terça-feira, 14 de agosto de 2018

Reforma Protestante


Revisando os conteúdos. A Reforma Protestante fez parte das grandes mudanças ocorridas na Europa  ocorridas no século XIV, e, portanto, importante para a conjuntura do mundo atual.

8 comentários:

  1. Luiza Carmelia 1ª Série 2023

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Reforma Protestante foi um movimento religioso do século XVI liderado por figuras como Martinho Lutero e João Calvino, que contestou a autoridade da Igreja Católica e resultou na formação de várias denominações protestantes. Essa reforma teve um impacto significativo na história religiosa e política da Europa e influenciou profundamente a sociedade ocidental.

      Excluir
    2. Luiza, realmente o impacto que a Reforma Religiosa cousou não só na religião mas também na História das sociedades foi enorme,
      Lutero e Calvino foram sem dúvida um dos principais reformadores, mas não foram só eles. uns obtiveram mais sucesso outros tiveram que pagar com a vida.

      Excluir
  2. Heitor legal 1 série 202320 de setembro de 2023 às 08:15

    Oi Zé

    ResponderExcluir
  3. Na reforma protestante a igreja católica reformou suas ideias religiosas e alguns teólogos foram perseguidos, mortos e excomungados por seus atos e ideias contrarias a ideologia da igreja católica, antes do século XIX a religião era composta por diversos reinos, depois desse período a igreja passou a reprimir mais ainda os camponeses e procurou frear o crescimento da burguesia.
    Um dos grandes protestantes foi Lutero que iniciou suas pregações e reflexões contrarias a determinados comportamentos e praticas dentro da igreja católica, ele preocupava-se principalmente com o tema da salvação da alma, pois não aceitava a teoria do pecado original, que explica a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal.
    A venda das indulgencias e a consequente questão da salvação foram um dos grandes embates de Lutero com a igreja, para ele, a salvação seria obtida por meio da fé, da realização de obras e da graça divina.
    Lutero redigiu as chamadas 95 teses, pregando-as em outubro de 1517 na porta da catedral de wittenberg, onde era sacerdote.

    ResponderExcluir
  4. Porém, Saulo vejo que ainda hoje a prática das indulgências continua. a Fé é uma cosa tão sagrada que jamais poderá ser barganhada.

    ResponderExcluir
  5. Heitor legal 1 série 202324 de setembro de 2023 às 10:24

    Lutero era muito inteligente, era teólogo e estudava a Bíblia e criticava algumas ações da igreja. Papa X estava querendo construir a nova base de São Pedro, então, para conseguir dinheiro ele autorizou a venda de indulgências. Vendo isso, Lutero tomou coragem para se revoltar contra q igreja de Guttemberg( que recebeu as indulgências ) e pregou as 95 teses contra a venda de indulgências na porta da igreja.

    As teses não falavam apenas sobre vender indulgências era errado, mas criticar toda a corrupção que tinha na igreja. Por mais que Lutero fosse contra a igreja católica, ele não queria romper ligações com eles, mais sim mudá-las para que aproximasse mais dos fiéis e de Deus.

    As doutrinas de Lutero:
    • Lutero acreditava que apenas a fé poderia trazer a salvação, que não precisava comprar indulgências para ter seus pecados perdoados.
    • Acreditava que cada um que acreditasse em Deus poderia ser um sacerdote, dês de que ele seguisse o caminho verdadeiramente.
    • Por último Lutero acreditava na veracidade da Bíblia, que os cristãos deveriam acreditar na Bíblia, não no papa, que era quem as pessoas seguiam e acreditavam na época.

    Após tais acontecimentos, Lutero foi julgado e estava foragido e escondido na casa de amigos e nobres, vendo a oportunidade Lutero traduziu a Bíblia do Latim para outras línguas, que era o que a igreja não fazia.

    Lutero acabou ganhando apoio da nobreza pois os senhores feudais por causa de suas ideias, e eles serem contra o poder eclesiástico, que a igreja tinha posse de todas as terras. E quando a pequena nobreza estava empobrecida e os anabatistas foram os reformistas radicais para conseguir igualdade dos seus direitos fizeram as revoltas contra a nobreza, Lutero de manifesto contra os protestantes e foi a favor da nobreza, justamente por estar dependente dela.

    É pra finalizar a parte de Lutero teve a confissão de habsburgo em 25/06/1530, um documento que deu uma origem a igreja Luterana que sistematizava as ideias de Lutero, como a salvação pela fé, o fim indulgências, o sacerdote universal, a livre leitura da Bíblia, negar a infalibilidade papal, acabar com o celibato clerical, negar a transubstanciação, e manter a eucaristia e batismo

    ResponderExcluir
  6. A reforma foi liberada por Martins Lutero. Os fatores que favoreceram foram "políticos, economicos,religioso, e o desenvolvimento." A igreja era interesseira, porque elas trocavam o "dízimo" pela "salvação eterna."
    Lutero se revoltou contra a igreja, e colocou na porta as 95 teses contra a venda de indulgências. Lá ele criticava os padres, e o excesso de impostos. E com isso, Lutero afirma que a fé era o único caminho para a salvação eterna. Após essa sua revolta, Lutero foi excomungado pelo Papa.
    Um tempo depois, o imperador convocou a assembléia que julgou Lutero, e la ele reafirmou suas teses, e ainda disse que só iria desacreditar, se a bíblia provasse o contrário.

    ResponderExcluir

  Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e i...