudo, a resistência destes e o risco de vida da própria atividade levaram muitos bandeirantes a organizarem ataques contra as missões jesuíticas Afinal de contas, ali encontrariam uma boa quantidade de “índios amansados” que já estariam adaptados aos valores da cultura europeia e valeriam mais por estarem acostumados a uma rotina de trabalho diária. As regiões abandonadas pelos jesuítas foram anexadas aos domínios portugueses, fazendo parte futuramente do território brasileiro.Depois que as missões jesuíticas foram destruídas, os paulistas avançaram ainda mais para o sul. A expansão em direção ao centro do Brasil esteve intimamente ligada á mineração. As bandeiras, além do apresamento dos indígenas, iam em busca de pedras e metais preciosos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz7 de maio de 2012 às 20:53

      Você fez uma coletânia de cópias. Poderia ter lido todos esses textos e feito um comentário seu. Com certaze você teria mais rendimento.

      Excluir
  8. Laura Lima, 24, 2ª Série, C.A.A.7 de maio de 2012 às 18:44

    A expansão territorial teve início no século XVII , que se destacam três figuras humanas: o bandeirante, organizando as expedições de apresamento indígena e de prospecção mineral; o vaqueiro, ocupando as áreas de pastagens nordestinas e criando gado; o missionário, principalmente o jesuíta, envolvido na catequese e na fundação de missões.Vaqueiros: queria encontrar um curso de água paralelo às rotas das viagens; escassez de povoados no início do século XVI. Bandeirantes: conflitos com jesuítas; grande extensão de florestas e serras; meios de transporte inapropriados ou inexistentes; resistência frente aos Quilombos e tribos indígenas. Jesuítas: conflitos com bandeirantes; resistência da população local; inadequação de clima e vegetação local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz7 de maio de 2012 às 20:46

      É por isso que cosideramos esses três personagens Vaqueiro, jesuítas Bandeirantes, embora não só eles, os grandes destaques da expansão territorial brasileira.

      Excluir
    2. Gheovanna Thays, 12, 2ª Série, C.A.A.7 de maio de 2012 às 23:20

      A expansão bandeirante para o Oeste foi facilitada durante o domínio espanhol, que, na prática, eliminava os limites do Tratado de Tordesilhas. Mas com a presença das missões jesuiticas dificultavam a ação dos bandeirantes, mas ao mesmo tempo se tornavam alvos de ataques. Com a escravisação de um grande número de pessoas entre 1619 e 1623, praticamente foram destruídas as missões jesuíticas de guairá. Mais de 60 mil indígenas foram presos. Com isso, os que sobreviveram, se retiraram para a região de tape e se organizaram militarmente para se previnirem de novos ataques. Na época em que as regiões abandonadas pelos jesuítas foram dominadas pelos portugueses, o tráfico negreiro voltou a se reestabelecer no Brasil e os preços de escravos voltaram a cair tornando sua aquisição mais fácil. Assim, os índios deixaram de ser procurados como mão-de-obra e os bandeirantes perderam o interesse de aprisioná-los, passando suas atenções a se voltarem para a busca de metais preciosos.

      Excluir
  9. Thiago Fernandes,37,2°SÉRIE7 de maio de 2012 às 18:59

    Como podemos perceber a criação de gado surgiu para atender ás necessidades do engenho ,servia para fornecer alimentos e couro,que era utilizado nos instrumentos de trabalho,além de animais de tração.O crescimento do mercado açucareiro exigia um aumento da produção e consequente ocupação das terras disponíveis.No final do século XVII a pecuária se desvinculou da dependência exclusiva da economia açucareira.A partir dessa época,os vaqueiros avançaram pelos sertões,criando,ao lado dos currais de gado,pequenos povoados e aldeias,ocupando o interior dos atuais estados de Pernambuco,Bahia,Sergipe,Alagoas etc...

    ResponderExcluir
  10. Joquebede Mahablina, 22, 2ª série C.A.A.7 de maio de 2012 às 21:09

    Os bandeirantes eram homens rudes, criados nas matas e falavam mais as línguas dos índios que dos portugueses, muitos eram mestiços. O bandeirante de preação era voltado para aprisionamento dos índios para sua comercialização. Isso cresceu mais durante a ocupação holandesa.

    A capitania de São Vicente conheceu um período de prosperidade com a introdução da cultura de cana-de-açúcar e dos primeiros engenhos, em 1549. A economia vicentina entrou num processo de estagnação. Os colonos começaram a se mudar de lugares em busca de condições para sobreviverem. Daí eles chegaram a São Paulo em busca de índios e pedras preciosas. São Vicente ficou conhecido como porto dos escravos.

    ResponderExcluir
  11. Gheovanna Thays Gonçalves, 12, 2ª SÉRIE CAA

    A expansão territorial no Brasil começou com a pecuária e o povoamento do sertão. A criação do gado apareceu para ajudar no trabalho do engenho que se realizava nos seus limites. Eles serviam para o alimento e para fornecer o couro que era usado como instrumento de trabalho, além da tração animal. As dificuldades encontradas pelos vaqueiros foi o fato da forte resistência dos índios, mas essa resistência foi vencida com a ajuda dos bandeirantes paulistas que já estavam habituados a esse tipo de resistência. Na historiografia do Brasil, os bandeirantes são vistos como heróis, porque foram destemidos conquistadores, mas nisso não tem nada de heróico, pois eles aprisionavam homens e mulheres para a exploração de metais preciosos e obtenção de terras. Os bandeirantes tiveram um obstáculo na sua expansão: As Missões Jesuíticas. Mas como essas missões concentravam um grande número de indígenas, facilitou o ataque dos bandeirantes para cima dos índios. Depois do ataque do bandeirante Manuel Preto, onde destruíram praticamente todas as missões jesuíticas de Guairá, os jesuítas e os índios sobreviventes foram para a região de Tape, onde se fortaleceram para se prevenir de um novo ataque. Com isso as regiões abandonadas pelos jesuítas foram tomadas pelo domínio português passando a ser parte de um futuro território brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. João Gonçalves, 20, 2ª Série - CAA8 de maio de 2012 às 14:51

    Pra começar, ao observar o Slide, nota-se que os três grupos (Bandeirantes, Jesuítas e Vaqueiro) tiveram dificuldades na expansão territorial. Onde Bandeirantes tinham a dificuldade de aprisionar índios “negros da terra” para trabalho forçado nas vilas instaladas, para isso tiveram que adentrar mata adentro. Ai vem o vaqueiro, que teve uma certa dificuldade, ocupando as áreas de pastagens nordestina e criando gado. Primeiro o gado se expande em direção ao sertão, logo depois o gado se estende para o sul de Minas Gerais, já no século XVIII, onde começa a complicar, pois a criação de gado já envolvia uma técnica superior, fazendas bem mais preparadas, pasto bem mais amplos e rações mais adequadas. Os Jesuítas também encontraram trabalho, pois catequizar os índios em pleno meados do século XVI, e que nas Missões Jesuíticas, teve um certo conflito com os bandeirantes, pois a Missões criadas para catequese, até que protegeriam os índios, mas facilitava o apresamento dos bandeirantes, pois reuniam em um único local.
    Não posso deixar de citar que a criação surgiu para suprir as necessidades do engenho, servia tanto como alimentação com a carne, e também seu couro que ele utilizado nas ferramentas de trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Maria Glenna, 27, CAA.9 de maio de 2012 às 17:34

    No slide, como podemos observar, fala sobre as "drogas do sertão", especiarias do sertão brasileiro que não existia na Europa e por isso atraiam os interesses dos europeus.
    Falando sobre os bandeirantes, seus principais objetivos era capturar e utilizar os indigenas como escravos, o chamado apresamento, e encontrar metais preciosos na região das Minas.
    Também haviam os Jesuítas, que tinham como objetivo catequizar os indios. Com isso houve uma dificuldade dos bandeirantes de ir adiante com o apresamento, já que os Jesuítas não concordavam com a escravização dos indios. Gerando então, um conflito entre ambos.

    ResponderExcluir
  14. Mayara Denise, 29, CAA9 de maio de 2012 às 20:15

    Na época os vaqueiros eram os que cuidavam dos bois..os bois na época valiam mais era o couro pois a carne não era tão importante como nos dias de hoje. Jesuítas eles eram quem ensinavam os índios brutos a serem gentes civilizadas para que soubessem os costumes,e os bandeirantes eram doidos pra capturar os índios para serem escravos deles,mais ai era fácil por que os índios ficaram manso e não tinha mais aquela brutalidade de se defender contra os bandeirantes..como os bandeirantes sabiam que os índios já estavam mais mansos então eles resolveram pega-los mais mansos para torna-los escravos então teve muitos conflitos entre os jesuítas contra os bandeirantes.

    ResponderExcluir
  15. Iara Mendez - 14 - 2° série CAA25 de setembro de 2012 às 22:35

    Foram os bandeirantes os responsáveis pela ampliação do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetram no território brasileiro, procurando índios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes. Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
    Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. O trabalho dos tropeiros foi de fundamental importância neste período, pois eram eles os responsáveis pelo abastecimento de animais de carga, alimentos (carne seca, principalmente) e outros mantimentos que não eram produzidos nas regiões mineradoras. Cidades começaram a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regiões. Foi neste contexto que apareceu um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil : Aleijadinho.
    Vários empregos surgiram nestas regiões, diversificando o mercado de trabalho na região aurífera. Igrejas foram erguidas em cidades como Vila Rica (atual Ouro Preto), Diamantina e Mariana.
    Para acompanhar o desenvolvimento da região sudeste, a capital do país foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...