sábado, 19 de março de 2016

A REVOLUÇÃO RUSSA

A Revolução Russa

25 comentários:

  1. Bruno Nº 07 3 ano - CAA28 de março de 2018 às 14:21

    Revolução Russa

    Antes de 1905, o povo não estava contente com o governo do Czar Nicolau Segundo, formaram então um "grupo" chamado Sovietes que incluía as duas partes da sociedade, os mencheviques e bolcheviques, grupo esse totalmente contra o Nicolau. Em 1905 parte dos sovietes fizeram uma passeata contra o governo Czarista, e o Czar Nicolau Segundo mandou assassinar todos que estavam presentes na passeata, esse dia (um domingo), ficou conhecido por domingo sangrento.
    Em 1917 os sovietes conseguiram tirar o Czar do governo da Rússia, pouco depois ele morreu. Nesse meio, os sovietes começaram a ter brigas entre si, pois quem ficou com o Governo da Rússia depois disso foram os mencheviques, que só queriam saber de aumentar seu poder econômico e deixavam os bolcheviques com péssimas condições de vida. Foi então que os bolcheviques tomaram o poder e colocaram Lênin (um grande seguidor das ideias de Karl Marx) no governo da Rússia. Como tudo que os bolcheviques queriam era um governo socialista, Lenin implantou este tipo de governo na Rússia e a renomeou (em 1922) como: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
    Lênin fez muito bem a URSS, mas apesar disso morreu muito cedo, em 1924. Com a morte de Lênin a URSS ficou sem ninguém para governá-la. Foi então que surgiram Trotsky e Stalin. Trotsky já era amigo de Lênin e foi ele quem tirou a Rússia da 1ª Guerra Mundial (1914-1917), ele pretendia expandir o Socialismo Soviético para outros países do mundo, já Stalin queria o socialismo só na URSS.
    Stalin que já era chamado de louco por considerar que quem o discordava estava desafiando-o. Mandou matar Trotsky a base de picaretadas. E então, é claro que o governo ficou com Stalin que apesar da má fama, fortaleceu a URSS internamente e a fez progredir.

    ResponderExcluir
  2. Amanda N° 2 (3° Ano CAA)28 de março de 2018 às 15:28

    A revolução bolchevique:
    Após o fracasso de movimento de 1905, as duas alas do Partido Operário Social-Democrata Russo divergiam sobre os rumos a serem tomados. Os mencheviques eram a minoria, liderados por Julius Martov, queriam um aprofundamento da modernização capitalista acreditavam que a revolução só seria possível por meio de uma aliança com a burguesia. Os bolcheviques que eram a maioria, liderados por Lenin, defendiam reformas mais radicais que chegaram em uma ditadura do proletariado.
    As sucessivas derrotas do Império Russo na Primeira Guerra, com enorme número de soldados mortos ou presos, renovou-se a insatisfação popular. As dificuldades econômicas se multiplicavam, a guerra abalou a agricultura russa, além de prejudicar o comércio marítimo, provocando a fome e inflação. Manifestações e greves espalhavam-se pelo país, além do mais entre os soldados que participavam do conflito.
    O Governo Provisório iniciou de imediato diversas reformas liberalizantes, inclusive a abolição da corporação policial e sua substituição por uma milícia popular. Mas os líderes bolcheviques, entre os quais estava Lenin, formaram os Sovietes (Conselhos) em Petrogrado e outras cidades, estabelecendo o que a historiografia, posteriormente, registraria como ‘duplo poder’: o Governo Provisório e os Sovietes.
    Ao expor as chamadas Teses de abril, Lenin declarou que os bolcheviques não apoiariam o Governo Provisório que aproveitaram esse cenário de insatisfação para tomar o poder. Eles ocuparam São Petesburgo, provocando a queda de Kerensky. Esse evento marca o início do regime bolchevista, controlado pelas lideranças marxistas; Lenin, Trotsky e Stalin.

    ResponderExcluir
  3. Ana Beatriz Coutinho nº: 04 CAA 3º EM28 de março de 2018 às 17:33

    DOMINGO SANGRENTO:
    Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em São Petersburgo no Império Russo em 22 de janeiro de 1905, onde manifestantes marcharam até ao Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial. A marcha foi organizada por padre George Gapon, que liderava a população que lutava por seus direitos.
    No mês de dezembro do ano anterior, greves já estavam sendo feitas pela insatisfação da população envolvida, onde mais de 80 mil pessoas participavam do ocorrido, recusando-se a trabalhar, tendo em 8 de janeiro a cidade não apresentava mais eletricidade ou jornais, com as áreas publicas sendo fechadas. Manifestos foram criados e declarações foram escritas com a liderança de Gupon, que se interessava pelos problemas vividos pela população, nessas declarações pediam-se melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e salários mais justos, além do fim das horas extras sem remuneração.
    No domingo, 22 de janeiro de 1905, trabalhadores em greve e suas famílias se reuniram em vários pontos na cidade de São Petersburgo. Segurando ícones religiosos e cantando hinos e canções patrióticas, uma multidão de mais de mil pessoas prosseguiu sem interferência da polícia em direção ao Palácio de Inverno, residência oficial do czar. A multidão não sabia que o czar não estava no palácio. Os Soldados do exército perto do palácio lançaram tiros de advertência e, em seguida, dispararam diretamente contra a multidão para dispersá-la. Gapon foi alvo de tiros perto do Arco do Triunfo de Narva, onde cerca de quarenta pessoas ao redor dele foram mortas, no entanto, ele não ficou ferido. Embora o czar não estivesse no Palácio de Inverno ou mesmo na cidade e não tivesse dado a ordem para as tropas abrirem fogo, ele recebeu toda a culpa pelas mortes, resultando em uma onda de amargura do povo russo contra o seu regime autocrático(chamado mais tarde de czarismo).
    O número de mortos é incerto, onde diferentes fontes apresentam dados diferentes, mas as autoridades da época assumiram 930 mortos e 333 feridos, estimativas moderadas ainda estipulam uma média de cerca de mil mortos e feridos, tanto pelos tiros quanto pisoteados pela população durante o pânico. Há relatos que no dia até a neve ficou vermelha(assim nomeado domingo sangrento). O czar Nicolau II descreveu o dia como "doloroso e triste". Conforme relatos, a desordem civil e saques explodiram por toda a cidade. Este evento foi classificado pelo embaixador britânico na época como um impulso para atividades revolucionárias na Rússia e contribuiu para a Revolução de 1905.
    Depois desse confronto, o prestígio do czar caiu. Várias revoltas eclodiram por toda a Rússia. Em 1906, o czar conseguiu conter essa insurreição e manter seu governo, mas, em 1917, veio a queda. Liderados por Vladimir Lênin, a Rússia derrubou Nicolau II e o regime czarista.

    ResponderExcluir
  4. Iana Feitosa Nº: 15 caa28 de março de 2018 às 19:54

    Lênin, ou melhor, Vladimir Ilyich Ulyanov, nasceu em 22 de abril de 1870 na cidade Simbirk (Rússia), e morreu em 21 de janeiro de 1924 em Gorki. Foi um importante revolucionário, líder da Revolução Russa, e também estadista russo. Lênin teve um grande impacto quando adolescente, perdeu seu irmão (Alexandre Uliánov), ele foi executado por forças Czaristas, por ter sido acusado de participar de um golpe contra Czar Alexandre II.
    Em 1887, foi para Kasan, estudar direito, já em 1895, Lênin foi preso por participar de um movimento que propagava ideias marxistas entre trabalhadores de uma fábrica de São Petersburgo. Então foi cumprir pena na Sibéria.
    Foi liberto em 1900, e foi viver exilado na Suíça, como líder do partido Bolchevique, Já em 1917 exatamente em outubro, assumiu o governo da Rússia e como isso implantou o socialismo, uma das suas primeiras medidas tomadas foi retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial.
    Suas principais frases eram:
    1. “A verdade é sempre revolucionária.”
    2. “A revolução começa em casa.”
    3. “O Marxismo é onipotente, porque é verdade.”
    4. “Não há prática revolucionária sem teoria revolucionária, e vice-versa.”
    Já em 1921, deu início a NEP (Nova Política Econômica) na Rússia. Como o objetivo de dar um pouco mais de liberdade para o comércio e agricultura para que a economia russa pudesse crescer. Resistiu com força ao movimento contrarrevolucionário, nacionalizou indústrias e bancos, controlou as terras agrícolas e estabeleceu um forte controle político e econômico.

    ResponderExcluir
  5. Joás Amorim/ N°17 ( CAA)31 de março de 2018 às 18:04

    Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin (Simbirsk, 22 de abrilde 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924), foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da República Russa de 1917 a 1918, da República Socialista Federativa Soviética da Rússia de 1918 a 1922 e da União Soviética de 1922 a 1924. Sob sua administração, a Rússia e, em seguida, a União Soviética tornaram-se um Estado socialista unipartidário governado pelo Partido Comunista. Ideologicamente marxistas, suas teorias políticas são conhecidas como leninismo.
    Nascido em uma família de classe média alta em Simbirsk, Lenin interessou-se por políticas socialistas revolucionárias após a execução de seu irmão em 1887. Expulso da Universidade Imperial de Kazan por participar de protestos contra o regime czarista do Império Russo, nos anos seguintes graduou-se em direito. Em 1893, mudou-se para São Petersburgo e tornou-se uma importante figura do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Em 1887, foi preso por sedição e exilado para Shushenskoye por três anos, onde casou-se com Nadežda Krupskaja. Após seu exílio, mudou-se para a Europa Ocidental, onde se tornou um teórico de destaque através de suas publicações. Em 1903, assumiu um papel fundamental em uma divisão ideológica do POSDR.
    Seu governo bolchevique inicialmente compartilhou o poder com os Socialistas Revolucionários de Esquerda, sovietes eleitos, e uma Assembleia Constituinte multipartidária, embora em 1918 tivesse o poder centralizado no novo Partido Comunista. Sua administração redistribuiu a terra entre os camponeses e nacionalizou os bancos e a indústria em grande escala. Retirou o país da Primeira Guerra Mundial assinando um tratado com as Potências Centrais e buscou promover a revolução mundial através da Internacional Comunista. Os oponentes foram suprimidos no Terror Vermelho, uma campanha violenta administrada pelos serviços de segurança estatal; dezenas de milhares foram mortas ou enviadas aos campos de concentração. Seu governo derrotou os exércitos anti-bolcheviques da direita e da esquerda na Guerra Civil Russa de 1917 a 1922 e participou da Guerra Polonesa-Soviética de 1919 a 1921. Respondendo a devastação da guerra, fome e revoltas populares, em 1921, encorajou o crescimento econômico através da Nova Política Econômica orientada ao mercado. Várias nações não-russas conseguiram independência após 1917, mas três reuniram-se com a Rússia através da formação da União Soviética em 1922. Com uma saúde cada vez mais fraca, Lenin expressou oposição ao crescente poder de seu sucessor, Josef Stalin, antes de morrer na mansão de Gorki.
    Amplamente considerado uma das figuras mais importantes e influentes do século XX, Lenin tornou-se o centro de um culto à personalidade póstumo generalizado pela União Soviética até sua dissolução em 1991. Tornou-se a figura ideológica por trás do marxismo-leninismo e, assim, uma influência importante sobre o movimento comunista internacional. Um indivíduo controverso e altamente divisionista, Lenin é visto pelos marxistas-leninistas como um herói do socialismo e das classes trabalhadoras, enquanto os críticos, tanto da esquerda quanto da direita, o veem como o fundador de uma ditadura totalitária responsável por violações aos direitos humanos. divisionista, Lenin é visto pelos marxistas-leninistas como um herói do socialismo e das classes trabalhadoras, enquanto os críticos, tanto da esquerda quanto da direita, o veem como o fundador de uma ditadura totalitária responsável por violações aos direitos humanos.

    ResponderExcluir
  6. Kethellyn Oliveira N:19 C.A.A1 de abril de 2018 às 11:56

    Rússia Czarista
    A Revolução Russa foi um processo revolucionário que instituiu o governo socialista na Rússia o que resultou na criação da União Soviética, que durou até 1991. Contudo, vale lembrar que antes dessa revolução a Rússia passava por um regime chamado Czarismo que era governada por um Czar de forma absolutista.
    A Rússia até o começo do século XX era um país de economia atrasada e dependente da agricultura. Vale ressaltar, que a Rússia foi o ultimo pais a abolir o feudalismo, ou seja as pessoas ainda eram ligadas a terra por um um regime de servidão (ex: a cobrança de impostos).
    É perceptível que durante o Czarismo a maioria da população não estava satisfeita e queriam mudanças, tal mudanças que o Czarismo não se propunha a fazer, até que um partido politico se pronunciou contra esse regime, esse partido era chamado Partido Operario Social-Democrata Russo (POSDR) que tinham ideias socialistas inspiradas em Karl Max e era liderado por um homem chamado de Lênin, porém as lideranças do partido acabaram entrando em conflito e se dividiram em dois partidos o Bolcheviques ( que significa maioria ) e os Mencheviques ( que significa minoria ).
    Aconteceu que no ano de 1905, Nicolau II mandou seu exercito fuzilar milhares de manifestantes, o qual ficou conhecido como Domingo Sangrento. A partir dai começava a formação dos sovietes com a liderança de Lênin, os bolcheviques grupo liderado pelo o mesmo começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

    ResponderExcluir
  7. Agenor Neto nº 12 3º U CAA1 de abril de 2018 às 11:57

    Trótsky e a Revolução Permanente
    O socialismo, como uma estrutura política, veio a existir, com efeito, na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, após a Revolução Russa. A caminhada a fim de criar essa união foi dolorosa para as classes camponesa e proletária, e só aconteceu em 1922. Todavia, similarmente a outros movimentos sociais na História, havia divergências dentro do próprio Partido Comunista, estas assinaladas, sobretudo, pelos que defendiam a limitação da Revolução – frente defendida por Stalin- e pela propagação desse movimento pelos países europeus e o resto do mundo – frente defendida por Trótsky.
    Essa última ideia se baseava na perpetuação do regime instalado pelos bolcheviques, em todo o mundo. Trótsky era obcecado por isso e, embora esse plano não tenha sido fomentado e nem posto em prática, faz-se necessário uma análise do movimento comunista em outras partes do globo, com o fito de observar suas contribuições e pontos negativos.
    De fato, o comunismo, na América Latina, teve como maior expressão Cuba. Na Ásia, o Vietnã e a China. Essa lista ainda tem mais nomes, mas o que é interessante observar em todos esses países é o resultado do sonho trotskiano, conquanto não explícito. Primeiramente, é notável a ação efetiva de todos esses governos no projeto socialista em atos como, por exemplo, a nacionalização de indústrias e a coletivização da agricultura. No entanto, em contrapartida, similarmente à Rússia, a supressão de liberdade e a quebra de direitos humanos revela o lado podre desse movimento.
    Desse modo, vê-se que a Revolução Permanente era um objetivo que não permitia autoanalises e que, por fim, se houvesse sido concretizada, traria feridas difíceis de curar aos países onde seria realizada. Não obstante, hoje, se esse mesmo sentimento de união e internacionalismo existisse no movimentos progressistas em todo o globo , não há duvidas que os direitos humanos e a democracia ganhariam mais uma proteção e, dessa vez, bem forte. Portanto, a “permanência” da Revolução Russa nada mais é do que uma voz que nos chama para uma reflexão do passado e constante luta por um futuro justo e democrático.

    ResponderExcluir
  8. Mateus Vítor nº 25 3º U caa1 de abril de 2018 às 14:21

    Vladimir Ilyich Ulyanov mais conhecido como Lenin, nasceu em 1870 em Simbirsk na Rússia, filho de uma professora e de um funcionário do império russo teve seu caráter humanista. Alguns acontecimentos marcaram sua adolescência com a morte do seu pai e pelo enforcamento de seu irmão, acusado de participar da tentativa de assassinato do czar Alexandre III, com base nesses acontecimentos ele iniciou a precoce militância politica na Universidade de Kazan. Foi preso pela primeira vez por ter participado de uma manifestação estritamente acadêmica. Em 1891 formou-se na universidade de São Petersburgo e foi exercer advocacia na cidade de Samara, após voltar a São Petersburgo ele acabou sendo preso por causa de seu envolvimento com a política. É importante que saibamos essas fases anteriores de sua vida para que possamos entender o que ele pensava e o porquê da sua luta pela revolução. Após conquistar a liberdade em 1900, Lenin fundou, com alguns colegas de luta o jornal socialista Iskra, enquanto isso acontecia ele recrutava pessoas para a consolidação do Partido Operário Social- Democrata Russo que foi fundado em 1898. Uma curiosidade é que seu apelido se deu em homenagem aos garimpeiros massacrados no rio lena. No inicio de 1917 antes do final da guerra, Lenin e alguns companheiros, que e reuniram na Suíça, conseguiram voltar a Rússia, no mesmo ano Lenin lançou as “Teses de Abril” assim revelando com o tema “Pão, paz e terra” e “Todo poder aos Sovietes”, adaptando o projeto socialista aos interesses da revolução. Por ser um líder revolucionário, sofreu várias tentativas de assassinato. Morreu em 1924, o líder dos bolcheviques por motivos controvérsias.

    ResponderExcluir
  9. O GOVERNO DE STÁLIN.
    Na disputa pela sucessão no governo russo, após a morte de Lenin, Stalin obteve vitória e passou a controlar a união soviética. Durante seu governo ele tomou medidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com as atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso, ele foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos.
    Primeiramente, Stalin aboliu a NEP e criou os planos quinquenais. Neles eram estabelecidas as metas da economia russa em um prazo de cinco anos. de forma geral, Stalin priorizou o desenvolvimento industrial dando maior ênfase na expansão das industrias de base. Com o alcance de números positivos, os planos quinquenais posteriores buscaram desenvolver os demais aspectos da industria nacional.
    No campo, a socialização das terras foi parcialmente adotada. Dividindo atribuições, as terras cultiváveis foram subdivididas em fazendas do Estado e fazendas cooperativas. Muitos camponeses tiveram suas terras apropriadas pelo governo de Stalin, o que gerou alguns conflitos no meio rural. Aqueles que se negaram a entregar suas terras eram mortos.
    Sob o aspecto político, Stalin exerceu forte controle sobre as atividades do Partido Comunista. Os setores intelectuais e políticos da época só tinham espaço na medida em que concordavam com as ideologias stalinistas. Dessa forma, o stalinismo se firmou com traços claramente ditatoriais que contrariavam as idéias libertárias e igualitárias do socialismo.

    ResponderExcluir
  10. William N° 27 3°u caa1 de abril de 2018 às 20:34

    Lênin era um apelido, o seu nome era na verdade Vladimir Ilyich Ulyanov. Nasceu na cidade de Simbirsk, sua família era de classe média alta, com a execução de seu irmão em 1887, Lênin se interessou por políticas socialistas revolucionárias. Após participar de movimentos contra o regime czarista, foi expulso da Universidade Imperial de Kazan, e com o passar dos anos graduou-se em direito.
    Durante o fracasso da Revolução Russa em 1905, ele incentivou a insurreição, depois fez propaganda para que a 1° Guerra Mundial fosse uma Revolução Proletária em escala européia, que o mesmo acreditava alavancar o colapso do capitalismo ascendendo assim o socialismo. Ele era considerado um dos mais influentes e importantes do século XX, foi uma figura ideológica do marxismo-leninismo.
    Bom ao ver do lado marxista-leninista ele é um herói socialista e também das classes trabalhadoras, mas os que criticam, de esquerda quanto a direita, o veem como o criador da ditadura totalitária, que a mesma foi responsável por violar os direitos humanos.
    Lênin faleceu em 21 de janeiro de 1924 com os seus 53 anos em Gorki, RSFS Rússia. Más como todo herói ou ditador, vários historiadores e biógrafos o descreviam com as opiniões diversas, favorecendo Lênin descrevendo a sua administração como totalitária ou desprezando-o, criticando que sua administração era uma ditadura unipartidária, além do mais ele era o líder dos bolcheviques.

    ResponderExcluir
  11. Marcos Rian N°:22 3°"U" - CAA1 de abril de 2018 às 20:47

    A resistência camponesa
    Em alguns livros de História, encontramos muito, falando sobre a opressão que prejudicava camponeses russos, mas pouco ou quase nada se diz das lutas daqueles trabalhadores contra a servidão ou a escravidão.
    Contudo, na história da Rússia os camponeses reagiram à opressão de várias formas, principalmente por meio da fuga e da revolta contra seus opressores. Entre as rebeliões camponesas mais conhecidas estão a de Stenka Razin (1670-1671) que foi um líder cossaco que liderou uma rebelião contra a burocracia da nobreza e dos tsares no sul da Rússia. E também a de Pugatchev (1773-1775) que foi o líder de uma grande rebelião cossaca e camponesa na Rússia. Essa última, a maior delas, contou com milhares de camponeses e só foi sufocada pelo exército czarista depois de muita luta.

    ResponderExcluir
  12. Carmina Maria nº9 3º "U".1 de abril de 2018 às 20:55

    O DOMINGO SANGRENTO DE 1905

    O contexto em que esse cenário foi desencadeado contribuiu para o desenvolvimento da Revolução Russa de 1917 e também a queda do império russo. A Rússia estava imersa numa crise econômica e social, havia fome, e principalmente as condições trabalhistas precárias em que os operários estavam inseridos marcando o desgosto quanto à forma de governo do Czar. Essas problemáticas geraram greves, composta pelos operários e seus familiares desarmados liderados pelo padre George Gapon, em busca da redução da jornada de trabalho para oito horas, um salário mínimo de um rublo (moeda russa) por dia, entre outros.
    O palco dessas reivindicações foi em São Petersburgo, na Rússia, onde iniciou a partir da demissão de quatro operários da fábrica Putilov em dezembro de 1904 e depois os sindicados amarelos, que eram estatais e tinham a finalidade de conter as insatisfações dos trabalhadores quando possível evitando revoluções e tentando solucionar a questão de forma mais pacífica, abraçou essa causa solicitando ao dono da fábrica a anulação da demissão dos trabalhadores, mas a proposta não foi atendida e em seguida foi convocada uma assembleia, surgindo a ideia das greves.
    Após a adesão do padre, realizaram uma marcha até o Palácio de Inverno para entregar uma petição a Nicolau II, mas ele não estava presente e mesmo assim todos que participavam da greve continuaram avançando e isso fez com que a Guarda Imperial reagisse ocasionando mais de mil manifestantes mortos e cerca de cinco mil feridos. Esse massacre aconteceu no dia 22 de janeiro de 1905, e ficou marcado pelas manchas de sangue na neve, por isso denomina-se esse período de Domingo Sangrento. Entretanto, isso fez com que outras manifestações surgissem como uma forma de protesto composta por camponeses, marinheiros e operários. Assim, depois desses acontecimentos, a relação do povo com o Czar mudou, pois antes achavam que os assessores de Nicolau II escondiam a verdadeira situação da sociedade.

    ResponderExcluir
  13. rafhael alves n°6 3° "u"1 de abril de 2018 às 21:53

    Para compreender a Revolução Russa é necessário entender alguns conceitos do socialismo, que tiveram grande influência nesse período, como vários eventos ocorridos na Primeira Guerra. Assim, o socialismo é definido como uma doutrina política e social que propõe a transformação da sociedade visando à repartição da riqueza e à igualdade social, porém existem duas vias desse pensamento: o socialismo utópico e o científico.
    O socialismo utópico é assim denominado pela ideia de reformar o capitalismo e passar pacificamente para o comunismo, como acreditam os pensadores da Europa do século XIX, Saint-Simon, Fourier e Owen. A situação dos trabalhadores europeus era de grande desigualdade, contudo eles elaboraram propostas para uma melhoria.
    Saint-Simon acreditava que um governo liderado por industriais e cientistas cristãos poderia combater a competição, o egoísmo e melhoraria a vida dos mais pobres. Charles Fourier queria uma sociedade organizada em grandes grupos, onde cada um trabalharia com o que mais se identificasse, e o resultado seria compartilhado entre o grupo, com a troca de produtos. Robert Owen era administrador de uma fábrica na Grã-Bretanha, onde reduziu a jornada de trabalho, construiu escolas para os filhos dos funcionários entre outras mudanças.
    O socialismo científico é baseado nos pensamentos marxistas criado por Karl Marx e Friedrich Engels, onde uma das ideias é a socialização dos meios de produção, deixando-os de ser propriedade de alguns poucos burgueses e passassem a pertencer à sociedade como um todo. Com a tradução de O capital, obra de Marx, os russos, Plekhanov e Lênin fundaram o Partido Operário Social Democrata Russo.

    ResponderExcluir
  14. Fábio Lima ; Nº 13 ; 3º ano do EM ; CAA1 de abril de 2018 às 22:34

    EXÉRCITO VERMELHO

    Exército Vermelho era o nome dado às forças armadas da extinta União Soviética, criado em 1918, renomeado em 1946 com o título de "Exército Soviético" e, finalmente extinto ante o colapso geral do bloco socialista de 1991. Apesar de ter sido rebatizado como Exército Soviético, para a imprensa e público em geral no mundo, continuou recebendo a comum denominação de Exército Vermelho até a sua desintegração.
    Sua origem remonta à Guerra Civil Russa (Revolução Russa), ocorrida entre 1918 e 1921, onde era necessária a criação de um exército que representasse o lado bolchevique no conflito e que, por conseguinte, pudesse levar as forças de esquerda a derrotar seus oponentes conservadores, conhecidos como Exército Branco (representando o Movimento Branco), apoiados por forças estrangeiras que invadiam a então recém proclamada República Russa. O Exército Vermelho seria organizado e fundado pelo dirigente bolchevique Leon Trotsky, num momento em que estes buscavam conquistar o poder central e suas forças encontravam-se praticamente estagnadas, sendo fustigadas pelos exércitos estrangeiros e branco.
    Vencida a guerra civil, o Exército Vermelho torna-se o contingente armado oficial do novo país que acabava de emergir do Império e da breve República Russa: A União Soviética (URSS).

    ResponderExcluir
  15. Manuelle Gomes; n° 21 - 3° Ano "U" - CAA1 de abril de 2018 às 23:21

    VLADIMIR LENIN

    Vladimir Ilych Ulyanov (1870-1924), conhecido pelo pseudônimo Lenin, foi um revolucionário comunista e político russo. Nascido em uma família de classe média alta, presenciou a morte de seu pai, Ilia Nikolayevich Ulyanov, acometido por uma hemorragia cerebral. Além disso, aos 19 anos, teve o irmão - Alexandre Ulyanov - condenado à morte por participar de um atentado contra Czar Alexandre III. Esses dois eventos marcaram a juventude de Lenin, que começou a procurar companhias extremistas.
    Em 1900, Lenin abandona a Rússia, porém retorna 5 anos depois, quando inicia a primeira tentativa de Revolução no país. As divergências entre os revolucionários acabaram dividindo-os em dois: bolcheviques, liderados por Vladimir, e os mencheviques. Bolcheviques tomaram o controle da Revolução e do poder na Rússia em 1917 e, dessa forma, o governo provisório foi derrubado e Vladimir Ulyanov eleito presidente do Conselho dos Comissários do Povo.
    Como principal líder da Revolução Russa, assumiu a liderança do partido comunista, além de fomentar o comunismo no mundo. O líder bolchevique foi influenciado pelo marxismo, constituindo uma corrente chamada "Lenismo", que poder ser definida como uma interpretação marxista da Rússia agrária. Ademais, acreditava na propagação do movimento revolucionário pelo mundo.
    Lenin escreveu livros que marcaram sua luta política, como: O Estado e a Revolução (1917), Teses de Abril (1917), e outros. O revolucionário comunista contraiu uma doença que o levou à morte em 21 de janeiro de 1924, aos 53 anos. Seu corpo foi embalsamado e permanece até hoje exposto em seu mausoléu na Praça Vermelha, em Moscou. "Você se torna um comunista quando enriquece sua mente com todos os tesouros criados pela humanidade", Vladimir Ulyanov.

    ResponderExcluir
  16. A Revolução Russa foi um movimento que derrubou o sistema czarista na Rússia e resultou com a formação da URSS( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas),a "Potência Rubra".O que levou essa revolta acontecer foram;a exploração camponesa,a falta de leis trabalhistas,população predominantemente rural(enquanto os países do ocidente iam para a industrialização),condições precárias do proletariado russo e o fato do poder ser centralizado na mão do czar.
    Vale ressaltar que,Nicolau II foi o último czar,ele conviveu com uma derrota e perda de territórios para o Japão(motivo;Manchúria.A gota d'água foi com o Domingo Sangrento,um movimento popular pacífico que foi duramente reprimido com violência.
    Depois de várias repressões,o czar concordou em fazer uma Duma(parlamento)com eleições,mas ele tinha o poder de veto.Nesse quadro os soviéticos lideraram o Ensaio Geral(revolução),até que em 1917 ocorre a Revolução Russa,onde operários e soldados organizaram greves.O país parou e Nicolau II abdicou.

    ResponderExcluir
  17. Os bolcheviques grupo político russo formado por ex-integrantes do Partido Operário Social-Democrata Russo. Bolchevismo significava a maioria, o termo se deve à divisão ocorrida no partido.Os bolcheviques constituíam a maioria do antigo partido, daí o termo com que ficaram conhecidos. Sob o comando de Vladimir Lênin, ocorrerá em torno do Partido Bolchevique a aglomeração de várias lideranças políticas visivelmente influenciadas por ideais revolucionários e interessadas em dar fim às imposições do governo vigente por meio de uma completa reforma na sociedade russa.defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  18. Bruno Nº 07 3 ano - CAA7 de abril de 2018 às 09:09

    Nicolau II, o último czar da Rússia, ascendeu ao trono após a morte de seu pai em 1894. Totalmente despreparado para tal papel, Nicolau II foi considerado um líder ingênuo e incompetente para o cargo. O reinado de Nicolau foi uma série ininterrupta de desastres: a estranha ascensão ao poder e influência do monge russo Rasputin; derrota na guerra russo-japonesa; a Revolução de 1905, que viu a criação do primeiro corpo democrático da Rússia, a Duma; e finalmente as Revoluções de fevereiro e outubro de 1917, em que o czar e seu governo foram derrubados por um grupo notavelmente pequeno de comunistas liderados por Vladimir Lenin e Leon Trotsky. Menos de um ano depois, durante a Guerra Civil Russa, toda a família imperial foi assassinada na cidade de Ekaterimburgo.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Beatriz Alves N:03 3 ano- CAA
    A Rússia era um país de economia atrasada e dependia da agricultura. Os trabalhadores viviam na miséria e pobreza, pagando altos impostos para se manter no sistema de Nicolau II, ele se mostrava violento e repressivo no seu governo. A Rússia sofria grandes consequências por causa da primeira guerra mundial, por causa disso grandes manifestações populares foram feitas para o fim da democracia. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder, sendo assumido por Menchevique. Após a revolução foi colocado a URSS, a mesma era uma grande potência econômica e militar, mais tarde entraria em conflito com os Estados Unidos iniciando a guerra fria.

    ResponderExcluir
  21. Marillya N:24 3 ano- CAA
    A revolução russa aconteceu em 1917 cheia de conflitos, levando ao poder belchevique. A Russia sofria com as consequências da primeira guerra mundial, possuindo muitos operários e camponeses a serviço deles com renda baixa e muito trabalho. Com governo absolutista desagradando o povo que queria uma liderança menos democrática, era liderado por Nicolau II. Com isso tudo teve grandes manifestações populares que fizeram com que a monarquia renunciasse, dando início à União Soviética o primeiro país socialista do mundo. A revolução se dividiu em duas fases distintas: a revolução de fevereiro que derrubou Nicolau II, e a revolução de outubro que o partido de belchevique derrubou o governo provisório, sendo apoiado pelo partido socialista.

    ResponderExcluir
  22. Cintia N:10 3 ano - CAA
    Os Bolcheviques eram a favor de mudanças radicais, com a queda czarismo e a implantação da ditadura do proletariado, através de uma revolução comunista. A ideia deles é que o novo governo russo deveria ser composto por uma união entre os operários e os camponeses eles era liderados por Lênin, que assumiu o poder politico após a revolução russa. Eles fizeram diversas medidas revolucionarias e de caráter socialista: nacionalizando de bancos, distribuindo terras ente camponeses entre outros. Depois disso os bolcheviques adotaram seu nome para partido comunista russo.

    ResponderExcluir
  23. Andréia N°05 3ano CAA
    Lênin era um comunista revolucionario,e o primeiro chefe de Estado da União das Republicas Socialistas Sovieticas. Interessou -se por politicas socialistas revolucionarios após a execução se seu irmão. Foi expulso da Universidade Imperial de Kazan por ter participado de protestos contra o regime de czarista.1903 assumiu a facção bolchevique contra os mencheviques de Julius. Depiis que a Revolução de Fevereiro derrubou o czar voltou a Russia para desempenhar um papel de liderança na Revolução de Outubro. Seu governo em bolcheviques compartilhou o poder com os Socialistas Revolucionarios e uma Assembleia Constituinte.

    ResponderExcluir
  24. Albertina Feitosa N.01 3°Ano
    A Rússia era um dos países mais atrasados e pouco industrializado, dependente da agricultura que era fonte de boa parte de sua economia, e depois de ter fracassado na primeira guerra as coisas ficaram precárias. O pais era governado pelo czar de forma absolutista e repressora.
    Nicolau II, no Domingo Sangrento, ordenou que o exercito fuzilasse milhares de manifestantes que foram protestar contra a miséria que estavam vivendo. Se formou entao a Organização de Trabalhadores russos, os sovietes, liderados por Lênin. Os bolcheviques prepararam a queda da monarquia e a revolução socialista na Rússia.
    Lênin tomou o poder através da revolução de Outubro e instalou a ditadura do proletariado, que tinha como objetivo acabar com a desigualdade social e econômica da Rússia, instalando o socialismo no País.

    ResponderExcluir
  25. Juan Araújo Feitosa16 de maio de 2018 às 17:35

    Revolução Russa (Domingo Sangrento )Juan Araujo Feitosa N.18 3 ANO 'U'

    O Domingo Sangrento foi gerado em 1905 em São Petersburgo, episódio também conhecido como "Ensaio Geral".Onde Guardas do Quizar resceberam os manifestantes a tiros em frente ao Palácio real(ou de inverno) ! A situação ficou insustentável.A manifestação foi organizada pelo Padre George Gapon!
    Em 1914 quando a Russia decidiu entrar na primeira guerra mundial mesmo estando devastada economicamente .Por causa da crise militar faltou até munição durante o conflito o que resultou na perda de milhões de saldados e piorou as tensões entre governo e a população.
    Os manifestantes estavam reividicando na porta do Palácio pelos fato de melhorias nas condições trabalhistas, e também das questões econômicas e sociais do império que estava em uma séria crise na época . Nesse confronto foi morto cerca de 200 manifestantes . Depois disso o prestígio de Czar caiu!! Então comecaram varias revoltas por toda a Russia .

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...