sábado, 8 de abril de 2017

Alexandria - Uma reflexão filosófica


Após assistir o Filme ALEXANDRIA, comente quais os tipos de conhecimentos presentes no mesmo. Quais os três grupos que se destacam, bem como seus posicionamentos e ações? Compare-os e fale como poderia em meio aos diversos conflitos, haver equilíbrio emocional em relação aos distintos interesses.

76 comentários:

  1. Júlia Rodrigues, Pedagogia-Novo Oriente11 de abril de 2017 às 22:06

    Ao analisar as passagens do filme “Alexandria” pode–se levar em consideração as várias vertentes de conhecimentos. Bem como, a maneira que estas eram de mera importância naquele tempo. O momento histórico do filme remonta a uma época em que o cristianismo deixa de ser perseguido e passa a ser uma religião importuna. Mostra-se claramente que em ambas as cenas a disputa pelo poder é considerada uma pauta de extrema relevância. Aumentava-se cada vez mais o número de cristãos e com esse crescimento acelerado, aumentava-se mais os conflitos com a Religião Pagã. Dentre os conflitos desta faze está o CONHECIMENTO TEOLÓGICO. Em uma sociedade de extrema etimologia, a filosofa Hipátia se destacava pela busca do saber, dentre suas especulações esta estava em constate busca por respostas pelas quais lhe intrigavam. Destarte, Hipátia passou a ser alvo, por acreditar em uma ciência logica, onde buscava solucionar como era a Terra, se era plana ou redonda. De muitos os seus por quês, passou a se fascinar pela constante busca por respostas. Tal reflexão, é considerado CONHECIMENTO FILOSOFICO. Dentre outra passagem do filme mostra-se o CONHECIMENTO VULGAR POPULAR, na qual o pai de Hipátia jogava-se os dados com a intenção de que estes caíssem um número positivo, mas não logrando êxito, acreditava-se que não era o seu dia de sorte e sim uma catástrofe. Já o CONHECIMENTO CIENTIFICO, baseou-se nas observações filosóficas que Hipátia questionava, esta tinha uma forte influência na busca pelo desconhecido, buscava descobrir o porquê da Terra girar através do sol, a partir destes questionamentos descobriu que a Terra e o sol fazia-se um plano cujas distancias tinham somas constantes, chamando assim de Elipse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apesar do momento histórico em que o filme se passa ser bastante antigo em relaçao ao ano atual que estamos vivenciando, podemos perceber que os conflitos acontecem por não existir tolerância as diferentes formas de enxergar os outros e não respeitarem os valores, crenças e culturas uns dos outros. a disputa pelo poder também é bastante notória e se compararmos aos dias atuais podemos observar que o mundo não mudou muito de lá para cá, pois vemos diariamente anuncios de guerras e conflitos por causa da intolerância as crenças e religiões de um povo e também a disputa insessante de poder que alguns países mantém em relação aos outros.

      Excluir
  2. Maria de Jesus- Pedagogia Novo Oriente.11 de abril de 2017 às 22:54

    O filme relata a história de Hipátia uma filósofa, professora que estava buscando respostas do círculo da Terra, procurava soluções para os seus questionamentos do movimento da Terra. Morava na Cidade de Alexandria, onde existia muitas discussões acerca das religiões, onde tinha o Cristianismo e o Judaísmo. Que causavam disputas pela situação na qual existia. O líder do Cristianismo usava as escrituras sagradas para acusa-la de Ateísmo e bruxaria. Hipátia, não compreendia o porquê de tanta raiva entre os homens. Dentre eles, os lideres tinham a crença de jogar os dados, nas quais eram os meios para analisar sua sorte. Todavia, era uma crença que passava de geração à geração. Diante de tantos questionamentos que Hipátia tinha, viu que a Terra girando em dois pontos planos no círculo diante do sol, seria um Elipse. Mesmo assim, não satisfeita com a comprovação queria sempre saber mais e mais. Sendo então a filósofa mais brilhante daquela época, mas que com esse mérito esta foi rejeitada pela sociedade cristã, na qual foi morta apedrejada em praça pública por fieis fanáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia Rodrigues, Pedagogia-Novo Oriente11 de abril de 2017 às 23:07

      De certo modo, a Filosofa Hépatia era considerada uma pessoa brilhante, na qual os fieis cristãos temiam que o prefeito da Cidade seguisse os conselhos de Hepátia, por conta dela ser neutra e não seguir a religião cristã. Ela apenas acreditava na Filosofia.

      Excluir
    2. Maria gessica -pedagogia ,Novo Oriente
      Hépatia era uma mulher que acreditava nos conhecimentos que ela tinha ,procurava cada dia saber sobre a órbita da terra ,ela vivia pra obter os conhecimento da terra

      Excluir
    3. vanessa soares,pedagogia,novo oriente12 de abril de 2017 às 15:06

      Hipátia tinha o conhecimento de muitos,por isso achavam que ela era bruxa e a coordenaram a morte e não era bem assim, ela era apenas uma filósofa extraordinária.

      Excluir
    4. Alderline, Pedagogia, Novo Oriente14 de abril de 2017 às 21:38

      Os questionamentos e estudos constantes de Hipátia a levaram a comprovar sua principal indagação: o movimento da terra em torno do sol. No entanto, com a propagação do conhecimento teológico suas comprovações não foram apresentadas a sociedade, bem como sua relação pessoal com Orestes foi rompida, além de tal fato ter culminado com sua precoce morte, pois conhecimento sempre foi sinônimo de poder.

      Excluir
    5. E Hipatia ela sempre buscava o saber e a reflexão das respostas concretas,ou seja ela queria sempre buscar saber o porquê daquela comprovação, e nunca se estava satisfeita porque ela queria sempre inovar mais.

      Excluir
    6. é Maria hipatia sendo uma grande filosofa buscava resposta concretas em relação ao efeito rotativo da terra.Para chegar a essas respostas hipatia teve que enfrentar os cristãos que não concordava com suas atitudes e a consideravam uma bruxa e condenada a morte.

      Excluir
  3. Júlia Rodrigues, Pedagogia-Novo Oriente11 de abril de 2017 às 23:09

    Ao analisar as passagens do filme “Alexandria” pode–se levar em consideração as várias vertentes de conhecimentos. Bem como, a maneira que estas eram de mera importância naquele tempo. O momento histórico do filme remonta a uma época em que o cristianismo deixa de ser perseguido e passa a ser uma religião importuna. Mostra-se claramente que em ambas as cenas a disputa pelo poder é considerada uma pauta de extrema relevância. Aumentava-se cada vez mais o número de cristãos e com esse crescimento acelerado, aumentava-se mais os conflitos com a Religião Pagã. Dentre os conflitos desta fase está o CONHECIMENTO TEOLÓGICO. Em uma sociedade de extrema etimologia, a filósofa Hipátia se destacava pela busca do saber, dentre suas especulações, esta estava em constante busca por respostas pelas quais lhe intrigavam. Destarte, Hipátia passou a ser alvo, por acreditar em uma ciência logica, onde buscava solucionar como era a Terra, se era plana ou redonda. De muitos os seus por quês, passou a se fascinar pela busca por respostas. Tal reflexão, é considerada CONHECIMENTO FILOSÓFICO. Dentre outra passagem do filme mostra-se o CONHECIMENTO VULGAR POPULAR, na qual o pai de Hipátia jogava-se os dados com a intenção de que estes caíssem com um número positivo, mas não logrando êxito, acreditava-se que não era o seu dia de sorte e sim uma catástrofe. Já o CONHECIMENTO CIENTIFICO, baseou-se nas observações filosóficas que Hipátia questionava, esta tinha uma forte influência na busca pelo desconhecido, procurava descobrir o porquê da Terra girar através do sol, a partir destes questionamentos concluiu que a Terra e o sol fazia-se um plano cujas distancias tinham somas constantes, chamando assim de Elipse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Jesus- Pedagogia Novo Oriente.11 de abril de 2017 às 23:22

      A disputa do poder relatado acima, deixava Hipátia curiosa, pois os cristãos e pagãos acreditavam em deuses diferentes. gerando assim, grandes conflitos, nos quais separou a cidade em dois lados distintos, ocasionando varias mortes de ambas as partes.

      Excluir
    2. Alderline, Pedagogia, Novo Oriente14 de abril de 2017 às 21:32

      De forma geral, o filme retrata a busca pelo poder em uma sociedade marcada pela propagação ascendente do conhecimento teológico, desconsiderando a relevância dos conhecimentos filosóficos e científicos na construção do conhecimento geral. Por isso, a filosofa Hipátia é duramente reprimida na exposição de seus pensamentos sendo condenada à morte por defender ideias coerentes. Hipátia mante-se fiel aos seus conhecimentos mantendo-se em equilíbrio em meio aos divergentes interesses da sociedade na qual está inserida.

      Excluir
    3. A disputa pelo poder acontecia de forma nítida e perversa, judeus, cristãos e pagãos como eram chamados áqueles que não se declaravam seguir nenhuma destas religiões degladiavam-se mutuamente.Porém Hipátia é perseguida e caluniada severamente não somente por ser filosofa e cientista e não declarar qual era sua religião, mais sim porque era mulher e influenciava homens poderosos a inclinarem se contra a crueldade e tirania daqueles que não tinham escrúpulos para se perpetuarem no poder.

      Excluir
  4. Maria gessica-Pedagogia ,Novo Oriente
    O filme retrata uma história dos tempos antigo ,retrata o que os povos vivia na cidade de Alexandria ,Egito no século IV,num tempo de grandes conflitos entre cristãos,pagãos e judeus.falava de uma professora que passava seus conhecimentos que ela tinha e buscava cada vez obter mas conhecimentos, dava aula de filosófia, matemática e Astronomia. Hipatia se reunia todo os dia na biblioteca de Alexandria,que considerava um templo ,que era dedicado à busca do conhecimento.A professora era diferente das mulher do seu tempo, dedicava sua vida em descobrir o funcionamento da órbita da terra .O escravo Davús amava Hipatia,mas um dia ele se revoltou contra sua amada ,aparti dai ele se juntou com os cristão que começa uma grande batalha entre os povo.Davús convive com eles para brigarem por suas crechas e virtudes.O filme repassava os setes fundamentos da filosofia .No decorrer dos ano vamos tendo o conhecimento filosófico .No fim do filme uma triste história a professora era considerada uma bruxa por seus conhecimentos que nem todos aprovava ,ela não aceitava seu Deus por isso condenam a morte .uma grande guerra que muitos acabavam mortos em conflitos para obter seus grandes propósitos que era que todos acreditasse em seu Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Maria Gessica,um grande conflito de religiões acontecia naquela época mais isso não impediu que Hipatia buscasse suas respostas indo contra tudo e todos até chegar as suas conclusões.

      Excluir
    2. Não filosofia,hipátia abraçou a causa da escola neoplatõnica ou"plotinismo",que na sua época em Alexandria atuava em oposição aos grupos cristões, mais fervoroso e atuante.ao longo do tempo,o cristianismo,por assim dizer,dominou e até mesmo assimilou o que lhe interessava do neoplatonismo,na época considerada uma filosofia pagã;isto aconteceu não somente em Alexandria como em todo o mundo Romano.

      Excluir
    3. Excelente comentário Maria Gessica e ressaltando seu comentário gostaria de acrescentar que essa guerra de religiões por você retratada pode ser percebida ainda hoje em países do oriente médio onde se faz guerra por motivos fúteis e que certamente é o fruto de um prolongamento dessas divergências que já vem do passado.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. vanessa soares, pedagogia-novo oriente12 de abril de 2017 às 14:42

    Podemos identificar quatro tipos de conhecimento;o empírico(vulgar,popular), teológico,filosófico e científico, porém vimos o conhecimento filosófico mas presente no filme "Alexandria". Hipátia era uma filósofa em busca da verdade, se o sol gira em torno da terra ou a terra gira em torno do sol, mas em meio a tantas perguntas a história também falava da religião em pessoas que acreditavam em vários Deuses e aqueles que acreditavam em um único Deus, dividido a cidade de Alexandria e iniciando conflitos entre eles gerando mortes e traições daqueles que dizia fiéis ao seu senhores,esse foi o caso de Davus escravo da Hipátia por quem tinha grande admiração,mas que não impediu Davus a se converte e lutar por aquilo que acreditava, Enquanto a filósofa Hipátia e seu ajudante Aspasius aprofundava seus estudos em busca da verdade descobrido que o sol é o centro do universo e a terra gira sobre ele, concluindo o conhecimento científico que é a comprovação da verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alderline, Pedagogia, Novo Oriente14 de abril de 2017 às 21:53

      Todavia é possível observar que o personagem Davus apresenta em algumas passagens do filme uma divergência de conhecimentos. Davus tem conhecimento tanto do pensamento teológico como do pensamento filosófico, porém é tomado pelas emoções do momento. Seus pensamentos filosóficos cultivados nas aulas ministradas por Hipátia vão perdendo-se de acordo com o seu convívio com os adeptos do cristianismo.

      Excluir
    2. Julia Rodrigues Novo Oriente14 de abril de 2017 às 22:17

      Davus, antes era escravo fiel de Hipatia e também apaixonado. Após, psssou a acreditar em uma  religião na qual os ensinamentos deveriam ser cumpridos conforme era exposto aos fieis pelo livro sagrado, traiu Hipatia, mas mesmo assim, esta o libertou e perdoou pela traição.

      Excluir
    3. Davus vivia atormentado por suas idéias e por um amor não correspondido que o mesmo cultuava pela jovem e admirável professora Hipátia. apesar de se juntar aos cristãos e vivenciar suas lutas e ideais o então ex escravo fazia reflexões sobre o mundo a sua volta e por vezes filosofava sobre o conhecimento teológico; em uma passagem do filme ele pergunta para um dos seus companheiros enquanto carregavam os corpos daqueles que foram mortos em combate se Deus conversava com ele e se será que o que eles estavam fazendo era certo? pois se eles eram constantemente perdoados o porquê de não poderem também perdoar? na verdade essa é uma boa reflexão para nós mesmos. aprendamos então a ver os defeitos do próximo de forma mais flexível e tolerante e assim tenhamos mais amor pelos nossos semelhantes.

      Excluir
    4. MARIA DE JESUS PORTELA,PEDAGOGIA NOVO ORIENTE18 de abril de 2017 às 23:55

      DIANTE DE TANTA BATALHA RELIGIOSA, HOUVE MUITAS MORTES,ASSIM DIVIDINDO A CIDADE DE ALEXANDRIA,ELES LUTAVAM PELO UM DEUS COM CONSTANCIAS, PER MOTIVOS QUE NEM ELES SABIAM DE VERDADE

      Excluir
  7. Alderline, Pedagogia, Novo Oriente14 de abril de 2017 às 00:29

    Analisando o filme é possível identificar os contrates entre a cultura greco-romana, o judaísmo e o cristianismo. Bem como fica notável que a disputa pelo poder sempre foi um fato comum a todos os grupos refletindo-se na filosofia, na política e na religião, utilizando-se dos conhecimentos filosóficos, teológicos, científicos e empíricos para propaga-se na sociedade.
    Cada grupo de acordo com seus interesses fazia uso dos recursos que comprovavam a confirmação daquilo que acreditavam.O pai de Hipátia mantinha o hábito de recorrer aos dados e joga-los na intenção de obter o número três como um sinal positivo para o futuro, fazendo nesse caso uso do conhecimento empírico. Os adeptos do cristianismo usavam as escrituras bíblicas para justificar suas ações, assim como explicaram a condenação de Hipátia, destacando nessa passagem do filme a presença do conhecimento teológico. Hipátia utilizava-se dos conhecimentos filosóficos e científicos para compreender e demonstrar o que lhe inquietava. Sempre questionando e buscando explicações concretas para tais situações. Como acontece nas cenas retratadas junto a biblioteca de Alexandria em suas aulas ou em muitos dos momentos onde ela aparece ao lado de seu ajudante até comprovarem sua teoria sobre o movimento da terra em torno do sol. Percebe-se ao longo da história que Hipátia utiliza-se da filosofia para evoluir nas suas convicções, não aceitando os fatos tais quais lhe são apresentados. Ao mesmo tempo em que também consegue expandir esse conhecimento até a política em suas conversas com Orestes. Quando rompe-se esse equilíbrio propaga-se então, a difusão do conhecimento teológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia Rodrigues Novo Oriente14 de abril de 2017 às 22:03

      Todavia, Hipatia era considerada uma feiticeira, uma bruna, pois esta em suas convicções e ações mostrava-se diferente dos que estavam ali, sendo então, perseguida por fiéis fanáticos por sua religião, na qual só aceitavam na sociedade quem seguia o que se falava no livro sagrado.

      Excluir
    2. Hipátia era revolucionária, inteligente e não aceitava ser submissa; a filosofa inquietava se com injustiças e procurava analisar o mundo a sua volta de forma justa e igualitária, somando-se sua influencia sobre um dos homens poderosos da cidade de Alexandria ao fato de que ela era uma mulher que não declarava qual vertente religiosa ela seguia foi motivo de sobra para ser perseguida e caluniada. Hipátia prosseguiu bravamente lutando por seus ideais e buscando encontrar na ciência respostas para os fatos que existiam no mundo e que a incomodavam e não a permitiam aceitar de forma irrelevante.

      Excluir
    3. É possível indentificar no filme, que a disputa pelo o poder sempre foi um fato comum em todos os grupos,que envolvia tanto a filosofia como a religião e abrangendo os conhecimentos teológico, Científico, Filosófico e empírico.

      Excluir
    4. Antes de mais nada Alderline é preciso que cada um de nos faça uma reflexão filosófica para podermos emitir nossa opinião mesmo sabendo que ainda estamos na atualidade enfrentando conflitos religiosos você relatou com clareza as ideias apresentadas no filme.

      Excluir
    5. Hipátia foi o último dos grandes nomes intelectual que trabalhou na biblioteca de Alexandria. Tornou-se a primeira mulher que a história registra como dedicada à matemática.

      Excluir
  8. Elizete Albuquerque,pedagogia, Novo Orinte.
    Com base no filme Alexandria um dos personagens em uma determinada sena, faz com que aconteça o conhecimento teológico, onde ele contesta se o seu Deus existe entrará no fogo e não se queimará .em outra sena a mulher entra em uma discursão, se sol gira em torno da terra então vem o conhecimento filosófico onde ela se faz muitas perguntas, em outra ocasião aparece novamente o conhecimento teológica onde se é feita a leitura da bíblia, o conhecimento cientifico é feito quando a personagem em um experimento prova que o sol gira em torno da terra, percebi que em algumas da cena acontece o conhecimento intuitivo, onde se tem a intuição em que vai acontecer alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata Maria pedagogia novo oriente.
      Como foi questionado no texto acima, onde retrata o conhecimento científico que é a prova,de porquê,que o sol gira entorno da terra ou seja é um fato que eles contestaram que existe uma distância entre os dois, que causa uma eclipse.

      Excluir
    2. MICKAELLE.vejo que você se refere especificamente a grande filosofa Hipatia,que em todo decorre dofilme buscava respostas para seus pensampatos e intuições fazendo-a descobrir que há dois centros e a terra gira entorno dos mesmos formando elipse.

      Excluir
  9. O filme ALexandrina fala do conhecimento teólogico,filosofo e senso comum,hipatia se destacava por a busca de saber,querer sempre buscar o bem ao próximo.Nao seguia a religião por esse era chamada de bruxa.

    ResponderExcluir
  10. Turma, boa noite!
    Continuem postando suas produções textuais. Até aqueles que já fizeram suas postagens, continuem lendo o trabalho das outras colegas. O importante é dialogar, refletir, filosofar. Se tiverem alguma dúvida sobre o trabalho ou até mesmo como postar, podem tira-la através do meu e-mail que é joseluizhistoria@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonia Glaubia vieira novo oriente 15 de aabril.Hipate não consequia entender o porque de tanto ódio entre os homens, ela só pensava em trabalhar sua energia para fezero bem o filme relata o cristianismo onde todos deveriam seguir suas Doutrinas e pensamentos então sofreram suas coconsequência.

      Excluir
    2. Professor eu a Glaubia mandei dois comentários só que é o site da minha irmã pode.

      Excluir
    3. Antonia Glaubia vieira novo oriente 15 de aabril.Hipate não consequia entender o porque de tanto ódio entre os homens, ela só pensava em trabalhar sua energia para fezero bem o filme relata o cristianismo onde todos deveriam seguir suas Doutrinas e pensamentos então sofreram suas coconsequência.

      Excluir
    4. Glaubia, pode. Sendo você que fez a produção textual é o que conta.

      Excluir
  11. Renata Maria pedagogia novo oriente.
    De acordo com o filme"Alexandria"podemos-nos perceber 4 conhecimentos presente no mesmo,que são:Teológico,Filosófico,Vulgar-Popular,Científico.
    O Teológico,era o que se destacava bastante,por uso da Hipatia,que é a busca do saber e das respostas concretas e reflexivas.Pois com a reflexão das respostas passava a ser o conhecimento Filosófico.
    Já o Vulgar-Popular era onde o pai da Hipatia jogava dados para que ela obtivesse êxito com sucesso nas buscas e era totalmente ao contrário,onde se tornava uma catástrofe.O Científico era a busca do desconhecido onde havia a curiosidade e o questionamento, porquê da terra,girar através do Sol. E sabemos que o sol e a terra têm uma distância equivalente que somando chama se de eclipse.
    Ao concluir observei que os 4 conhecimento eles têm uma junção de pensamento,onde o propósito era que todos acreditassem em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo ,com o que foi constatado a ciência pode não estar sempre correta,mais representa aquilo que sabemos da melhor forma que podemos saber,analisando o mundo exterior e assumindo apenas que o mesmo existe.

      Excluir
  12. Resumo do filme Alexandria
    O filme Alexandria retrata como se encontrava a situação de uma cidade grega quatro séculos depois de cristo. Evidencia os conflitos religiosos, filosóficos, políticos e científicos de uma época.
    Dentre os vários conflitos religiosos, o filme relata a história de uma dedicada professora e filósofa que põe a moral, a ética e os princípios acima de qualquer crença, costume, cultura ou religião; Hipátia era professora, ensinava a seus alunos astronomia, filosofia e matemática na biblioteca da cidade de Alexandria. Entre seus alunos estão os jovens Sinésio que tem como religião o cristianismo, Orestes que cultua a beleza e cultiva um amor não correspondido pela professora e o escravo Davus que também ama secretamente hipátia.
    Apesar de bela e encantadora Hipátia é uma mulher revolucionária, dedica-se exclusivamente a sua profissão e não se permite seduzir ou dominar por nenhum homem; sua única paixão são seus livros e uma busca incessante pelos questionamentos filosóficos que atormentam suas idéias. Um questionamento que a perturba e hipátia tenta desvendar é sobre qual é o verdadeiro movimento da terra em torno do sol.
    Em meio aos conflitos religiosos entre cristãos, judeus e a cultura Greco Romana, os cristãos liderados por Cirilo acabam dominando a cidade e o tirano e cruel Cirilo encontra no amor do prefeito Orestes por Hipátia a fragilidade ideal para vencer qualquer forma de poder que o prefeito e os políticos da época representassem para a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa soares,pedagogia,novo oriente.18 de abril de 2017 às 14:30

      Para a época era muito difícil uma mulher ser tão valorizada como Hipátia, ela era respeitada e admirada pelo o tamanho do seu conhecimento,porém causado a inveja de muitos que não tinha a sabedoria que Hipátia tinha. Hipátia não acreditava em Cristo,apenas na filosofia,mas nunca julgou os cristãos sempre seguiu seus princípio de filósofa.

      Excluir
    2. Vanessa Soares concordo com vc quando,diz que naquela época era realmente considerado um absurdo,uma mulher ser valorizada na sociedade,como foi hipatia por transmitir conhecimentos grandiosos.O que acabava incomodando a muitos,principalmente aos Judeus que não aceitavam que uma mulher pudesse,praticar o ensinamento.
      Hipátia,por sua vez jamais se rendeu à eles e ultrapassou todo e qualquer obstáculo para que pudesse chegar a sua conclusão final.

      Excluir
    3. Certamente Gleiciane que esse filme é uma lição e serve de exemplo para que possamos analisar conflitos que ainda até hoje ocorrem onde a intolerância ainda predomina nos conflitos religiosos atuais.

      Excluir
    4. Apesar de Hipátia ser encantadora, ela era revolucionária e não deixava se seduzir ou dominar por nenhum homem.
      Pois sua única paixão era os livros,E um questionamento que a pertubava:era descobrir o verdadeiro movimento da terra em torno do sol.

      Excluir
  13. Hosana Soares Lira Pedagogia- Novo Oriente
    Alexandria
    -sabedoria do homem
    -Ipotese de Aristarco
    -Alexandria era onde existia Parabolanos,Deuses, judeus e cristões no meio de todos esses os cristões eram executados, onde Davus foi o primeiro escravo a revelar ser cristão. Orestes apaixonou-se por Hipatia e homenageou com uma flauta mais Hipatia não correspondia o amor de Orestes. Hipatia não Crê em deus então deram um apelido a ela de bruxa, onde queriam executa-la, mais Hipatia foi salva por davus um rapaz que sempre a respeitou e obedecia por ser encantado por Hipatia.
    Onde podemos identificar seus conhecimentos filosóficos, vulgar teológico, e cientifico. Conhecimento filosófico: em busca da verdade e resposta.
    Conhecimento vulgar popular: onde o pai de Hipatia jogavam os dados com intenção que caíssem com um numero positivo.
    Conhecimento teológico: a disputa do poder por crenças religiosas.
    Conhecimento cientifico: se o sol gira em torno da terra ou a terra gira em torno do sol, era uma forte influencia de Hipatia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa soares,ped ,novo oriente.18 de abril de 2017 às 14:46

      Davus era escravo mas sempre se identificou no meio dos demais ,tinha um conhecimento que poucos tinha, antes de Davus seguir os cristãos era escravo de Hipátia aprendendo consigo grande ensinamento,porém Davus era discreto e sempre guardou seu conhecimento pra si.

      Excluir
  14. Assistindo o filme,"Alexandria" pude observar os quatro tipo de conhecimento, Sendo eles:
    FILOSÓFICO: Quando a personagem Hipatia ensinava para seus alunos que "Se dois são iguais ao terceiro, todos são iguais entre-se".
    VULGAR/POPULAR: Quando o personagem (Theon) pai de Hipátia se utiliza de dados para destinguir a ela que seria um bom dia nas buscas pelo sucesso.
    TEOLÓGICO: Quando o personagem Cirilo se utiliza do livro sagrado para incriminar Hipátia, ele faz uso do conhecimento teológico.
    CIENTÍFICO: Quando a personagem Hipátia faz experimentos utilizando objetos para chegar a conclusão de: se a terra girava em torno do sol ou o sol girava em torno da terra.
    Também pude observar os três grupos destaques:
    CRISTIANISMO: Defendiam a tese de um único Deus.
    JUDAÍSMO: Adoravam imagens de esculturas e tinham vários deuses.
    CULTURA GRECO-ROMANO: Referia-se ás regiões geográfica e nações, cultura e histórica que foram diretamente influênciada pela cultura, governo e religião dos gregos.
    E para haver um equilibrio em meio a tantos conflitos e interesses diferentes, o mais importante seria que, cada um respeitasse a ideologia do outro.
    Partindo do ponto de vista filosófico que diz: "se dois são iguais a um terceiro, todos são iguais entre si".

    ResponderExcluir
  15. Pedagogia Novo_Oriente.
    18 de Abril de 2017
    Amanda Olava Fernandes Souza.
    Á muitos anos na Grécia antiga,na cidade de Alexandria,havia a imensa guerra entre Ateus e Judeus que discutiam fortemente a religião,em meio à essa extensa guerra,encontrava_Se a filósofa hilária,conhecida por desenvolver estudos matemáticos, a procura de solucionar suas indagações.
    Para chegar aos resultados desejados pela mesma ela passou por vários tipos de conhecimento, seu objetivo principal era fazer a descoberta do movimento de rotação da terra. Após constantes tentativas hipátia,enfim chega a uma conclusao:que as duas posições fossem os dois centros de um único círculo,Se aplicassem ao movimento da terra obteria_Se uma Elipse.
    Os Judeus,por sua vez contestavam tudo que a filósofa indagava é a tratavam por bruxa o que os levou a condenaram a mesma ao apedrejamento,porém antes que cometesse o ato seu ex_escravo Davus,que mantinha uma paixão surreal preferiu mata_la asfixiada ao ter que ve_la sofrer com as dores,do apedrejamento.
    Hilária morre feliz ao obter êxito na conclusão de seus estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Amanda, naquela época em meio a tantas guerras hipatia buscava respostas para o óbvio.Os judeus não aceitavam que naquela época uma mulher não poderia ensinar por isso ela foi condenada por quebrar todas as regras da época.

      Excluir
    2. Mickaelle Rodrigues.Sim!houve a guerra em meio à ela havia uma filosofa derterminada em sua profissão;buscando sempre novos conhecimentos para seus pensamentos e intuições.E ao chegar a descobera da elipse foi condenada a morte pelos Judeus.

      Excluir
  16. PEDAGOGIA NOVO ORIENTE : ANTONIA EDINA
    Naquela época em meio a guerra de povos com religiões diferentes, de um lado os ateus do outro os Judeus havia uma filosofa muito conhecida pelos seus estudos astronômicos e matemáticos Hipatia que com sua obsessão pelo conhecimento em relação ao movimento rotativo da terra ia contra todos os princípios de ética da época.Em meio a essa guerra Hipáti buscava a solução para seu enigma.O filme retrata alguns tipos de conhecimentos como o conhecimento filosófico quando Hipatia discute com seus alunos sobre o movimento da terra . O conhecimento teológico que retrata discussões religiões e o conhecimento cientifico quando depois de muitos estudos Hipátia chega a conclusão de que há dois centros em um único circulo ,ou seja, que a terra gira em torno de dois centros.Após a sua conclusão Hipatia considerada uma bruxa pelos judeus é condenada ao apedrejamento,mas Davus seu ex escravo que se rebelou um cristão e que tinha um grande amor por Hipátia a mata antes que ela seja apedrejada, Hipatia morre ,mas realizada pela sua grande descoberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Antônia edina,em meio aos turbulentos conflitos entre Judeus é Cristãos,a filósofa hipatia focava_Se apenas em fazer a descoberta do movimento de rotação da terra,O que a fazia ignorar todos os costumes e crenças da época.Ou seja ela preucupava_Se apenas em solucionar,os seus enigmas,É ao longo de muitos estudos enfim chega a uma solução:de que haveria dois centros em si círculo,fazendo com que a terra gire em torno de dois centros.
      Porém os Judeus não satisfeitos com a concretização de hipátia,a condenaram a morte.
      Hipatia morreu feliz ao realizar sua maior descoberta.

      Excluir
    2. Hipàtia eram uma cientista filosófica, que estudavam e ensinavam, a ponto de querer achar um propósito da verdade filosófica, até que ela chegou a conclusão da elipse.

      Excluir
    3. Concordo Edina.Hepatia era uma filosofa. toltalmente dedicada à buscas de respostas para seus pensamentos,não só junto aos seus alunos;mais também individual.O que à levou ser condenada ppelos Judeus de apedrejamento e morta.

      Excluir
  17. Em virtudes dos fatos mencionados no filme "Alexandria "percebi- se os quatros tipos de conhecimentos contidos no mesmo.e possível notar, a agitação da população, resultante de duas religiões divergentes: o cristianismo e o judaísmo. Nesse período o cristianismo passa a ser uma religião intolerante. Com o majoramento de cristães, facilitou ainda mais os conflitos. Esses acontecimentos está intimamente ligado ao conhecimento teológico. Em relação ao conhecimento filosófico,nota- se que a protagonista tinha uma imprescindível busca de progredir o seu conhecimento ela queria saber sempre mais e mais. O filme retrata também, o conhecimento vulgar e popular,onde baseava- se em algumas cenas.entre elas, a morte de hipátia.oreste a Mata, porque ela ia contra seus princípios religiosos. E por fim, o conhecimento científico,baseou-se nos questionamentos de hipátia.ela buscava o desconhecido,queria saber o porquê da terra girar através do sol. Questionamentos estes, que hipátia chegou a uma conclusão, que a terra e o Sol fazia-se,um plano cujas distâncias tinham somas constantes,cHamando assim de Elipse. Os grupos dos quais mais se destacam São:cristões,pagãos,e judeus. Retratam mais uma vez o pensamento de plantão e Aristóteles.possibilitando ao expectador refletir não só sobre a filosofia,mais também sobre política,justiça,poder, conhecimentos e principalmente sobre o equilíbrio.Com base nos questionamentos que podem ser analisados a partir desse contexto,Não há como dizer que o pensamento de plantão e superior a de Aristóteles,ou vice-versa,mais que os dois se complementa e São de extrema revelancia para análise no contexto atual também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte de hipàtia, acabou de marcar o fim de uma era de racionalidade e conhecimento e a entrada, na ciência iria emudecer até ao renascimento e a voz emancipada das mulheres por muito mais tempo.

      Excluir
    2. Hipàtia foi relatada como uma mulher sobredotada numa época em que os homens, em nome do fanatismo religioso, estavam mais preocupados em esfaquear e apredejar até a morte os decrentes em sujeitar as mulheres a total submissão, é algo que tem os seus dissabores e perigos mortais.

      Excluir
    3. Hipátia,era uma das maiores professoras na cidade Alexandria.ela queria saber sempre o porque do desconhecido.

      Excluir
  18. Antonia Glaubia pedagogia novo oriente 18 de abril 2017 O conhecimento científico,baseou-se nas observações filosófica que Hipatia questionava,e tinha uma forte influência e a busca de descobrir o porque da terra girar através do sol,concluiu que a terra e o sol fazia_se um plano curjas e tinham conhecimento constante,chamado de ELipses.

    ResponderExcluir
  19. Antonia GLaubia pedagogia novo oriente 18 de abril 2017 o conhecimento científico baseou-se nas oobservações filosóficas que HIpatia questionava,e tinha uma forte influências e a busca de descobrir o porque da terra girar através do sol,concluiu que a terra e o sol fazia_se um plano curjas e tinham conhecimento constante,chamado de ELipses.

    ResponderExcluir
  20. Antonia GLaubia pedagogia novo oriente 18 de abril 2017 o conhecimento científico baseou-se nas oobservações filosóficas que HIpatia questionava,e tinha uma forte influências e a busca de descobrir o porque da terra girar através do sol,concluiu que a terra e o sol fazia_se um plano curjas e tinham conhecimento constante,chamado de ELipses.

    ResponderExcluir
  21. ANTONIA LUCINEIDE, PEDAGOGIA, NOVO ORIENTE. Com relação do que foi constatado no filme, "alexandria"pode ser identificados os quatros tipos de conhecimento entre os demais, o filme relata sobre uma movimentação de uma época de conflitos sobre a fé, enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romano. Pois em tais situações os cristões se apoderaram e passaram a provocar conflitos entre os pagãos, isso constata-se em termo de conhecimento teológico. O conhecimento filosófico, demonstra em uma reflexão na qua hipàtia se relata em termos aos seus estudos filosóficos, dentre eles as descobertas em direção da terra e em torno do sol. O filme também aborda o conhecimento vulgar popular, onde os cristões adaptavam fazer cenas ignorantes e achavam que era comum, diante demonstra quando Orestes mata hipàtia. O conhecimento científico chega a uma conclusão Onde hipàtia questionavam em torno do porque a terra girar através do sol. que a soma dos dois sempre será constante em conhecimento de uma elipse. Os grupos que mais se destacam são :cristões, pagões, e judeus, retratam mais uma vez o pensamento de Platão e Aristóteles. Possibilitando ao expectador refletir não só sobre a filosofia,mas também sobre política, justiça, poder, conhecimentos e principalmente sobre o equilíbrio. em base os questionamentos podem ser analisados a partir deste contexto, não há como dizer que o pensamento de Platão è superior a de Aristóteles, ou vice -versa, mas que os dois se complementa e são de extrema relevância para análise no contexto atual também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hipátia era interessada particularmente no estudo dos planos formados nas interseções de um cone e nas curvas decorrentes dessas interseções seções cônicas(hipérboles,parábolas,E elipses).

      Excluir
    2. Hipátia,era uma professora muito dedicada aos seus estudos filosóficos,Ela vivia a busca do conhecimento,E o porque da terra girar através do sol.Até que um dia ela chegou a uma conclusão de saber a soma constante de um eclipse.

      Excluir
  22. Com base no filme,trata-se de conflitos de fé indentificando quatro tipos de conhecimento enfrentamentos entre critões judeus e a cultura greço-romano .Pois em tais situações os cristoes se apoderaram e passaram provocar conflitos entre os pagões.
    O termo filosófico demonstrar em uma reflexão os termos dos estudos filósoficos, dentre eles as descobertas da terra em direção do sol.O filme também aborda críticas Onde os cristoes faziam cenas ignorantes Onde eles achavam que era comum o que eles faziam,e mostrar diante Onde Oreste mata hipótia.
    Basiado nos conhecimentos científicos eles passam a chegar numa conclusão Onde eles se perguntam porquê a terra gira em torno do sol.E somando tudo os dois será sempre constante em uma elipse.Os grupos destacam,os cristoes, pagoes,judeus, retratando um pensamento de Platão e Aristóteles,e não há como discorda dos pensamentos dos dois,os pensamentos se completam baseado na história.

    ResponderExcluir
  23. Com base no filme,trata-se de conflitos de fé endetificando quatro tipos conhecimento,enfretamento entre judas e a cultura greço-romano.Pois em situacoes os cristao de apoderaram e passaran a provocar conflitos entre os pagoes.
    O termo filosófico demostra uma reflexao os termos dos estudos filosófico, entre eles as des descorbetas da terra em direcao so sol.
    O filme tambem aborta criticas onde os cristoes faziam cenas ignorantes que pensavam que era comum o que eles faziam,tambem mostrar diante onde oreste mata hipotia.Baseado nos conhecimentos científicos eles passam a chegar numa conclusao onde eles se perguntar porque a terra girar em torno do sol.
    Os grupos destacam cristoes, pagoes, e judeus,retratando um pesamento de platao e Aristóteles.

    ResponderExcluir
  24. O conhecimento teológico não pode ser definido apenas como o conhecimento religioso intrínseco, ele vai muito além disso, devemos entender que a fé humana é um suporte fundamental para esse conhecimento, a crença na existência de ser superior admite um estudo complexo que pode ser direcionado para lados e pensamentos diferentes, utilizando nosso filme como referência fica bem claro que diferentes pontos de vista são importantes para a construção do conhecimento histórico religioso da atualidade, essa importância se dá principalmente na ramificação da linha principal do estudo religioso, e é nessas ramificações que podem aparecer as divergências e opiniões diferentes.

    Ciência e religião certamente andam juntos nos estudos desde a antiguidade, nossa personagem principal mostra com clareza essa afirmação, logo se verifica que seus estudos e suas ideias são direcionados única exclusivamente para o campo cientifico não importando divergências entres as religiões que travavam batalhas em busca de uma dominação e exclusividade, seu maior desafio foi tentar mostrar seu belíssimo trabalho sobre os astros mesmo tendo que enfrentar uma grande resistência no campo religioso tendo que mostrar uma superação incrível para divulgação e aceitação de seu trabalho.

    Certamente a Grécia antiga é berço do conhecimento filosófico, e nada melhor que o filme Alexandria para analisarmos pontos importantes no campo da filosofia, fica bem claro que as discursões religiosas bate de frente com esse ponto, ideias são apresentadas discutidas defendidas e como vimos o fruto desses debates filosóficos se transformam em intolerância levando um desgaste e consequentemente a batalhas físicas ,batalhas essas divulgadas por um ideal filosófico extremamente centralizado na fé cristã religiosa ,ou seja, quem não era cristão teria que se converter ou seria eliminado.

    As formalidades não caminham de modo algum juntas, quando tratamos de conhecimento popular ou até mesmo conhecimento vulgar, um ser munido de formalidades é um ser diferenciado, ele considera tudo ao pé da letra, e faz com que a importância cotidiana da maioria das pessoas fique de lado, podemos ter um exemplo no nosso filme quando do lançamento dos dados onde percebemos que quando o personagem não obteve o resultado esperado o mesmo não levou para o lado formal que poderia ser uma análise matemática e sim levou para o fato de ter sorte ou não, esse acontecimento ocorre constantemente na atualidade e também podemos colocar como um fato informal.

    Estudarmos fatos e acontecimentos ocorridos no filme é importante para nos orientar e sabermos criar um norte para seguirmos um pensamento filosófico próprio e trabalhar em conjunto com esses fatos faz com que possamos crescer e seguir com critério nossos ideais.

    ResponderExcluir
  25. Mickaelle,Pedagogia,novo oriente
    ALEXANDRIA
    Relatava no filme a historia de uma Filosofa que de tão apaixonada pela sua profissão tornava-se obsessiva quando em busca de conclusões dos seus pensamentos filosóficos.Hipátia enquanto ensinava aos seus alunos buscava através de experiências com objetos concluir algo que para ela nunca tornou-se definitivo.No decorrer dos tempos aconteceu um momento de destinguições de religiões,enquanto isso Hipatia virou alvo descriminativo para a humanidade;sendo condenada,apedrejada e levada à morte.Deu-se então vida a frutos de imaginações,chegando a conclusão de que havia dois centros em um só circulo,e se aplicado ao movimento da terra obteria uma elipse;chegando então ao conhecimento científico.

    ResponderExcluir
  26. Antônia perreira toinha20 de abril de 2017 às 18:01

    O filme fala de conflitos de fé que onde endentificamos quatro tipos de conhecimentos.Eles enfrentam os critoes como judeus e a Cultura greço-romano,pois em tais situações os critoes se apoderaram e passaram provocar conflitos entre pagoes.
    O filme demonstrar em uma reflexão os estudos filosóficos dentre eles as descobertas da terra em direção ao sol.O filme também mostrar tipos de cenas ignorantes onde os cristoes praticavam fazajm e pensavam que era comum os tipos de cenas,e mostrar também a morte de hipótia Oreste o mata.
    Baseado nos conhecimentos científicos eles passam a chegar numa conclusão onde se pergutam porquê a terra gira em torno do Sol,juntando tudo os dois será sempre constate em uma elipse.
    Os grupos destacam os critoes pagoes judeus,onde eles retrata um pensamento de Platão e Aristóteles,e há dúvidas dos pensamentos dos dois pois eles se completam.Antônia perreira-Toinha.

    ResponderExcluir
  27. AMANDA ALVES PEDAGOGIA NOVO ORIENTE 20 DE ABRIL 2017.
    Bem pelo o que entendi do filme "ALEXADRIA" o filme retrata-se de uma histotia antiga em que os povos vivia no tempo de grandes comflitos entre os judeus, cridãos e pagãos. O momento historico do filme remonta a uma epoca em que o cristianismo deixa de ser perseguido e passa a ser uma religião importuna. No filme tinha uma filosafa que se chamava hépatia que era uma filosafa que acreditava nos seus conhecimentos filosofico e ela so pensava em trabalhar com suas curiosidade em saber o porque da terra em girar atraves do sol. Pelo que percebi-se no filme podemos perceber quatro conhecimentos que são: teológico, vulgar-popular e cientifico. Vulgar-popular: era quando pai da filosafa hépatia jogava os dados para saber se os dias seriam bom.
    Teológico:era quando hépatia estava em busca do saber e das respostas concretas e reflexivas,poisa atraves da reflexão das respostas passava a ser conhecimento filosófico.

    ResponderExcluir
  28. AMANDA ALVES PEDAGOGIA NOVO ORIENTE 20 DE ABRIL 2017.
    Bem pelo o que entendi do filme "ALEXADRIA" o filme retrata-se de uma histotia antiga em que os povos vivia no tempo de grandes comflitos entre os judeus, cridãos e pagãos. O momento historico do filme remonta a uma epoca em que o cristianismo deixa de ser perseguido e passa a ser uma religião importuna. No filme tinha uma filosafa que se chamava hépatia que era uma filosafa que acreditava nos seus conhecimentos filosofico e ela so pensava em trabalhar com suas curiosidade em saber o porque da terra em girar atraves do sol. Pelo que percebi-se no filme podemos perceber quatro conhecimentos que são: teológico, vulgar-popular e cientifico. Vulgar-popular: era quando pai da filosafa hépatia jogava os dados para saber se os dias seriam bom.
    Teológico:era quando hépatia estava em busca do saber e das respostas concretas e reflexivas,poisa atraves da reflexão das respostas passava a ser conhecimento filosófico.

    ResponderExcluir
  29. CICERA VIEIRA pedagogia novo oriente
    Em relação do que foi constatado no filme "Alexandria"nota-Se os quatros conhecimentos contidos entre os demais.
    O filme centra-Se um período de agitações em virtudes dos conflitos entre cristões,pagões,e judeus, hipátia era extremamente conservadora, ela se destacava como professora de filosofia,
    Astronomia...na biblioteca de Alexandria.considerado um templo do saber dedicado a busca dos conhecimentos. Isso liga-Se ao conhecimento teológico.
    O conhecimento filosófico nota-Se que a protagonista tinha uma busca extremamente relevada pelos seus estudos ela queria saber sempre mas além do elevado.

    O conhecimento vulgar e popular,identifica também o devido ao seu posicionamento cristalino e sua opção de amor ao conhecimento,hipátia foi apedrejada,a causada de bruxaria e ateísmo.
    E por fim o conhecimento científico,
    Onde hipátia questionava sempre em seus estudos,o porque da terra girar através do sol.fez-Se uma conclusão,que a terra e o sol,fazia um plano e em somas constantes formando -se uma elipse.

    ResponderExcluir
  30. ANA CAROLINA SALES.PEDAGOGIA NOVO ORIENTE :21 DE ABRIL.
    O filme retoma uma forte influência na discussão religiosa, e também mostra o conhecimento da filosofia,onde podemos identificar alguns tipos de conhecimentos. No filme há uma cena em que Daves apresenta o conhecimento científico onde ela tenta explicar como funcionar o céu, com um objeto feito pelo próprio Faces representando os movimentos entre a terra e o sol. Outro conhecimento que identificamos em outra cena é o filósofo no momento em que a principal personagem Hilária faz indagações sobre todas as coisas principalmente em relação ao universo, o planeta terra e o sol e como eles funcionam,outro momento se dá quando o pai de Hipatia joga alguns dados com o objetivo de serem resultados esperados pois acreditava que caso contrário o dia seguinte seria algo negativo, e essa crença na qual demonstra o conhecimento Empirico (vulgar,popular). O conhecimento teológico é mais explícito no momento em que Cirilo lê uma passagem bíblica em que possa ofender a filósofa Hipatia por nao acreditar em sua religião, fazendo com que o prefeito da cidade renunciasse a sua nao crença fazendo com que ele acreditasse na teologia repassada.

    ResponderExcluir
  31. ANA CAROLINA SALES.PEDAGOGIA NOVO ORIENTE :21 DE ABRIL.
    O filme retoma uma forte influência na discussão religiosa, e também mostra o conhecimento da filosofia,onde podemos identificar alguns tipos de conhecimentos. No filme há uma cena em que Daves apresenta o conhecimento científico onde ela tenta explicar como funcionar o céu, com um objeto feito pelo próprio Faces representando os movimentos entre a terra e o sol. Outro conhecimento que identificamos em outra cena é o filósofo no momento em que a principal personagem Hilária faz indagações sobre todas as coisas principalmente em relação ao universo, o planeta terra e o sol e como eles funcionam,outro momento se dá quando o pai de Hipatia joga alguns dados com o objetivo de serem resultados esperados pois acreditava que caso contrário o dia seguinte seria algo negativo, e essa crença na qual demonstra o conhecimento Empirico (vulgar,popular). O conhecimento teológico é mais explícito no momento em que Cirilo lê uma passagem bíblica em que possa ofender a filósofa Hipatia por nao acreditar em sua religião, fazendo com que o prefeito da cidade renunciasse a sua nao crença fazendo com que ele acreditasse na teologia repassada.

    ResponderExcluir
  32. IONAR FERREIRA OLIVEIRA .PEDAGOGIA NOVO ORIENTE 21 DE ABRIL 2017
    O filme relata uma história na Grécia antiga onde conta a história de uma filósofa chamada Hipàtia.O que mais predomina nessa história è a religião, onde o cristianismo e o judaísmo vivem de forma muito tensa e provocando vários conflitos com às demais religião. Onde indentificamos um conhecimento sobre a teologia.o principal foco dessa história são os tipos de conhecimento que podemos indentificar em algumas cenas, como, o conhecimento científico que está presente no momento em que Davus, um dos escravos de Hipàtia apresenta um objeto construído pela mesma apresentando como funciona os movimentos da terra e do sol. O conhecimento filosófico e constante pois Hipàtia deixa isso bem claro em suas indagacoes e perguntas sobre o óbvio principalmente com o movimento da terra em torno do sol. Destaca-se tambem o conhecimento vulgar popular no momwnto em que o pai de Hipatia jogava dados com a intencao de obter os resultados pensados e se o resutado fosse contrário significava um dia negativo.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...