domingo, 15 de setembro de 2013

A Reforma Religiosa e a Contra Reforma Católica

Alguns historiadores questionam o termo Contra reforma, preferindo utilizar a expressão Reforma Católica. Assista o vídeo e discuta com seus colegas de classe ou não, essa questão baseando-se em seus conhecimentos e nas perguntas a seguir conferindo suas participações com as conclusões de seus companheiros e suas.
a) Qual a diferença entre os dois termos?
b) Vocês concordam com essa mudança de nomenclatura? Justifiquem.

21 comentários:

  1. Maria Iara Alves Araújo, 1°Cient. B17 de setembro de 2013 às 22:49

    A diferença é que a Reforma foi feita pelos protestantes, iniciada por Martinho Lutero. Criou a Igreja Protestantista com algumas diferenças da Católica, a principal foi a proibição da venda de indulgencias. Não era necessário um padre para interpretar a bíblia e então você mesmo poderia ler. Já a Contra-Reforma foi feita pela Igreja Católica como uma resposta à Reforma. O motivo foi que estavam perdendo fiéis e dinheiro. A Igreja Católica Criou a Companhia De Jesus e a Santa Inquisição que julgavam católicos e ao mesmo tempo os catequizavam. Com isso o número de católicos crescia,porque a catequese não era mais só na Europa, mas em todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Cauê Mariano 1º ano "A" nº0618 de setembro de 2013 às 08:43

    A reforma religiosa ocorreu pela perda de prestígio da Igreja Católica por alguns de seus seguidores como Martinho Lutero, que criticava algumas ações da mesma e que pensava totalmente diferente da Igreja. Ele criticava por que nem todos tinham direito de ler a Bíblia, por que uma pessoa só era considerada governante depois de ser reconhecida oficialmente pelo papa, entre várias outras indagações. Com isso ele criou a Igreja Protestante, que revolucionou a Europa, pois contradizia muito em relação a Igreja Católica. Com isso o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento que buscava criar e resgatar medidas para que o catolicismo não perdesse tantos seguidores com a ascendência do protestantismo.

    ResponderExcluir
  3. Kaio Emanuel nº 10, Valéria Saraiva nº 15. 1º ano "B"18 de setembro de 2013 às 12:06

    A diferença entre a Reforma e a Contr-Reforma é que, a Reforma foi organizada Martinho Lutero, que publicou um documento composto por 95 teses, que consistiam em propostas à fim de reformar a Igreja Católica e seus príncipios, como por exemplo as indulgências, que eram pagamentos ou ofertas que visavam o pagamento dos pecados, as indulgências causaram espanto na comunidade católica, e com essa tese Martinho Lutero ganhou seguidores e opositores, outra importante tese foi a de que somente Deus poderia perdoar os pecados, algo que não cabia ao Papa. Já a Contra-Reforma foi uma resposta à Reforma, consistia em um conjunto de regras para a comunidade católica, em especial o clero, estava definido que os padres deveriam estudar em seminários e se preparem suas pregações,foi estabelecido que somente a Igreja poderia interpretar a Bíblia, e o culto à imagens santas continuaria, tais reformas consistiram no Concílio de Trento.

    ResponderExcluir
  4. Rafaela Lima N°: 19; Aline Mendonça N°:13; Naftaly Alves N°: 17 - 1º Ano B18 de setembro de 2013 às 12:13

    Na Europa do século XVI, a igreja passaria pela maior crise de sua história. Dentre os fatores que levaram a Igreja Católica a entrar em crise estão: Cobranças de indulgências, insatisfação popular e burguesa, venda de objetos religiosos, venda de cargos da igreja etc.
    A reforma religiosa foi um movimento religioso centrado no objetivo de reformar.
    Já a contrarreforma foi um movimento que surgiu para frear a influência da Reforma, que foi dada por Martinho Lutero. Esse movimento tinha como ideia reformular a doutrina e a administração da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  5. Gabriela Gonçalves Nº 07,Débora Ferreira Nº 06 e Josirlene Cavalcante Nº 09; 1º ano "B"18 de setembro de 2013 às 12:13

    A Reforma Religiosa foi um movimento criado por Martinho Lutero,que criticava a igreja católica e suas ações,como por exemplo a Indulgência,que dizia que as pessoas não precisavam rezar para que seus pecados fossem perdoados,mas precisavam apenas pagar uma quantia em dinheiro e elas estariam livres de seus pecados. Ja a Contra-Reforma da Igreja Católica foi um movimento criado pela igreja católica em resposta a Reforma Religiosa,um de seus objetivos era impedir o avanço do protestantismo. Com a contra-reforma,foram criadas várias ordens religiosa,e a principal foi a
    Companhia de Jesus (1534). Com a Contra-Reforma veio também o Tirbunal do Santo Ofício (ou Inquisição) que tinha como função principal perseguir os que praticavam e pregavam o Protestantismo.

    ResponderExcluir
  6. Nathalia Bezerra Nº 18; Iara Alves Nº 14. 1º B18 de setembro de 2013 às 12:16

    As causas da reforma católica foram: os abusos cometidos pela igreja e uma mudança na visão do mundo, surgida do pensamento renascentista. Muitas pessoas do clero estavam desrespeitando as regras religiosas. A Igreja Católica estava perdendo sua identidade por conta da luxúria, tirando objetivos católicos.
    A contra-reforma tinha como finalidade conter o avanço do protestantismo e discutir as criticas da Igreja Catolica. A igreja tomou algumas medidas, reorganizando sua estrutura, finanças, e preenchimentos dos cargos da igreja por padres de integridade moral. A contra-reforma foi mas expressiva na Espanha e Portugal, por conta dos jesuítas na America do Sul e Central.

    ResponderExcluir
  7. Dário nº 05 e Samila nº 20 - 1ºB18 de setembro de 2013 às 12:18

    O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas : abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
    Contrarreforma, também conhecida por Reforma Católica é o nome dado ao movimento que surgiu no seio da Igreja Católica e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante iniciada com Lutero, a partir de 1517.
    Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador. Apesar disso, em suas teses não negava a necessidade da confissão, considerando-a necessária para o perdão da falta 1 Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica.
    Lutero criticava porque nem todos podiam ler a bíblia porque uma pessoa so era considerada covernante depois de ser reconhecida pelo papa.

    ResponderExcluir
  8. Ana Isabel e Bárbara Abreu N°: 2 e 4. 1° Cient.B18 de setembro de 2013 às 12:18

    Martinho Lutero saiu da igreja católica e criou a igreja protestante, pois ele era contra algumas ações da igreja católica. Ele não concordava com o fato de que a igreja católica detinha todo o poder supremo, nem com o fato de que ela deveria ter um lider ou que os seus seguidores não poderiam ler a biblia. Ou seja seus pensamentos eram contrários ao da igreja católica, por isso então criou o protestantismo e fez com que as igrejas descem início a realização de missas em línguas locais e não mais em latim. Essa ação de Lutero ajudou a igreja pelo fato de ter divulgado a todos os ensinamentos importantes para aqueles que seguiam a igreja católica, mostrando também os erros da igreja ao que se dizia sobre a compreensão da Bíblia.

    ResponderExcluir
  9. Layssa Coutinho Loiola nº 12 Marília Costa Cavalcante nº 16, 1º "B"18 de setembro de 2013 às 12:19

    Martinho Lutero, era seguidor do Catolicismo. Até então, não contente com as leis e pregações do Papa e da Igreja, criou o Luteranismo, a fim de contestar o poder papal e pregar suas 95 teses, criticando vários pontos do Catolicismo, como a venda de indulgências (o perdão atráves do dinheiro e não de orações) e a fundação de sua nova religião, a Luterana. Lutero, foi convocado pelo Papa Paulo III à explicar suas 95 teses, com toda sua rebeldia e indignação para com a igreja, queimou o comunicado do Papa em Praça Pública.
    Para nós, Lutero fez a coisa certa, pois assim, compartilharia suas idéias e abriria os olhos de várias pessoas em relação a igreja. Atráves do ato de Lutero, a bíblia foi traduzida ao Alemão,os cultos foram pregados em línguas de diferentes povos, podendo assim ser entendida e discutida entre várias pessoas, surgiram novas religiões atráves do ato de Lutero, entre outras idéias que são reveladas no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  10. Talita de Oliveira Leite N 21 Amanda Torres Dias N 01 1B18 de setembro de 2013 às 12:20

    Martinho Lutero criou a Igreja Protestantista por não concordar com tudo que tinha na Igreja Católica um exemplo foi a biblia ser escrita em outras linguas e não só em latin. A Contra Reforma foi uma resposta dada ao movimento de Lutero, iniciada no seio da Igreja Catolica, esse movimento foi criado pois a Igreja Catolica estava perdendo seus fieis. Como tudo tem seus pontos negativos e positivos um dos positivos é que apos isso outras religiões tiveram inicio, e temos a opção do que seguir.

    ResponderExcluir
  11. Isadora Almeida nº 08 ; Lara Victoria nº 11 ; Ant. Feitosa nº 03 ; 1º cient B18 de setembro de 2013 às 12:20

    A reforma foi um movimento que tinha o objetivo de reformar a Igreja Católica Romana, mas não houve progressoe quem ficou insatisfeito com isso rompeu com a Igreja o que ficou conhecido como protestantismo. Já a Contra-Reforma foi uma série de medidas da Igreja Católica para conter o avanço do Protestantismo, este movimento tinha como objetivo reformular a doutrina e a administração da Igreja Católica. No nosso ponto de vista a reforma protestante trouxe mais liberdade, vários pontos de vista diferentes e foi possível abrir novas igrejas para que pudessem ter mais inntimidade com o evangélho de acordo com seu modo de pensar e agir.

    ResponderExcluir
  12. Turma vamos nos identificar por completo, caso contrário, não terei como avaliar as participações. muita gente esta esquecendo a turma a qua pertence.

    ResponderExcluir
  13. Juliana Sales, nº 11, 1°"A"20 de setembro de 2013 às 14:28

    A reforma religiosa ocorreu, inicialmente por Martinho Lutero, que criticava coisas da igreja, tal como a proibição dos fieis de acesso a bíblia, e por ela estar apenas em latim; Criticar também o papa, pois Lutero acreditava que para se falar com Deus não precisa de intermediários. Este movimento, foi para reformular a igreja católica.

    ResponderExcluir
  14. Isabela Duran N° 09 1°Cient.A27 de setembro de 2013 às 15:38

    A reforma católica foi um movimento iniciado por Martinho Lutero, cujo movimento tentava mudar a visão e as ações da igreja, Lutero defendeu a ideia de que a igreja deveria renunciar seus bens materiais e que seriam divididos pelos fiéis, o mesmo tinha a ideia de que a bíblia podia ser interpretada livremente, Lutero fez com que as missas fossem realizadas na língua local e não apenas em latim.Uma característica muito interessante nas igrejas Luteranas (criadas no tempo de Lutero) é a ausência das imagens da virgem Maria e dos Santos católicos, para Lutero eles não deveriam mais ser venerados, em vez dos santos ele propôs a meditação das Sagradas escrituras da Bíblia. Com essas e outras modificações foi criada o protestantismo, cuja religião é seguida por vários fiéis nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  15. Larissa de Moraes Nº12 1ºserie A27 de setembro de 2013 às 18:11

    Com base nos conhecimentos adquiridos até então e em análises feitas, é conveniente dizer que o termo correto é contra reforma, pois, foi uma atitude de caráter forçado deixando cada vez mais forte no poder da igreja. Quando se classifica “caráter forçado” é pelo seguinte motivo enrijecer os pilares da igreja de uma forma a tentar condenar os que são a favor da reforma protestante, com torturas, degredos e execuções, por serem considerados pecadores. E para isso acontecer foi criado um tribunal especifico para esse tipo de “crime”, o tribunal do santo ofício ou inquisição sendo considerada a instituição mais forte nos países ibéricos, perseguindo bruxas, judeus, ou qualquer um que não praticasse rituais católicos. Por isso não concordo com a modificação da nomenclatura, pois, foi feita apenas para arrebatar o protestantismo que as poucos conseguiu expandir cada vez mais.

    ResponderExcluir
  16. Alfredo Gabriel, N°: 01 1°A
    A Reforma Católica foi o movimento de protesto sobre as atividades feitas pela Igreja. Ela não se iniciou com Lutero como todos pensávamos, mas sim com John Wycliffe e Jan Hus que não obtiveram sucesso. Lutero sim , conquistou fiéis e mostrou uma outra versão da Igreja , onde a salvação não viria de boas ações nem de obras , mas sim do íntimo e pessoal por meio da fé . Além de Lutero , Calvino e D.Henrique VIII também se separaram da Igreja e criaram o protestantismo. Com toda essas divergências e com a perda de fiéis, ela se sentiu obrigada a fazer algo. Então , se reuniram para realizar a contra reforma onde tinha como objetivo, trazer de volta seus fiéis perdidos. Para isso, criaram o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) para perseguir os protestantes e não católicos para eles se converterem .

    ResponderExcluir
  17. Shelyda Jataí Nº 22 1ºserie A27 de setembro de 2013 às 21:34

    Após a troca das penitências e pecados cometidos, por pagamento chamado indulgências, que ao invés dos fiéis rezarem para pagar seus pecados, os mesmos poderiam pagar por eles, mesmo que estes só fossem cometidos a dois, três anos depois. Com isso Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar os dogmas da Igreja Católica, fixando na porta da Igreja de Wittenberg as eu 95 teses que criticavam os vários pontos da Igreja. Suas ideias foram muito bem aceitas pelos alemães e com isso causaram grandes revoltas.
    Já a Igreja Católica não ficou só observando e acabou criando a Contrarreforma, pois com as teses de Lutero a mesma acabou perdendo fiéis. Então Bispos e Papas reuniram-se e acabaram criando o Concílio de Trento, que consistia em catequizar os índios e povos de outras terras a serem descobertas pelos jesuítas, punir e condenar os acusados de heresias e por fim evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  18. Maycon Douglas N°:20 1°ano A27 de setembro de 2013 às 22:22

    A Reforma Religiosa foi criada por Martinho Lutero no século XVI por causa que ele não concordava com algumas indagações da Igreja, pois ele via que as coisas deveriam ser ao contrário, por isso Martinho Lutero criou a Igreja Protestante que atraiu muitos seguidores que a Igreja Católica, que ficou com medo de perder todos os seus seguidores, por isso resolveu criar a Contrarreforma para parar Martinho Lutero, com tudo isso ocorrendo a Igreja Católica decidiu convocar alguns religiosos católicos para o Concílio de Tentro para tomar importantes decisões para ver se conseguia trazer de volta seus seguidores.

    ResponderExcluir
  19. Rafaela Lima, N° 19, 1° Série "B"29 de setembro de 2013 às 18:22

    O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. As principais causas foram: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo. A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. A diferença entre Reforma Religiosa e a Contrarreforma foi que a reforma religiosa foi iniciada por Martinho Lutero, foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, com não houve progresso os que estavam insatisfeitos levaram a subsequentemente ruptura da Igreja estabelecimento o que hoje chamamos de Protestantismo.
    Já a Contrarreforma foi uma série de medidas da Igreja Católica para conter o avanço do Protestantismo que ganhava força na Europa absolutista, principalmente porque muitos reis buscavam se libertar das garras do papa que tinha mais poder que os próprios reis, o protestantismo então ganhou simpatia de reis como na Inglaterra que foi o primeiro reino a se desligar do vaticano.

    ResponderExcluir
  20. Matheus Gomes N°:04 1° "A"30 de setembro de 2013 às 18:03

    A Reforma Católica foi um movimento que teve seu apogeu durante os séculos XV e XVI, e teve como seus principais nomes Martinho Lutero, na Alemanha, João Calvino, na França e em Genebra,apesar desses terem sido os principais nomes outros, anteriormente, já haviam criticado as formas de ação da Igreja Católica, como por exemplo Erasmo de Roterdã em sua obra: O elogio da loucura, levantando questionamentos como, o motivo do pagamento de tributos a um governante tão distante, em Roma, cuja a riqueza parecia mais que suficiente e o motivo pelo qual a Igreja que era apenas um órgão espiritual estendia seu poder ao setor político.
    Pensamentos assim, e uma população em que a burguesia estava em ascensão e via-se prejudicada pela condenação a prática da usura, foi o cenário para a criação de movimentos religiosos que mudaram a concepção de como se via a salvação, em muitos lugares da Europa.
    Martinho Lutero, um monge agostiniano, questionava em suas teses ações da Igreja, que na visão dele não levariam a salvação, como por exemplo, a cobrança de indulgências, pois em sua visão somente a Fé poderia levar ao Céu, Lutero também dizia que Deus proibia discussões sobre sua natureza, em oposição a Escolástica de Tomás de Aquino, visões que acabaram ganhando muitos simpatizantes e diminuindo o poder da Igreja Católica na Alemanha.
    Já João Calvino depois de ter que se exilar em Genebra, centro protestante europeu, difundiu a ideia de que a salvação só viria por meio do trabalho, ideia muito bem aceita por uma população dominantemente comercial, em sua visão o sucesso profissional representaria um sinal da predestinação à salvação.
    Com tantos pensamentos contrários as seus dogmas a Igreja Católica se viu encurralada para fazer uma mudança em sua doutrina, ou iria perder muitos outros adeptos, para isso Carlos V convocou o Concílio de Trento, assembleia que manteve o Latim como língua litúrgica, reafirmou a infalibilidade do papa, a validade das práticas piedosas como meio de salvação e a restituição da Inquisição, essas práticas ficaram conhecidas como Contra-Reforma, já que foi o modo como a Igreja encontrou para contra atacar as ideias protestantes.

    ResponderExcluir

  Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e i...