terça-feira, 25 de maio de 2021

O conflito entre Israel e Palestina

 

A criação do estado de Israel trouxe consequências catastróficas para palestino e israelitas. Entenda esse processo ouvindo o vídeo acima e dialogando com seus colegas. Bom diálogo!



22 comentários:

  1. Comentar um fato do conflito entre Israel e Palestina.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisar no livro didático oi rever o vídeo sobre o conflito entre Israel e Palestina.

    ResponderExcluir
  3. Anna Luisa Fernandes Mota25 de maio de 2021 às 15:50

    O conflito entre Israel e Palestina é uma disputa sobre a posse do território palestino e está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais. Um novo conflito, contudo, desta vez em 1967, rende vitórias para Israel. Na chamada Guerra dos Seis Dias, Israel ocupa a Faixa de Gaza, a Península do Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã, na Síria. Como resultado, meio milhão de palestinos fogem e o Conselho de Segurança da ONU aprova a Resolução 242. Ela torna inadmissível a aquisição de territórios pela força e o direito de todos os estados da região coexistirem pacificamente. Os árabes tentam reaver o território ocupado em 1973, na Guerra de Yom Kippur (dia sagrado judeu), que durou de 6 a 26 de outubro. Porém, somente em 1979, Israel devolve ao Egito a Península do Sinai após a assinatura de um acordo de paz.


    Anna Luisa Fernandes Mota Nº01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FONTE: https://www.todamateria.com.br/conflito-israel-palestina/

      Excluir
  4. luis minguel bibiano25 de maio de 2021 às 16:28

    O conflito entre israelenses e palestinos já existe há muito tempo, mas o gatilho para a nova escalada de violência teve origem nas ameaças de despejo de famílias palestinas de Sheikh Jarrah, um bairro fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém. Pelo plano de partilha da ONU, na fundação do Estado de Israel, em 1948, Jerusalém deveria ser dividida em duas partes, o lado oriental, palestino, e o lado ocidental, israelense. Sheikh Jarrah fica na parte palestina. A defesa desses judeus israelenses alega que em 1870, quando a Palestina ainda estava sob domínio do Império Turco Otomano, eles haviam comprado as terras em Sheikh Jarrah.Ali permaneceram até 1948, quando, logo após a fundação do Estado de Israel, o país foi atacado pelos vizinhos árabes. Israel ganhou a guerra, mas a Jordânia acabou ocupando a parte oriental de Jerusalém.

    Foi então que a Jordânia e o braço da ONU para refugiados, a Acnur, construíram, em Sheik Jarrah, casas para abrigar 28 famílias palestinas refugiadas. Mas as famílias palestinas nunca ganharam direito definitivo sobre a posse da terra.

    Foi quando Israel ocupou Jerusalém Oriental em 1967, que começou então o litígio. Os proprietários judeus passaram a tentar reaver a área na Justiça. Trata-se de uma questão que desafia os limites da Justiça e de quem determina as regras de um país.

    ResponderExcluir
  5. Como se iniciou o conflito entre Israel e Palestina:

    A palestina foi o principal lugar onde os judeus se refugiaram por conta dos conflitos da segunda guerra mundial já que para eles a terra era sagrada. E assim tornaram-se grande parte da população local. Por exigência de muitos judeus que agora residiam no lugar, a ONU previu um repasse de 55% do território aos judeus e 44% permaneceria aos palestinos. A justificativa para esse "retorno" a suas terras era a expulsão dos judeus pelos romanos no ano 70 d.C., quando os judeus tiveram que se deslocar para o norte da África e a Europa. Desta forma estariam apenas pegando o que já era deles antigamente. No entanto, os representantes árabes não aceitaram as determinações já que a terra não era sagrada apenas para os judeus, mas também era para as outras religiões locais (cristianismo e o islamismo). A disputa se acirrou no fim do século XX a partir de 1948 quando foi declarada a criação do Estado de Israel. Bom, de qualquer forma, esse conflito não pode ser resumido em uma simples disputa de terras, afinal, envolve fatores históricos, religiosos entre muitos outros.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Guilherme Marques Cavalcante25 de maio de 2021 às 17:45

    Os conflitos entre Israel e palestina começaram quando judeus ocuparam o território da Palestina devido a perseguição nazista na Europa e se intensificou após a segunda guerra mundial quando o brasileiro Oswaldo a aranha Rogério dividir o território da Palestina entre judeu e árabe quando isso ocorreu o povo israelense formou o Estado Israel que foi atacado pelos árabes. Os árabes por terem pedido tiveram de se refugiar em países da Arábia o que deu início ao conflito e a guerras como a de suez, seis dias, yom kippur e Líbano.

    ResponderExcluir
  7. O conflito entre Israel e Palestina é uma disputa sobre a posse do território palestino e está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais.

    A disputa se acirrou no fim do século XX a partir de 1948 quando foi declarada a criação do Estado de Israel.

    Origem do Conflito entre Israel e Palestina
    A Palestina está localizada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio e até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, estava sob o domínio do Império Otomano.

    Com a dissolução deste império, a Inglaterra passou a administrar a região em 1917. Calcula-se que até o fim de 1946, a Palestina era habitada por cerca de 1,2 milhão de árabes e 608 mil judeus.

    Ao fim do conflito, os judeus iniciaram uma série de movimentos migratórios em uma tentativa de encontrar um novo lar após as perseguições ocorridas na Europa. Assim, a área passou a ser dominada por judeus a partir do fim da Segunda Guerra Mundial.

    Para esse povo, a região é denominada "Terra Santa" e "Terra Prometida", mas o conceito de lugar sagrado é partilhado também pelos muçulmanos e cristãos.As causas para o conflito são remotas e se tivermos que colocar uma data, certamente seria a expulsão dos judeus pelos romanos no ano 70 d.C., quando os judeus tiveram que se deslocar para o norte da África e a Europa.

    No século XIX, porém, na onda dos nacionalismo que surgia na Europa, alguns judeus se congregaram em torno das ideias sionistas do húngaro Theodor Herzl (1860-1904). Este defendia que o lar para os judeus deveria ser em "Sião" ou a terra de Israel, a Palestina e, finalmente, os judeus teriam um lar como os outros povos.

    Ao término da Segunda Guerra Mundial (1945), os judeus sionistas passaram a pressionar a realização da criação do Estado Judeu.Durante o conflito, 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de concentração sob as ordens de Adolf Hitler (1889-1945). Assim, com apoio internacional, principalmente pela ação norte-americana, a região foi dividida em 1948-1949 em três partes: Estado de Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza.

    A divisão, programada pela ONU (Organização das Nações Unidas), previa o repasse de 55% do território aos judeus e 44% permaneceria aos palestinos.

    As cidades de Belém e Jerusalém seriam consideradas território internacional devido ao significado religioso para muçulmanos, judeus e cristãos. No entanto, os representantes árabes não aceitaram as determinações.

    ResponderExcluir
  8. A Questão da Palestina é Histórica.

    ResponderExcluir
  9. José Luiz Professor26 de maio de 2021 às 08:17

    Por isso tem ser tratada como fato histórico e não como uma fatalidade dos nossos dias.

    ResponderExcluir
  10. O aumento da tensão e a escalada na violência dos dois lados levaram os ingleses, que governavam a região desde o fim da Primeira Guerra Mundial, a propor a divisão da Palestina para criar um Estado para os judeus e outro para os árabes. Esse plano não avançou, mas a violência dos dois lados seguiu crescendo e a Inglaterra decidiu retirar-se da região.

    Depois da Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido entregou o controle da Palestina e a resolução do problema entre judeus e árabes para as mãos da Organização das Nações Unidas (ONU). No começo de 1947, a ONU criou um plano para realizar a divisão da terra, bem aos moldes do que foi proposto pelos ingleses.

    Essa proposta foi levada para a Assembleia Geral do ONU, no dia 29 de novembro de 1947, e foi aprovada. Os judeus sionistas automaticamente concordaram com a proposta, aceitando, inclusive, o fato de Jerusalém ficar sob controle internacional. Os árabes, por sua vez, rejeitaram o plano de divisão da Palestina.

    Os ingleses anunciaram que suas tropas seriam retiradas da Palestina em outubro de 1948, mas essa saída foi antecipada para abril do mesmo ano. Logo após a saída das tropas britânicas, as autoridades sionistas na Palestina proclamaram a fundação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948. O Estado judeu contou com reconhecimento internacional, com exceção dos países árabes.

    ResponderExcluir
  11. Se os céus ajudarem, haverá um cessar-fogo na fase atual do conflito entre Israel e Hamas. O que dá para ser avaliado até agora:

    Israel ganha no campo de batalha e perde a guerra da opinião pública. É um fato da vida. Tem sido assim há muitos anos e não vai mudar agora.

    As Forças de Defesa de Israel tiveram entre seus objetivos táticos e estratégicos decapitar a liderança dos grupos armados em Gaza, desmantelar pelo menos uma parte da rede de túneis de uso militar que se entrecruzam no território e garantir alguns anos de trégua. Foram objetivos apenas parcialmente alcançados.

    Dos mais de 220 mortos em Gaza, os militares israelenses dizem que 120 eram combatentes do Hamas e 35 da Jihad Islâmica Palestina. É impossível confirmar estes números, mas as perdas foram pesadas.

    Pelo menos cinco líderes do alto escalão tiveram suas casas bombardeadas – e sem aviso prévio, como Israel faz em outros ataques a edificações.

    “Explodir Telavive” e outras cidades onde os israelenses judeus são maioria, ou pelo menos inflingir danos maiores,  seria mais fácil se Israel não tivesse a Cúpula de Ferro, as baterias de mísseis que calculam onde os foguetes disparados de Gaza vão cair e, se a trajetória indicar um lugar habitado, os interceptam no ar.

    Com 90% de acerto – o que explica o fato de que mais de quatro mil ataques com projéteis terem provocado o lamentável, mas reduzido número de doze mortes -, os mísseis são uma defesa cara. Cada bateria – composta por um caminhão com o lançador, outro com o sistema de radar e um terceiro com a estação de comando, cobrindo uma área de 60 quilômetros quadrados – custa 50 milhões de dólares Israel tem dez baterias. O custo por míssil é 40 mil dólares.

    A Cúpula de Ferro é também uma garantia de que o conflito não se torne uma guerra total. Caso os militantes islâmicos matassem dezenas de israelenses por dia, seria inevitável que Israel lançasse uma invasão por terra de dimensões muito maiores do que tudo o que foi visto até agora, com um índice aterrador de mortes e destruição.

    ResponderExcluir
  12. Em minha opinião sobre esta guerra que está acontecendo neste ano, que alias essa guerra existe a vários anos, mais enfim ela tem dois países e os dois são países terroristas e possuem um forte armamento composto por: bombas, misseis, armas de fogo e armas brancas. E esta briga foi por briga de territórios, a política, os seus lideres e uma rincha de religiões muito antiga. A Palestina está localizada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio e até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, estava sob o domínio do Império Otomano. Com a dissolução deste império, a Inglaterra passou a administrar a região em 1917. Calcula-se que até o fim de 1946, a Palestina era habitada por cerca de 1,2 milhão de árabes e 608 mil judeus. As causas para o conflito são remotas e se tivermos que colocar uma data, certamente seria a expulsão dos judeus pelos romanos no ano 70 d.C., quando os judeus tiveram que se deslocar para o norte da África e a Europa. No século XIX, porém, na onda dos nacionalismo que surgia na Europa, alguns judeus se congregaram em torno das ideias sionistas do húngaro Theodor Herzl (1860-1904). Este defendia que o lar para os judeus deveria ser em "Sião" ou a terra de Israel, a Palestina e, finalmente, os judeus teriam um lar como os outros povos.

    ResponderExcluir
  13. Luís Miguel Bibiano27 de maio de 2021 às 14:51

    ATUALIZAÇÃO SOBRE O CASO ISRAEL E PALESTINA

    Ao restaurar laços com palestinos, gestão Biden corre risco de causar a ira de Israel
    Governo americano rompe com políticas de Trump e tenta se reposicionar como mediador do conflito no Oriente Médio

    Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/05/ao-restaurar-lacos-com-palestinos-gestao-biden-corre-o-risco-de-causar-a-ira-de-israel.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jerusalém tem sido palco de semanas de agitação e violência em nível não visto havia anos, em uma nova escalada de tensões entre palestinos e forças de segurança israelenses que deixou dezenas de mortos e centenas de feridos.










      Israel, por sua vez, afirmou ter atingido 150 alvos em Gaza. Autoridades de saúde calculam que houve ao menos 28 palestinos mortos, incluindo ao menos nove crianças.

      Israel afirma que 15 integrantes do grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, estão entre os mortos.

      Excluir
    2. Enviei errado esse.

      Excluir
  14. Jerusalém tem sido palco de semanas de agitação e violência em nível não visto havia anos, em uma nova escalada de tensões entre palestinos e forças de segurança israelenses que deixou dezenas de mortos e centenas de feridos.
    Israel, por sua vez, afirmou ter atingido 150 alvos em Gaza. Autoridades de saúde calculam que houve ao menos 28 palestinos mortos, incluindo ao menos nove crianças.
    Israel afirma que 15 integrantes do grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, estão entre os mortos.

    ResponderExcluir
  15. http://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2017/08/charge-carnaval.jpg

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...