sábado, 19 de março de 2016

A CRISE MIGRATÓRIA EUROPEIA


ACRISE DAS MIGRAÇÕES EUROPEIAS

A crise dos refugiados e migrantes que chegam à Europa criou divisão entre os países europeus sobre a forma de gerir o fluxo de pessoas deslocadas, em sua maioria pessoas que fogem da guerra na Síria.
Além do grande número de refugiados que chegaram na Europa, o uso de novas rotas além do Mediterrâneo levou a União Europeia a convocar uma reunião especial para discutir a crise. O enorme fluxo de refugiados também fez com que a Alemanha retomasse o controle de migrantes na fronteira com a Áustria.
Veja perguntas e respostas sobre a maior crise de refugiados enfrentada pela Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Por que este êxodo?
A situação na Síria, país de origem da maior parte dos refugiados, agravou-se pela ofensiva do grupo jihadista Estado Islâmico e pela longa duração da guerra.
A maioria dos deslocados viaja para a Europa diretamente, em vez de esperar em campos de refugiados lotados nos países vizinhos, explica Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).
A decisão da Alemanha de não enviar de volta para os países por onde eles entraram na UE os refugiados sírios tem levado muitas pessoas a fazer a viagem. Além disso, muitos deslocados decidiram fazer a viagem antes que muitas rotas sejam fechadas pela pressão da UE para que Grécia e Itália criem centros de acolhida em seus territórios.
Até agora, ambos os países tendem a "fechar os olhos" e deixam muitos migrantes passar para os Estados vizinhos.
Quantas pessoas chegaram e de ondem procedem?
Desde janeiro, cerca de 330 mil refugiados e migrantes chegaram à Europa depois de atravessar o Mediterrâneo, uma viagem que custou a vida de quase 2,5 mil pessoas, de acordo com dados do Acnur e Frontex.

A Alemanha prevê receber 800 mil pedidos de asilo em 2015, ou seja, quatro vezes mais do que em 2014 e mais do que qualquer outro país da UE.
De acordo com dados da Eurostat, 185 mil pedidos de asilo foram recebidos no primeiro trimestre de 2015, metade deles feitos por cidadãos do Kosovo, Síria e Afeganistão. Em 2014 apenas 162 mil pessoas obtiveram asilo na Europa, ao passo que foram analisados 359 mil registros.
Este ano tramitaram cerca de 652.000 pedidos de asilo, 20% dos quais foram apresentadas por cidadãos sírios.
Para onde vão?
Os três destinos mais solicitados pelos migrantes são a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido. Mas metade dos pedidos de asilo apresentados no primeiro trimestre de 2015 foram depositados na Alemanha, o que representa 73 mil (40% do total), enquanto a Hungria recebeu 32 mil (18%), Itália, 5 mil  (8%), França, 14,8 mil (8%), Suécia, 11,4 mil (6%), Áustria, 9,7 mil (5%) e Grã Bretanha, 7,3 mil (4%).
De acordo com a ONU, cerca de 200 mil pessoas chegaram na Grécia este ano, enquanto a Itália recebeu cerca de 110 mil pessoas.
Na região dos Balcãs também houve um aumento do trânsito, com a abertura de uma rota aberta pelos deslocados dos conflitos no Oriente Médio, fugindo para a Turquia e, em seguida, para a Grécia.
O que faz a UE?
A UE enviou uma operação marítima após o naufrágio de um barco com migrantes em abril que deixou 700 mortos. O bloco também identificou vários pontos na fronteira para registrar os recém-chegados e estabelecer quantas pessoas são refugiados e quantos são migrantes econômicos.
Mas a tentativa de distribuir 40 mil pessoas para aliviar a Grécia e Itália mostrou as divisões entre os parceiros europeus. Bruxelas também tentou dissuadir os migrantes de empreender a viagem, organizando uma cúpula em La Valette com líderes africanos programada para 11 e 12 de novembro.
ADAPTADO DE: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/08/entenda-a-crise-de-migrantes-e-refugiados-na-europa-4837178.html

39 comentários:

  1. Considera-se imigração, a translação internacional de caráter permanente. Em geral pessoas passam de um país para o outro em busca de emprego e/ou melhor situação de vida.
    Muitos são os que chegam e saem das grandes potências europeias, porém o índice de ilegalidade nessas passagens é auto, fazendo com o que os governantes criem/implantem medidas preventivas, geralmente mal compreendido pela mídia!
    Países que enfrentam hoje em dia guerras civis, são os que lideram o ranking de imigrantes, dentre estes à Síria, pessoas que fogem de seu país são denominadas refugiados, esses por sua vez procuram países menos desenvolvidos, onde a estadia poderia ser mais fácil.
    Mas o "sonho" chega ao fim assim que o destino é atingido, local onde encontram grande incidência de preconceito, sendo assim vítimas constantes e vulneráveis do descaso político-social! - Erik Abreu; Luana Monteiro; Tamires Braga; José Lucas; Ana Carolina; Antonio José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a luta por direitos e uma vida melhor não acaba quando fogem de seu país, muitas serão as dificuldades que terão que enfrentar na chegada. (Tamires Braga)

      Excluir
  2. Yuri Monteiro N°:18 CAA13 de maio de 2016 às 12:04

    A crise surgiu em consequência do crescente número de migrantes irregulares que estão fugindo dos seus países de origem por vários motivos, entre eles, guerras, pobreza, religião; e buscam chegar aos países membros da União Europeia, através de perigosas travessias no Mar Mediterrâneo, procedentes da África, Oriente Médio e Ásia do Sul.
    É a maior onda migratória e consequente crise humanitária enfrentada pela Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  3. Observa-se que a imigração de um país para o outro esta ligado a diversos fatores como destacados a busca de uma vida melhor, um novo emprego, uma nova qualidade de vida.
    Mais essas imigrações passaram do normal com isso o governo de grandes potencias europeias passaram a impossibilitar a passagem desses imigrantes causando grandes transtornos.
    Com isso a busca de uma vida melhor acaba-se impossibilitada.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente esta acontecendo a maior crise de migração para a Europa desde a Segunda Guerra Mundial por vários motivos, como guerras e religião, embora todos sejam chamados de imigrantes, há alguma diferença entre o imigrante e o refugiado, pois o refugiado é um migrante forçado.

    ResponderExcluir
  5. Iasmin Feitosa Nº 10 CAA13 de maio de 2016 às 12:11

    Devido a grandes conflitos em países como Síria, Congo, Líbia, entre outros, está se desencadeando um problema político-social que afeta o mundo todo. Embora essa não seja a única razão, esse e outros problemas estão levando à crise imigratória.
    Habitantes desse países em guerra, saem de suas casas à procura de segurança e refúgio em outros países. A questão é que no caminho, vários desses refugiados morrem. O Transporte é feito de maneira totalmente desumana, em barcos superlotados, que acabam naufragando.

    ResponderExcluir
  6. Brenda Loiola, 3° ano, N°: 0413 de maio de 2016 às 12:14

    Esses refugiados saem de seus países por conta das guerras, do preconceito devido a sua nacionalidade, a religião, a raça, entre outros. Eles buscam por uma melhor condição de vida, e procuram também países onde gastem menos com estadia e com alimentação. Por saírem fugidos, muitos deles não possuem documentos o que torna difícil conseguir um emprego. Esse índice vem crescendo gradativamente, e alguns países já estão preparados para os receberem, liberando locais para abrigarem até que achem um emprego e um local fixo para ficarem.

    ResponderExcluir
  7. Andressa CAA 3° N° 1513 de maio de 2016 às 12:15

    O fluxo migratório atingiu níveis críticos ao longo de 2015, com um aumento exponencial, fugindo de seus países, devido a guerras, conflitos, fome, intolerância religiosa, violações de direitos humanos desesperança e entre outros. É o maior fluxo migratória e consequente crise humanitária enfrentada pela Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  8. Luana Clarisse N°1313 de maio de 2016 às 12:18

    Por conta da violência, e por grupos terroristas do Estado Islâmico estar invadindo cidades no país, ha um grande número de pessoas que estão migrando para outros países com medo de serem presas ou mortas. Os países mais solicitados pelos migrantes são a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido. Os refugiados são homens,mulheres e crianças de todas as idades. Além de arriscarem suas vidas ao cruzar o Mar Mediterrâneo em veículos e barcos precários para chegar à Europa, há também os desafios de se adaptarem e recomeçarem a vida, e irem também em busca dos seus direitos que incluem: assistência médica, a habitação,ao ensino público, a liberdade de circulação, entre outros.

    ResponderExcluir
  9. Luana Monteiro Nº: 14 (C.A.A)13 de maio de 2016 às 16:29

    Refugiado é aquele que foge de seu país de origem por conta de regimes muito rígidos, perseguições religiosas, guerras e outras causas que os levam a procura de um país que lhes acolham e que lá possam ter uma melhor qualidade de vida, ou seja, um trabalho, uma moradia e uma vida mais segura. O grande problema é que essas pessoas acabam colocando sua vida em risco a partir do momento que fogem de sua nação de forma ilegal, um exemplo são as embarcações com o limite de pessoas a serem transportadas estourado e outra coisa que complica a situação é quando elas não são aceitas nos demais países, causando assim um grande problema mundial. Muitos países que recebem a grande maioria dos refugiados não tem programas sociais voltados para eles, dificultando assim a sua estadia em tal país e o que era pra ser um sonho acaba se tornando um pesadelo.

    ResponderExcluir
  10. Com a grande crise/guerra no seus países de origem, os refugiados ao migrar, procuram uma melhor qualidade de vida, um melhor trabalho e mais segurança no seu habitar. O risco dessas migrações são muito grandes para UE que através dessas levadas trazem consigo terroristas e varias doenças que ameaçam a sua ordem continental. e para isso ter uma boa ordem, precisa-se que UE criem locais de abrigo em seus países para os refugiados e montar uma liga de segurança na chegada das embarcações para que não deixem mais atrocidades acontecerem.
    (3°'D' Jonas Almeida)

    ResponderExcluir
  11. Emanoel e ítalo nº 14 e 24 3ºB8 de fevereiro de 2017 às 12:40

    muitas pessoas acham que ao partir pra outro pais vão ter uma vida melhor,mas na maioria das vezes isso não acontece. O fluxo migratória muitas vezes e feito ilegalmente, e muitas pessoas acabam pressas nessa travessia para outas pais, em busca de novas oportunidades e de uma melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  12. Ramon N° 17, Antônio Ribeiro N° 7 3º B8 de fevereiro de 2017 às 12:49

    A síria é um país central da guerra muitos fogem de lá por causar tanto conflitos com outros países mais por que isso? será que é por que a síria tem mais domínio das armas, ou talvez não.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. A guerra e a perseguição são maus que fazem as pessoas cada vez mais confusas,sobre o que é a paz,os refugiados são exemplo disso.

    ResponderExcluir
  16. Com todo esse desespero de varias e varias famílias estarem fazendo esse tipo de migração que por sinal é muito arrincada, percebe-se bem que todas elas têm um grande motivo para se arriscarem dessa forma, a qual é tentarem fugir da guerra em que só trás grandes destruições para muitas famílias..............muitas vezes matando familiares ou destruindo suas moradias e ate mesmo cidades onde habitam, as deixando sem opções.
    A opção encontrada por varias famílias geralmente são as mesma, que é tentarem entra em pais ilegalmente por rotas que podem custarem suas vidas. As famílias que consegue entra nesses países ainda tem grandes desafios, um desses desafios é consegui serem aceitos socialmente, pois por muitos são vistos como invasores e são muitos descriminados pelas pessoas que habitam no pais ao qual optaram entras. Fora as várias intervenções dos governantes desses países que muito não querem esses imigrantes adentrando em seus países sem nenhum controle.
    Realmente é uma situação lamentável, pois por conta de interesses de políticos acabam gerando essas guerras que passam a afeta fortemente varias famílias e cidades em que sua maioria tem grandes dificuldades de se regerem e passam pelo que passam.
    Jonathan Nº 17 e Vanessa Nº 37.......3º ano “A”

    ResponderExcluir
  17. Daniel,Danilo,jefferson Nº07,08,2114 de fevereiro de 2017 às 09:45

    As reais situações sobre a migração europeia tem um significado amplo e complexo. Hoje em dias acompanhamos as situações onde pessoas tentam sair de seus países de origem por falta de ganho, maus tratos e guerras. Existe a Migração voluntária que é justamente quando os indivíduos saem por conta própria por conta de melhorias, seja de saúde, trabalho ou mesmo uma melhor condição de vida. Porém há também a Migração Forçada, que é quando os indivíduos saem de seus países forçados, muitas vezes por conta de guerras, que é justamente a real situação da síria. Um real problema é se juntarmos ambos os fluxos migratórios haverá uma crise alargada que é o que estamos vendo hoje, um número alarmante de cidadãos fugindo por busca de melhorias. Para assegurar os direitos desse povo, há uma lei na síria que assegura um direito de cuida dessas pessoas e os protegem. Então alguns países como EUA estão trabalhando em pleno século XXI, onde ocorre a implantações de murros onde pessoas só ultrapassa por meio de passaportes, e o problema é que essas pessoas mal tem a roupa do corpo para vestir, e muito menos um passaporte.

    ResponderExcluir
  18. Alexandre Calista 3° "A"15 de fevereiro de 2017 às 20:58

    Considera-se imigrante, aquele que sai de seu local de origem e vai para outro país, muitas vezes atrás de emprego, melhores oportunidades de vida ou simplesmente ter acesso há um pouco de dignidade com a família. Atualmente na Europa está ocorrendo uma forte imigração. Pessoas vindas do Afeganistão, Síria e regiões adjacentes, pretendem entrar nos países que compõem o bloco europeu, para terem acesso as melhores condições de vida. Beneficio esse negado por causa das guerras que estão ocorrendo em seus locais de origem. Motivado por regimes autoritários, tais como o Estado Islâmico.
    A travessia para a fronteira da Europa dar-se através do mar. Muitos não conseguem concluir o trajeto, pois, algumas embarcações naufragam por estarem superlotadas ou sem as mínimas condições de uso.
    Imigrações como essas, dão origem a uma serie de problemas sociais, como o nacionalismo exacerbado e a xenofobia. Esse último é motivado através de violência física e psicologia. A crença que os estrangeiros irão tomar empregos, modificar a economia são algumas dos argumentos para justificar tais atos.

    ResponderExcluir
  19. MARIANO Nº11 3ª"A"
    Para os mais de 300 mil imigrantes e refugiados que chegaram à Europa pelo Mar Mediterrâneo até agosto deste ano, arriscar a vida em embarcações sem nenhuma infraestrutura não é pior do que as circunstâncias que eles vivem em seus países. Para atravessar o Mediterrâneo, os imigrantes se arriscam em embarcações superlotados sem o mínimo de segurança. Aliciados por traficantes de pessoas, os passageiros acabam pagando valores maiores do que R$ 10 mil por pessoa, o que torna o negócio altamente lucrativo, ou seja, um único barco pode render US$ 1 milhão. Apesar do pagamento alto, eles não têm qualquer garantia de que terão seus pedidos de refúgio aceitos. Muitos não ficam no destino final e são mandados de volta aos seus respectivos países de origem. Vítimas de guerras civis, terrorismo, perseguições e miséria, eles buscam no continente uma chance de uma vida mais digna, mas nem sempre chegam à terra firme. Mais de 2.500 pessoas morreram afogadas na travessia, um número sem precedentes no ano de 2015. De todo o contingente que cruzou o Mar Mediterrâneo em direção a Europa durante os primeiros seis meses de 2015, boa parte era formado por homens, mulheres e crianças da Síria, cujos cidadãos têm sido quase universalmente reconhecidos como refugiados a outras formas de proteção internacional. A outra parte, originários de países como Afeganistão e Eritréia. Enquanto a Europa debate a melhor maneira de lidar com esta crescente crise no Mediterrâneo, os refugiados são a maioria dos que chegam à Europa em busca de proteção. Esse aumento no fluxo de migratório se deve principalmente ao crescente número de conflitos internos em países da África e do Oriente Médio. A Europa é o foco de imigrantes, principalmente africanos, desde pelo menos a década de 1960, por causa da riqueza do continente. Mesmo com a crise europeia, a região ainda é atrativa. Ainda mais porque há um grande número de compatriotas, o que facilita a adaptação dos refugiados.

    ResponderExcluir
  20. A cada ano que se passa a Europa recebe um número cada vez maior de imigrantes, pessoas vindas da África e da Ásia entram no continente em busca de melhores condições de vida, fugindo das dezenas de guerras ou de questões políticas, mas esse percurso não é tão simples, pois muitos têm seus passaportes bloqueados, e são obrigados a atravessar por terra ou pelo mar sofrendo riscos enormes, pois atentados terroristas assustam as potências europeias e por proteção proíbem essas entradas ilegais em seus países. As guerras por poder e autoritarismo acabam com a vida de milhares de famílias humildes, trabalhadoras que só querem o bem para seus filhos, esse conflitos poderiam ser evitados se a paz mundial fosse mais importante do que a ambição desses governantes hipócritas e preconceituosos europeus.

    TRIO: MATEUS LIMA N°: 26
    MATHEUS HENRIQUE N°: 28
    RAUL RODRIGUES N°: 33

    3° "A" - ADMINISTRAÇÃO 2017

    ResponderExcluir
  21. Nos últimos anos a Europa vem sofrendo uma crise chamada "crise dos refugiados", onde denomina-se como refugiados todo cidadão que saí de seu país de origem de forma irregular. Vários fatores os levam á essa decisão, uns dos principais deles é a guerra de cinco anos interna e externas na SÍRIA, país que está no auge das imigrações, outro fator de suma importância é a violência na Africa subsaariana, com o nível econômico e de pobreza altamente elevado.Assim eles procuram uma alternativa melhor de vida em outros lugares.
    Grupo: Alice 02, Daniel 07, Eulália 08,Raiane Kelly 32,Vitória Ingrid 39. 3° 'A' MOA

    ResponderExcluir
  22. Ana Larissa (05), Raiara Pedrosa (36) e Suzana Hadassa (41) - 3° C16 de fevereiro de 2017 às 12:30

    Recentemente a Síria vem sofrendo com impactos por causa da guerra, e os habitantes para escapar deste caos depositam suas esperanças num futuro lar distante.
    Europa por ser um país de elevado padrão de vida, muitos dos refugiados imigram para lá, em busca de proteção, trabalho, moradia e consequentemente melhor qualidade de vida.Devido a essa guerra, infratores realizam contrabandos gerando lucros aos mesmos.Os atravessadores muitas vezes não conseguem terminar a travessia e acabam morrendo.

    ResponderExcluir
  23. Ione Sousa, Jéssica Souza N°19,2016 de fevereiro de 2017 às 12:31

    A crise dos refugiados ultimamente vem fazendo com que a união europeia seja um dos destinos onde os imigrantes mais buscam, tendo em vista que eles tem o objetivo de sair do meio em que estão ocorrendo tantos conflitos, e fazendo com que a população principalmente da síria entre na pobreza e corra risco de morte e asilo.
    Embora a Europa receba grande parte dos refugiados muitos deles direcionam-se a outros países da união, ficando assim distribuídos de maneira desigual em certas partes. Sendo que durante a travessia passam por várias dificuldades e complicações, como morte, fome e ao chegarem em alguns países chegam a ser barrados, dificultando o percurso.

    ResponderExcluir
  24. Vitória Coutinho 3º "A"16 de fevereiro de 2017 às 20:18

    A guerra da Síria fez com que pessoas se refugiassem para fora do país, a procura de emprego, melhores condições de vida, e o principal motivo, o medo de perder a vida na guerra, fez com que as pessoas se refugiassem. Mas até para fugir da guerra, o ser humano fica suposto a colocar a vida em risco, pois em uma viagem para atravessar o Mediterrâneo com 330 mil refugiados, apenas 2,5 sobreviveram, o caminho para a fuga é muito complicado e comprido, pois a travessia é longa, e durante essa travessia as pessoa passam fome,sede e algumas são até mortas. A situação é crítica e hoje em dia muitos países acolhem esses refugiados, oferecendo abrigo, comida e um pouco de afeto já que eles sofrem tanto, e precisam desse conforto. Os locais mais preferido dos refugiados são: Alemanha, Suécia e o Reino Unido, por oferecer melhores condições de vida, e por estarem demostrando um bom acolhimento aos refugiados.
    3º "A" MOA
    Vitória Coutinho Nº38
    Geanne Nº13

    ResponderExcluir
  25. Devido ao elevado padrão de vida, a Europa é um dos continentes que mais recebe pedidos de refúgio político ou econômico. Em 2001, registrou-se na União Européia um total de 366.269 pedidos de asilo. Muitos jovens da Síria e do Iraque estão em fuga, porque não querem servir como "bucha de canhão". Atualmente, o regime do presidente sírio, Bashar AL-Assad, está recrutando desesperadamente jovens para o Exército para cobrir as perdas de soldados nas batalhas. Mas também as milícias aumentaram a pressão. Nas regiões curdas da Síria, as Unidades de Proteção Popular, conhecidas por serem fortemente ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, acabaram de lançar o serviço militar obrigatório para os homens. Na travessia, algumas das etapas do caminho até a Europa só podem ser superadas com o apoio de traficantes de pessoas. Grandes organizações criminosas entraram no mercado de contrabando de migrantes e estão tornando-o cada vez mais "profissional". Nas redes sociais, os atravessadores oferecem uma grande gama de ofertas. E, de repente, todos podem ir à Europa, desde que tenham dinheiro suficiente. Além disso, os próprios traficantes impulsionam a demanda – com promoções, oferecendo uma viagem gratuita para quem recrutar outros quatro ou cinco passageiros, ou espalhando deliberadamente rumores para atrair mais pessoas. Fora isso, ainda há estimativas de que aproximadamente 6,5 milhões de sírios estejam deslocados dentro do próprio país, buscando fugir do caos.
    (Thamires Caroline, n°36, 3°A)

    ResponderExcluir
  26. Nos séculos XVIII e XIX os europeus povoaram o mundo. Agora o mundo está a povoar a Europa. Por trás do furor com o impacto de mais de um milhão de refugiados que chegaram à Alemanha em 2015 são grandes tendências demográficas. A atual crise migratória tem origem nas guerras no Médio Oriente. Mas há também forças maiores em jogo que garantem que a emigração para a Europa continuará a ser uma questão permanente muito depois de a guerra na Síria terminar.
    Amanda Nº03 Leticia Nº20, 3º"A" MOA

    ResponderExcluir
  27. Vitória Oliveira, Sâmia Lima16 de fevereiro de 2017 às 22:08

    Atualmente é perceptível o aumento de migrações de pessoas vindas da Síria e do Norte da África em busca de melhores condições de vida na Europa, muitas vezes arriscando suas vidas tentando atravessar o Mediterrâneo.
    Os principais motivos dessas migrações são as guerras, fome, intolerância religiosa, desesperança e outros fatores que atingem milhares de pessoas.A forma que eles encontram para refugiar-se é invadindo ilegalmente países mais ricos,como França, Alemanha e Reino Unido,passando também a ter que se adaptar com as mudanças.Muitas vezes até sofrem discriminação e preconceito por não conseguirem ser aceitos socialmente, até porque são outras culturas e hábitos diferentes do país de origem.
    Também é muito comum, indivíduos pagarem com suas próprias vidas na tentativa de atravessar o Mediterrâneo pois a viagem é completamente desconfortável, fazendo com que os mesmos morram afogados,foi o caso do menino sírio de três anos "Aylan Kurdi" que causou comoção internacional.Irmão e pai também morreram;apenas o pai sobreviveu,o que é extremamente lamentável, uma vez que famílias estão sendo destruídas e consequentemente perdendo a paz e a esperança de viver.
    Vitória Oliveira N°25 Sâmia Lima N°21 3°"A" MOA

    ResponderExcluir
  28. Débora N12 Angelica N39 Raquel N42 3B16 de fevereiro de 2017 às 22:18

    A "Crise Dos Refugiados" É uma crise que atinge pessoas inocentes que perdem o direito de viver;de ter uma vida tranquila;pessoas que perdem suas familias;sua casa;suas coisas.pessoas que vivem fugindo;sofrendo,crianças/pessoas que só querer viver em paz.

    ResponderExcluir
  29. Atualmente essa crise está afetando grande parte da população da Síria e da Àfrica do Norte, pois os mesmos passaram por momentos complicados em suas áreas como perda de suas famílias, amigos, moradia, e procuram melhores condições de vida atravessando o mar Mediterrâneo para chegar na Europa, sem contar que essa viajem pode ser de extremo perigo devido a distancia e o desconforto que gera o cansaço e podendo causar até a morte(afogamento).Mas chegando la podem ter uma estabilização melhor de vida sem enfrentar as dificuldades em que se encontravam em seu país de origem. Mateus Moreira n° 27 Herberth Duarte n°15 Patrick Vosnhak n° 31 Turma: 3°"A" MOA

    ResponderExcluir
  30. O aumento dos refugiados na Europa é nítido,desde o término da segunda guerra mundial onde muitos países se desenvolveram no seguimento industrial,como a Alemanha e França que acabaram atraindo trabalhadores,sobretudo,imigrantes.Atualmente existem países que são adeptos a grupos xenófobos,porém há um grande fluxo de imigrantes,consequentemente uma saturação no mercado. Muitos países criticam os imigrantes por falta de trabalho,mas não se lembram que isso foi desencadeado pelos próprios líderes que permitiam a entrada dos mesmos que realizavam os trabalhos que os nativos se recusavam fazer. Podemos ver os efeitos dessa crise em destaque nas mídias, navios superlotado com pessoas que buscam melhores condições de vida, acarretando em mortes em números elevados e outras consequências muito tristes,o que leva aos países tomarem medidas severas para o "controle" dessa situação. EEEP.MOA Alunos: Gabriela Régia 12, Rebeca Fernandes 34 e Viviane Reis 40. 3 "A".

    ResponderExcluir
  31. LUANE,JULIANA,LEILYANE E NAIARA17 de fevereiro de 2017 às 11:16

    Nos últimos anos tem evidenciado um maior números de migrações de países como África e Síria, por conta de vários fatores como a guerra, que vem causando muitas destruições e prejuízos. Para tentar uma vida melhor centenas de pessoas atravessam um mediterrâneo, mais na maioria das vezes não conseguem por conta das condições climáticas, da falta de segurança e suporte dos navios, chegando a perder suas vidas por conta disso. Sem falar que as dificuldades não são só essas após chegar ao seu destino, enfrentam outros tipos de problemas como preconceito e exclusão social por possuírem hábitos e crenças diferentes. É lamentável o tamanho do destroço e desgraças que são causadas por conta disso, onde pessoas inocentes sofrem por conta das desigualdades e poder autoritário de algumas autoridades.
    NOMES: LUANE 04, JULIANA 18, LEILYANE 19, NAIARA 29
    TURMA: 3"A"

    ResponderExcluir
  32. A cada dia que se passa os números de imigrantes indo para a Europa só aumentam; Há aqueles que vão em buscar de melhoria das condições de vida, e há também os que estão fugindo das Guerras e do Terrorismo do estado Islâmico. Mas muitos daqueles que tentam chegar a Europa acabam sendo frustados, pois aqueles que sobrevivem a precariedade do percurso, dão de frente com campos de refugiados lotados e com pouco recurso, o que é lamentável para os mesmos e para toda sociedade. O sofrimento dessas pessoas já começam antes mesmo de terem a ideia de sair de seus países, já que a Guerra muitas vezes mata uma parte ou completamente suas famílias, além de destruir suas cidades, seus lares, seus sonhos, suas vidas!
    -> Camila Mendes Nº 06, Frª Jeciara Nº 09- 3º "A"

    ResponderExcluir
  33. A crise e as guerras são os maiores motivos para que os refugiados migrem de seu país de origem para outros países .
    Nos últimos anos teve um maior número de migração de pessoas de países como África e Síria, por conta de vários fatores como a guerra. A Siria é denominada o país de origem com maior números de refugiados por conta de suas guerras , assim causando as formas ilegais de migração que causam destruições e prejuízos. Para tentar uma vida melhor, centenas de pessoas atravessam o mar em busca na maioria das vezes por condições melhores , segurança , conforto e paz. Mas por conta do mal suporte dos navios que os mesmos migram ,as vezes chegam a perder suas vidas por conta disso. Sem falar que as dificuldades não são só essas após chegar ao seu destino outros tipos de problemas como preconceito e exclusão social .
    3 ‘A’
    Alunas: Andréa (04)
    Gleicinara (14)
    Ingrid (16)
    Samilla (24)

    ResponderExcluir
  34. Vivemos em um mundo de constantes transformações o que reflete nisso é a questão da imigração de países do oriente médio e África para a Europa. Essas pessoas muitas vezes vem fugindo de situações extremas visto que são submetidas a passarem por varias necessidades tanto financeira como de cunho social,mediante a isso é claro e evidente que essas pessoas devem ser bem tratadas no país a qual vão se refugiar devemos agir como pessoas que respeitam o próximo e sabe o seu real papel na sociedade. EEEP Monsenhor Odorico de Andrade 3 "A"
    Alex nº10
    Patrícia nº30
    Sandra nº35

    ResponderExcluir
  35. A segunda guerra trouxe consigo o terror para a vida de muitas pessoas, mesmo após a passagem da maior guerra travada entre países os vários povos da Europa ainda se ouve falar de conflitos acirrados. Os povos que abitam nessas áreas vivem sob o medo da morte por terroristas. Por isso muitos deles arriscam suas vidas pelos mares em busca de novas oportunidades de vida, trabalho, edução e etc. As milhares de pessoas que fazem essas travessia ilegal muitas são de classe baixa, vindas de países condenados pelas disputas por territórios. Hoje alguns países estão proibindo a chegada de emigrantes, o que resulta na entrada ilegal de muitos.
    MAYARA Nº22
    RAIANE NUNES Nº23
    EEEP.MOA

    ResponderExcluir
  36. A Europa possui um elevado padrão de vida, por isso recebe muitos pedidos de refúgio. A Alemanha recebe muitos imigrantes desde a segunda guerra mundial, recebendo pessoas em situações irregulares. A França também é ocupada por muitos imigrantes mulçumanos. Na Irlanda não é diferente, muitos migram clandestinamente, por isso que lá, atualmente, o governo tem limitado esse número. A crise migratória se dá pela situação precária de muitos imigrantes ao fugir de seus países devido a guerra, conflitos, fomes, etc, em situações trágicas, assim como foi na segunda guerra mundial.A situação é triste, tendo em vista que durante a migração, muitas pessoas desaparecem e morrem, sem direitos garantidos ou segurança.



    Kelly Gonçalves, 3° C, MOA

    ResponderExcluir
  37. O questionamento que fica sobre as crises migratórias é: A culpa é só da Europa mesmo?
    De acordo com a pesquisa de dados realizada por mim, países do Golfo Pérsico, Arábia Saudita, Kuweit, Emirados Árabes Unidos (que inclusive são "irmãos" dos muçulmanos ). E principalmente a Arábia Saudita tem, dinheiro e infra-estrutura montada para receber milhões de pessoas.
    E detalhe :Depois que Saddam Hussein invadiu e ocupou o Kuwait, em 1990, dezenas de milhares de kuwaitianos se tornaram refugiado nos países da vizinhança. Eles imediatamente correram para pedir a ajuda dos EUA e da Europa, pessoas que eram "diferentes deles." Mas agora, para ajudar aqueles que são idênticos, tanto étnica quanto religiosamente, eles se recusam.
    E há pessoas que ainda afirmam que os europeus são racistas. E que o Trump que é mal.
    Que postura hipócrita!!

    Daiane Lima, 3° C, EEEP MOA

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...