segunda-feira, 13 de julho de 2020

A Revolução Russa

https://drive.google.com/file/d/1vm8nLJt9ijl4jxOPK_5i5cMzjXgzxpJZ/view?usp=sharing
Veja o vídeo exibido no Fantástico em 29/10/2017 e elabore um comentário próprio, depois, analise o texto de um colega e redija uma reflexão sobre o mesmo, gerando assim um debate sobre o tema em destaque. OBSERVAÇÃO: escolha um item, com o objetivo de delimitar seu assunto para melhor aprofundar.

41 comentários:

  1. Maria Clara Soriano Miranda N°1316 de julho de 2020 às 11:45

    O Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petesburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa. A marcha foi organizada pelo padre George Gapon, para destruir organizações de trabalhadores. Os grupos envolvidos nesse conflito foram a população no geral, os partidos e os movimentos revolucionários tiveram também seu inicio após esse domingo sangrento.

    ResponderExcluir
  2. Fica claro, nesse exemplo do Domingo Sangrento, que as conquistas sociais não acontecem sem luta. Há movimentos mais tranquilos, que são realizados de forma democrática. Outros, infelizmente, com o derramamento de sangue. E pior ainda, com sangue inocente.

    ResponderExcluir
  3. O governo interino permitiu que os bolcheviques exilados retornassem como Trotsky, Joseph Stalin e Vladimir Lenin. A Rússia se livrou da guerra, mas não encontrou paz. O país está preso em uma guerra civil. Nos três anos seguintes, os dois lados cometeram atrocidades. A recuperação da União Soviética coincidiu com a doença de Lenin, que acabou morrendo em 1924, e os dois homens competiram pelo poder. Stalin derrotou Trotsky até ver o assassinato de seu oponente. Stalin proibiu a religião e censurou a mídia. O regime bolchevique foi torturado e enviou milhões de pessoas para campos de trabalhos forçados em Gulag, principalmente na Sibéria. Uma superpotência composta por países analfabetos entrou no espaço pela primeira vez, derrotou os nazistas, monitorou secretamente seu povo e acabou com sua liberdade... Até seu colapso. A revolução é russa, mas a influência é global.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ABILIO DE SOUSA CARVALHO N116 de julho de 2020 às 21:28

      Acho que também é importante lembrar sobre os os bolcheviques as pessoas do regime bolchevique liderados por Lenin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária.

      Excluir
  4. ABILIO DE SOUSA CARVALHO N116 de julho de 2020 às 21:21

    Após o fim dos conflitos, o governo de Lênin se deparou com os graves problemas de um país completamente desgastado pelo atraso e pela guerra.
    Para que a situação vigente fosse contornada, Lênin anunciou um novo pacote de ações que integraria a chamada Nova Política Econômica (NEP).
    Essa nova política permitiu que algumas práticas de natureza capitalista fossem praticadas a fim de aquecer a economia do país.
    Em curto prazo, as liberdades oferecidas pela NEP conseguiram projetar a recuperação econômica do país.
    Porém,no ano de 1924, o governo russo foi seriamente abalado com a morte de Vladimir Lênin.
    A partir daquele momento, as conquistas concretizadas pelo sucesso da experiência revolucionária deveriam ser repassadas para as mãos de um novo líder.
    Foi nessa situação que os líderes políticos Leon Trótski e Josef Stálin disputaram entre si o controle da URSS. Tendo uma articulação política mais vigorosa e um discurso voltado para as questões internas do país, Stálin acabou assumindo o governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna De Paula Cavalcante N817 de julho de 2020 às 14:22

      E Stálin foi um político revolucionário comunista e um ditador antifascista. Durante seu governo ele impôs um estado de terror, economia centralizada no estado, forte propaganda política e nacionalismo ap extremo. E, também é bom lembrar que ele assumiu o governo Russo de 1922 até sua morte

      Excluir
    2. Também é bom lembrar que logo após sua derrota, Trótski e seus adeptos foram perseguidos pela burocrácia stalinista e também fascista, o próprio Trótski foi exilado e depois assassinado por ordens de Stálin

      Excluir
  5. Maria Eduarda Machado Holanda N°1417 de julho de 2020 às 10:26

    Vladimir Lenin foi um revolucionário russo que, influenciado pela teoria marxista, tornou-se um dos grandes nomes por trás da Revolução de Outubro, o evento que levou os bolcheviques ao poder na Rússia de 1917.
    Enquanto governante da Rússia após a vitória da revolução bolchevique, Lenin promoveu medidas que centralizavam o poder em sua figura e procurou neutralizar o poder dos sovietes e dos trabalhadores. Procurou também combater as desigualdades na Rússia e perseguiu seus opositores ferrenhamente.

    ResponderExcluir
  6. Giovanna De Paula Cavalcante N817 de julho de 2020 às 13:52

    A Europa toda estava industrializada, entretanto a Rússia ainda estava em um processo rural. Muitos culpavam Czar que agia de forma brotesca eliminando seus adversários, um deles, Vlademir Lênin, um homem muito importante que seguia os ideais de Karl Max. Lênin teve o apoio da população, criando um grupo chamado bolcheviques (maioria). Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário, mas após isso com a eleição do novo Czar, Lênin foi exilado.

    ResponderExcluir
  7. Lízia Moura Medeiros, N1917 de julho de 2020 às 16:12

    Sob sua administração, a Rússia e em seguida a União Soviética tornaram-se um Estado socialistaunipartidario governado pelo Partido Comunista. Ideologicamente marxistas, suas teorias políticas são conhecidas como lenismo. Seu governo bolchevique inicialmente compartilhou o poder com os Socialistas Revolucionários de Esquerda, sovietes e uma Assembleia Constituinte multipartidária, embora em 1918 tivesse o poder centralizado no novo Partido Comunista. Sua administração redistribuiu a terra entre os camponeses e nacionalizou os bancos e a indústria em grande escala. Retirou o país da Primeira Guerra Mundial assinando um tratado com as Potências Centrais e buscou promover a revolução mundial através da Internacional Comunista.

    ResponderExcluir
  8. Letícia Costa Alves, 9°ano "B"18 de julho de 2020 às 19:14

    Mesmo antes da morte de Lenin, já havia surgido tensões no seio do partido, pois este já estava afastado do poder desde 1922 e estava em estado crítico de saúde. Stalin ocupou-se então, de afastar do poder, Leon Trotsky, seu principal rival, acusado de "revisionismo anti-bolchevique”.
    Stalin proibiu religiões e censurou meios de comunicação.
    A meta de Stalin não era apenas para construir uma sociedade sem classes, uma meta do comunismo, mas também tratou de abastecer mais rápido as cidades, centros do poder bolchevique, quando a "crise da cultura" (1927-1929) obrigou a restaurar o racionamento urbano e demonstrou a fragilidade do poder. Além disso, ele tentou industrializar a União Soviética o mais rapidamente possível, extraindo recursos necessários do campo, para modernizar o país e torná-lo capaz de enfrentar os países capitalistas no caso de uma guerra.

    ResponderExcluir
  9. O início do vídeo é sobre a história da Rússia e, devido ao seu vasto território e modelo econômico duradouro, o ocidente sempre teve medo disso. Diz que esta vasta terra era governada por uma família. O rei era famoso pelo nome do Czar. Enquanto a Europa se industrializava, a Rússia ainda era camponesa, porque Czar Alexander não investia na indústria, o mesmo que matou o irmão de Lenin, pois esses irmãos acreditavam na ideologia marxista, o socialismo que ia contra o Czar. Lenin queria a Revolução dos camponeses e operários (foice e martelo). O atual Czar, Nicolau enfrentava problemas com seu filho doente, então o curandeiro Rasputin ajudava seu filho, então Czar lhe dava poder. Acusavam Rasputin por decisões ruins sobre a guerra. O povo russo estava insatisfeito, porque a Rússia tinha entrado em guerra com o Japão e perdeu soldados, a guerra e terras. A Rússia também entrou na Primeira Guerra Mundial, onde várias famílias perderam seus filhos. A Rússia investia na guerra, mas não tinha dinheiro para alimentar as pessoas. Já que camponeses estavam na guerra e o dinheiro era usado para a guerra. Em 1917, os russos se rebelaram contra o Czar, então ele renunciou. Portanto, o lema de Lenin e Tesez de Abril era paz, pão e terra (governo provisório). Mas como a Rússia continuou a participar da guerra, os bolcheviques se rebelaram, então o poder foi para eles. Nessa época, a Rússia teve mais liberdade (movimento para ensinar crianças a estudar e mulheres no poder), os bolcheviques realizaram a reforma agrária (ocuparam terras privadas e a distribuíram a todo o povo). Os bolcheviques espalharam a revolução através da propaganda visual porque os trabalhadores eram analfabetos. Os bolcheviques não eram unânimes, então mantinham o poder pela força. Começando, assim, a ditadura de Lenin, que tirou a Rússia da Primeira guerra mundial. Mas não teve paz, a Rússia entrou em guerra Civil: exército branco (menchevique, contra Revolução, apoio do Ocidente) X exército vermelho (bolcheviques, a favor da Revolução). Então começou o terror vermelho, os bolcheviques reprimiram quem era contra a Revolução e mataram a família real. Na guerra civil, os 2 lados cometeram atrocidades, porém o vencedor foi o exército vermelho. Lenin (líder do exército vermelho) começou uma política para recuperar economia russa, a qual juntava princípios capitalista com o comunismo. Lenin morreu por um derrame. Então disputaram o poder: Stalin e Trostsky, Stalin ganhou. Stalin matou Trostsky, perseguia e matava rivais políticos, censurou meios de comunicação, proibiu religiões, mandou pessoas contra seu governo para as prisões russas, em que o prisioneiro era obrigado a trabalhar. Stalin também comandou genocídio contra Ucranianos, condenando milhares a morrer de fome. Historiadores acham que a União Soviética manchou o nome do socialismo, pois se tornou uma grande potência, a um custo enorme. A União Soviética foi a 1° a chegar no espaço, venceu nazistas, dividiu o mundo na guerra fria, tirou a liberdade de seu povo até entrar em colapso. Após tudo isso, fica perceptível que a Revolução foi Russa, mas teve impacto mundial.

    ResponderExcluir
  10. Virna Gonçalves Sales Rufino n° 19, 9° B19 de julho de 2020 às 18:45

    O início do vídeo é sobre a história da Rússia e, devido ao seu vasto território e modelo econômico duradouro, o ocidente sempre teve medo disso. Diz que esta vasta terra era governada por uma família. O rei era famoso pelo nome do Czar. Enquanto a Europa se industrializava, a Rússia ainda era camponesa, porque Czar Alexander não investia na indústria, o mesmo que matou o irmão de Lenin, pois esses irmãos acreditavam na ideologia marxista, o socialismo que ia contra o Czar. Lenin queria a Revolução dos camponeses e operários (foice e martelo). O atual Czar, Nicolau enfrentava problemas com seu filho doente, então o curandeiro Rasputin ajudava seu filho, então Czar lhe dava poder. Acusavam Rasputin por decisões ruins sobre a guerra. O povo russo estava insatisfeito, porque a Rússia tinha entrado em guerra com o Japão e perdeu soldados, a guerra e terras. A Rússia também entrou na Primeira Guerra Mundial, onde várias famílias perderam seus filhos. A Rússia investia na guerra, mas não tinha dinheiro para alimentar as pessoas. Já que camponeses estavam na guerra e o dinheiro era usado para a guerra. Em 1917, os russos se rebelaram contra o Czar, então ele renunciou. Portanto, o lema de Lenin e Tesez de Abril era paz, pão e terra (governo provisório). Mas como a Rússia continuou a participar da guerra, os bolcheviques se rebelaram, então o poder foi para eles. Nessa época, a Rússia teve mais liberdade (movimento para ensinar crianças a estudar e mulheres no poder), os bolcheviques realizaram a reforma agrária (ocuparam terras privadas e a distribuíram a todo o povo). Os bolcheviques espalharam a revolução através da propaganda visual porque os trabalhadores eram analfabetos. Os bolcheviques não eram unânimes, então mantinham o poder pela força. Começando, assim, a ditadura de Lenin, que tirou a Rússia da Primeira guerra mundial. Mas não teve paz, a Rússia entrou em guerra Civil: exército branco (menchevique, contra Revolução, apoio do Ocidente) X exército vermelho (bolcheviques, a favor da Revolução). Então começou o terror vermelho, os bolcheviques reprimiram quem era contra a Revolução e mataram a família real. Na guerra civil, os 2 lados cometeram atrocidades, porém o vencedor foi o exército vermelho. Lenin (líder do exército vermelho) começou uma política para recuperar economia russa, a qual juntava princípios capitalista com o comunismo. Lenin morreu por um derrame. Então disputaram o poder: Stalin e Trostsky, Stalin ganhou. Stalin matou Trostsky, perseguia e matava rivais políticos, censurou meios de comunicação, proibiu religiões, mandou pessoas contra seu governo para as prisões russas, em que o prisioneiro era obrigado a trabalhar. Stalin também comandou genocídio contra Ucranianos, condenando milhares a morrer de fome. Historiadores acham que a União Soviética manchou o nome do socialismo, pois se tornou uma grande potência, a um custo enorme. A União Soviética foi a 1° a chegar no espaço, venceu nazistas, dividiu o mundo na guerra fria, tirou a liberdade de seu povo até entrar em colapso. Após tudo isso, fica perceptível que a Revolução foi Russa, mas teve impacto mundial.

    ResponderExcluir
  11. Davi Noronha de Sousa,N 319 de julho de 2020 às 18:48

    A revolução russa,ocorrida em 1917,foram dois levantes populares ocorridos em fevereiro e outubro.No entanto,a agitação social vinha de longe.Em 1905,manifestantes pediram ao czar Nicolau II,melhores condições de vida,mas foram rechaçados à bala.Como consequência,o monarca procurou modernizar o país com eleições para um parlamento(Duma) e uma constituição.
    Com a entrada da Rússia na Primeira guerra Mundial(1914-1917),a situação piorou.Vários soldados desertaram,oficiais passaram a conspirar contra o czar,que foi deposto através da revolução de fevereiro de 1917.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso lembrar que quando a população pediu melhores condições de vida e o czar recusou, também aconteceu o domingo sangrento, onde os manifestantes foram recebidos a tiros.

      Excluir
    2. Flávia Feitosa 9 B N65 de agosto de 2020 às 11:26

      É preciso lembrar que quando a população pediu melhores condições de vida e o czar recusou, também aconteceu o domingo sangrento, onde os manifestantes foram recebidos a tiros.

      Excluir
  12. A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

    No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
    A Revolução compreendeu duas fases distintas:
    A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
    A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

    ResponderExcluir
  13. Anna Luiza Moreira Gonçalves N2, 9''B''20 de julho de 2020 às 08:54

    A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

    No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

    ResponderExcluir
  14. Depois da morte de Lênin ocorreu uma grande disputa entre quem iria possuir o poder da União Soviética: Na disputa entre o poder Josef Stalin derrotou e matou seu adversário Leon Trotsky e que depois disso ele virou o novo ditador soviético e com isso foi acabando com seus adversários.
    Com a tomada do poder Stalin tomou várias medidas como proibir religiões, censurar os meios de comunicação, as medidas que ele mandou também foi prender e torturar pessoas, campos de trabalhos forçados, genocídio contra ucranianos fazendo assim muitos passarem necessidade e morrerem de fome.
    Esses fatos mancharam o socialismo na união soviética, para os dois rivais eles divergiam em várias questões, porém, uma questão era básica: como construir o socialismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando Stalin assumiu controle político sobre a Rússia, ele implantou uma ditadura extremamente rígida, que ficou conhecida por stalinismo. Algumas de suas características eram: sistema de partido único, opressão às nacionalidades, julgamentos forjados, burocratização do Estado.

      Excluir
  15. Francisco Lupercio Pedroso Feitosa Neto N* 7 9*"A"20 de julho de 2020 às 14:02

    O ambiente revoltoso, pobreza e as obras de Karl Marx que foram traduzidas para o russo auxiliaram a entrada do socialismo na Rússia. Baseado nessas obras, alguns intelectuais russos criaram vários grupos políticos com objetivos socialistas, que depois de alguns anos, se juntaram para formar o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Esse partido era perseguido por muitos, como a polícia do czar, que prendeu vários de seus membros. Mas, Vladimir Ulianov, conhecido como Lênin, e Lev Brostein, conhecido como Trotsky, conseguiram escapar após fugirem para o exterior.
    Em meio a isso, esses dois reorganizaram o grupo, convidando pessoas do exterior para fazerem parte do POSDR. Após isso, houve um evento durante um Congresso do POSDR. Nesse evento, houve uma votação entre os socialistas russos para escolher em quais teses votariam. Aqueles que votaram nas teses de Lênin foram chamados de bolcheviques (que, em russo, significa “maioria”). Os que se opuserem às teses de Lênin foram chamados de mencheviques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rússia junto com outros países eram os principais na Europa, mas a Rússia ficava para trás na revolução, já que os outros estavam mais avançados industrialmente falando e ela focava mais em sua economia agrícola dai veio o nome “O gigante dos pés de barro” no sistema feudalista.

      Excluir
  16. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
    No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
    Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

    ResponderExcluir
  17. Lívia Hevellyn Araújo N:18 9'A'21 de julho de 2020 às 17:17

    Stalin implantou uma ditadura brutal, como maior autoridade do Partido Comunista da URSS, que perdurou de 1927 até 1953.Essa ditadura ficou conhecida como stalinismo. Durante esse regime stalinista, milhões de pessoas foram presas, exiladas e mortas, como parte do plano político de Stálin. As características dessa ditatura era sistema de partido único, opressão as nacionalidades, burocratização do Estado, supressão da liberdade de imprensa e de pensamento, julgamentos forjados. A economia stalinista estava concentrada nas mãos do Estado, o plano de Stalin era de industrialização em escala acelerada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade livia, os planos de stalin eram um instrumento de planificação econômica implantado na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos.

      Visando tornar a URSS autossuficiente, neles se determinavam as metas, por setor econômico, do que seria investido e o do que seria produzido. Considerava-se crime contra o Estado o não cumprimento das metas de produção estabelecidas.

      Excluir
  18. Beatriz Feitosa 9A N321 de julho de 2020 às 21:35

    A derrota russa na Guerra Russo-Japonesa (1904) aumentou o endividamento do Estado. Várias revoltas populares estouraram e foram duramente massacradas. Dentre elas, o episódio mais conhecido foi o “Domingo Sangrento” (1905): centenas de trabalhadores pretendiam levar ao czar um abaixo-assinado reivindicando melhores condições de vida e reforma política. Apesar desse movimento ter sido pacifico, os trabalhadores foram recebidos a tiros e mais de mil pessoas foram mortas.Os partidos políticos eram proibidos, mas vários existiam na clandestinidade, sendo alguns deles inspirados pelos ideais marxistas e outros pelo modelo liberal europeu. Muitos dos líderes desses partidos tinham sido exilados, mas continuavam atuando, a partir do exterior, para derrubar o czarismo.

    ResponderExcluir
  19. No ano de 1922 os bolcheviques fundaram o Partido Comunista Russo e a cidade de Moscou se tornou oficialmente a capital de um novo país: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Apesar do nome, esse enorme país nada tinha de “união”, na realidade significou a expansão russa e bolchevique sobre os países vizinhos.
    Mas foi no governo de Stálin, sucessor de Lênin, que a URSS se tornou uma grande potência mundial. Uma ditadura totalitária foi imposta, a partir de uma economia controlada pelo Estado e de uma política de extremo controle sobre a população .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Micael Gonçalves Silva Nº1522 de julho de 2020 às 21:00

      Mesmo que Josef Stalin tenha feito a URSS se tornar uma grande potencia mundial, de vemos lembrar que mais de 20 milhões de pessoas morreram por culpa do mesmo, tendo grande parte dessas pessoas morrido de fome.

      Excluir
  20. José Micael Gonçalves Silva Nº1522 de julho de 2020 às 20:54

    A FORMAÇÃO DA URSS

    As diversas revoltas que ocorreram no início deste século, as derrotas na Primeira Guerra Mundial (1914-1917), o aumento da pobreza e a proliferação dos ideais anarquistas, socialistas e comunistas impulsionaram o país para a Revolução de 1917, que marcou o fim da Rússia e o início da constituição da União das Repúblicas Soviéticas, processo concretizado em 1922.
    Com o fim da guerra civil, a Rússia pôde por em prática seus ideais socialistas.
    Instalou-se pela primeira vez no mundo de forma institucional, o regime socialista.
    Empenhada em solucionar seculares problemas socioeconômicos, a Rússia situou-se como um modelo para sua influência direta cultural e política, em virtude da proximidade geográfica. A partir daí, a expansão do socialismo passa a ter conotação geopolítica-ideológica, fator que definiu, em 1922, a criação da URSS, abrangendo os territórios antes pertencentes ao Império Russo.
    Eram, portanto, 15 Estados formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, com a direção do partido comunista centralizado em Moscou, numa área territorial de aproximadamente 22 milhões de km2 de extensão.

    ResponderExcluir
  21. A Rússia foi um poderoso império que cobriu cerca de 1\6 do globo.Durante 300 anos uma só família controlou tudo isso.A dinastia começou em 1600 e em 1800 a Europa começava a se industrializar, mas a Rússia era rural, e essa culpa caio sobre Alexander III, os conspiradores foram enforcados inclusive o irmão de Vladimir Lênin. Vladimir defendia as ideias Karl Marx que criou as bases do socialismo, ele ajudou forjar a união de camponeses e operários. Lênin liderava a maioria(Bolchevique) do concelho(soviete), porém um ano depois da coroação de Nicolas II ele foi exilado. A guerra contra o Japão de 1904 a 1905 aumentou ainda maias a insatisfação, onde a Rússia foi humilhada. Na primeira guerra mundial centenas de russos morriam em casa disputa, nessa época a família real foi colocada em custodia , e o Bolchevique voltou, trazendo o lema paz, pão e terra.

    ResponderExcluir
  22. Bárbara de Vasconcelos Moreira23 de julho de 2020 às 18:30

    A Rússia foi um poderoso império que cobriu cerca de 1\6 do globo.Durante 300 anos uma só família controlou tudo isso.A dinastia começou em 1600 e em 1800 a Europa começava a se industrializar, mas a Rússia era rural, e essa culpa caio sobre Alexander III, os conspiradores foram enforcados inclusive o irmão de Vladimir Lênin. Vladimir defendia as ideias Karl Marx que criou as bases do socialismo, ele ajudou forjar a união de camponeses e operários. Lênin liderava a maioria(Bolchevique) do concelho(soviete), porém um ano depois da coroação de Nicolas II ele foi exilado. A guerra contra o Japão de 1904 a 1905 aumentou ainda maias a insatisfação, onde a Rússia foi humilhada. Na primeira guerra mundial centenas de russos morriam em casa disputa, nessa época a família real foi colocada em custodia , e o Bolchevique voltou, trazendo o lema paz, pão e terra.

    ResponderExcluir
  23. O governo bolchevique liderado por Lênin adotou várias medidas quando chegou ao poder. Essas medidas foram mal recebidas pelos monarquistas mencheviques e liberais, que com a ajuda das potências capitalistas, formaram o Exército Branco para combater a Revolução de Outubro. E os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho. Teve início então, uma guerra civil entre os dois exércitos, que durou três anos, e terminou com a vitória dos bolcheviques. Porem ao fim desse conflito a economia russa ficou totalmente arrasada. Diante dessa situação o governo de Lênin adotou uma “Nova Política Econômica”, a NEP. Essa nova política envolvia princípios socialistas e práticas capitalistas. A NEP: Incentivou o comercio e a formação de pequenas impressas privadas, permitiu aos camponeses vender o que sobrase de suas colheitas, e liberou a entrada de capitais estrangeiros na Rússia. Mesmo com todas essas mudanças a NEP só conseguiu recuperar a agricultura da Rússia, mas a indústria e o comercio continuaram em péssima situação.

    ResponderExcluir
  24. Emilly Araújo Loiola 9 ano B número 51 de agosto de 2020 às 07:12

    A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

    No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

    ResponderExcluir
  25. Monique Gomes de Oliveira N 22 9"A"

    A Rússia foi um poderoso império que cobriu cerca de 1/6 do globo. E por mais de 300 anos uma só família controlou toda a Rússia, exite mais de 100 etnias dentro da Rússia e 145 milhões de habitantes, A dinastia começou em 1613 quando a Rússia ainda será rural e a Europa já se industrializava muitos culparam Alexander III pelo atraso. Lenin defendia as ideias do filósofo Karl Marx que criou as bases do socialismo, ele também ajudou a forjar a união de camponeses e operários, Lenin liderava os BOLCHEVIQUES= MAIORIA mais em 1895 Lenin foi exilado. Na guerra contra o Japão em 1904 e 1905 a Rússia foi humilhada e o protesto mais famoso ficou conhecido como Domingo sangrento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia Hevellyn N:18 9'A'6 de agosto de 2020 às 08:47

      O domingo sangrento aconteceu na cidade de São Petersburgo,onde manifestantes marchavam pacigicadamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao Cezar, mas Cezar mandou que seus soldados atirassem contra a multidão é muito manifestantes foram mortos e vários ficaram feridos

      Excluir
  26. Flávia Feitosa 9 B N 65 de agosto de 2020 às 11:19

    A derrota russa na Guerra Russo-Japonesa (1904) aumentou o endividamento do Estado. Várias revoltas populares estouraram e foram duramente massacradas. Dentre elas, o episódio mais conhecido foi o “Domingo Sangrento” (1905): centenas de trabalhadores pretendiam levar ao czar um abaixo-assinado reivindicando melhores condições de vida e reforma política. Apesar desse movimento ter sido pacifico, os trabalhadores foram recebidos a tiros e mais de mil pessoas foram mortas.Os partidos políticos eram proibidos, mas vários existiam na clandestinidade, sendo alguns deles inspirados pelos ideais marxistas e outros pelo modelo liberal europeu. Muitos dos líderes desses partidos tinham sido exilados, mas continuavam atuando, a partir do exterior, para derrubar o czarismo.

    ResponderExcluir
  27. Renan Alves Cidrão Uchôa N 186 de agosto de 2020 às 15:46

    O Domingo Sangrento ocorreu em São Petersburgo, na Rússia, em 9 de janeiro de 1905, quando manifestantes foram mortos pela guarda real.
    Em 09 de janeiro de 1905, um domingo, uma grande manifestação marchou em direção do Palácio de Inverno para entregar ao Czar Nicolau II (1868-1918) uma série de petições. Liderados pelo sacerdote George Gapon (1870-1906), os participantes estavam desarmados, cantando hinos religiosos e carregavam ícones de santos. Gapon pretendia entregar uma carta ao imperador solicitando a redução da jornada de trabalho para 8 horas, liberdade de reunião, a eleição de uma Assembleia Nacional, dentre outras medidas. A guarda real não deixou a multidão se aproximar do Palácio de Inverno e abriu fogo. Mais de 1000 pessoas morreram e cerca de cinco mil ficaram feridas. O Domingo Sangrento serviu para mobilizar figuras importantes da oposição russa que se encontravam no exílio como Lenin (1870-1924). Diante da brutal repressão, os protestos contra a autocracia aumentaram e em outubro de 1905 se reuniram pela primeira vez os representantes dos trabalhadores da cidade de Moscou. Autodenominaram-se “conselho” que em russo quer dizer soviet. Em seguida, convocaram uma greve geral que deixou paralisada as principais cidades do país. Diante dos distúrbios e de novo massacre ocorrido em outubro, o czar terminou por ceder e permitir a realização de eleições para uma assembleia no ano seguinte.Por sua vez, os membros dos soviets, entre eles Leon Trotsky (1879-1940), foram exilados. O episódio do Domingo Sangrento é considerado o início da Revolução Russa.

    ResponderExcluir
  28. Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa. A marcha foi organizada pelo padre George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov da Okhrana, a polícia czarista, para destruir organizações de trabalhadores. Os grupos envolvidos nesse conflito foram a população no geral, os partidos e os movimentos revolucionários tiveram também seu início após esse domingo sangrento.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...