domingo, 15 de setembro de 2013

Gandhi e a sua proposta de paz para a Índia

Mohandas Gandhi buscou a independência da Índia através de um movimento pacifista. Obteve sucesso. Discuta com seus colegas a possibilidade de um movimento semelhante, hoje, na busca pela paz. Será possível nos nossos dias? Por que e como?

25 comentários:

  1. José Vitor, Davi Eufrasio, 09 e 16, 9 ''A'' manhã18 de setembro de 2013 às 11:20

    Gostamos muito desse video, pois ele demostra o sofrimento de Gandhi e seu povo, na luta, nao é bem uma luta, mas sim uma desfesa contra os ingleses, ele foram até o mar para produzir sal, pois ele estavam comprando um produto que eles mesmos podiam produzir.E sobre a pergunta do final do video, acho que ela pode acontecer novamente, pois o Brasil ta sendo um escravo dos outros paises, pois a maiorias dos produtos do Brasil, é importado de outros lugares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allen Matheus e Yuri Nº 34 e 26 9"A"18 de setembro de 2013 às 11:30

      Seu comentário foi muito bom pois retrata como foi a vida de Gandhi pela a independência da Índia.

      Excluir
  2. Iasmin 9°A, 36 e Tamires 9°A, 3718 de setembro de 2013 às 11:22

    O video mostrado, mostra a tragetória de vida de Gandhi. Homem exemplar que lutou contra a vilência no Mundo, mas princilpamente na Índia.
    Nós acreditamos que hoje em dia seja mais difícil o acontecimento de um moviemnto semelhante ao de Gandhi.
    Pois, a violência nos dias atuais está muito maior.
    Um exemplo disso são as mortes que acontecem no mundo inteiro diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi Eufrásio, José Vitor Nº 09 e 1618 de setembro de 2013 às 11:27

      Seu comentário foi muito bom, pois ele demonstra detalhadamente a trajetoria de Gandhi.

      Excluir
  3. Kairo Jatai nº17 Carol Lemos nº318 de setembro de 2013 às 11:24

    O vídeo anterior mostra a tragetória da vida de Manhatam Gandhi, suas lutas, suas conquistas, suas vitórias, suas derrotas, seu sofrimento e até algumas vezes suas alegrias. Gandhi procurava a Independêcia da Índia através de um movimento pacifista, ou seja, ele não queria guerra e sim queriam apenas consertar tudo pela conversa.
    Hoje em dia uma guerra como essa é possivel, o exemplo são alguns protestantes que lutam pelo Brasil melhor.
    Uma grande frase que nos marcou bastatnte no vídeo anterior foi :
    "Quem Luta pode vencer ou perder. Quem resite nunca é derrotado.

    ResponderExcluir
  4. Thiffany Teixeira e Luana Monteiro. 9º ano " A". Nº: 19 e 2518 de setembro de 2013 às 11:26

    Gandhi e seu povo andaram cerca de 320km até o mar em busca de influênciar o povo a produzir seu próprio sal e não comprar dos britânicos. Gandhi foi até a Inglaterra em busca da independência da Indía mais voltou sem resultados, mesmo assim o povo o acolheu, e depois de um tempo foi preso e em 1948 foi assassinado por um fanatico que não concordava com suas idéias.

    ResponderExcluir
  5. Allen Matheus e Yuri 9º ''A"18 de setembro de 2013 às 11:26

    Mohandas Gandhi buscou a independência da Índia por meio de um movimento pacifista.Ele dizia que não precisavam usar produtos da Inglaterra e um deles era o sal, então ele fez a marcha do sal e ele dizia que não precisariam comprar sal eles podiam fazer na Índia.

    ResponderExcluir
  6. Priscilla Castro nº23 9°ano A18 de setembro de 2013 às 11:27

    Esse vídeo fala sobre um grande pacifista indiano Gandhi que viveu na época em que a Grã-Bretannha estava liderando a Índia reprimindo os indianos fazendo eles pagararem altos impostos, comprar produtos muitos caros, e os Ingleses até reprimiam e odiavam a cultura Indiana.Gandhi liderou um movimento de paz sem guerras onde as pessoas prostetavam:não pagando os altos impostos, não comprando os produtos ingles.Gandhi liderou uma marcha com 320 pessoas até a praia para que o sal fosse produzindo pelos próprios Indianos.Gandhi pediu a libertação para OS ingleses mais ele mesmo asim fou muito apalaudido na Índia.Gandhi foi morto por um Indu a tiros dizendo que Gandhi era o responsável pela guerra com o Paquistão.Gandhi foi cremado e se tornou um exemplo mundial de paz, e um exemplo de amor ao próprio inimigo porque amar o amigo é fácil difícil é amar o inimigo.

    ResponderExcluir
  7. Janylson e Paulo Vinícius, N: 11 e 21, 9 ano A23 de setembro de 2013 às 19:07

    Esse vídeo mostra a história de Gandhi, um homem pacifista que lutou pela independência da Índia, porém não teve sucesso, foi considerado um herói pelo povo indiano, que na época pagava altos impostos pelo sal. Ele foi responsável pela marcha do sal, movimento em que ele levou o povo indiano ao litoral, para mostrá-los que no próprio país deles havia sal e eles estavam pagando absurdos para o sal industrializado dos ingleses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cavalcante 9 A Manha 3523 de setembro de 2013 às 19:42

      O comentário da dupla foi muito bom, explica muito sobre o tema.

      Excluir
    2. Lucas Fernandes Nono ano `A` N2024 de setembro de 2013 às 13:46

      Concordo com o comentário da dupla, pois Gandhi realmente foi um herói do povo indiano ele foi sim o maior responsável pela marcha do sal que foi feita por ele para mostrar que eles tinham suas riquezas e estavam somente dando lucro aos Ingleses.
      Bom comentário esse de vocês.

      Excluir
  8. Guilherme Cavalcante 9 A Manha 3523 de setembro de 2013 às 19:41

    O vídeo relata da história de Gandhi, homem que dedicou sua vida á movimentos de paz, lutou pela independência de seus país, mas não teve sucesso. Ghandi em 1930 liderou a marcha em direção ao mar, para mostrar ao seu povo como fazer seu próprio sal sem ter que comprar dos britânicos.

    ResponderExcluir
  9. Jerdeth Almeida 13 João Pedro 1423 de setembro de 2013 às 23:10

    Gandhi, foi um grande homem que lutou pelos direitos da Índia, não abdicou daquilo que lhe levava para a conquista da Índia, ele foi a pessoa que a Índia apoio com toda a sua vontade e consegui a independência. Gandhi em 1930 liderou a marcha em direção ao mar, ele também foi preso depois de ir na Enterradela pedir a independência da Índia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana Monteiro 9° "A" N°:1924 de setembro de 2013 às 14:40

      Gostei muito do seu comentário, pois resumo o que Gandhi fez por seu país.

      Excluir
    2. Samuel Alves e Janay Alves N° 24 e 12 9° ''A''24 de setembro de 2013 às 20:33

      É verdade Luana tbm gostei muito do comentário dele pois da um breve Resumo de que Gandhi vez pelo o seu povo e País

      Excluir
  10. Lucas Fernandes Nono ano `A` N2024 de setembro de 2013 às 13:38

    Gandhi nasceu em 1869, desde o ano em que ele nasceu o domínio do império Britânico já durava quase 3 séculos. O vídeo em questão relata sua trajetória de vida ate sua morte. Ele foi um homem que sempre lutou pelos movimento de paz Índia mais também por a Independência do seu coisa em que ele batalhou muito mais no fim de tudo não conseguiu o que ele tanto esperava. Mais aos poucos o povo Indiano ei conseguindo as coisas com suas próprias mãos, tanto que em 1947 a Índia conquista a sua Independência. Ja em 1948 Gandhi foi assassinado em seu velório mais de um milhão de pessoas compareceram.

    ResponderExcluir
  11. Luana Monteiro 9° "A" N°:1924 de setembro de 2013 às 14:52

    Foi o principal líder do movimento pela independência na Índia, nasceu em 1869. Para enfrentar a dominação inglesa, Gandhi propôs e liderou a resistência pacifica, tática de luta baseada na desobediência civil. Gandhi e seus seguidores fiavam algodão e faziam a sua própria roupa, era uma forma de dizer que não precisavam dos ingleses para se vestirem. Gandhi foi assassinado em 1948, com 79 anos de idade, por um radical hindu, que não gostou quando ele tentou conciliar hindus e muçulmanos.

    ResponderExcluir
  12. Luana Clarisse e Brenda Loiola 9° " A" Nº 5,1824 de setembro de 2013 às 17:07

    Gandhi foi um grande líder que lutou em busca da paz e da liberdade. Ele foi um grande exemplo para a humanidade, porque quando ele estava para morrer pediu para que não fizessem nada com o seu assassino, o que é muito diferente de hoje em dia. No tempo de Gandhi reinava a paz e a não violência. Esse vídeo com certeza é muito importante, pois ele traz muitas informações além de fazer com quem esta vendo o vídeo se arrepiar porque a história é realmente bonita.

    ResponderExcluir
  13. Samuel Alves e Janay Alves N° 24 e 12 9° ''A''24 de setembro de 2013 às 20:29

    O vídeo relatado, mostra o quanto Gandhi se importava com seu povo, pois foi dado todo o seu sofrimento por aquele povo,na luta, ou explicando melhor, usou suas defesas contra os Ingleses. A Grã-Bretanha fazendo com o que os Indianos pagassem altíssimos impostos e comprar produtos muito caros, e os Ingleses odiavam a cultura Indiana.Gandhi liderou uma enorme marcha de 320 pessoas até a praia para que o sal fosse produzido pelos indianos . Gandhi foi morto por um Hindu a tiros , mas com esse fato foi e será reconhecido como o construtor da paz e a quem amou seus inimigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vocês, realmente Gandhi é um exemplo de líder, exemplo de pessoa, que lutou pela paz e foi contra a violência.

      Excluir
  14. Matheus Lins 9º ano "A" Nº 824 de setembro de 2013 às 21:04

    Concordo com o comentário dele pois ele falou um pouco sobre a vida de Mohandas Gandhi e como ele dedicou sua vida para defender seu país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus Lins 9º ano "A" Nº 824 de setembro de 2013 às 21:13

      Comentei o do Guilherme só q deu um erro aqui.

      Excluir
  15. Matheus Lins 9º ano "A" Nº 824 de setembro de 2013 às 21:11

    Mohandas Gandhi foi o principal líder do movimento pela independência na índia. Para enfrentar a dominação inglesa, Mohandas Gandhi propôs e liderou a resistência pacífica que era uma tática de luta baseada na desobediência civil, ou seja os indianos eram incentivados a não usar nem comprar produtos ingleses. Gandhi e seus seguidores fiavam algodão e faziam a própria roupa quer era uma forma de dizer q não queriam mais comprar ou usar tecidos ingleses.

    ResponderExcluir
  16. Antonio Gabriel N°4 9º Ano "A"25 de setembro de 2013 às 13:55

    Gandhi ajudou muito a Índia, pois uma das suas primeiras conquistas foi a produção do sal, pois os indianos pagavam altos impostos aos britânicos e era proibidos de produzi-lo. Buscou a independência mesmo em vão foi aclamado por milhões de pessoas. Foi um homem bastante resistente mesmo sendo preso resistiu a luta e finalmente a Índia conquistou sua independência, vindo a mais tarde ser morto a tiros por um homem que o acusava de ser culpado pelos conflitos com o Paquistão, e seu ultimo desejo foi que não punissem seu assassino. Gandhi foi um homem que lutou pela paz.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...