quinta-feira, 3 de março de 2016

A Revolução Russa: Um movimento popular?

Após terem lido o capítulo do livro básico sobre a Revolução Russa, escolha um tema para aprofundar seus conhecimentos sobre ele e depois faça uma dissertação de quinze a vinte linhas sobre o mesmo. Em seguida poste o seu texto para que possamos todos campartilhar de sua pesquisa. É so o início de um grande diálogo entre os 9.° ano do Colágio António Araripe. Aproveite!

52 comentários:

  1. Fabrízio Moreira N° 08 - 9° ''A''7 de março de 2016 às 06:24

    Ditadura Stalinista
    Depois de vitorioso contra Trotsky (sobre a disputa de poder) , Stalin fez uma ditadura imposta até a sua morte. Essa sua ditadura ficou conhecida como a Ditadura Stalinista. A Ditadura Stalinista ou Stalinismo foi um período na União Soviética que foi comandado por Josef Stalin. O Stalinismo tinha como característica o sistema de partido único, opressão às nacionalidades, burocratização do estado, julgamentos forjados e proibição da liberdade de imprensa e pensamento. Diversos governos socialistas colocados em alguns países durante os anos de 1945 a 1991, foram classificados como Stalinistas. Esses países foram assim classificados por causa de alguns métodos políticos e econômicos relacionados as características da Ditadura Stalinista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercia Feitosa - 9° "A"- N°1816 de março de 2016 às 15:15

      Complementando o argumento, Stalin teve bastante poder na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), segundo algumas pessoas com o passar do tempo os homens administrariam empresas e a economia, sendo assim a sociedade se autogovernaria. Já outros achavam que os sovietes teriam cada vez mais poder. Nada que o povo acreditava que iria acontecer aconteceu, os sovietes perderam o poder e o Partido Comunista tomava as decisões importantes, proibindo assim uma serie de coisas.

      Excluir
  2. Wélida Gomes N° 25 - 9° "C"7 de março de 2016 às 10:36

    A GUERRA CIVIL RUSSA
    Durante o período de três anos ( 1918-1921) exércitos e milícias se enfrentaram com o objetivo de implantarem seus interesses , seu próprio sistema. De um lado estava o Exército Branco(ex-generais czaristas, republicanos), Exército Vermelho(bolchevique) ,Exército Negro(milícias e anarquias) ,e o nacionalista Exército Verde(camponeses que lutaram contra os exércitos vermelho e branco). O exército Vermelho foi único vencedor , após o conflito na liderança dos bolchevique foi criado o Estado Soviético.
    Durante a guerra civil ,o país não se encontrava em condições muito boas, por conta disso os países que haviam se aliado na primeira guerra mundial resolveram imiscuir-se ao Exército Branco. Com o objetivo de derrubar o governo bolchevique ( que era a favor da paz com o império alemão) e instalar uma regência favorável a dar continuidade a Rússia na guerra .Mas talvez seu verdadeiro interesse fosse evitar divulgação dos ideais comunistas.
    No desenlaçar da guerra civil o governo bolchevique instituiu o comunismo de guerra ,ou seja , controlava todas as forças produtivas que deveriam combater os seus inimigos . Uma das consequências foi ,o desencorajamento do plantio que faziam os camponeses pensarem que seria necessário apenas o sustento de suas famílias. Com isso os centros urbanos ficaram sem alimentos que resultou em um grande índice de mortalidade na Rússia moderna.

    ResponderExcluir
  3. Vitória Gonçalves N° 17 - 9° "C"7 de março de 2016 às 11:13

    Um ano importante na Rússia Czarista de então foi 1880, quando foi estabelecido contato entre os intelectuais do operariado russo com ideias de cunho marxista e socialista, até mesmo anarquistas. Naquele período, os operários do país estavam em péssima situação e eram explorados. Desta forma, a mistura da situação precária com os ideais marxistas que foram incutidos na mente dos trabalhadores deram início as primeiras greves.Dezoito anos depois, surge o Partido Operário Social-Democrata Russo, que apresentava seus integrantes divididos da seguinte forma: de um lado os bolcheviques, que eram a maior parcela do grupo, e de outro os mencheviques, que eram a minoria. O primeiro grupo estava sob liderança de uma das figuras históricas mais importantes da história russa, Vladimir Illitch Ulianov, mais conhecido como Lenin. Entre seus planos para o país, estavam a revolução do proletariado e a derrocada do governo imperial.

    ResponderExcluir
  4. Melissa Noronha N° 04 - 9° "A"7 de março de 2016 às 13:34

    Formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
    A URSS foi um país gerado pela união de outros países, que representou o socialismo de 1922 a 1991.
    No início do século XX, a Rússia era um país um tanto quanto atrasado. O feudalismo ainda dominava a produção, além do fato de que o país era absolutista. A construção de uma grade estrada possibilitou uma veloz industrialização em São Petersburgo e Moscou. Como o país não era avançado o bastante para grandes mudanças, a população continuou na miséria.
    A insatisfação do povo gerou a Revolução Russa de 1905, considerada hoje uma prévia para a Revolução de 1917, que abalou a estrutura do país e condenou o czar Nicolau II à morte. Com a junção de 17 países, em 1922, surgia oficialmente a URSS. Lênin foi o responsável pela formação da União, sucedido por Stalin que impôs uma ditadura socialista até 1950.
    A União passou ilesa pela Crise de 1929, devido a seu grande crescimento. Na Segunda Guerra, foi uma das grandes potências vencedoras, ao lado dos EUA. Devido à diferença ideológica entre elas nasceu a Guerra Fria. A mistura entre a insatisfação e o desgaste russo por conta da Guerra de da derrubada do muro de Berlim, pôs fim ao socialismo e dois anos depois, á URSS.

    ResponderExcluir
  5. Ivna Coelho N° 09 - 9° "A"7 de março de 2016 às 19:19

    Rebelião Popular de 1905
    Manchúria era uma região rica em minérios situada no Nordeste da China. A Rússia em 1904, entrou em guerra contra o Japão na disputa pelo controle dessa terra.
    Os mais pobres foram os que mais sofreram com os efeitos dessa guerra, levando a uma grande Greve Operária em São Petersburgo.
    Os operários que estavam de greve junto com suas famílias foram as ruas em 1905, rumo a sede do governo czarista, com um abaixo-assinado para entregar a Czar.
    Neste abaixo-assinado o povo vinha a pedir que Czar cedesse a redução da jornada de trabalho para 8 horas e o estabelecimento de um salário mínimo de um rublo por dia havendo também a abolição do trabalho extraordinário.
    Porém o documento não foi entregue a Czar por pedido do mesmo. Por meio de ordem seus soldados atacaram aqueles operários e suas famílias. Houve muitos mortos e milhares de feridos, deixando esse dia conhecido como o Domingo Sangrento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Complementando os seus argumentos a população reagiu a esse episódio,promovendo um grande números de revoltas e greves.Toda essa rebeldia foi duramente oprimida. Então a população organizou os primeiros soviets.

      Excluir
  6. Mercia Feitosa Mariano N°18 - 9°"A"8 de março de 2016 às 20:02

    A Rússia czarista
    O Império russo era considerado o maior país do mundo no final do século XIX, com uma população considerada grande, no qual a maioria das pessoas ganhava a vida no campo.
    Adotando a monarquia absolutista o poder era na sua maioria do czar, ou seja, fazia o que bem quisesse e entendesse sem que os órgãos públicos interferissem nas ações do mesmo. Por quatro anos o Império russo foi governado por czares da dinastia Romanov. Quem possuía grande parte das terras russas eram aqueles que tinham mais poderes.
    Quase todas as pessoas que morava no campo tinham altas dividas com seus senhores. Os mais atingidos pelas crises de fome e doenças daquela região era as pessoas que não tinham condições financeiras. Por esses motivos camponeses se revoltavam fazendo rebeliões, uma das maiores foi à rebelião de Pugatchev que envolveu o maior número de camponeses e foi derrotada com muito sacrifício.
    Quando a servidão foi abolida o governo exigiu que os mesmos durante 49 anos desse uma parte de sua produção agrícola a eles, os camponeses continuaram acima de tudo sem direito as terras férteis. Pra uma vida melhor, muitos deles foram para as cidades e com isso a população rural aumentou, nas empresas encontrávamos várias pessoas em busca de emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Felipe n°11 Série 9°D8 de abril de 2016 às 07:22

      É interessante que apesar do império russo ser considerado no final do século XIX o maior país do mundo, ainda existia várias famílias vivendo do campo, mas como elas sofriam tanto por não ter condições e terem doenças fizeram uma rebelião na qual envolveu muitos camponeses por causa fã fome e das mínimas condições, mas com muito sacrifício eles foram derrotados e muitos foram a cidades procurar melhores condições.

      Excluir
    2. João Felipe n°11 Série 9°D8 de abril de 2016 às 07:25

      Por causa da fome*

      Excluir
  7. Luisa Virna Monteiro De Abreu Nº 15-9º "A"
    O governo provisório
    Esse governo era liderado por políticos moderados como Alexander Kerenski, o grupo procurava amenizar a insatisfação do povo. Mas o mesmo não realizou o maior desejo do povo, que era o fim da guerra.
    O líder bolchevique, Vladimir Lenin voltou a Rússia e passou a defender a derrubada do governo provisório. Em 24 de outubro de 1917 tinha dado início a Revolução onde os bolcheviques liderado por Lenin e Trotsky comandantes da força militar ocuparam os prédios públicos de São Petersburgo incluindo o palácio do inverno com isso assumiram o poder. O governo Russo passou a ser comandado pelos bolcheviques. No governo de Lenin o mesmo fez uma séries de mudanças rompendo antigos alicerces que sustentavam a Rússia Czarista. Os bancos foram nacionalizados os títulos nobres perderam o seu valor, as liberdades civis foram reorganizadas, as forças armadas ganharam nova formação e os operários. Poderiam participar na gestão das indústrias em que trabalhavam.Houve uma grande mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivna Coelho N° 09 - 9° "A"15 de março de 2016 às 21:44

      O Governo Provisório foi projetado para solicitar eleições a assembleia, mantendo os trabalhos essenciais do governo. Os sovietes de Petrogado em São Petersburgo sendo uma autoridade maior limitou o poder do governo provisório, apesar de no início os sovietes o apoiarem.

      Excluir
  8. Roberto Dias N° 22 - 9° ´´A´´9 de março de 2016 às 20:15

    A modernização da Rússia no final do século XIX
    No século XIX, o Império Russo passou por uma modernização que trouxe o desenvolvimento da industrialização e a urbanização da Rússia. Essa modernização toda estava ocorrendo graças aos investimentos dos capitais estrangeiros da Alemanha, França e Bélgica e também da mão de obra barata do campo. A Industrialização também foi avançando graças a exploração de petróleo (que rendia muitos lucros), a produção do aço e também pela construção de grandes ferrovias, como por exemplo podemos citar a Transiberiana (ferrovia que atravessava parte do território russo, e é considerada uma das maiores do mundo).
    O começo dessa industrialização estava distante de beneficiar a todos os cidadãos que estavam ajudando a ela crescer e se desenvolver. Nas grandes fábricas, os salários eram bastante pequenos, os riscos de acidentes nas fábricas eram bastante grandes podendo causar sérios ferimentos aos opérarios e o percurso de trabalho durava cerca de 14 horas por dia. Sendo assim, os trabalhadores das fábricas não aguentavam mais, então começaram a realizar passeatas e protestos contra essa qualidade de vida no ambiente de trabalho que estavam levando, mas eram paradas sempre com o uso da violência pela política czarista, a Okhrana. Com isso facilitou a entrada de várias ideias socialistas e também anarquistas de operários da Rússia.
    A modernização da Rússia poderia ter sido menos ofensiva para os operários, se o governo tivesse começado a dar melhores qualidades de trabalho a todos, eles iriam trabalhar com mais vontade e a modernização e urbanização teriam ocorrido mais rapidamente, mais o governo tinha outras táticas para tentar agilizar esse processo, não indo pelo caminho melhor para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrízio Moreira N° 08 - 9° ''A''18 de março de 2016 às 18:41

      Modernização da Rússia
      Complementando o seu comentário, a Rússia sempre se manteve afastada dos acontecimentos da Europa Ocidental. Várias coisas fizeram com que a Rússia ficasse recolhida, mas o reinado de Nicolau (nos anos de 1825 a 1855) caracterizou-se por esse isolamento. A Rússia vivenciava várias contradições internas. A sua sociedade dividia-se em dois grupos: o da Nobreza e dos Camponeses que ocupavam cerca de aproximadamente 60 milhões dos mesmos. Esse caminho da Modernização poderia ser uma alternativa para superar os estreitos limites da situação de atraso em que a mesma se encontrava. Quando em 1855, assume o trono o imperador Alexandre II. Com isso, a Rússia começava a desenvolver uma série de reformas, sempre pensando na Modernização. Uma das primeiras mudanças que Alexandre II propôs e fez foi o fim da Servidão ( 1861 ). E em seguida, estimulou a industrialização, buscando o incentivo do capital estrangeiro (de forma principal o da França).

      Excluir
  9. Evelyn | n° 24 | 9° C9 de março de 2016 às 20:38

    Modernização da Rússia

    Na segunda metade do século XIX, o Império Russo estava se industrializando. Isso graças ao investimento de capitais estrangeiros -sendo eles alemães, franceses e belgas-, e à mão de obra barata e farta, exercida pelos moradores de regiões do campo. Além disso, a exploração de petróleo, a produção de aço (desenvolvida com a Revolução Industrial) e a construção de ferrovias, na qual podemos citar a Transiberiana, uma das maiores da época e que atravessava grande parte do território russo, foram fatores importantes. Foi durante o governo do czar Nicolau II, somado a continuação do desenvolvimento do capitalismo russo, que surgiram centros industriais russos, como São Petersburgo, Moscou e Kiev.
    Porém, essa melhora progressiva na industrialização não trazia benefícios à camada social dos empregados, que sofriam com uma extensa jornada de trabalho e alto risco de acidentes, sem terem aumento salarial. Buscando por melhorias no setor trabalhista, eram organizadas greves e manifestações, mas eram reprimidos violentamente pela polícia czarista, a Okharana. Essa situação trouxe ideias socialistas e anarquistas para os meios operários e intelectuais da Rússia.
    As ideias marxistas (método de análise sobre as classes sociais e econômicas, que analisa o capitalismo e o papel das classes na troca de sistema econômico, do socialismo para o capitalismo), são um exemplo disso. Assim, os intelectuais operários russos se dividiram em grupos políticos e em 1898 formaram o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que foi desfeito pela polícia czarista. Entretanto, os principais líderes deste partido se reorganizaram em novos grupos, usando as diferenças entre ambos para formarem novos objetivos e estratégias individualmente, os Bolcheviques e os Mencheviques.

    ResponderExcluir
  10. Davi Silva N° 05 - 9° "D"9 de março de 2016 às 21:47

    A intensa carnificina ocorrida nas ruas de São Petesburgo na Rússia em um domingo de 1905 deixou esse dia conhecido como ‘Domingo Sangrento’, a marcha realizada em direção ao Palácio de Inverno (sede do governo czarista), formada pelos trabalhadores em greve e suas famílias, aconteceu com o intuito de fazer valer um abaixo-assinado que pedia por melhores condições de trabalho, salários justos, redução da jornada de trabalho para oito horas e condenava as horas extras que os donos das fábricas forçavam os trabalhadores a cumprir, além de outras exigências.
    Esse ocorrido teve por motivos a insatisfação com o governo czarista e a tensão social elevada, ambos causados pela guerra imperialista entre a Rússia e o Japão em 1904 pela Manchúria (região industrial situada no nordeste da China), saindo derrotada, a Rússia perdeu territórios e prestígio, o que lhe causou muitos problemas internos.
    Mesmo com exigências em mãos, o abaixo-assinado nunca chegou a passar pelos olhos do imperador Nicolau ||, pois a mando do mesmo suas tropas dispararam tiros a queima-roupa contra a multidão, foram estipuladas mil mortes e cinco mil feridos, dentre eles, operários grevistas, idosos, crianças e mulheres, ainda há relatos de que até mesmo a neve caída nas ruas, ficou vermelha nesse dia.
    E como era de se esperar, os populares reagiram ao acontecido com uma série de greves e revoltas, embora essa onda de rebeldia tenha sido duramente reprimida, as pessoas começaram a organizar os primeiros sovietes (conselho de deputados eleitos por operários, camponeses e soldados).

    ResponderExcluir
  11. Débora Raiane nº- 9º ano "D"10 de março de 2016 às 20:32

    A Nova Política Econômica foi á economia adotada na União Soviética para tirar o país da crise após a guerra civil. Fez uso de elementos capitalistas nos valores comunistas.
    Em 1917, a Rússia passou por uma grande revolução que derrubou o tradicional regime czarista no país. Até então, a Rússia ainda era um país regido pelo absolutismo e com modo de produção tipicamente feudal. A Revolução Russa de 1917 instalou o regime comunista, guiado pelo Partido Bolchevique que tomou a liderança. O processo revolucionário gerou danos para os russos, uma guerra civil colocou o país em condições delicadas. O Partido Bolchevique, que passou a comandar a Rússia, tinha seus opositores, os quais se manifestavam por mudanças no sistema. Os marinheiros do Kronstadt se rebelaram contra os bolcheviques, defendendo a saída de tal grupo do poder e a instauração de uma democracia proletária de administração coletiva. Esse movimento foi causador da iniciativa do Estado de se cria uma Nova Política Econômica. A situação russa não estava bem, o comunismo de guerra não poderia ser prosseguido de tal forma. Lênin era o único homem que tinha o poder e a moral necessários para lançar mãos de medidas que denotassem retrocesso na política comunista, e assim foi feito. O comunismo não poderia ser implementado imediatamente, foi preciso recorrer ao capitalismo para alcançá-lo.
    Lênin idealizou a chamada Nova Política Econômica, cuja sigla NEP vem do original em russo. Nem mesmo seu idealizador sabia bem como defini-la, chamava-a de mistura do czarismo com práticas capitalistas moldadas pelos soviéticos.
    Com o novo sistema econômico, passou-se a verificar a associação de medidas socialistas, capitalistas e de economia tradicional na União Soviética. Os camponeses passaram a ter uma cota de seus produtos comprada pelo Estado por preço fixo e a liberdade de comercializar o restante no mercado. Resumindo: a igualdade cedeu lugar à concorrência.
    A Nova Política Econômica vigorou até 1928, quando Stalin . Por outro lado, a NEP já era criticada por ter causado escassez de grãos, o que fez o passou a utilizar os planos quinquenais que visavam á industrialização rápida da União Soviética Estado desenvolver a economia planificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor meu número é da chamada é "6", eu esqueci de colocar...Perdão.

      Excluir
    2. Jade Guedes n° 11 | 9° C10 de março de 2016 às 21:43

      Em 1914, a Rússia e o Japão pararam uma guerra imperialista pelo controle da manchúria.Os Russos estavam descontentes com as péssimas condições de vida,consequência do governo autocrático czarista.Em um domingo de 1905, operários em greve e suas famílias caminharam desarmados pelas ruas de São Petersburgo cobertas de neve em direção ao palácio de Inverno (sede do governo czarista). O documento não chegou a ser entregue ao czar,pois ele mandou que os saldados atirassem contra a multidão. Mais de mil manifestantes foram mortos e cinco mil feridos. O fato ficou conhecido como Domingo Sangrento, os populares reagiram promovendo uma série de greves e revoltas.Os diversos setores da sociedade russa passaram a contestar o atrasado sistema da Rússia. Os trabalhadores urbanos reivindicavam melhorias econômicas e igualdade, intelectuais e liberais protestavam por direitos civis, as forças armadas e as nacionalidades minoritárias queriam liberdade cultural e política e os camponeses, principais descontentes, almejavam melhoras econômicas.

      Excluir
  12. Jade Guedes n° 11 | 9° C10 de março de 2016 às 21:49

    Em 1914, a Rússia e o Japão pararam uma guerra imperialista pelo controle da manchúria.Os Russos estavam descontentes com as péssimas condições de vida,consequência do governo autocrático czarista.Em um domingo de 1905, operários em greve e suas famílias caminharam desarmados pelas ruas de São Petersburgo cobertas de neve em direção ao palácio de Inverno (sede do governo czarista). O documento não chegou a ser entregue ao czar,pois ele mandou que os saldados atirassem contra a multidão. Mais de mil manifestantes foram mortos e cinco mil feridos. O fato ficou conhecido como Domingo Sangrento, os populares reagiram promovendo uma série de greves e revoltas.Os diversos setores da sociedade russa passaram a contestar o atrasado sistema da Rússia. Os trabalhadores urbanos reivindicavam melhorias econômicas e igualdade, intelectuais e liberais protestavam por direitos civis, as forças armadas e as nacionalidades minoritárias queriam liberdade cultural e política e os camponeses, principais descontentes, almejavam melhoras econômicas.

    ResponderExcluir
  13. Raquel Vitória Nº 23 Série 9º ano “D”

    O Domingo Sangramento (1905)
    O Domingo Sangramento foi um massacre que aconteceu a 22 de janeiro de 1905 em São Petersburgo na Rússia, onde manifestantes marcharam até ao palácio de inverno para apresentar uma petição ao Czar Nicolau II e foram baleados pela Guerra Imperial.
    A manifestação foi organizada pelo padre George, que colaborou com Sergei Zubotav da Okhrana, a polícia secreta czarista no mês de dezembro anterior, uma grave aconteceu na fábrica Putilov simpatizantes em outras pontas da cidade aumentaram o número de grevistas para cerca de 80.000.
    A petição, escrita por Gapon, mencionava os problemas e opiniões dos trabalhadores e pedia melhoras condições de trabalho, salários justos, redução da jornada de trabalho para oito horas.
    O número oficial de vítimas foi 92 mortos e várias centenas de feridos Gapon desapareceu e outros chefes da marcha foram apoiados a assembleia de Gapon foi fechada nesse dia, e ele rapidamente deixou a Rússia e regressou em outras, foi assassinado por ordem do Partido Social Revolucionário.

    ResponderExcluir
  14. Assis Neto "N" 9 Turma 9 Ano "D"11 de março de 2016 às 08:42

    "Domingo Sangrento"

    Como se vê, o czar tinha mais em comum com os antigos reis absolutistas (como Luís 14) do que com os soberanos das monarquias parlamentares (como a que existe hoje na Inglaterra). Apesar disso, ele era muito popular. O povo, mesmo quando se rebelava, punha a culpa dos problemas do país nos nobres, nos ministros, nos funcionários públicos, nos latifundiários ou (com muita frequência, sendo nisso apoiados pela propaganda oficial) até nos judeus. A figura do czar era sempre poupada, pois se achava que ele era bondoso e que seus assessores não o deixavam saber da verdadeira situação.Mas isso mudaria num domingo, 9 de janeiro de 1905. A Rússia havia sido vencida pelo Japão numa guerra que teve início quase um ano antes. Essa derrota agravou ainda mais os problemas enfrentados pela população, causando uma onda de greves. Naquele dia, manifestantes se reuniram em procissão até o Palácio Imperial, em São Petersburgo. O objetivo era conseguir uma audiência com o czar para pedir aumento de salário e diminuição da jornada de trabalho. A multidão, que carregava imagens religiosas e cantava "Deus Salve o Czar", foi recebida a bala pela Guarda Imperial. Muitos morreram ou ficaram feridos. A partir de então, o 9 de janeiro seria lembrado como "Domingo Sangrento", e a popularidade do czar entraria em declínio.

    ResponderExcluir
  15. Nome: João Felipe N°11 Série 9° D11 de março de 2016 às 08:53

    Domingo Sangrento foi um tipo de massacre que aconteceu em 9 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo na Rússia , onde manifestantes que eram pacíficos marcharam até ao Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar Nicolau II, e quando chegaram lá foram baleados pela Guarda Imperial. Essa marcha foi organizada pelo padre George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov da Okhrana, a polícia secreta czarista, para destruir organizações de trabalhadores.

    Nesse domingo, trabalhadores em greve e suas famílias se reuniram em seis pontos na cidade de São Petersburgo, Segurando ícones religiosos e cantando hinos e canções patrióticas que provavelmente poderia ser _ "Deus Salve o Czar", uma multidão de mais de três mil pessoas prosseguiu sem interferência da polícia em direção ao Palácio de Inverno, residência oficial do czar. A multidão não sabia que o czar não estava no palácio. Os piquetes do exército perto do palácio lançaram tiros de advertência e, em seguida, dispararam diretamente contra a multidão para dispersá-la.

    O número de mortos é incerto, mas as autoridades da época assumiram 96 mortos e 333 feridos, fontes anti-governo afirmam que os tiros mataram mais de quatro mil pessoas, estimativas moderadas ainda estipulam uma média de cerca de mil mortos e feridos, tanto pelos tiros quanto pisoteados pela população durante o pânico.

    ResponderExcluir
  16. Anthony Guilherme "N" 3 Turma: 9 Ano "D"11 de março de 2016 às 08:56

    Manifestação ocorrida em São Petersburgo em 22 de janeiro de 1905 (9 de janeiro pelo antigo calendário) em frente ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II e liderada pelo padre Gregori Gapone. Os manifestantes pacíficamente desejavam entregar um abaixo-assinado com cerca de 130 mil assinaturas e pelo qual reivindicavam a reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura e a participação de representantes do povo no governo. A Guarda do Czar disparou contra a multidão em frente do palácio matando centenas de manifestantes.
    Em resposta a esta selvática ação repressiva contra operários desarmados, em toda a Rússia rebentaram greves políticas de massas e manifestações sob a palavra de ordem de «Abaixo a autocracia!». Os acontecimentos de 9 de janeiro deram início à revolução de 1905-1907.

    ResponderExcluir
  17. Lara Vitória N°13/ 9 Ano "D"11 de março de 2016 às 09:21

    Aconteceu em Janeiro de 1905 um grande massacre, denominado de "Domingo sangrento" na cidade de São Petersburgo no Império Russo. Onde era para ser uma grande marcha liderada por o Padre George Gapon, foi mesmo um grande massacre inesperado.
    Trabalhadores e suas famílias se reuniram em alguns pontos da cidade no Império Russo. Uma multidão de mais de três mil pessoas se reunirão em frente ao Palácio de Inverno. A multidão esperava a presença do Czar no palácio, porém, ele não se encontrava por lá.
    O exército do Império Russo já tinha sido convocado e o Czar mandou matar o maior número de pessoas possíveis. O exército perto do palácio lançaram tiros de advertência e logo em seguida dispararam diretamente contra a multidão para dispersa-lá.
    O número de mortos é incerto, mas as autoridades da época assumiram 96 mortos e 333 feridos. Há alguns relatos que no dia a névoa ficou com uma cor avermelhada, esse evento foi classificado pelo embaixador britânico um impulso para as atividades revolucionárias na Rússia e contribuiu para a Revolução de 1905.

    ResponderExcluir
  18. Jeane Bezerra Nº13 9"C"11 de março de 2016 às 09:55

    No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
    Rússia Czarista

    Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.

    No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

    Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. O calendário Juliano foi implantado pelo líder Romano Júlio César, em 46 a.c, como uma importante é substancial alteração no calendário romano. Foi modificado ainda mais 8 d.c pelo imperador Algusto.
    Os nomes dos meses sofreram ainda várias mudanças ao longo do Império romano. O calendário acabou sofrendo ainda sua última modificação em 1582, pelo Papa Gregório XII.
    Esse calendário gregoriano que foi adotado progressivamente por diversos países ocidentais. As modificações feitas, continua sendo ultilizado pelos ortoxos em vários países.

    ResponderExcluir
  21. Luana Loiola Alves N° 15 9° "D"11 de março de 2016 às 10:27

    A Russia vivia em guerra contra o Japão. Ao sair derrotada da guerra a Russia perdeu terras preciosas. Por conta de ter perdido a nação czarista, comandada pelo czar levou-se a uma tensão social e o governo czarista foi muito criticado.
    Em um domingo, operários e suas famílias se dirigiram ao palácio de Inverno, sede do governo. Essas famílias estavam desarmadas, levando apenas um abaixo-assinado, querendo direitos gerais ao trabalho que eles, habitantes de Petersburgo exerciam.
    Porém, o abaixo-assinado não foi entregue ao czar Nicolau II, pois o mesmo mandou que seus soldados atirassem contra aquelas pessoas que estavam em frente ao seu palácio. Mais de mil manifestantes foram mortos e muito mais saíram feridos. Assim o fato ficou conhecido como o domingo sangrento.

    ResponderExcluir
  22. Allan Leite N° 01 9° "D"11 de março de 2016 às 10:46

    O Domingo Sangrento
    O domingo sangrento ocorrido na cidade de São Petersburgo no dia 9 de Janeiro de 1905 no Império Russo após terem marchado ao Palácio de Inverno com um abaixo-assinado para o Czar Nicolau II onde ocorreu um tiroteio bárbaro pela guarda Imperial. A marcha era composta por trabalhadores onde tinha homens de Sergei Zubatov que atiram contra a guarda imperial.

    O Czar Nicolau II não se feriu pois não estava em seu Palácio de Inverno, mesmo com isso ele recebeu toda a culpa das mortes que ocorreram no que resultou em uma onda de amarguras do povo Russo contra Czar Nicolau II e seu regime. O número de pessoas que morreram e incerto, mas as autoridades da época assumiram 96 pessoas e 333 feridos, mas há suspeitas de que foram mais de 4 mil pessoa pisoteadas.

    No Domingo Sangrento Czar Nicolau II descreveu esse dia como "doloroso e triste" e o padre George Gapon fugiu nesse dia mesmo sendo alvo de tiros dos piquetes do Império. Gapon não se feriu. O regime autocrático de Czar Nicolau II foi odiado por várias pessoas que conheciam os trabalhadores e suas famílias que se encontravam na marcha.

    ResponderExcluir
  23. Luís Alfredo Nº 16 Turma: 9º ´´D´´11 de março de 2016 às 11:05

    No domingo, 22 de janeiro de 1905, trabalhadores em greve e suas famílias se reuniram em seis pontos na cidade de São Petersburgo, no Império Russo . Organizados e liderados pelo padre ortodoxo russo George Garpon, eles foram cantando hinos e canções patrióticas (particularmente Deus Salve o Czar), uma multidão de mais de três mil pessoas prosseguiu sem interferência da polícia em direção ao Palácio de Inverno, residência oficial do czar.
    Os piquetes do exército perto do palácio lançaram tiros de advertência e, em seguida, dispararam diretamente contra a multidão para dispersá-la. Cerca de quarenta pessoas ao redor dele foram mortas, Embora o czar não estivesse no Palácio de Inverno ou mesmo na cidade e não tivesse dado a ordem para as tropas abrirem fogo, ele recebeu toda a culpa pelas mortes, resultando em uma onda de amargura do povo russo contra o czar e seu regime autocrático.
    O número de mortos é incerto, mas as autoridades da época assumiram 96 mortos e 333 feridos; fontes contra o governo afirmam que os tiros mataram mais de quatro mil pessoas, estimativas moderadas ainda estipulam uma média de cerca de mil mortos e feridos, tanto pelos tiros quanto pisoteados pela população durante o pânico. Outra fonte observa que a estimativa oficial de mortos era de 130 pessoas. Há relatos que no dia até a neve ficou vermelha

    ResponderExcluir
  24. Ana Luíza Amorim de Sousa 9° "A" N° 311 de março de 2016 às 21:44

    Após a morte de Vladimir Lenin ( um revolucionário russo, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética), começaram as disputas pelo poder entre Trotsky e Stalin, mais dois símbolos da revolução russa. Trotsky fazia parte desse meio, por já ter organizado um ataque ao Palácio de Inverno e também regido o Exército Vermelho durante a guerra civil. Era um homem com bastante capacidade intelectual e com uma analise política sublime. Podemos dizer que Stalin era antagônico a ele. Tratava-se de um sujeito que trabalhava apenas na burocracia partidária, desconhecido pelo público. Mas a situação mudou. Com a morte de Lenin, Stalin tornou-se um “homem forte” do país. Todas as nomeações importantes passavam por suas mãos e dependiam de sua aprovação.
    O que ocasionou essa competição de poder foram os pensamentos tão contraditórios que possuíam entre si. Trotsky acreditava que a “Revolução Permanente” deveria transformar a sua nação em incentivadora de outras revoluções socialistas pela Europa, formando um conjunto de países com a mesma maneira de governo. Stalin a por sua vez, acreditava que antes de tudo era preciso consolidar o socialismo na Rússia para só depois pensar em expandir.
    Trotsky era julgado arrogante e despertava desconfianças com sua grande intelectualidade. O que podia ser um ponto positivo tornou-se negativo, contribuindo pra a sua expulsão do país já que Stalin possuía o poder maior. Abusando disso, o mesmo mandou mata-lo e ainda apagar seus registros ao lado de Lenin, na tentativa de removê-lo da historia.

    ResponderExcluir
  25. Jamira Guedes da nóbrega Braga -9C- Nº-1211 de março de 2016 às 21:48

    Na segunda metade do século XIX, a Rússia passou por um momento de industrialização, graças a dois fatores:
    1: Verbas de países estrangeiros.
    2: Mão de obra barata e farta.
    Com a exploração do petróleo, criação de ferrovias e a produção do aço. O capitalismo Russo aumentou mais ainda.No governo de Czar Nicolau II, foi criada várias indústrias.Pena que essa industrialização não beneficiava a todos como deveria ser, os operários faziam manifestações em busca de um salário melhor e mais seguros. Mais sempre acabava com violência da polícia czarista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto Dias N:22 9* "A"26 de março de 2016 às 21:34

      Eu concordo, usavam sempre ababava com a violência, coisa que poderia ter sido evitada com a paz,trazendo os benefícios que os operarios e trabalhadores deveriam ter em seu ambiente de trabalho e também em condições de vida.

      Excluir
  26. Guilhermy Nº18 9 ano "D"12 de março de 2016 às 09:10

    CZAR RUSSO
    Aos 16 anos, em janeiro de 1547, Ivan se tornou o primeiro a ser coroado czar, o “grande príncipe de toda Rússia’’. Monarcas anteriores já haviam recebido título (derivado dos “Césares” de Roma), mas nenhum deles havia sido abençoado e reconhecido pela poderosa igreja ortodoxa. Acredita-se que os distúrbios mentais de Ivan tenham começado após sua coroação: a cerimônia fez com ele acreditasse ser mesmo um líder enviado dos céus.
    Mas antes de mergulha a Rússia em um inferno, Ivan até que melhorou a vida de seus súditos. Nos primeiros anos de reinado, ele centralizou o poder em Moscou e derrubou o velho esquema medieval, em que cada nobre era soberano no seu pedaço de terra. O ódio que Ivan tinha sobre os boiardes fez com que ele se livra-se de boa parte deles, dando autos cargos as pessoas comuns. Representantes populares ganharam espaço no Zemsky Sobor, a “assembleia da nação” instituída pelo czar, que reunia também membros da nobreza e do clero.
    Enquanto dentro da Rússia o desequilíbrio mental de Ivan causava morte e destruição, no exterior suas tropas levavam surras homéricas. Desde 1558, elas estavam metidas em uma guerra para conquistar a Livonia (que hoje corresponde a grande parte da Letônia e Estônia). La, poloneses e suecos mostraram-se ser inimigos bem mais fortes que os tártaros.
    A hora de Ivan chegou em 18 de março de 1584. Morreu enquanto jogava xadrez, provavelmente vítima de um ataque cardíaco. Surgiram suspeitas de que o czar foi envenenado, igual a sua mãe. Depois de exumar seu cadáver, em 1968, pesquisadores descobriram que os restos mortais tinham traços de cianureto. A substancia altamente tóxica, também era utilizada na época para tratamento da sífilis, doença que Ivan havia contraído.

    ResponderExcluir
  27. Amanda Kelly nº 02/ 9º ''c''12 de março de 2016 às 09:42

    Em Janeiro de 1905 ocorreu uma manifestação, um grupo de operários e familiares, liderados pelo padre George Gapon, marcharam rumo ao palácio de Inverno, em São Petersburgo. Iam com o desejo de entregar uma petição assinada por cerca de 135 mil trabalhadores. Para mostrar que o protesto era pacífico, cantavam hinos de adoração ao czar . O czar Nicolau II, venerado pelos russos por sua reputação, estava ausente, e seus soldados que já estavam convocados a não deixar que as pessoas se aproximassem do palácio, e mandou que saíssem. O povo não se mexeu, então abriram fogo contra os manifestantes, para dispensa-los, a manifestação logo se espalhou. As ruas estavam cobertas de neve. O sangue dos manifestantes, mortos no ataque e os 5 mil feridos, tingiu as ruas brancas de neve, instaurando o “Domingo Sangrento”.
    Depois desse confronto várias revoltas eclodiram por toda a Rússia. Em 1906, o czar conseguiu conter essa insurreição e manter seu governo, mas, em 1917, veio a queda. Liderados por Vladimir Lênin, a Rússia derrubou Nicolau II e o regime czarista.

    ResponderExcluir
  28. Adria Ellen Medeiros 9° ano "C" N°112 de março de 2016 às 10:28

    Revolução Russa de 1917
    A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

    No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
    Rússia Czarista
    Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.

    No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

    Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

    A Revolução compreendeu duas fases distintas:
    A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
    A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

    ResponderExcluir
  29. Ramylle Loiola 9º ano "C" nº1912 de março de 2016 às 11:40

    A rebelião popular de 1905 e o ingresso da Rússia na Primeira Guerra Mundial
    Em 1904, a Rússia e o Japão travaram uma guerra imperialista pelo controle da Manchúria. A Rússia saiu da guerra derrotada e, com isso, perdeu território e prestígio. Internamente, a guerra elevou a tensão social e a crítica ao czarismo.
    Em um domingo de 1905, operários em greve e suas famílias caminharam desarmados pelas ruas de São Petersburgo cobertos de neve em direção ao Palácio de Inverno, a sede do governo czarista, com um baixo assinado.
    O documento não chegou a ser entregue ao czar, pois ele mandou que seus soldados atirassem contra a multidão à queima-roupa. Mais de mil manifestantes foram mortos e perto de 5 mil saíram feridos. Esse fato ficou conhecido como Domingo Sangrento.
    Os populares reagiram ao Domingo Sangrento, promovendo uma série de greves e revoltas. A mais famosa delas foi a revolta dos marinheiros do encouraçado Potemkin contra os castigos corporais e a fome eram submetidos na marinha czarista.
    Em 1914, decidida a controlar o acesso do Mar Negro ao Mar Mediterrâneo, a Rússia czarista entrou na Primeira Guerra Mundial. O Império Russo mobilizou contra os alemães cerca de 13 milhões de soldados, mas esse exército numeroso carecia de fuzis, botas, cobertores e, sobretudo, treinamento adequado.
    O resultado foi trágico: em pouco tempo milhões de soldados foram mortos. A população civil também foi fortemente atingida pelo desemprego, pela inflação e pela fome.

    ResponderExcluir
  30. Amanda Roseno 9° ano "D" N°212 de março de 2016 às 17:11

    Domingo Sangrento-1905
    A Rússia enfrentava uma crise profunda, as pessoas
    passavam fome, todas as camadas da população estavam
    insatisfeitas. Ás vésperas da primeira revolução russa, Czar
    ainda não tomava conhecimento dos problemas dos trabalhadores,
    da fome, da miséria e das arbitrariedades dos proprietários de fábricas.
    Na manhã do domingo, 9 de janeiro de 1905, operários em greve
    e suas famílias dirigiram-se para a residência do
    Czar, o Palácio de Inverno de São Petersburgo, com uma
    petição em tom desesperado. A população pedia a redução
    da jornada de trabalho para oito horas, o estabelecimento de
    um salário mínimo de um rublo por dia e a abolição do trabalho
    extraordinário.
    Quando a multidão aproximou-se do palácio, ouviram-se
    os primeiros disparos. Duzentas pessoas foram assassinadas
    e cerca de 800 ficaram gravemente feridas. O fato ficou
    conhecido como Domingo Sangrento.
    A sangrenta repressão da marcha de protesto diante do
    palácio do Czar em São Petersburgo foi o ponto de partida
    para as rebeliões que se seguiram. Poucos dias mais tarde,
    a população de Varsóvia, que na época era administrada pela
    Rússia, saiu ás ruas para protestar. Novamente , o regime
    czarista mandou abrir fogo contra os manifestantes.

    ResponderExcluir
  31. Fabrício Alves nº15 9º"C"12 de março de 2016 às 17:41

    Domingo sangrento
    Foi a manifestação ocorrida em São Petersburgo em 22 de janeiro de 1905 (9 de janeiro pelo antigo calendário) em frente ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II e liderada pelo padre Gregori Gapone. Os manifestantes pacíficamente desejavam entregar um abaixo-assinado com cerca de 130 mil assinaturas e pelo qual reivindicavam a reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura e a participação de representantes do povo no governo. A Guarda do Czar disparou contra a multidão em frente do palácio matando centenas de manifestantes.
    Em resposta a esta selvática ação repressiva contra operários desarmados, em toda a Rússia rebentaram greves políticas de massas e manifestações sob a palavra de ordem de «Abaixo a autocracia!». Os acontecimentos de 9 de janeiro deram início à revolução de 1905-1907.

    ResponderExcluir
  32. Williane Martins nº26 9º"C"12 de março de 2016 às 17:53

    A Rússia, apesar de alguns monarcas no século XVIII de tirá-la do isolamento, sempre se manteve afastada dos acontecimentos da Europa Ocidental. A Revolução Francesa, as campanhas napoleônicas e a política de restauração contribuíram para que ela se mantivesse recolhida; e o reinado de Nicolau, entre 1825 a 1855, caracterizou-se por esse isolamento.

    A Rússia vivenciava, contudo, na Segunda metade do século XIX, uma série de contradições internas. A sociedade compunha-se predominantemente de duas classes: uma nobreza dominante, os boiardos, e uma grande massa de camponeses servos, os mujiques, que somavam, aproximadamente, 60 milhões. Existia também uma incipiente burguesia, que não detinha as condições necessárias para patrocinar atividades que propiciassem seu fortalecimento.

    A direção política estava nas mãos da nobreza, liderada pelo Czar, o imperador da Rússia, absolutista que não permitia contestação ao seu poder. No entanto, nessa época, grupos de trabalhadores e de intelectuais se organizavam em uma posição. Toda a economia do país centrava-se, quase exclusivamente, nas atividades agrárias e na criação de gado.

    ResponderExcluir
  33. Carlos Eduardo nº05/ 9º ano ''C''12 de março de 2016 às 21:24

    No século XVIII teve início um movimento para a modernização da Rússia com o objetivo de atrair a atenção da Europa para o país. Esse processo foi intensificado no século XIX, quando a sociedade russa passou a questionar o czarismo, modelo político que concentrava nas mãos da nobreza e do Czar um poder absolutista.
    a economia da Rússia era baseada em atividades agrária e criação de gado, mas o cenário começou a mudar a partir de 1855, quando Alexandre II assumiu o poder e determinou que o país modernizasse suas atividades.
    O Czar Alexandre aboliu a servidão na Rússia em 1861 e passou a incentivar as atividades industriais por meio do capital estrangeiro. Nesse momento, várias reformas modernizadoras foram colocadas em prática com o objetivo de aumentar a classe operária do país e desenvolvê-lo.

    ResponderExcluir
  34. Matheus Almeida. Nº 21 9º "D"14 de março de 2016 às 09:46

    Josef Stalin
    Ioseb Besarionis Dze Djughashvili, nasceu na cidade de Gori, em 21 de dezembro de 1878. Mais conhecido como Josef Stalin (que em russo quer dizer “homem de aço”), recebeu este nome quando foi deportado para a Sibéria, após um assalto que deixou 40 mortos.
    Após suas prisões e deportações, Stalin se aproximou de Lênin, e de seu grupo que planejava a revolução russa. Então entrou para o Partido Comunista em que era secretário-geral, e tornou-se o braço direito de Lênin.
    Com a morte de Lênin em 1924, Stalin assume o poder do partido. Mas entrou aí Leon Trosky, que queria o poder, e que a revolução russa expandisse para outros países. Mas quando isso foi para o voto do partido, escolheram a corrente de Josef Stalin, que apoiava a revolução russa somente para a Rússia, como Lênin queria antes da morte.
    Stalin foi um líder rigoroso, que comandou parte da guerra fria e da união soviética, e tornou a Rússia uma superpotência. No dia 5 de março de 1953 Stalin faleceu, em decorrência de uma hemorragia cerebral. Seu corpo está até hoje enterrado próximo aos muros de Kremelim.

    ResponderExcluir
  35. Bárbara Marques N° 04 - 9° Ano "D"14 de março de 2016 às 10:09

    Domingo Sangrento
    Foi uma manifestação que ocorreu em 22 de janeiro de 1905. Liderada por um padre ortodoxo, Gregori Gapone, com destino ao palácio do czar Nicolau 2, com o objetivo de entregar uma petição, reivindicando direitos ao povo.
    Sergi Alexandrovitch, grão-duque ordenou a guarda do czar que não permitisse que o povo se aproximasse do palácio e que dispersasse a multidão. Entretanto, a multidão não recuou. A guarda então, disparou contra a multidão e ela rapidamente se disperssou.
    A população indignou-se com a atitude do czar, que até então, era bem visto pelo seus súditos. O episódio ficou conhecido como "domingo sangrento".
    E apesar de não saberem quantos haviam sido mortos, sabia-se que uma época da história russa havia concluído abruptamente e uma nova revolução recomeçara.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Miguel Arcanjo Abreu Oliveira N:19 "9 Ano A"

    A Guerra Civil
    A guerra civil, que aconteceu durante a revolução Russa se estendeu por três anos, a guerra civil estava dividida entre o Exercito Branco ( que temiam a expansão do comunismo ) e o Exercito Vermelho ( que era comandado por Leon Trotsky ,um defensor da revolução Russa ).
    Apesar do Exercito Branco ser apoiado por potências capitalistas, como: Inglaterra, Estados Unidos e Japão, no final da guerra civil a vitória foi dos Bolcheviques, partido que defendia o comunismo.
    Após o fim da guerra civil a econômia Russa estava totalmente arrasada e sua população empobrecida.

    ResponderExcluir
  41. Helis Cristina N°10/ 9° Ano "D"22 de março de 2016 às 10:30

    Domingo sangrento
    Foi um massacre que aconteceu em 22 de dezembro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes pacíficos marcharam até ao palácio de inverno para apresentar uma petição ao Czar Nicolau II, e foram baleados pela Guarda Imperial.
    Eles reivindicavam uma melhoria das condições de vida, o país estava afundando numa enorme crise, as pessoas passavam fome, em todas as classes da sociedade havia insatisfação. Os nobres não queriam aceitar a industrialização russa, porque isso os empobrecida.
    Na manhã de 9 de Janeiro, uma multidão de pessoas dirigiu-se para residência do que czar. A residência estava protegida por militares. Quando a multidão aproximou-se do Palácio, ouviram-se os primeiros, pois o banho de sangue foi premeditado.
    Duzentas pessoas foram assassinadas e cerca de oitocentos ficaram gravemente feridas. Mas o povo não podia ser mais contido, então czar Nicolau II assinou um tratado. Ele abriu o caminho para as primeiras eleições livres, que gerou o fim da primeira revolução russa que começará de maneira Sangrenta em São Petersburgo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem liderou está manifestação foi Gregori Ganope.O grão-duque ordenou a guarda do Czar não deixar o povo se aproximar do palácio e que dispersassem a multidão, mas o povo não recuou, então os guardas começarão a disparar.

      Excluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...