segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Iluminismo

45 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Vamos começar nossas reflexões analisando o pensamento de Jonh Locke: “Onde não há lei, não há liberdade”. Por que a lei é importante? A lei tem estado a serviço da sociedade? Realmente a liberdade depende da Lei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei proporciona á sociedade os direitos que temos como cidadão, e questiona e impõe até onde podemos chegar.Infelizmente até hoje a lei não está a serviço de todos pois há o preconceito perante á classe social e como já sabemos os nobres são os mais privilegiados, ainda temos uma lei pouco injusta.A lei abre a liberdade econômica e faz com que possamos ter particípio na política.Há leis que fogem dos nossos príncipios é assim que começa sa críticas dos iluministas por não aceitarem certos modos, consequentemente dá abertura para questionamentos e que sim é um direito nosso de discordar do que vemos como negativo.No país em que vivemos a liberdade depende da lei pois se comertemos algo que é julga ser errado perante á lei seremos criticados e punidos, há leis hoje sem lógica e totalmente fora de príncipios mas isso é decorrentes de políticos que apoiam essa lei para serem favorecidos. No ilumionismo há exemplos veridicos de criticas relacionado as condições mal vividas devido á leis péssimas, mas necessitamos de liberdade econômica, de expressão, é essencialpra vivermos como cidadão no mundo de hoje.

      Excluir
    2. Realmente as leis não tem sido elaboradas com muita responsabilidade social. Boa parte das leis não favorece os mais necessitados. Os Iluministas buscaram uma aproximação maior entre o povo e o poder. Eles acreditavam na liberdade do indivíduo

      Excluir
    3. Além disso os iluministas propunham que cada individuo tinha por si próprio a capacidade de encontrar essa liberdade por meio da razão, sendo que essa iluminaria a mente daquele que buscava a verdade do mundo, dos fatos, e da sociedade, não mais na religião apenas como nos momentos passados, mas no próprio entendimento do homem, e na sua função social. Nesse caso vejo que é como se dessem a oportunidade de cada um encontrar dentro do meio social a sua forma de reformular e pensar novos conceitos de sociedade, de como melhorar e tornar melhor essa relação dos seres, no entanto. uma melhora baseada em valores morais que abragessem a todos os seres numa igualdade, humanizando o homem. Assim acredito
      Paulo Vitor - Liceu - Manhã

      Excluir
  3. HILDSON, 11, 2º ANO8 de agosto de 2012 às 08:23

    As leis eram e são importantes para a sociedade a questão e como são aplicadas essas leis, os iluministas eram contra por exemplo o absolutismo o poder dos reis e de uma forma esse poder dado por Deus

    ResponderExcluir
  4. Rhayssa, 34 / 2°ano8 de agosto de 2012 às 08:30

    Com a criação do iluminismo nos séculos XVII e XVIII uma nova forma de pensar foi desenvolvida, principalmente quando se fala no capitalismo. Os filósofos iluministas eram contrários ao clero (mas não eram ateus), ao absolutismo e ao mercantilismo. Os três principais filósofos iluministas são: John Locke, Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitoria Abreu,38, 2 ano8 de agosto de 2012 às 08:42

      John Locke contribuiu com a teoria política, lançando as sementes do liberalismo.

      Excluir
    2. HILDSON, 11, 2º ANO8 de agosto de 2012 às 08:43

      Também vale lembrar de um grande filósofo do sec. XVIII que foi Voltaire que eram um grande pensador sobre as liberdades e contra a igreja e seus membros contra o absolutismo e entrou em contato com as idéias de Newton. Ele que dizia: “Um grande homem demonstra sua grandeza pela forma que ele trata os pequenos”

      Excluir
    3. Esses três foram muito importante, porém não podemos esquecer Voltaire que condenou o arbitrário, mas não o monárquico defendendo inclusive que o monarca deveria governa dentro das exigências da razão.

      Excluir
  5. Vitoria Abreu,38, 2 ano8 de agosto de 2012 às 08:32

    A maioria dos pensadores iluministas contribuiu para alguns fundamentos teóricos e práticos de revoluções que ainda iriam acontecer como a revolução americana (que levou a independência dos Estados Unidos) e a revolução francesa.

    ResponderExcluir
  6. marcus kennedy, 26 2°ano8 de agosto de 2012 às 08:33

    A época do iluminismo foi marcada por transformações políticas tais como a criação e consolidação de estados-naçao, a expansão de direitos civis, e a redução da influencia de instituições hierárquicas como a nobreza e a igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembra que essas transformações ocorreram a partir das idéias, ou seja, a idéia é o ponto de partida para as transformações.

      Excluir
  7. O iluminismo era fundamentalmente racionalista,defendia o uso da razão(luz).Os filósofos iluministas acreditavam que a razão era a única forma de atingir o conhecimento,Para eles, o universo era regido por leis físicas que podiam ser determinadas e estudadas.Os iluministas criticavam a igreja, não negavam a existência de Deus,por isso não eram ateus; se caracterizavam por acreditar na razão,somente por meio da razão.afirmam compreender os fenômenos físicos e sociais.

    ResponderExcluir
  8. Sabrina, 34 | 2°ano8 de agosto de 2012 às 08:34

    O iluminismo foi um movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Nasceu do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza, John Locke, Pierre Bayle e pelo matemático Isaac Newton. O centro do Iluminismo foi a França.Toda a estrutura política e social do absolutismo foi violentamente atacada pela revolução intelectual do Iluminismo. O mercantilismo, doutrina econômica típica da época, também foi condenado e novas propostas, mais condizentes com a nova realidade do capitalismo, foram teorizadas.

    ResponderExcluir
  9. Como era um politico Locke pode ser considerado um precursor da democracia liberal dada a importância que atribui à liberdade e à tolerância. O que estava em jogo era, obviamente, a tolerância religiosa, contra os abusos do absolutismo. De todo modo, suas idéias fundamentaram as concepções de democracia moderna e de direitos humanos tal como hoje é expressa nas cartas de direitos.ele era considerado pelos seus criticos o último filósofo ue procura justificar a escravidão absoluta e perpétua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Locke buscou defender à liberdade e a tolerância mas ao mesmo tempo procurou justificar a escravidão absoluta e perpétua. Como explicar esse antagonismo?

      Excluir
  10. Caroline, 09 ,2° ANO8 de agosto de 2012 às 08:35

    As leis são de suma importância servem para reger a vida de uma sociedade, organizá-la de acordo com o que foi decretado, sem elas vira uma bagunça, sem respeito algum. As leis tem estado muito a favor de quem as cria se servir a sociedade bem, mas eles fazem pensando primeiro em si e em sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que até a família, em muitos casos, fica relegada a segundo caso, por que prioridade mesmo são os interesses de grupos políticos e econômicos.

      Excluir
    2. Caroline, 09, 2°ANO8 de agosto de 2012 às 20:29

      Tendo em vista a injustiça de privilegiar apenas a classe mais nobre quando eram criadas leis para benefício de grupos políticosos os iluministas que eram totalmente racionalistas sendo assim não concordavam com essa tese absolutista e a criticavam. Eram também contra a igreja (mas acreditavam em Deus) e ao mercantilismo o que impedia o avanço da sociedade. A nossa liberdade está dependente da lei, onde quando fazemos algo de errado contra os príncipios da sociedade somos julgados de acordo o que dita a lei.

      Excluir
  11. Glenna, 27, 2° ano.8 de agosto de 2012 às 08:36

    A teoria de John Locke diz respeito à importância das leis, como a sociedade precisa delas para viver em total liberdade. Com as leis, a sociedade se organiza, e é regida de acordo com suas normas. Apesar de muitas leis não beneficiarem tanto, algumas que são necessárias, são desrespeitadas pela sociedade. Então, a lei teve importância fundamental no papel do iluminismo, politicamente, religiosamente e socialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a lei deve ser um acordo rígido entre os membros da sociedade, ou seja, uma vez lei esta lei tem que ser cumprida. Quando esta não é cumprida vira impunidade. Neste sentido é pior quando se puni uns e outros não. Sendo assim ao invês de se fazer justição se comete injustiça.

      Excluir
  12. Sabrina, 34 | 2°ano8 de agosto de 2012 às 08:38

    O comércio era considerado uma atividade estéril,pois não passava de uma troca de riquezas. Os fisiocratas eram contrários à intervenção do Estado na economia. Esta seria regida por leis naturais, que deveriam agir livremente. A frase que melhor define o pensamento fisiocrata é: Laissez faire, laissez passer (Deixai fazer, deixai passar). A economia política como ciência autônoma não existia naquela época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa nos leva a pensar mais profundamente: Se os fisiocratas criticavam o comércio, por que eles eram apoiados pela burguesia?

      Excluir
    2. Vitoria Abreu, nº 38, 2 ano C.A.A29 de agosto de 2012 às 16:51

      Devido a grande desigualdade social da época, pois quem pagava os impostos (altos comparados a suas rendas) era a burguesia, e com as novas ideias, as novas maneiras de vê o mundo, a burguesia com certeza, apoiaria os fisiocratas, pois, iam lutar pelos interesses (nem todos) da classe burguesa.

      Excluir
    3. Sabrina, 35 | 2º ano4 de setembro de 2012 às 09:40

      Sou totalmente de acordo Vitória, pois é claro que com algumas classes da burguesia apoiando os fisiocratas a burguesia seria possivelmente beneficiada com o baixo preço de impostos( pois eram muito altos) e é claro que geraria mais renda para a burguesia. Contudo os fisiocratas tinham interesse por que seriam beneficiados com as novas ideias que a burguesia lhes proporcionavam e também os apoiariam.

      Excluir
  13. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

    ResponderExcluir
  14. As leis formam um conjunto de normas impostas a sociedade para uma boa convivência entre todos os que nela vivem. Porem há pessoas que fazem mau uso da liberdade. Já que liberdade é algo que precisa de limites principalmente quando esta relacionada à convivência entre os elementos de uma sociedade. É ai que entram as leis para impor limites nas ações da sociedade e assim propor um certo tipo de liberdade, mas limitada.

    ResponderExcluir
  15. mithillê milenna 30 2°ano8 de agosto de 2012 às 08:41

    Falando de John Locke e de suas teorias políticas, vamos comentar sobre suas contribuições. John Locke contribui para a revolução da intelectualidade com sua teoria do conhecimento. Para ele a mente do ser humano ao nascer é como uma tabula rasa, que conforme vai crescendo e se desenvolvendo novos conhecimentos vão surgindo, ele compara ate com uma folha de papel em branco que vai sendo preenchida apartir dos primeiros conhecimentos . Alem da contribuição feita para a teoria do conhecimento Locke contribui para a teoria da política,jogando sementes para os liberalismo. Em uma de suas obras sobre o governo civil Locke propôs uma relação entre governantes e governados,cujas regras ou limites seria estabelecidos por uma constituição.Participou também da conspiração que levou Guilherme Orange ao trono da Inglerra.

    mithillê milenna 30 2°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a mente humana tem um potencial muito grande para desenvolver-se e atualmente o que não falta é recursos para desenvolvé-las. o problema é que muitas vezes recoremos a atividades que não estimula esse desenvolvimento como jogos eletrônicos, músicas sem reflexões. etc.

      Excluir
  16. Para os iluministas ou grandes pensadores que marcaram a época, o ser humano dependia do absolutismo, da Igreja e do mercantilismo e isso contribuía para que o avanço da sociedade fosse limitado, por esse motivo quando houve a grande Revolução do Iluminismo provocou uma intensa repercussão inspirando até independência de colônias, por esse mesmo motivo esse período também é conhecido como Século das Luzes. Os iluministas criticavam a Igreja e por isso muitos achavam que eles eram ateus, mas essa não é uma afirmação verdadeira pois eles acreditavam em Deus, mas não concordavam com as atitudes que o clero tinha diante da sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Ivana Feitosa , 16 , 2° ano8 de agosto de 2012 às 08:41

    Os iluministas acreditavam em Deus, mais criticavam a religião.

    ResponderExcluir
  18. No Século das Luzes, as desigualdades sociais levaram a produzir novas ideias, onde se popularizou rapidamente pela Europa, interferindo na política, na religião, no mercantilismo,e principalmente na vida social das pessoas por ajudar a mudar a realidade do sec.XVIII,que neste tempo era governado por reis absolutistas de forma autoritaria por acharem ter o direito divino, tendo também uma grande intolerância religiosa.

    ResponderExcluir
  19. Com o surgimento do iluminismo alteraram a forma de pensar do mundo, desenvolveu-se uma nova filosofia. René Descarte, Isaac Newton e John Locke foram os iniciadores dessa filosofia. o século XVIII ficou conhecido como século das luzes, a idéia dos filosofos foram muito importante para a realidade politica e social do século. Nesssa época quase toda Europa era gonvernada por reis absolutistas.

    ResponderExcluir
  20. Bergson Sales - 7 - 2° ano8 de agosto de 2012 às 08:43

    Os iluministas criticavam a Igreja e absolutismo, sendo que eles não eram ateus, muito pelo contrário acreditavam na existência de Deus só que não concordavam com a Igreja. Eles eram contra o absolutismo por que diziam que o rei não tinha o poder concedido por Deus e que o poder estava nas mãos do povo. Alguns desses iluministas contribuíram para algumas revoluções como a Revolução Francesa.

    ResponderExcluir
  21. Jefferson Rodrigues, 2º ano Nº:198 de agosto de 2012 às 15:36

    John Locke foi o primeiro pensador racionalista, analisando a sua teoria de conhecimento percebemos que, a cada dia que passa o ser humano vai adquirindo novos conhecimentos, visto que, quando nascemos somos como uma tábua rasa e vamos ganhando e desenvolvendo conhecimentos a partir das experiências vivenciadas. Os iluministas criticavam a Igreja, mas não eram ateus pois acreditavam em Deus. Os principais filósofos iluministas foram John Locke, Jean-Jacques Rousseau e Montesquieu.

    ResponderExcluir
  22. Marianne Medeiros, 28, 2º Série, C.A.A.8 de agosto de 2012 às 20:06

    Os iluministas diziam que as leis regulam as relações entre os homens. Existem para a defesa de nossos direitos e para romper conflitos entre a sociedade, fazendo com que exista um bom relacionamento entre todos. Nem sempre saem do papel, estando em livre acesso para essas pessoas que não obtiveram disponibilidade das mesmas. Para que exista a liberdade, você precisa andar dentro da lei.

    ResponderExcluir
  23. Alice Jezilia, 2° ano, N°:028 de agosto de 2012 às 20:33

    A lei, principalmente na época do Iluminismo, era bastante questionada.Para os Iluminista, o Estado deveria ser laico.
    O que visivelmente não acontecia no absolutismo, o que levava os Iluminati a condenar veemente a forma dos reis absolutos de governar era justamente sua legislação absurda e não Laica.Como poderia ser chamado de LEI os anseios de um rei que se deixava influenciar por seus apoios políticos?Além disso, a legislação que existia naquela época era algo fechado à Elite.
    Longe das massas populares, da classe dos trabalhadores por exemplo.Definitivamente a lei existi para proteger os interesses políticos dos reis e parlamentares, não estava à serviço da sociedade.
    O Iluminismo ganhou adeptos justamente pro que era um convite à mudança.Veio para despertar a proatividade política e social dos cidadãos.O Iluminismo pode ser considerado a raiz ideológica do atual conceito de democracia aplicado nas repúblicas brasileiras e internacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei, na sua elaboração, já deve representa as transformações existentes em uma sociedade. É por isso que as leis devem ser revistas de tempo em tempo. A sociedade é dinâmica, portanto as leis devem ser também uma "metamorse ambulante"

      Excluir
  24. Joquebede Mahablina, n° 22 ,2° ano C.A.A.9 de agosto de 2012 às 20:41

    O Iluminismo foi um movimento global, ou seja, econômico, político, cultural, social e filosófico, e foi conhecido como o século das luzes. Nesse tempo com a grande desigualdade social fez surgiu ideias inovadoras essas ideias foram aumentando por todos os lugares e ajudando a muitas pessoas a desenvolver o maior método para vários reinos da Europa. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
    Os iluministas concordavam que seres humanos tenham a condição de tornar o mundo muito melhor. O Iluminismo representou para muitas pessoas a saída da tutelagem que é quem dependia muito dos outros eles eram incapazes de ter sua própria razão. O movimento iluminista utilizou da razão no combate a fé na Igreja e a ideia de liberdade para combater o poder centralizado da monarquia.

    ResponderExcluir
  25. Pâmela 32, 2°ano C.A.A11 de agosto de 2012 às 12:25

    As leis existem para garantir que os direitos e deveres de todos sejam respeitados, definem como deve ser a conduta do cidadão regulando a sociedade, garantindo assim a liberdade para viver em harmonia com os outros.O Iluminismo foi a ideologia que deu início a uma Era de revoluções, destacando o despotismo esclarecido em que monarcas absolutos aplicavam parte das ideias iluministas,reformando seus Estados.

    ResponderExcluir
  26. Nome: Amanda Gonçalves Medeiros
    Professora: Mariana
    Matéria: Filosofia
    Série: 9º ano B

    Filosofia Chico Buarque

    O mundo me condena
    E ninguém tem pena
    Falando sempre mal do meu nome
    Deixando de saber
    Se eu vou morrer de sede
    Ou se vou morrer de fome.

    Mas a filosofia
    Hoje me auxilia
    A viver indiferente assim.
    Nesta prontidão sem fim
    Vou fingindo que sou rico
    Para ninguém zombar de mim.

    Não me incomodo
    Que você me diga
    Que a sociedade
    É minha inimiga.
    Pois cantando neste mundo
    Vivo escravo do meu samba
    Muito embora vagabundo.

    Quanto a você
    Da aristocracia
    Que tem dinheiro
    Mas não compra alegria
    Há de viver eternamente
    Sendo escrava desta gente
    Que cultiva hipocrisia.


    http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/filosofia.html#ixzz24xBX42Er

    ResponderExcluir
  27. Mayara Denise 29 -2ª4 de setembro de 2012 às 10:09

    O Iluminismo foi um movimento dos intelectuais, ou seja, a Era da Razão. Contra o antigo regime. E pregava a maior liberdade econômica e política. Pois o Iluminismo tinha o apoio dos burgueses. Ou seja, o foi o movimento cultural da elite de intelectuais. Tipo os filósofos. Os três filósofos mais conhecidos eram John Locke, François Marie Arouet Voltaire e Jean-Jacques Rousseau. Rousseau foi um dos principais de todos pois ele se destacou como defensor da pequena burguesia.

    ResponderExcluir
  28. Bergson Sales - 7 - 2° série4 de setembro de 2012 às 10:32

    O vídeo demonstra como a sociedade da época estava dividida, destacando os três estados: o clero, a nobreza e por fim o resto da população, onde se encontrava a burguesia. Destaca que o primeiro e segundo estado era privilegiado, pois não pagavam imposto diferente da população (terceiro estado) que pagava altos tributos. Os filósofos iluministas como Locke, Voltaire, Montesquieu e Rousseau criticavam o absolutismo, a igreja e defendiam o liberalismo.

    ResponderExcluir
  29. Iara Mendez - 14 - 2° série25 de setembro de 2012 às 22:31

    Os pensadores iluministas acreditavam que o pensamento racional deveria substituir as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. O Iluminismo abriu as portas para grandes revoluções, principalmente em contra do Antigo regime (Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos, etc) Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), segundo o qual o varão adquiria conhecimento com o passar do tempo através da experiência empírica; Voltaire (1694-1778), que defendia a liberdade de pensamento e não poupava críticas à intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que defendia a idéia de um Estado democrático capaz de prometer a paridade dos indivíduos.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...