terça-feira, 5 de novembro de 2019

A colonização da América espanhola


As consequências da colonização espanhola na América pode ser sentida até hoje. A interferência brusca do europeu no processo de vida dos povos americanos fez com que civilizações inteiras sofresse um enorme etnocídio e genocídio, quebrando assim, um processo natural de evolução desses povos. Veja como isso aconteceu.

20 comentários:

  1. IRYS GONÇALVES VIANA DE QUEIROZ Nº 096 de novembro de 2019 às 14:44

    MESTIÇOS;
    Mistura de raças, de povos e de diferentes etnias. Mestiças são as pessoas que não são descendentes de uma única origem, essas pessoas possuem características de cada uma das raças de que descendem. Este termo também pode se referir a uma sociedade multiétnica, com alto grau de heterogeneidade cultural e grande variedade de tipos humanos, mas não, necessariamente, alto grau de miscigenação entre as etnias. Os mestiços são também chamados de mistos em Moçambique e de pardos pela categorização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil. É comum a utilização do termo como adjetiva nas expressões raça mestiça ou cor mestiça, sendo inclusive um dos termos aceitos pelo IBGE para definir a população brasileira. Além disso, existem terminologias antigas para especificar a mestiçagem: mulatos para descendentes de brancos e negros; caboclos e mamelucos para descendentes de brancos e indígenas; cafuzos para descendentes de negros e indígenas. Curiosamente, parece não haver uma terminologia para definir alguém que seja descendente de brancos, índios e negros simultaneamente.

    ResponderExcluir
  2. Eduarda Domingo da Silva Lacerda n°0413 de novembro de 2019 às 23:23

    Francisco Pizarro González, nascido em Coroa de Castela, Espanha, foi o explorador e conquistador do grandioso Império Inca. Quando pequeno, foi abandonado na Igreja de Trujillo, mas já crescido, foi acolhido por seu pai, um grande capitão dos Tercias.
    Em busca do "povo do ouro" relatado em histórias, Pizarro começou sua busca em 1523, não obtendo total êxito, pois chegou apenas ao atual Equador, mas em 1531, o sucesso veio finalmente quando chegou ás terras que hoje chamamos de Peru, e fundou a cidade de Lima. Após a chegada, Pizarro tendo sido considerado o tão aguardado deus para a população Inca por estar montado em seu belo cavalo, ele e seu pequeno mas potente exército, massacraram a população Inca, mataram o imperador Atahualpa em um jantar cedido pela própria vítima e roubaram ouro e prata usando a mão de obra indígena/escrava que restou.
    Em 26 de junho de 1541, após conflitos por questões de poder com Diego Almaro, outro explorador e seu companheiro, que queria tomar Cuzco, Pizarro foi assassinado à facadas e enterrado na Catedral de Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Clóvis Feitosa Jácome Neto N°066 de dezembro de 2019 às 09:26

      Francisco Pizarro González:
      Francisco Pizarro González, nascido em Coroa de Castela, Espanha, foi o explorador e conquistador do grande Império Inca. Quando criança foi abandonado nas escadarias da igreja de Trujillo e mais tarde reconhecido por seu pai, grande capitão dos Tercios, incumbido de tratar de porcos na juventude, como paga, seu pai tê-lo mandado à Itália aprender ofício militar. O primeiro registro oficial que menciona Pizarro é a documentação da expedição de Vasco Núñez de Balboa no Panamá em 1513, onde era um pequeno e obscuro oficial, quase analfabeto. Alguns relatos históricos mostram q ele foi em busca do ´´povo do ouro´´, Pizarro começou sua buscar em 1523, não obtendo total êxito, pois chegou apenas ao atual Equador, mas em 1531, o sucesso veio finalmente quando chegou ás terras que hoje chamamos de Peru, e fundou a cidade de Lima. Após a chegada, Pizarro tendo sido considerado o tão aguardado deus para a população Inca por estar montado em seu belo cavalo, ele e seu pequeno mas potente exército, massacraram a população Inca, mataram o imperador Atahualpa em um jantar cedido pela própria vítima e roubaram ouro e prata usando a mão de obra indígena/ escrava que restou.

      Excluir
  3. Gabriel de Sena Guedes nº720 de novembro de 2019 às 15:15

    Os chapetones eles tinham em seu poder os principais cargos administrativos, militares e religiosos. Os chapetones também eram chamados de peninsulares, eles também eram proprietários de minas e fazenda. Para que esse chapetones tivesse esses prestígios eles tinham que nascer na Espanha.
    Os filhos de chapetones que fosse de duas pessoas brancas eram chamados de crioulos, e poderiam ser comerciantes, também poderia terras e escravos, mas não tinham todos os prestígios de seus pais por não terem nascidos na Espanha.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ana Caroline Venâncio Torquato N°:0121 de novembro de 2019 às 17:40

    O absolutismo torna-se mais popular na metade do século XIX. Era um conceito muito utilizado pelos políticos liberais para se referir ao poder monárquico ilimitado. Definia uma forma de Governo em que o poder de Estado era todo concentrado na figura do monarca, que passava o seu poder ilimitado para os seus descendentes, de forma hereditária. Específico da Europa. Acreditava-se que era Deus quem escolhia a linhagem, então ninguém poderia contestar o poder dos membros. Mas na Espanha, mesmo a figura do Rei tendo um caráter religioso, o que dava o seu poder era um contrato, em que suas vontades e a do povo deveriam estar em harmonia. Alguns dos elementos em comum que as monarquias Absolutistas tinham era a concentração de poder nas mãos do Rei, a existência da burocracia para administrar o Estado(organização política), exércitos públicos, o enfraquecimento dos vínculos sociais do feudalismo e a mercantilização da economia(o que chamamos hoje de capitalismo).

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Medeiros Dias N°1421 de novembro de 2019 às 19:54

    MAIAS;
    A civilização maia, inicialmente, se localizava nas florestas tropicais onde hoje são as atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán, isso nos séculos IV a.C. e IX a.C. E nos séculos IX e X a civilização foi invadida pelos toltecas (civilização mais antiga entre todas as pré-colombianas).
    A civilização maia nunca chegou a ter um império unificado e isso favoreceu o ataque e domínio de outros povos. As cidades formavam um núcleo de decisões e práticas religiosas e governamentais. O império maia era considerado um representante dos deuses na terra. As zonas urbanas eram habitadas somente por nobres, sacerdotes e chefes militares.
    A agricultura era a base da economia. Os alimentos mais plantados era o feijão, o milho e tubérculos. Praticavam a venda de seus produtos com povos vizinhos e internamente.
    Foram os responsáveis por construírem grandes pirâmides, palácios e estátuas demonstrando grande avanço arquitetônico, que junto veio também o avanço no artesanato. Os maias era um povo que não tinha uma religião exata, eram politeístas e acreditavam principalmente em deuses ligados à natureza.
    Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. Também construíram um calendário bastante complexo com exatos 365 dias. Também contribuíram com o desenvolvimento da matemática nas casas decimais e a invenção do número zero.

    ResponderExcluir
  7. João Augusto Pereira França N°1021 de novembro de 2019 às 21:02

    Índios
    Com a Chegada dos colonizadores espanhóis na América Latina, tomou-se conhecimento de povos que ali habitavam, que ficaram conhecidos como Índios. A busca por novos produtos e riquezas motivou os europeus a procurarem novas terras, e ao chegaram a América trajando roupas e possuindo armas e materiais estranhos aos índios, foram recebidos como seres superiores.
    Com cidades bem estruturadas e desenvolvidas, além de possuírem riquezas advindas da natureza, os Índios foram vistos como um alvo a ser explorado pelos espanhóis. Apesar do primeiro encontro ter sido pacifico, a ambição europeia pelo ouro e pelos metais preciosos existentes naquele local, fez com que os índios fossem escravizados e explorados, além de terem sido catequizados pelos espanhóis. As 3 principais sociedades indígenas da época eram os maias, astecas e incas, que possuíam um grandioso desenvolvimento e foram vítimas nas mãos europeias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludimilla Carlos Oliveira Lucas Reis n°136 de dezembro de 2019 às 09:31

      Analisando os fatos, podemos dizer que apesar dos índios terem sido escravizados e explorados, boa parte da cultura e comidas brasileira foi desenvolvida por eles. Na atualidade, grande parte desses povos vivem no Brasil, no Estado do Amazonas, mas também se encontram no nordeste e no centro-sul do país. Com o novo governo, liderado por Jair Bolsonaro, os índios corre um grande risco de perder seus direito. Vemos que para eles é muito difícil ter que reverter essa situação, por mais que lutem para que seus diretos permaneçam ainda irão ter que passar por muitas dificuldades. Percebemos então que desde os tempos passados ate hoje, os índios ainda sofre bastante para terem seus real valor na sociedade. A FUNAI, defensora de seus direitos, ainda vive a lutar para que eles obtenham uma vida melhor e mais livres.

      Excluir
    2. Gisele Pedrosa Cavalcante n°86 de dezembro de 2019 às 16:20

      Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente.
      O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a defender a mineração e a exploração de pedras preciosas em territórios indígenas em evento realizado na Zona Franca de Manaus , Nossos índios, a maior parte deles, são condenados a viver como homens pré-históricos dentro do nosso próprio país. Isso tem que mudar. O índio quer produzir, quer plantar, quer os benefícios e maravilhas da ciência, da tecnologia. Todos nós somos brasileiros”, afirmou o presidente, questionando: “Por que reservar um espaço sobre uma terra onde você não pode fazer nada sobre ela? Nós queremos o índio fazendo na sua terra exatamente o que o fazendeiro faz ao lado. Podendo inclusive garimpar.”

      Excluir
  8. Laila Maria da Franca Paixão n 1122 de novembro de 2019 às 14:28

    Negros
    Os negros em relação a outros grupos sociais geralmente se relacionam a uma “raça de pele escura”. Os espanhóis foram os primeiros a usar a expressão “negros” como escravos da América, mas passou a ser adotada no século XV com a escravização por portugueses, a palavra é considerada ofensiva em vários países da África. Embora os negros já sejam considerados cidadãos comuns nos países como os Estados Unidos, ainda vivem em condições menos favorecidas do que as demais pessoas. Para cada dólar que um branco recebe, um negro recebe o equivalente a apenas 40% do valor. Os primeiros negros chegaram ao Brasil em 1580, com o dever de servir os donos das grandes fazendas, seus trabalhos foram empregados pela lógica do abuso e da violência. Por serem historicamente pobres, os negros sofrem preconceitos até os dias atuais, sem motivo claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludimilla Carlos Oliveira Lucas Reis n°136 de dezembro de 2019 às 09:29

      Vemos que desde a antiguidade, os negros vem sofrendo constantemente entre os outros povos, principalmente brancos. Atualmente, por mais que a escravidão tenha sido banida no Brasil e em alguns países do mundo, milhões de pessoas dessa raça ainda são bastante atingidas. É possível perceber que na sociedade brasileira, bastante desses povos sofrem preconceito por terem a pele mais escura ou por serem de uma classe mais baixa. O que a maioria não consegue entender é que essas pessoas não são mais uma prioridade e mesmo que tentem nunca irão aceitar. Temos em vista, que os negros ocupam um grande espaço no mundo, ampliando o acesso à educação e saúde. Uma grande porção desses povos vivem de aluguel, em casas cedidas ou em outras condições, muitos não tem estabilidade de viver bem tanto socialmente como financeiramente. Assim, analisamos que dentre uns e outros o preconceito, o racismo e o trabalho escravo ainda se mostra bastante presente no mundo.

      Excluir
    2. Beatriz França N° 026 de dezembro de 2019 às 09:30

      Encomienda
      Na América Espanhola uma das bases econômica era a exploração de trabalho indígena, sob a encomenda. Na visão do colono os índios eram somente uma raça vencida e que o mesmo precisava civilizá-los, mesmo que tivessem de utilizar métodos compulsórios.
      A Encomienda consistia no trabalho indígena obrigatório, a Igreja por sua vez não aceitava a forma de escravidão então os proprietários trocavam o trabalho dos nativos por suas catequeses.
      Em 1503, a Rainha Isabel, instituiu a primeira lei da Encomienda, ela fixava legalmente o contrato desse trabalho que era obrigatório, desde que fossem livres.
      Negros
      Os Espanhóis foram os primeiros Europeus a usar “negros” como escravos na América, porém, a palavra “negro” passa a ser adotada no século XV com a escravização de africanos por portugueses. A palavra é considerada ofensiva em diversos Países Africanos.
      Durante o Apartheid, os negros eram postos à margem na África do Sul, não podendo ser considerados cidadãos de pleno direito.
      Negros ou povo negro se relaciona a um indivíduo de pele escura. Nos Estados Unidos, independente da cor da pele, o indivíduo é considerado negro desde que tenha um ascendente negro.
      Atualmente é possível perceber que apesar dos negros já serem consideradas pessoas normais por diversos Países ainda a uma enorme desigualdade, sabendo que vivem em condições menos favorecidas e até mesmo as vezes chega a se deplorável.

      Excluir
    3. Gisele Pedrosa Cavalcante n°86 de dezembro de 2019 às 16:29

      O histórico de preconceito contra os negros é grande e decorre principalmente da escravidão a que muitos foram submetidos, quando foram trazidos a países da América como o Brasil, os Estados Unidos e alguns países do Caribe, Durante o regime do apartheid = ( significa separação , foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948 pelo pastor protestante Daniel François Malan) , os negros eram postos à margem na África do Sul, não podendo ser considerados cidadãos de pleno direito. Algo semelhante acontecia também nos Estados Unidos, onde ainda hoje a miscigenação não é oficialmente tomada em consideração. Embora os negros já sejam considerados cidadãos comuns nesses países, ainda hoje vivem em condições de vida relativamente menos favorecidas do que as pessoas em geral.

      Excluir
  9. Ellen Loiola Amorim n 522 de novembro de 2019 às 21:31

    Sabe-se que houve a chegada dos espanhóis na América, visto que esse acontecimento é considerado uma das maiores conquistas já realizada pela Espanha durante toda a sua história. Assim, que os mesmos chegaram na América encontram-se então, povos conhecidos como pré-colombianos, são eles: Maias, Astecas, Incas. Esses, por sua vez, tinham organizações de trabalhos, uma delas que podemos destacar é a Mita. Mita, ficou conhecida, pela sua técnica de revezamento, que tinha como objetivo que todoas as pessoas pudessem trabalhar, faziam diversos trabalhos em comunidades, no entanto, os espanhóis aproveitaram dessa organização para explorar a mão de obra indígena, com isso a organização da mita ficou extremamente precária, pois suas condições de vida foram abaladas, muitos trabalhadores acabavam morrendo, a forma de trabalho ficou forçado, durando então de 1573 até 1812

    ResponderExcluir
  10. Bruno Kaynã Cavalcante Cordeiro N°322 de novembro de 2019 às 21:31

    Hernán Cortez:
    Hernán Cortez era filho de um fidalgo,e nasceu na cidade de Medellín,no reino de Castela. Ele chegou a estudar na Universidade de Salamanca,porém não concluiu os estudos. Aos dezenove anos,deixou seu reino e partiu para sua primeira viagem ao oeste,onde ele foi de navio até as Antilhas. Passou a trabalhar como escrivão até conhecer o conquistador Diego Velásquez de Cuellar,que lhe deu a tarefa de fundar uma colônia no continente. Então Cortez liderou a expedição nos anos de 1519 a 1521 com cerca de 500 espanhóis durante a conquista dos astecas. E daí,passou a ser conhecido como conquistador espanhol. Hernán Cortez faleceu em 2 de dezembro de 1547 aos 62 anos,em Sevilha,Castela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Clóvis Feitosa Jácome Neto N°066 de dezembro de 2019 às 09:06

      Hernán Cortez:
      Hernán Cortez, foi um explorador e conquistado espanhol nascido na cidade de Medellín, no então reino de Castela. Ele é célebre por sua conquista da Civilização Asteca. Filho de um fidalgo decadente, Cortez chegou a estudar na Universidade de Salamanca, mas não concluiu os estudos. Aos 19 anos, deixou seu reino e foi para sua primeira viajem ao oeste, onde foi de navio para a Antilhas. E lá passou a trabalhar como escrivão e agricultor até que, poucos anos depois, conheceu o conquistador Diego Velázquez de Cuellar, futuro governador de Cuba, que o empregou em tarefas militares envolvendo a conquista da ilha. Então Cortez liderou a expedição nos anos de 1519 a 1521 com cerca de 500 espanhóis durante a conquista dos astecas. E a parti daí, começou a ser conhecido como conquistador espanhol. E veio a falecer em 2 de dezembro de 1547 aos 62 anos, em Sevilha, Castela.

      Excluir
  11. Francisco Clóvis Feitosa Jácome Neto N°0627 de novembro de 2019 às 23:13

    A encomienda, originalmente aplicada na região das Antilhas em 1503, com posterior projeção em outras porções da América espanhola, constando nos registros legislativos coloniais até o século XVIII, foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com vistas a regular o recolhimento de tributos e circunscrever a exploração do trabalho indígena. Estabelecida a partir de um arranjo contratual, caracteriza-se pela submissão de um número variável de indígenas “pagadores de impostos” a um encomiendero, – inicialmente os mais notáveis soldados espanhóis nas guerras de conquista – responsável por viabilizar sua incorporação aos moldes culturais, econômicos e sociais europeus. No âmbito da circunscrição territorial, a encomienda não é uma concessão de terras, mas uma concessão de recolhimento de tributos. Diferentemente do que ocorre com a escravidão, não é perpétua nem transmitida hereditariamente, já que os nativos, ao menos juridicamente, foram tomados não por propriedade, mas por homens livres, embora seja possível uma aproximação entre ambas, dado que são expressões da forma de trabalho compulsório.

    ResponderExcluir
  12. Ludimilla Carlos Oliveira Lucas Reis n°1329 de novembro de 2019 às 07:28

    Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521.  A cultura asteca era organizada em cidades-Estados (altepetl), algumas das quais se juntaram para formar alianças, confederações políticas ou impérios. O Império Asteca era uma confederação de três cidades-Estados estabelecida em 1427, Tenochtitlan (cidade-Estado dos mexicas), Texcoco e Tlacopan, anteriormente parte do império dos tepanecas, cujo poder dominante era o Azcapotzalco. A maioria dos grupos étnicos do México central, no período pós-clássico, compartilhava traços culturais básicos da Mesoamérica e muitas das características da cultura asteca não podem ser consideradas exclusivas deste povo. Pela mesma razão, a noção de "civilização asteca é melhor entendida como um horizonte particular de uma civilização geral da Mesoamérica.

    ResponderExcluir
  13. Jhennifer Teixeira n°166 de dezembro de 2019 às 09:27

    Cristovão Colombo foi o primeiro homem a comprovar em sua época: que o mundo na verdade, tinha uma forma esférica. Alguns navegadores, como Colombo, acreditavam na possibilidade de que o mundo era esférico e estavam convencidos de que poderiam chegar ao Oriente, no leste, viajando para oeste. Ele acreditava ser possível viajar para o leste ou para o oeste e acabar retornando ao seu ponto de partida.
    Sabemos agora que o mundo é uma esfera com grandes massas de terras nos hemisférios oriental e ocidental. Na Europa, na época de Colombo acreditava-se que a Terra fosse achatada como um prato, que podia sim cair pela borda logo. Colombo estava disposto a fazer experiências, viajar e sair de busca em um governo que financiasse sua aventura. Dois governantes de cidades italianas recusaram a resposta, assim, ele procurou o rei e rainha que forneceram navios, ele viajou e visitou vários lugares, alguns durou até semanas. Fatos na história da humanidade foram muito importantes quanto a chegada de Cristovão Colombo nas Américas, ele era muito responsável, religioso e foi fruto de seu século.
    Em 1506 ele morreu, mas suas descobertas foram tratadas com gosto e entusiasmo pelas autoridades espanholas, eles fizeram esforços na exploração e colonização de terras recém-descobertas. Mas na verdade, diante deles, Colombo tinha mesmo descoberto um Novo Mundo.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...