terça-feira, 21 de outubro de 2014

A menina da foto que virou símbolo de oposição a ditadura militar no Brasil


Buscando compreender as consequências da falta de liberdade de um povo, qual a importância de um gesto para a conquista da liberdade?

28 comentários:

  1. Mirian Sousa Nº32, Luana Oliveira Nº27 Turma:3 ''E''21 de outubro de 2014 às 17:19

    A Ditadura foi umas das épocas mais marcantes no Brasil.Um momento de muita censuras e de opressão.Essa menina naquele exato momento representava uma pessoa indignada com todas as ações que estavam ocorrendo no nosso país, mais era apenas uma criança sincera mais mesmo assim essa imagem representou de como todos os brasileiros se sentiam em relação e esse período tão opressor.

    ResponderExcluir
  2. ADRIANA FREITAS E RANNO BATISTA N º: 01 E 34 3º ANO E21 de outubro de 2014 às 17:19

    Dentro do que foi visto sobre o vídeo tira-se a conclusão de que no período da ditadura militar até mesmo as crianças sentiam um certa revolta com a forma como esse governo governava. A garota Raquel mostra em seu gesto uma certa repressão passiva diante de sua atitude em não aceita o aperto de mão do político, e o mais interessante é que a garota não sabia da repercussão daquele simples ato.

    ResponderExcluir
  3. Cicero, Hamilton: Nº 11, 24: 3º "E"21 de outubro de 2014 às 17:20

    mesmo sem querer Raquel acabou por reanimar o espírito de luta de milhões de brasileiros com a sua atitude. E hoje vendo ela dando entrevista dizendo que não gosta que lhe der ordem isto mostra o espírito de revolta contra a ditadura que havia naquela época.

    ResponderExcluir
  4. Relata a historia de uma garota que queria dar, um recado, só que foi mal compreendida devido a isso tornou-se símbolo de revolução politica contra o general a foto ganhou muito destaque nas paginas de jornais revistas do pais
    ALUNOS: CAIO LIMA N° 9 JANAINA N° 19
    3° 'E'

    ResponderExcluir
  5. Mônica- 33, Gislayny- 17 _ 3º "E"21 de outubro de 2014 às 17:27

    Por mais que Raquel fale que não era contra a ditadura sua foto virou um marco principal a oposição do movimento. Sua foto passou a representar todos que eram contra a ditadura, onde relacionavam ela a um exemplo de alma pura que poderia julgar melhor o movimento pois se fosse um adulto não seria retratada do mesmo modo.

    ResponderExcluir
  6. joão victor e victor nathan (n°22 e 39)21 de outubro de 2014 às 17:28

    o vidio mostra a revolta que a sociedade sentia durante a ditadura militar. uma criança com um simples gesto mostrou o que toda a sociedade queria falar com suas palavras mas por medo e repressão recusavam-se a is por suas opiniões.

    ResponderExcluir
  7. Camila e Samanta, 10 e 36 3E21 de outubro de 2014 às 17:29

    A ditadura militar foi marcada por total desordem e regreção. Pois o povo perdeu a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, os direitos em geral. A criança retrata a realidade, o medo das pessoas em ser reprimido por desobedecer as ordens dos militares. Raquel, desde cedo, já tem a consciência que o cidadão tem o livre arbítrio. E que as pessoas não devem se humilhar e baixar a cabeça só porque ele era um presidente, cada um tem o direito de expressar o que sente, mesmo que seja apenas com pequenos gestos.

    ResponderExcluir
  8. FERNAND;;JAMILY 3ºE Nº;15,1821 de outubro de 2014 às 17:29

    o vídeo no seu inicio desperta uma curiosidade sobre a ação da menina ao não cumprimentar o presidente. mas ao ver o vídeo por completo acabamos descobrindo o real motivo da recusa da garotinha, o motivo pelo qual ela rejeitou ao comprimento do presidente foi pelo fato que na noite anterior seu pai havia comentado no jantar que iria almoçar com o presidente ai então, como uma menina inocente ao ver o presidente no dia seguinte perguntou se ele iria almoçar com seu pai. Pessoas que estavam ao seu redor falaram para ela cumprimentar o presidente mas como ela mesma afirmou que não gosta de fazer os que os outros mandam ela recusou o aperto de mão.
    mas isso não foi motivo para que a foto deixasse de ser uma verdadeira polémica.

    ResponderExcluir
  9. Danilo#13 e Adaélia#29 -- 3°E21 de outubro de 2014 às 17:29

    é um vídeo bastante interessante, mostra que a pequena Raquel não era contra a ditadura, mas a partir de sua imagem de braços cruzados diante do presidente ela demonstra oposição contra a ditadura, ou seja, naquele exato momento ela queria expressar sua opinião diante do presidente mas alguém lhe mandou estender a mão para lhes dar uma boa vinda e ela se recusou, porque naquela época não aceitavam o direito de expressão da sociedade.

    ResponderExcluir
  10. Danielle, Jaqueline n 12 , 0521 de outubro de 2014 às 17:30

    O video mostra que a garota não era contra a ditatura como as pessoas interpretavam pela imagem, o que de fato ocorreu e que ela não deu saudações ao General Figueredo por outros motivos nos quais a mesma não aceitava ordens de outos.

    ResponderExcluir
  11. Essa crianças fez o que muita gente tinha vontade de fazer, mas não tinha a coragem necessária para fazer esse ato que acabou repercutindo no mundo todo.

    ResponderExcluir
  12. ANTÔNIA DANIELE CARLOS DA SILVA Nº 04 E MARIA THALIA ALVES NORONHA Nº 30 TURMA 3º "E"21 de outubro de 2014 às 17:38

    Uma foto de uma pequena garota que causou grande repercussão no país por causa de um simples ato de recusar dar a mão para o general João Figueiredo. Essa menina recusou pegar na mão do general por que ela não gostava de ser mandada por ninguém e todos estavam pedindo que ela pegasse na mão dele mas ela apenas queria dar um recado do pai e não pega na sua mão, ela jamais imaginou que esse ato causaria essa repercussão toda.

    ResponderExcluir
  13. BEATRIZ LORAN Nº07;26.3E21 de outubro de 2014 às 17:43

    Para a menina não foi um gesto tão importante pois foi apenas um momento de birra de criança em não obedecer quem esta mandando ela aperta a mão do Presidente. Mas para os que observaram a foto de Guinaldo, visualizam um grande passo para os brasileiros que viviam na ditadura militar como que a pequena menina repreende a não aperta a mão do Presidente.
    ALUNO: BEATRIZ BARRETO; LORAN GONÇALVES
    Nº 07;26 3 no E

    ResponderExcluir
  14. Paloma Krisnan 3° "U" C.A.A.7 de novembro de 2014 às 11:25

    A inocência de um gesto de recusa da pequena Raquel, que claramente não tem opinião política formada e nem ouve reclamação dos pais com relação ao governo da época (por seu pai ser amigo do ditador). Nos remete a rebeldia dos subversivos em busca de justiça, e sacia a ação, o clamor de repúdio da nação como um todo para com o presidente. Mesmo que saibamos que a rejeição da garota não era de âmbito político-social, o cumprimento paradoxal do frio e calculista João Figueiredo, não ter sido correspondido, foi o apogeu da vingança brasileira. Se esta mesma imagem fosse reproduzida por um adulto, a repercussão era mínima, talvez não fosse nem considerada.
    A outra imagem que a menina está com as mãos na cintura e o general curvado para ouvi-la, é semelhante a ação de uma bronca, uma intervenção que uma criança de apenas 5 anos de idade tem coragem fazer em nome do país: “Mas que feio! O senhor não tem vergonha do que fez?”. Podem contar a verdadeira história mil vezes, porém, o fato é que a verdade não será conceituada, o que sempre será autêntico é o desprezo da atitude da nossa pequena heroína.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ditatura foi uma das épocas mais marcantes do Brasil. Nos últimos anos da Ditadura, foi aprovada a Lei da Anistia em 1979, a lei perdoou os crimes realizados por membros das forças armadas durante o regime militar. Nem todos comemoraram a nova medida, porque a Lei da Anistia excluiu presos políticos acusados de crimes contra a vida, mas o general João Figueiredo perdoou agentes do Estado (civis e militares) que cometeram crimes de tortura, assasinato. A aprovação da Lei foi injusta com os presos políticos, como uma lei perdoa agentes do estado que cometeram crimes tão cruéis( tortura, assassinato e ocultação de cadáveres) e ainda restabeleceu direitos políticos que haviam sido cassados e devolveu cargos a servidores públicos. A Lei da Anistia foi boa para algumas pessoas que se beneficiaram e para outras não foi tão boa a aprovação.

      Excluir
  15. Ana Clara Sousa 9A 202320 de setembro de 2023 às 10:34

    Os últimos anos da ditadura
    João Batista Figueiredo foi o último presidente ainda no regime militar, Figueiredo governou o país em 1979 até o ano de 1985. Ele foi responsável pelos principais passos para a abertura do regime militar. Em 1979 lançou a Anistia Geral, perdoando de todos os crimes tanto dos agentes do Estado quanto os opositores da luta armada, a lei também restabeleceu os direitos políticos que haviam sido cassados e devolveu cargos a servidores públicos
    Também teve o retorno das eleições diretas para governador e prefeito, a primeira foi realizada em 1982, além disso teve o fim do bipartidarismo e a abertura para a criação de novos partidos políticos.
    Em 15 de novembro de 1982, foi realizada a primeira eleição direta para governador de estado após a instauração do regime militar. Seriam eleitos também os senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores (menos os das capitais). Entre os candidatos, estavam importantes líderes de oposição como Miguel Arraes e Leonel Brizola, cassados e exilados no período da ditadura.
    Além disso mesmo com a sinalização de retorno á democracia, a economia não dava sinais de recuperação, a inflação descontrolada e tinha pouco investimento obras de infraestrutura

    ResponderExcluir
  16. Miguel arcanjo 9° A 202320 de setembro de 2023 às 10:36

    Acredito que não tenha nada a ver o ato da menina contra o governo, até porque uma criança dessas não teria uma opinião/ideia formada sobre a política, as redes sociais caem em cima da menina só pelo simples fato de não apertar na mão de Figueiredo, mas tenho em vista que ela por sua vez tenha outros motivos para ter feito isso ou até mesmo uma brincadeira de criança, achava que não se tornaria algo tão grandioso.

    ResponderExcluir
  17. Beatriz “9°A” 202320 de setembro de 2023 às 10:36

    A ditadura militar foi um dos períodos mais sombrios que o Brasil já passou, tendo em conta as diversas repressões e censuras realizadas na época. Por conta de tais atos a ditadura militar atraiu diversos opositores que utilizaram da imagem da pequena Raquel para expressar sua revolta, mesmo que o intuito de Raquel não fosse este, a utilização desta foto como veículo para atacar os generais evidencia o quanto as pessoas sofriam naquele período. Também relata a surpresa das pessoas após o ato de Raquel, já que o General Figueiredo tinha muita autoridade dentre a população, pois todos tinham medo de sofrer com as consequências caso não obedecesse as ordens governamentais.

    ResponderExcluir
  18. Alípio Neto “9ºA” 202320 de setembro de 2023 às 10:37

    Atos Institucionais
    AI-2:
    Nesse ato foi estabelecido a eleição indireta a presidência e dissolveu todos os partidos deixando apenas o MDB e a Arena
    AI-3:
    Com esse ato foi proibido a eleição direta a governador que passaria a ser escolhido pela Assembleia Legislativa estadual

    Ao observar esses atos é perceptível como a ditadura queria a todo custo proibir a população do poder de escolha, deixando óbvio que aquilo se tratava apenas de interesse próprio.
    Pode ser observado isso no vídeo onde o simples ato de recusa da criança de pegar na mão do general causou uma gramde repercussão
    Outro ponto a ser citado e a democracia racial da época em que o governa falava que não havia racismo no Brasil mas suas leis claramente incitavam o mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Pedro Eduardo “9ºA” 202320 de setembro de 2023 às 10:38

    A ditadura civil-militar, recebeu esse nome pelo fato que os seus governantes foram militares e civis. O primeiro ato em destaque foi a criação dos Atos Institucionais (em seu total 17AI), o que levou mais destaque foi o AI 5 (resultado de um projeto de autoritarismo e cercamento da liberdade), que deu início ao período mais sombrio da ditadura, mas não teve só coisas ruins, houve um período onde o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teve um aumento de 11,1% durante alguns anos, ficou conhecido como "Milagre Econômico", que ocorreu no governo de Emílio Médici.
    Teve também o primeiro deputado brasileiro indígena, chamado de cacique Mário Juruna, ele ficou conhecido por levar um gravador de bolso e registrar as promessas de demarcação de terras indígenas feitas pelos homens brancos.

    ResponderExcluir

  20. Um dos principais discursos do governo militar durante a ditadura militar era que não havia racismo no Brasil. O país vivia em uma realidade utópica de acordo com o governo imposto, propagando uma igualdade entre grupos étnicos que, na realidade, não existia; a democracia racial foi uma ilusão pregada pelos superiores com o intuito de demonstrar que o Brasil era "perfeito". Acontece que a discriminação, preconceito e estereótipos foram bastante frequentes durante a ditadura e oprimiam totalmente os negros e outras minorias de possuírem local de fala e defesa; e claro, qualquer um que discordasse ou discursasse a respeito sofreria com as consequências pois, na época, era violação da lei. A ideia da democracia racial deve ser combatida e sempre questionada, já que promove uma idealização falsa e sem coerência criada para propagar totalidade entre brancos e ricos enquanto a minoria é cada vez mais oprimida e menosprezada pela sociedade, perdendo seus direitos como seres humanos. O racismo, infelizmente, ainda existe e pregar a harmonia entre raças, omitindo a realidade, não é um modo sensato de manter um governo, pois não existe somente brancos no mundo e todos os demais devem ter seus direitos e se livrar da exclusão que suas raças lutaram durante anos e anos para evitar.

    ResponderExcluir
  21. João Pedro Almeida 9A 202320 de setembro de 2023 às 10:41

    A Ditadura foi um período muito sombrio no Brasil sendo o ano de 1968 especificadamente onde o ato institucional chamado AI-5 sob o governo de Costa e Silva foi publicado
    nesta , época tortura era "pouco" , pessoas que se contrariaram com os atos estabelecidos pelo governo era Torturado, assassinado, o seu cadáver era ocultado em algum local ou era expulso do país, isso fez com que a população perdesse o seu direito e tinha que aceitar de boca fechada as ações do governo , assim no mandato de Costa fechou o congresso, caçou o mandato de 300 políticos e proibiu manifestações de caráter público dessa forma a parte mais sombria da ditadura ocorreu no Brasil.

    ResponderExcluir
  22. A ditadura civil-militar retomou a ideia de que o Brasil era um país democrático racialmente. Para o Estado, não havia racismo no país, portanto toda demonstração de conscientização dos negros era vista pelos órgãos da repressão como manifestação antipatriótica que tentava "copiar" o movimento negro dos Estados Unidos.
    Grupos de extrema direita que atuaram durante a ditadura, entre eles policiais e militares da ala mais radical das Forças Armadas, eram contrários ao fim do regime autoritário. Como forma de desestabilizar as negociações de redemocratização, promoviam ataques com bombas em diferentes locais de cidades.

    ResponderExcluir
  23. Guilherme Sousa 9A 202320 de setembro de 2023 às 11:57

    O período de ditadura militar no Brasil foi marcado por muita violência e opressão, quem ia contra o governo era torturado, morto ou exilado do país. A população, com medo do aumento da repressão e a possível perda da liberdade, tentou se organizar para formar grupos de resistência. Até porque se eles não resistissem ao que estavam passando, os militares e os governantes continuariam no poder por muito mais tempo ou para sempre, acho que parecido com o que acontece na Coreia do Norte, em que os governantes tem controle total da população e da imprensa.

    ResponderExcluir
  24. Os grupos de extrema direita que atuaram durante ditadura,polícia e militares da ala mais radical das forças armadas, eram contrários ao fim do regime autoritário.O atentado fracassado foi um grande escândalo na época, que só não foi superado pelo fato de não ter ocorrido apurações reais para se descobrir quem eram os mandantes da ação terrorista. A bomba, em posse de dois militares, era para ser colocada no local do evento, mas acabou explodindo quando ainda estava no carro. Isso ocorreu em 1981 na cidade do rio de janeiro durante a comemoração do dia do trabalho.

    ResponderExcluir
  25. A Ditatura foi uma das épocas mais marcantes do Brasil. Nos últimos anos da Ditadura, foi aprovada a Lei da Anistia em 1979, a lei perdoou os crimes realizados por membros das forças armadas durante o regime militar. Nem todos comemoraram a nova medida, porque a Lei da Anistia excluiu presos políticos acusados de crimes contra a vida, mas o general João Figueiredo perdoou agentes do Estado (civis e militares) que cometeram crimes de tortura, assasinato. A aprovação da Lei foi injusta com os presos políticos, como uma lei perdoa agentes do estado que cometeram crimes tão cruéis( tortura, assassinato e ocultação de cadáveres) e ainda restabeleceu direitos políticos que haviam sido cassados e devolveu cargos a servidores públicos. A Lei da Anistia foi boa para algumas pessoas que se beneficiaram e para outras não foi tão boa a aprovação.

    ResponderExcluir
  26. Na ditadura, o governo militar retratava que não havia racismo no Brasil. De acordo com a Lei de Segurança Nacional a discriminação racial era crime ao Estado, mas a real preocupação do governo eram os casos de denúncias feitos. O racismo ainda era praticado, porém essa democracia racial tinha o intuito de encobrir os casos que aconteciam na época. Por conta disso movimentos que fossem em defesa dos direitos de pessoas afro-descendente, passaram a ser vistas como tentativas revolucionárias contra a ordem estabelecida. Em 1970, neste mesmo ano o Censo excluiu a pergunta sobre raça e cor por ordem do estado, por isso o IBGE não conseguiu coletar as devidas informações sobre a desigualdade sociais no país.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...