terça-feira, 14 de julho de 2020

Ditaduras no Cone Sul da América








Assista os vídeos e faça uma reflexão sobre as Ditaduras na América Latina no século XX, criando um debate sobre as mudanças e permanências desse período histórico. Nesse fórum os comentários devem ser objetivos e diretos. A originalidade dos textos terá uma observação destacada, embora os aspectos coerência, argumentação histórica e profundidade conteudista também serão avaliados. 

29 comentários:

  1. O reformismo na Guatemala, no Equador e no Panamá

    O Reformismo é um movimento social que busca mudanças graduais na legislação e em instituições para alcançar um país mais justo e igualitário.

    Na Guatemala, a chamada “Revolução Guatemalteca” ocorreu entre 1944 até o golpe de Estado realizado pelos EUA em 1954, que removeu o presidente Jacobo Árbenz do poder. Também conhecida como “Os Dez Anos de Primavera” o reformismo na Guatemala caracterizou-se por uma busca pela reforma agrária no país, que contrariava o interesse Estado Unidense.

    Já no Equador, o conflito ocorreu em função da vontade de nacionalizar a extração de petróleo equatoriano, o que contrariava os interesses das empresas Americanas que encontravam-se instaladas no Equador. Inclusive, há rumores de que a morte de Jaime Roldós foi um plano de assassinato organizado pelos EUA.

    Já no Panamá, o conflito ocorreu em função do controle do Canal do Panamá, canal esse que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, no entanto, em 1997 foi firmado um acordo entre Omar Torrijos e Jimmy Carter que entregou a administração do canal ao governo panamenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do seu comentário João Victor. Ele é bem construido e desenvolvido. Claramente é possível notar que há uma forte predominância da política do "Big Stick" dos Estados Unidos em relação aos demais países da América. Sempre estando presente em decisões políticas importantes de outros países de modo que estejam de acordo com suas próprias convicções ou que os beneficiem de algum modo, sejam econômica ou politicamente.

      Excluir
    2. Como o Tiago falou os Estados Unidos tinham interesse no canal panamenho pelo fato dos seus benefícios, principalmente econômicos. Com a administração desse canal é possível ter o acesso da Costa Leste à Costa Oeste, facilitando a locomoção territorial em menos tempo, fazendo com que houvesse o aumento do fluxo de mercadoria e consequentemente um aumento econômico.

      Excluir
  2. A Ditadura Chilena foi um governo de caráter militar e autoritário que se estabeleceu após a derrubada do presidente Salvador Allende.

    Representando a Unidade Popular (Partido), o governo Allende foi o primeiro governo socialista eleito democraticamente no Chile. Entre suas medidas, ele buscou alterar as estruturas econômicas do país, nacionalizando empresas que antes estavam nas mãos de grupos privados e promovendo a reforma agrária.

    Contudo, essas decisões não foram bem vistas pelos grupos mais conservadores, em especial os militares. No dia 11 de setembro de 1973, apoiados pela Agência Central de Inteligência (CIA), eles bombardearam o palácio presidencial, mataram o presidente e assumiram o comando da nação por meio de uma junta militar. O marechal Augusto Pinochet foi o homem que presidia a junta, que passou a promover a tortura e perseguição de opositores, censura, privatização de áreas como educação, saúde e previdência social, além de abrir o capital econômico chileno para grupos financeiros nacionais e internacionais.

    Contudo, o regime entra em crise na década de 1980 devido à inflação, ao desemprego e ao aumento da dívida externa que ruíram as bases dos regimes militares por toda a América Latina. A transição democrática ocorreu de forma gradual e de maneira institucional, uma vez que foi iniciada a partir da derrota do governo Pinochet em um referendo nacional, que abriu caminho para a volta da democracia em 1990 e pôs um fim no regime de opressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive Tiago,é válido ressaltar que Pinochet,assim como vários Ditadores,foi um genocida até msm cultural,onde ele realizou a queima de diversos livros,queimas de bibliotecas e queimas de pinturas em relação ao “cubismo” onde ele fazia uma alusão a “Cuba comunista”.

      Excluir
    2. Também é válido ressaltar que a ditadura de Pinochet tinha caráter fascista, desenvolvida sobretudo pela proximidade do ditador com o pastor evangélico Paul Schafer Schneider, ex membro do partido nazista e fundador da Colônia Dignidade, de imigrantes alemães estabelecidos no sul do Chile, onde se praticavam abusos sexuais a centenas de crianças e adolescentes. Com o golpe de 1973, a colônia passou a ser um campo de prisioneiros da DINA (Direção de Inteligência Nacional).
      Calcula-se que durante os anos de ditadura foram perseguidos, presos e torturados cerca de 40.000 civis, tendo deixado cerca de 3.000 mortos, além de cerca de 3.600 mulheres estrupadas.

      Excluir
  3. O peronismo
    Na América Latina, entre as décadas de 1930 e 1950, governos populistas surgiram em meio a economia dependentes e voltadas para o abastecimento de mercados externos. Caracterizavam-se como regimes políticos instáveis sujeitos a constantes intervenções antidemocráticas. E dentre essas formas populistas se destacou fortemente o presidente da Argentina, Juan Domingo Perón, em que a sua doutrina ficou conhecida como peronismo.
    Perón foi presidente da Argentina de 1946 a 1955, cumprindo dois mandatos e de 1973 a 1974. Sendo considerado um dos políticos mais importantes da América Latina, tendo forte influência até hoje na conjuntura nacional.
    O discurso e a prática de aproximação com a classe trabalhadora de Perón incomodava a elite do país, e por isso, foi vítima de um golpe civil-militar no dia 8 de outubro de 1945, sendo preso e libertado no dia 17 de outubro do mesmo ano, quando trabalhadores lotaram as ruas de Buenos Aires em um ato que ficou conhecido como "Dia da Lealdade", exigindo a sua soltura. Essa data permanece sendo comemorada nos dias atuais.
    Na campanha presidencial de 1946, Perón foi eleito presidente, e sua esposa Eva Duarte de Perón foi fundamental para que a vitória ocorresse, pois em campanha defendeu o sufrágio feminino, que se consolidou no ano de 1947.
    O governo de Perón foi marcado pelo investimento em saúde pública e educação, construção de hospitais, obras de saneamento, nacionalização de ferrovias, do Banco Central e de companhias de eletricidade e o favorecimento do crescimento industrial. Porém, a postura intervencionista do Estado continuou e a repressão aos opositores aumentou.
    Devido a sua política, Perón foi alvo de duras críticas dos setores mais conservadores da sociedade. No dia 16 de junho de 19955, houve um bombardeio militar a Plaza de Mayo, onde se localiza a Casa Rosada, a sede do governo argentino, resultando na morte de 300 pessoas, e no dia 21 a 23 de setembro, foi deposto, se exilando na Espanha até o ano de 1973, em seu lugar assumiu o presidente general Eduardo Lonardi.

    ResponderExcluir
  4. A Revolução de Outubro foi uma revolta popular que aconteceu na Guatemala, em que houve o reestabelecimento das bases de regime democrático. A volta do processo democrático e levou ao poder representante uma frente esquerda dedicada à realização de reformas. Entre os anos de 1951 e 1954, o coronel Jacobo Árbenz Guzmán governou a Guatemala como presidente democraticamente eleito, e teve como principal ação o fim da estrutura latifundiária guatemalteca e sua brutal exploração da mão de obra e implantar a reforma agraria no país.
    Com a realização da reforma agraria, Árbenz entrou diretamente com conflitos com as elites proprietária. Esses conflitos resultaram em um golpe militar, que foi marcado pela intervenção dos Estados Unidos, com ação de agentes da CIA. Essa ação deu origem ao período de governos militares ditatoriais.
    O processo de reformismo de Jacobo Árbens influenciou outros lideres, como o presidente panamenho Omar Torrijos, que proibia a administração dos Estados Unidos sob o canal que liga os dois oceanos Atlântico e Pacífico. Esse canal só ficou sob administração do governo panamenho em 1977, no governo de Jimmy Carter.

    ResponderExcluir
  5. Maria Aparecida N°1323 de julho de 2020 às 22:08

    A REAPROXIMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS E CUBA

    Obama anuncia volta de relações com Cuba e abertura de embaixada
    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que retomou relações com Cuba e que os dois países irão abrir embaixadas nos territórios. Isso foi um passo histórico, e o presidente afirmou que o progresso ocorrido entre os dois países mostra que "não devemos ficar presos no passado". Uma vez que mais de 54 anos atrás durante da Guerra Fria, os Estados Unidos fecharam sua embaixada em Cuba. Afirmou também que as medidas terão como impacto direto na vida dos cubanos, trabalhando com o país para avançar no campo da democracia e dos direitos humanos.

    Reaproximação dos Estados Unidos e Cuba
    Na sequência de 18 meses de negociações secretas mediadas pelo Papa Francisco e Canadá, os dois líderes anunciaram em dezembro, mas que planejavam reabrir embaixadas nas capitais um do outro e normalizar as relações. Em 1° de janeiro de 1959, houve um acordo e nele incluiu uma troca de prisioneiros e tentou deixar para a história 56 anos de recriminações comandado por Fidel Castro derrubaram o governo de Fulgencio Batista, apoiado pelos EUA. Já em janeiro de 1961 o presidente Dwight Eisenhower fechou a embaixada dos EUA em Havana. Quando foi em abril de 1961, o novo presidente eleito John F. Kennedy, iria autorizar a invasão de Cuba pelos EUA, organizada por uma força de exilados cubanos. Em outubro de 1962, Washington e Moscou quase foram à guerra nuclear por causa de mísseis soviéticos estacionados em Cuba.

    Obstáculos
    Com as relações diplomáticas restauradas, os Estados Unidos e Cuba se voltarão para a tarefa mais difícil de normalização das relações globais. Eles tiveram alguns obstáculos, como por exemplo, o embargo econômico dos EUA a Cuba e a base naval de Guantánamo, em Cuba, que os Estados Unidos arrendaram em 1903. Barack Obama pediu ao Congresso controlado pelos republicanos que remova o embargo de 53 anos, mas a liderança conservadora vem resistindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relações entre Cuba e Estados Unidos são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República de Cuba e os Estados Unidos da América. Foram iniciadas em 27 de maio de 1902, quando o enviado americano, Herbert Goldsmith Squiers, apresentou as suas credenciais ao governo cubano em Havana. Rompidas em 3 de janeiro de 1961, dois anos após a vitória da Revolução Cubana e Fidel Castro, foram restabelecidas em 17 de dezembro de 2014.

      Excluir
    2. Roberta Feijão N 153 de agosto de 2020 às 11:54

      Essas ditaduras foram fortemente influenciadas pelos Estados Unidos, que encontraram nesse caminho uma forma de manter o continente americano sob a sua influência e evitar que a experiência cubana se repetisse em outros locais. Um dos primeiros golpes a serem apoiados pelos norte-americanos foi o que aconteceu no Brasil, em 1964.Diferentes países do continente americano, como o Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Guatemala, República Dominicana, entre outros, contaram com ditaduras conservadoras conduzidas em sua maioria por militares. A implantação delas está diretamente associada com o cenário de disputas da Guerra Fria.

      Excluir
  6. Ditadura Militar Argentina é a autodenominação da ditadura militar que se instaurou na Argentina, após o golpe de Estado de 28 de junho de 1966, que derrubou o presidente constitucional, o radical Arturo Umberto Illia, dando início a um período de sete anos de governo militar que terminaria com a volta do peronismo ao poder, em 1973.

    A intensidade dos conflitos políticos e sociais gerados durante a Ditadura Argentina teve como consequência a grande fuga de cérebros, ocorrida no final dos anos 1960, quando intelectuais e cientistas renomados abandonaram o país, ao mesmo tempo em que disputas entre diversos setores militares produziam golpes internos ao próprio golpe.

    Ao longo do período, sucederam-se no poder três ditadores militares: Juan Carlos Onganía (1966-1970), Roberto Marcelo Levingston (1970-1971) e Alejandro Agustín Lanusse (1971-1973).

    Acossada pela revolta popular crescente e generalizada, com insurreições (puebladas) explodindo nas cidades - destacando-se o Cordobazo, em Córdoba, e o Rosariazo, em Rosario - a ditadura afinal organizou uma saída eleitoral, com a participação do peronismo (embora impedindo a candidatura de Juan Domingo Perón), em 1973, na qual saiu vencedor precisamente o candidato peronista, Héctor Cámpora, com 49,53 % dos votos; este, por sua vez renunciou para permitir novas eleições livres, as quais Perón venceu, com 62 % dos votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Aparecida N°133 de agosto de 2020 às 12:19

      É importante ressaltar também que a ditadura da Argentina foi considerada por muitos a mais violenta.Foram mais de 30 mil mortes, sendo a maioria operários e estudantes. Os militares argentinos utilizaram o Estado para praticar o terror por meio de invasões de domicílios e execuções sumárias. No início dos anos 1980, a Argentina atravessou uma crise econômica:dívida externa, inflação, aumento da pobreza, entre outros. Esses fatores causaram aborrecimento da população com o regime. Com o fim dessa ditadura,foi criada a Comissão Nacional para o Desaparecimento de Pessoas. Essa comissão era responsável por investigar as violações dos direitos humanos e ele recolhia informações sobre centro de detenção clandestinos e vítimas desaparecidas.

      Excluir
  7. Ditadura militar brasileira ou Quinta República Brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito.O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República). Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. A partir do golpe no Brasil, iniciou-se uma fase em que as ditaduras militares ganharam todo o cone sul do continente. Elas ficaram marcadas pela prática do terrorismo de Estado.O caso do Brasil é muito simbólico porque se trata do maior país e do mais populoso da América Latina, portanto, do ponto de vista estratégico norte-americano, era fundamental que o avanço de pautas progressistas fosse barrado e que o alinhamento da política brasileira com os interesses conservadores dos Estados Unidos se estabelecesse.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. O Zapatismo ou Movimento Zapatista se tratou de uma guerrilha que nasceu no estado de Chiapas, no sul do México. Seu nome é uma homenagem ao revolucionário Emiliano Zapata (1879-1919), que liderou uma luta pela reforma agrária no país no início do século 20. Os zapatistas ganharam fama internacional no dia 1º de janeiro de 1994, quando uma milícia com homens encapuzados, o Exército Zapatista de Libertação Nacional, ocupou as prefeituras de diversas cidades na região de Chiapas. Os zapatistas queriam chamar a atenção do mundo para as três principais reivindicações do movimento:

    1. O fim da marginalização dos indígenas locais, descendentes dos maias;

    2. A extinção do NAFTA, o tratado de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá, visto por eles como exemplo de submissão ao poder americano;

    3. Combater a corrupção na política local. “Pela primeira vez na história, a luta armada não foi empregada para derrubar o sistema, mas para exigir a inclusão nele. Os zapatistas queriam a abertura do diálogo e o reconhecimento dos índios na discussão do sistema democrático”, diz o cientista político Héctor Luis Saint-Pierre, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A ação durou pouco: pressionados pelo exército mexicano, os zapatistas deixaram as cidades horas depois. Alguns guerrilheiros foram presos ou processados, mas ninguém morreu. “A guerrilha nunca mais disparou uma bala. Mas ela se manteve em evidência por usar muito bem a internet e a televisão para divulgar manifestos e cobrar o governo”, afirma o historiador Guilherme Gitahy de Figueiredo, da Universidade Estadual do Amazonas.

    Hoje, o movimento é uma importante força política no México, seus representantes já foram recebidos até pelo presidente do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale ressaltar que o movimento zapatista inspirou-se na luta de Emiliano Zapata contra o regime autocrático de Porfirio Diaz que encadeou a revolução mexicana em 1910. O movimento defende uma gestão democrática do território, a participação direta da população, a partilha da terra e da colheita.

      Excluir
  12. A ditadura chilena foi o período que correspondeu ao regime liderado por Augusto Pinochet, de 1973 a 1990.
    Esse regime autoritário foi iniciado a partir do golpe militar de 11 de setembro de 1973, o qual derrubou o presidente constitucionalmente eleito, Salvador Allende.
    No começo da década de 1970, o Chile era governado pelo presidente socialista Salvador Allende.
    Allende havia sido eleito nas eleições de 1970 com 36,6% dos votos, e sua vitória só foi possível graças ao grande apoio de uma coalizão formada pelos partidos de esquerda, conhecida como Unidade Popular.
    Assim, dentro desse projeto, ele iniciou a reforma agrária e nacionalizou bancos, empresas estrangeiras instalados no país e as minas de cobre.
    projeto socializante estabelecido por Allende desagradou as elites econômicas chilenas – em geral, da direita – e, principalmente, as grandes corporações e grupos estrangeiros, que viram seus interesses serem contrariados pelo novo presidente chileno.
    Um dos países diretamente responsáveis pela sabotagem do governo Allende foram os Estados Unidos, temerosos pela nomeação de um presidente declaradamente marxista na América do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria Cristina Nº173 de agosto de 2020 às 12:32

      A ditadura chilena foi implementada após a derrubada do presidente Salvador Allende, representante da Unidade Popular, o primeiro governo socialista eleito democraticamente. Ao assumir o governo em 1970, Allende buscou alterar as estruturas econômicas por meio da nacionalização das telecomunicações e da promoção da reforma agrária.

      Excluir
    2. válido ressaltar que Pinochet,assim como vários Ditadores,foi um genocida até msm cultural,onde ele realizou a queima de diversos livros,queimas de bibliotecas e queimas de pinturas em relação ao “cubismo” onde ele fazia uma alusão a “Cuba comunista”.

      Excluir
  13. Victoria Cristina Nº173 de agosto de 2020 às 12:24

    Reformismo na Guatemala, no Equador e no Panamá
    Em outubro de 1944, a Guatemala, que vivia há mais de dez anos sob um regime ditatorial, foi palco de uma revolta popular conhecida como Revolução de Outubro, que restabeleceu as bases do regime democrático nacional. A volta do processo democrático levou ao poder representantes de uma frente de esquerda dedicada à realização de reformas. Entre 1951 e 1954, o coronel Jacobo Árbenz Guzmán governou a Guatemala como presidente democraticamente eleito. Sua visão política era desenvolvimentista e nacionalista, voltada às obras de infraestrutura e à renovação produtiva do país. Sua principal ação foi acabar com a estrutura latifundiária guatemalteca e sua brutal exploração da mão de obra e implantar a reforma agrária no país.
    Ao realizar a reforma agrária, Árbenz Guzmán entrou em conflito direto com as elites proprietárias e com a estadunidense United Fruit Company, principal empresa do setor no país. Os conflitos resultaram em um golpe militar marcado pela intervenção direta dos Estados Unidos, com ação de agentes da CIA. A ação deu origem a um longo período de governos militares ditatoriais, que se empenharam em uma guerra civil travada contra grupos guerrilheiros de esquerda.
    No âmbito da Guerra Fria, outros líderes reformistas também entraram em rota de conflito com os Estados Unidos. Esse foi o caso de Jaime Roldós, presidente do Equador entre 1971 e 1981. Roldós pretendia nacionalizar a extração de petróleo equatoriano, o que contrariou os interesses das empresas estadunidenses instaladas em seu país. Já no Panamá, o conflito ocorreu em razão do controle do canal ligando o Atlântico ao Pacífico. O presidente panamenho Omar Torrijos conseguiu, em 1977, firmar com Jimmy Carter o acordo que previa entrega da administração do canal ao governo panamenho. Com o final do governo Carter e o início do mandato de Ronald Reagan, tanto Roldós quanto Torrijos morreram em desastres aéreos, em um curto intervalo de tempo. Algumas vozes, como o escritor estadunidense John Perkins, levantaram suspeitas contra a CIA.

    ResponderExcluir
  14. As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista. Já nos anos 1950, fora estabelecida pelas autoridades do país a Doutrina de Segurança Nacional, cujas diretrizes procuravam combater o “perigo vermelho” dentro e fora do território norte-americano.

    Neste contexto, e notadamente a partir da Revolução Cubana e da ascensão do governo comunista de Fidel Castro, os EUA viriam a intensificar a vigilância sobre a América Latina. Tal preocupação originou, por exemplo, a Aliança para o Progresso, programa instituído por Washington conjuntamente a diversas lideranças latino-americanas, através do qual buscava-se melhorar os índices socioeconômicos da região e, concomitantemente, frear o crescimento das alternativas socialistas.

    No entanto, a despeito de tais esforços, grupos de esquerda e simpatizantes da causa comunista floresceram em diversas nações do continente. Frente a isso, e não raramente com auxílio estadunidense, forças conservadoras se mobilizaram nessas regiões e, atendendo a demanda de diversos setores da sociedade civil, apoiaram a instituição de governos militares. Através de golpes de Estado sucessivos, a América Latina assistiu nos anos 60 e 70 a ascensão de inúmeras ditaduras.

    ResponderExcluir
  15. ECONOMIA, SOCIEDADE E RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA AMÉRICA LATINA.
    No início do século XX o país da América Latina começava a inserir-se no processo de modernização industrial e capitalista. Com a presença marcante de imigrantes europeus a população começou a se urbanizar e crescer. O México, Argentina e Brasil se industrializavam em maior proporção.
    Porem, nenhum dos países conseguiu superar a pobreza herdada do período coloquial apesar dos momentos digamos de muita fartura. Alguns países ficaram a mercê da pouca matéria-prima e ficaram conhecidos como Republica das Bananas em decorrência dos países latino-americanos que tinha dependência dos países desenvolvidos.
    Durante 1930, as economias viveram os efeitos negativos vindo da crise de 1929. Com as dificuldades enfrentadas da Europa e EUA a América Latina teve um desenvolvimento menos dependente principalmente com as descobertas das jazidas petrolíferas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a expressao usada pela Eduarda descreve muito bem as relações internacionais que esses países constituíam. "Republica das Bananas" se refere a um país, normalmente latino-americano, politicamente instável, submisso a um país rico e frequentemente com um governante corrompido e opressor, revolucionário ou não, ou por uma junta militar.

      Excluir
  16. Lucas Carvalho N°123 de agosto de 2020 às 17:12

    A Revolução Cubana foi um acontecimento histórico muito importante, porém não muito simples, para entendê-la é necessário antes compreender o contexto da mesma. Mesmo após a independência de Cuba, o país ainda continuou de certa forma dependente economicamente dos Estados Unidos, ou seja, a economia Cubana, de certa forma, necessitava da intervenção dos Estados Unidos. Esse período foi marcado por por muitas instabilidades e constantes intervenções de tropas estadunidenses dentro do país.
    Após a depressão posterior a quebra da bolsa de Nova Iorque, conhecido como “Grande Depressão” desestabilizou grande parte da economia cubana, esse fato gerou forte agitação política insatisfação popular. Ao perceber que o capital estrangeiro estava perdendo seu interesse o conservador Fulgencio Batista assumiu poder por meio de um golpe de estado afim de favorecer os EUA. Esse acontecimento apenas aumentou a insatisfação popular, em 1955 o advogado Fidel Castro e seu irmão Raúl Castro opositores ao governo de Batista organizar uma força revolucionária, no ano de 1959 o exército revolucionário liderado pelos irmãos Castro, entrou em Havana assumindo o poder, Batista foi destituído da presidência, e Fidel assumiu o governo revolucionário e programou a realização de uma série de reformas. Fidel logo declarou o caráter socialista da revolução, com o apoio econômico e estrutural da URSS, permitiu saltos de qualidade ao país.
    Mesmo diante disso a reação norte americana não cessou. Com a crise do socialismo, muitos cubanos refugiaram-se em rumo a Miami, nos Estados Unidos. Quando Raul Castro assume o poder, as relações sociais com os EUA retornaram aos poucos até que a amizade entre os países foi reatada.

    ResponderExcluir
  17. Djacir Coutinho N°2
    Ao final das ditaduras militares nos anos de 1960 e 1970 na América Latina, assistiu-se a um fenômeno curioso: a vitória simbólica dos vencidos. Os militares, vencedores no plano das armas, perderam a "guerra psicológica" que lhe moveram os sobreviventes da "guerra suja", pondo em xeque um dos postulados mais conhecidos na história: a de que ela é sempre contada pelos vencedores.
    Entre 1964-85, o Brasil viveu sob uma ditadura militar. Durante o governo do presidente João Goulart, que foi derrubado por um golpe de Estado, um tema que ganhou importância crescente foram as reformas de base. O Brasil tinha vivido grandes transformações desde os anos 1940, de modo que, ao assumir o cargo, Jango encontrou muitos problemas sociais e econômicos que precisavam ser resolvidos.

    Setores da sociedade, como a classe média e a Igreja Católica, temiam o avanço do movimento comunista, em quem o presidente buscava cada vez mais apoio. Latifundiários ficaram preocupados com a reforma agrária e a tensão que ela poderia gerar no campo. Empresas multinacionais se sentiram prejudicadas com os limites impostos à remessa de lucros para o exterior. Os militares também passaram a apontar o perigo que as mobilizações populares representavam para a democracia, ao subverterem a ordem e a paz.
    Nesse cenário de intensa agitação e radicalização política, o golpe contra João Goulart veio dos segmentos mais conservadores. A intervenção dos militares contou com o apoio civil, inclusive no Congresso Nacional, que oficializou um golpe contra um presidente constitucionalmente eleito. Muitos civis que apoiaram a intervenção pensaram que o golpe se resumiria ao afastamento de João Goulart, ao restabelecimento da ordem e à passagem do poder novamente aos civis, o que, no entanto, só ocorreu 21 anos depois.

    ResponderExcluir
  18. Merkur Slots Machines - SEGATIC PLAY - Singapore
    Merkur Slot febcasino Machines. 5 star rating. The Merkur Casino https://vannienailor4166blog.blogspot.com/ game was https://septcasino.com/review/merit-casino/ the ventureberg.com/ first to feature video novcasino slots in the entire casino,

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...