terça-feira, 27 de setembro de 2011


O Papel da mulher na sociedade Brasileira

No período colonial, a mulher era tida como uma propriedade (assim como os escravos). Primeiro propriedade do pai, que arranjava o casamento da filha, como se fosse uma transação comercial; e depois do marido, que esperava que a esposa fosse uma boa dona-de-casa, boa parideira e mãe, sendo-lhe dispensável conhecimento e cultura, para que a mesma não contestasse a condição de submissão exigida por ele.
Uma das grandes conquistas femininas da história do Brasil é o direito de votar, pois até 1932 era prerrogativa apenas dos homens. Como símbolo desta conquista destaca-se Carlota Queiroz, a primeira Parlamentar eleita em 1935. Outra vitória deu-se com a criação da lei do divórcio, representando para muitas mulheres sua ?carta de alforria?, pois a partir daí, estavam livres para reescreverem sua história, agora como senhoras de seus destinos.
Deve-se observar que apesar de consideráveis mudanças comportamentais da sociedade, ainda prevalece os costumes machistas e discriminatórios. Pais e mães são responsáveis pela educação de seus filhos, podendo influenciar positiva ou negativamente. Com pequenas iniciativas, como por exemplo, ensinar que os trabalhos domésticos são responsabilidade de todos, e mostrar que homens e mulheres são iguais em direitos, independente de raça e credo, pode fazer sua parte para uma sociedade melhor.
No campo do trabalho, houve muitos avanços, principalmente com a criação de leis de proteção e incentivo ao trabalho da mulher. Entretanto, restam muitas barreiras a serem derrubadas. Mulheres que exercem os mesmos cargos de homens ganham menos e suas qualificações são pouco reconhecidas, pois seus salários são vistos como complemento na renda familiar. E para chegar a um cargo de chefia é exigida muito mais do que um homem. A mulher enfrenta muitas dificuldades no ingresso ao mercado de trabalho, uma vez que, além da qualificação técnica, ainda exigem beleza (transcrita nos anúncios de emprego como ?Boa aparência?).
Apesar de todos esses problemas enfrentados pelas mulheres, hoje passamos por uma revolução silenciosa, que pode ser vista nas faculdades. Em todos os cursos de graduação, especialização, doutorado e pós-doutorado, têm uma predominância do sexo feminino. As mulheres além de ser maioria, são também as mais assíduas, pontuais e muito mais disciplinadas para estudar. Se as coisas continuarem assim, certamente teremos um futuro de muitas conquistas e vitórias para ambos os sexos.

* Wagner de Aguiar Portela é estudante do curso de Contabilidade e militante da UJS e do PCdoB/AP

32 comentários:

  1. Victória Lins 3ᵒ Cientifico (C.A.A)27 de setembro de 2011 às 13:04

    Estamos em um tempo que busca incansavelmente a igualdade entre os sexos, entre direitos e deveres, é importante salientar que a diferença é natural, necessária e sadia. A mudança que causa diferença entre o mundo de hoje com o mundo pré-historico é a comunicação que esta bastabte expandida. Gostaria de ratificar a importância do papel da família na educação dos filhos. Seja pelo pai ou pela mãe, devemos fortificar a figura da família, para bons desempenhos na educação.

    ResponderExcluir
  2. Marcelle Medeiros - CAA - 3° científico28 de setembro de 2011 às 13:56

    O segmento feminino vem se destacando cada vez mais na sociedade. Em todas as áreas é visível a participação da mulher. Líderes em marketing e vendas, moda, negócios, relações internacionais, produção cultural, formação de opinião, nós mulheres reconhecemos que as maiores mentes idealizadoras da história humana até então são masculinas. Contudo, sem algumas presenças determinantes como Joana D'Arc, Elizabeth I da Inglaterra, ou mesmo Dilma Rousseff, muito dessa mesma história nem teria acontecido. Apesar de na maioria das vezes rechaçadas ao longo desses séculos, o mais gratificante é que o reconhecimento vem lado a lado com as conquistas, e principalmente a possibilidade de atuação em um futuro mais que promissor. Felicito-nos por cada vitória, e desde já pelas muitas que estão por vir. Eis o tempo em que o gênero feminino impera... Brindemos e atuemos cada vez mais!

    ResponderExcluir
  3. A mulher ainda é tida como um objeto e não se pode perdurar este estado de coisas, tendo em vista que as batalhadoras que têm conseguido um espaço são poucas, pois muitas destas não conseguiram, ou não querem enfrentar essa batalha no processo de conscientização das amigas e companheiras. É preciso uma organização desse grupo com objetivo de eliminar esta imagem da mulher boazinha, da mulher que só serve para fazer propaganda de produtos industriais mostrando seu corpo, ou mesmo em filmes de sexos explícitos. A mulher tem que dar um basta nisto tudo e partir para uma igualdade entre todos; portanto, deixar de vender seu corpo para sobrevivência, sem qualquer pudor e amor para consigo própria.

    Como se sabe, a sobrevivência fala mais alto e é neste sentido que aquele que tem alguns recursos, procuram degradar a raça humana, depreciando o sexo feminino no afã de matar os seus prazeres pessoais, não só pela simples vontade, mas objetivando demolir o que há de mais precioso que é a moral do ser humano. Quer queira, quer não, a mulher é um ser “frágil”, devido ao processo de ditadura que tem enfrentado ao longo da história e não é do dia para a noite que se vai acabar com este estado de coisas. Portanto, são necessários tempos e mais tempos para se ter uma consciência de sua real contribuição na sociedade do passado, no presente e no futuro, na busca de querer também ser gente séria e competente em todos os instantes.



    MELYSSA LEITÃO Nº11, 3º ANO "U" DO E.M

    ResponderExcluir
  4. Bruna Verissimo 01, C.A.A.28 de setembro de 2011 às 23:19

    No decorrer de toda historia podemos observar que a mulher sempre ficou em segundo plano, e os protagonistas deste enredo eram sempre do sexo masculino, contudo há exemplos de mulheres vitoriosas (mesmo que poucos) como Joana d'Arc., que servil de inspiração pra toda sua nação, princesa Isabel que ousou, e libertou os escravos dentre outras. Isso nos mostra que a mulher assim como o homem pode alcançar o objetivo que quiser. Barreiras sempre vão existir cabe a cada um ter persistência e rompe-las

    ResponderExcluir
  5. luiza e evilãnia 3 ano 'D' nú 24 e 229 de setembro de 2011 às 20:39

    A mulher enfrendou muitas dificuldade para chegar onde chegou com exemplo ensinar que os trabalhos domesticos, são responsabilidade de todos são iguais em direitos também as mulher são poucas reconhecidas pois os salarios são vistos como complemento de renda familiar.

    ResponderExcluir
  6. [b] Rodrigo Franca,3 ano caa

    infelizmente depois de tudo que a mulher passou sobre tanta difuculdades ainda continua sendo vítma covarde de violencia e preconceito

    Apesar de tudo, acredito q ira encontrar uma solução contra todo tipo de covardia,mesmo porque existe mulheres q se aproveitam de certas coisas.

    ResponderExcluir
  7. Luma Rikaelle 3° ano_N° 09_CAA30 de setembro de 2011 às 13:17

    É louvável o desempenho que o sexo feminino vem demonstrando no decorrer dos tempos.
    Suas conquistas nas diversas áreas da vida, seja na família, no trabalho, na sociedade em geral ou na mudança de perspectiva com sigo mesma revela a qualificação que possuem. Claro que os exemplos deixados por aquelas que foram destaque entre guerras e lutas por sobrevivência de si própria e do local onde viviam fortalece esse olhar de confiança. Infelizmente ainda há aqueles que insistem em pensamentos machistas e discordam do espaço cada vez maior que elas vem tomando. Aos mesmos deixo aviso: É melhor não pagar pra ver, e não ficar na inércia de práticas, o tempo que você perde se oposicionando, é o dobro do que elas precisam para lhe tirar a posição que ocupa!

    ResponderExcluir
  8. José Luiz, professor, Liceu e CAAA30 de setembro de 2011 às 15:59

    Companheiros,

    Tenham cuidado com a linguagem usada neste blog. Não podemos usar abrevições, afinal estamos nos preparando para escrever bem, que por sinal é o que vocês tem feito.

    Quanto a mulher é que se diga que ela conquistou e vem conquistando cada vez mais o seu espaço. Iso serve de lição para todos nós: Vitórias se coonquista, não se recebe gratuitamente.

    José luiz

    ResponderExcluir
  9. Camila Karen n 05 3f liceu30 de setembro de 2011 às 19:34

    Antigamente a mulher era vista como um objecto até hoje algumas pessoas acham isso, apesar de tudo a mulher esta vencendo o preconceito e hoje temos o exemplo de uma MULHER na presidência do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Roberta Rayanny, N°23 3°F Liceu30 de setembro de 2011 às 19:39

    Antes a mulher era tida como um objeto de uso no qual a obrigação delas era somente ser uma boa parideira,esta atenta a seus filhos e marido.Os tempos foram passando e as mulheres foram se desenvolvendo cada uma agindo de modo diferente mas todas pensavam em uma só coisa "crescer e ser reconhecidas".Com isso elas foram crescendo e sendo reconhecidas e vieram grandes conquistas e uma delas foram o direito do voto, direito ao divórcio e direitos em outros tipos de trabalhos fora de casa.Hoje temos mais certeza que a cada dia elas vão em busca de batalhas e conquistas.

    ResponderExcluir
  11. Ana Cláudia 3° liceu30 de setembro de 2011 às 19:51

    as mulheres depois de enfretarem muitas dificuldades no mercado de trabalho,em nossa sociedade aindam enfrentam as violêcias causadas em nosso lugar,e até mesmos as violêcias do mundo inteiro.Apesar de todos os problemas causados pela as mulheres hoje passamos por uma revolução silenciosas que podem serem vistas em falcudades.

    ResponderExcluir
  12. nos mulheres somos vitimas de muitos tipos de violencia sendo elas corporais e verbais,somos passadas para tras apenas pelo fato de sermos do sexo feminino,e com a lenda de sexo fragil;que nao é verdade,porque somos fortes e determinadas.

    ResponderExcluir
  13. Rafael Souza,28,3G,liceu30 de setembro de 2011 às 21:32

    Hoje as mulheres são verdadeiras vitoriosas em meio a uma sociedade cruel,elas ganharam direitos a qual nunca se pensou que as mesmas teriam,enfim ganharam seu espaço em meio a uma sociedade duentia.Agora é vencer a violencia tanto verbal como corporal é mais uma barreira a ser quebrada que com esforço e dedicação será vencida por todas elas.

    ResponderExcluir
  14. Garbenia 3ºG Nº11 Liceu30 de setembro de 2011 às 21:32

    Cada dia mais as mulheres tem conquistado seu espaço na sociedade,no entanto nem todas sâo valorizadas como devem,pois infelismente aida existem pessoas preconceituosas que não sabem reconhecer o espaço conquistado pelas mesmas.

    ResponderExcluir
  15. Vandeilson 3°G Nº17 LICEU30 de setembro de 2011 às 21:40

    Apesar da mulher ter conquistado o seu espaço na sociedade, muitas delas não são valorizadas como devem. mais isso não significa que elas devem deixar de lutar pelos seus direitos na sociedade.

    ResponderExcluir
  16. Erica Amorim 3ºC Nº14 LICEU

    No seculo de hoje temos que buscar igualdade entre ambos os sexos, e procurarmos viver em um ambiente sadio e natural, não é a toa que nois mulheres estamos nos destacando, em algumas participações visivel, apesar de alguns homens ainda verem as mulheres com o objeto ou um bringuedo qualquer.
    Hoje nóis mulheres estamos mostrando que somos capazes de alcançar todos os objetivos,pois na vida não cabe a ninguem para em qualquer barreira.

    ResponderExcluir
  17. Jeane 3° ano "C" manhã N°2720 de outubro de 2011 às 14:29

    É verdade, a mulher vem conquistando cada dia mais o espaço que merece na sociedade. Estão cada vez mais emprenhadas em trabalhar e se qualificar,a maioria conquistando seus objetivos mais cedo. Com o passar dos tempos percebemos como esse pensamento machista dos homens está mudando,pelo fato de serem de certa forma independendo no casal. No cotidiano mulher tornou-se mais independendo no sentido financeiro.Hoje homens e mulheres estão trabahando, mudando completamente o pensamento de antes,quando tinham que ficar em casa cuidando dos filhos.
    Tenho certeza que conquistaremos salários melhores porque temos as mesmas capacidades.Sem contar que a mulher de hoje em dia está cada vez mais vaidosa e linda,e vai conquistar todos esses direiros com muita beleza.

    ResponderExcluir
  18. Antônia Débora,3ºC Nº 03 Liceu20 de outubro de 2011 às 16:27

    Na minha opinião, a mulher deve se entrosar melhor nos movimentos políticos que dizem respeito às suas questões, em todos os aspectos possíveis, tais como: ser vista como um ser humano, não ser tratada como um ser inferior, isto é, como um objeto sexual e, tê-la como uma companheira e não como uma empregada, ou escrava. A luta pela participação da mulher na sociedade é velha e precisa de mais esforço, para que não exista o diferencial entre homem e mulher, mas que todos devem ser iguais como seres humanos que pensam, que produzem e que quer seu espaço na sociedade moderna, para poder avançar conjuntamente com todos aqueles que buscam a melhora conjunta para todos.

    ResponderExcluir
  19. Kevin Machado 3º "O" LICEU3 de novembro de 2011 às 16:10

    Acredita-se que nos dias atuais a mulher vem se destancando cada vez mais, hoje podemos ver que as coisas estão mudando , algumas pessoas nunca chegaram a pensar que o Brasil poderia ter uma presidente, ainda mais sendo mulher e superando todos os preconceitos e mostrando que mulher também tem raça como qualquer outro homem.

    ResponderExcluir
  20. As mulheres hoje em dia estao conseguindo seu espaço no mercado de trabalho,mais para chega ate aqui foi muitos anos de luta, uma grande conquista é ter uma mulher como presidente.

    ResponderExcluir
  21. Brendah Caracas ,14 3º B liceu4 de novembro de 2011 às 07:54

    Até a mulher conquistar o seu espaço ela teve que passar por muitos dificuldades.Como não poder sair pra trabalhar(apenas ficar cuidando da casa e dos filhos),não ter direito de ter a sua esclha de voto, entre outros.
    Hoje muitas mulheres fazem papéis que homenes também atuam.

    ResponderExcluir
  22. camila sousa 16 3º b liceu4 de novembro de 2011 às 08:03

    O texto relata como as mulheres eram discriminadas, com o machismo, foi e ainda é grande!
    E de como as mulheres mesmo com tantas dificuldades conquistou e continua a conquistar seu espaço na sociedade.

    ResponderExcluir
  23. rita de cássia, camila 3ºB Nº06 e 16 liceu17 de novembro de 2011 às 18:42

    a constituiçao de 1988 absorveu preções e tenções
    politicas e sociais misturou partidos politicos e diversas ideologias, com grandes avanços nos direitos individuais e sociais , porém ela não se modernizou nas questões economicas mas pretendia tornar o Brasil um pais novo.
    a constituição de 1824 incorporou os ideais da revolução francesa e tornou pedro I o imperador constitucional do Brasil, empeendeu a divisão de poderes politicos entre legislativo, judiciario e executivo.

    ResponderExcluir
  24. Idevânia, "3º D" Nº: 31, Liceu19 de novembro de 2011 às 12:59

    Na constituição de 1824 as leis eram mais rígidas do que a constituição de 1988, onde na Primeira todos os poderes de estado eram escolhidos ou exercidos diretamente pelo imperador. Naquela época até para votar ou se candidatar a um cargo de poder de estado, era preciso pagar uma determinada quantia. Também nesse período o catolicismo foi declarado a reliligião oficial do Brasil, más tendo o imperador como um comandante, ou seja, o imperador era quem mandava em "tudo".
    Já na constituição de 1988, manteve-se algumas relações com a anterior, como por exemplo, permanecendo os Poderes: judiciario, legislativo e executivo, mas dando o direito de todos poderem votar para escolher seu Presidente ou "Imperador" e seus auxiliares, sem ter que pagar nada. A Igreja de uma certa forma influencia e é influenciada pelo controle Político, mas também tem seus próprios Princípios.
    Enfim, conciderando a antiga constituição, vivemos hoje em um regime consideravelmente melhor, pois a democracia espelha-se na "vontade do Povo", onde a sociedade exerce uma opinião de grande importancia para conduzir o nosso País.

    ResponderExcluir
  25. Márcio, Vanessa, 3º "E", 10, 37; Liceu20 de novembro de 2011 às 12:45

    A constituição de 1994 foi imposta atrvés de eleições indiretas e foi dividida em quatro poderes, em que o poder máximo era o moderador, ou seja o imperador. Nesta constituição tudo gerava em torno do moderador. Já a revolução de 1988 foi mais voltada para a cidadania e foi eleita de forma direta pela população. Ela foi criada com melhorias para o cidadão.

    ResponderExcluir
  26. “o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente.”, Bem, nesta afirmação podemos observar que Dom Pedro I, queria revolucionar a história do Brasil com a aprimeira carta magna, mas como todo esperto, e poderoso governante já tinha pensado quais seriam as causas e as consequencias dessa revolução, portanto tratou de criar uma constituiçao em que ele seria “O todo poderoso” , com a criação do Poder Moderador, que era o que lhe dava total autonomia em relação aos outros poderes, e ainda por cima as eleições eram feitas de modo indireto, onde nem toda a população poderia exercer seu direito de cidadão.
    Já a constituição de 1988, é de certa forma, um resultado da evolução dos direitos dos cidadãos que foi repercutida ao longo do tempo, até chegar o que era naquela época,portanto
    Podemos concluir que a constituição de 1988 era mais justa e mais coerente com as exigencias e necessidades do povo, e a de 1824 era uma constituição mais voltada para o imperador.


    (Kaique da Silva, 3°D tarde, Liceu de Tauá)


    APROVEITANDO ESTE ESPAÇO DIVULGO MEU NOVO BLOG DE TIRINHAS CRIADO RECENTEMENTE COM PIADAS MAIS ENGRAÇADAS E MAIS DECENTES NÃO DEIXEM DE VISITAR
    ============TUM TOONS==================
    http://tumtoons.blogspot.com/

    TE ESPERO LÁ. AH E NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR

    ResponderExcluir
  27. AH MEU N° É O 20 ^(post acima,kaique da Silva)

    ResponderExcluir
  28. veronica nunes nº 27 Ruthe Amorim nº 19 3°liceu lili feito...taua2 de dezembro de 2011 às 19:58

    A constiçao de 1824 foi um fato que contribuiu para o desenvolvimento da nossa història, sendo assim influenciou bastante as mulheres a darem o primeiro passo, rumo a igualdade social e chegarem aonde estamos hoje junto apresidencia do pais.Nessa epoca tinham leis muito rigidas, e tambem atraves disso foi reconhecida a lei catolica como religiao oficial, tendo em vista que isso foi essensial para chegarmos aonde estamos hoje.

    ResponderExcluir
  29. HERMESON 3º"F", n:282 de dezembro de 2011 às 20:00

    Quando d. Pedro criou a carta de magna ouvi revoltas intensas. nas eleições só poderia votar quem era do sexo masculino e se tivesse 100 mil-reis,que era por obrigação . a Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário. também instituiu a criação do chamado Poder Moderador. Exercido unicamente pela figura do imperador, esse poder tinha a capacidade de desfazer e anular as decisões tomadas pelos outros poderes.

    ResponderExcluir
  30. Rhamara; Ermirio 3º F -Liceu de Tauá2 de dezembro de 2011 às 20:03

    A CONSTITUIÇÃO DE 1824.

    O sistema eleitoral era organizado de uma maneira que os eleitores de paroquia votavam nos chamados ELEITORES DE PROVÍNCIA.Os eleitores por sua vez votavam na escolha de DEPUTADOS e SENADORES. Na quela época quem pertencia ao sexo masculino e que tinha mais de 25 anos de idade , poderia obter o direito de votar, mais além de tudo isso, também tinha que ter uma renda miníma de 100 mil-réis comprovada para poder obter o direito de votar. Dessa forma, grande parte da população do Império era excluída.

    ResponderExcluir
  31. samylla santos 3º ''f''nº36 noite2 de dezembro de 2011 às 20:05

    As mulheres atuais vem se modificando cada vez mais, apesar que nos anos anteriores sofriam com leis mais rigidas do que as constituições,levando em conta que seus traços no meio revolucionário se modificarão com o passar dos tempos após a constituição de 1994 as eleições passaram a ser divididas em quatro poderes diferentemente dos dias atuais como já sabemos. é exatamente assim que se encotra a nossa constituição.

    ResponderExcluir
  32. Taysla Ribeiro 3º F - LICEU DE TAUA2 de dezembro de 2011 às 20:12

    A CONSTITUIÇÃO DE 1824

    A Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário.
    O imperador tinha o poder e capacidade de desfazer e anular decisões de outros poderes. Nosso governo combinava ambíguos traços de liberalismo e absolutismo.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...