quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cococi: A cidade fantasma do Sertão dos Inhamuns

Vimos que as civilizações clássicas Grécia Antiga e Roma Antiga tiveram na sua história importantes fatos que nos ajudam a compreender o presente, inclusive no muncípio de Tauá. A História do Cococi demonstra algumas características da Antiguidade Clássica que permacem até hoje, por isso é importante conhecer a História de Tauá. Fazendo a relação entre passado e presente fortalecemos a nossa identidade.
Após ouvir o documentário e pesquisar em outras fontes, produza um texto de mínimo 10 linhas e no máximo 20 sobre a História do Cococi, importante ícone da História de Tauá, município do interior do Estado do Ceará. Com essa atividade iremos enriquecer a nossa aula de campo. Bons estudos!

41 comentários:

  1. É de suma importância percebermos o fato de que muitos fatos ocorridos no Período da Antiguidade e Idade Média também,em fatores culturais,políticos e em geral aconteceram na formação das regiões que vivemos hoje,como a nossa,a dos Inhamuns.
    Primeiramente o fato dos irmãos da família Feitosa terem recebido estas terras do Cococi,assemelha-se um pouco com a habitação feita pelos helenos,que é claro não ganharam as terras habitadas de ninguém,eles se alojaram.Isso caracteriza o fato de que o ser humano,não importa a época,sempre terá uma sede de ter a terra e produzir nela.
    Em uma segunda visão vemos também o o fato de como elas foram administradas e o fato de Cococi ter sido designada nos anos cinquenta á município,assim fazendo com que a população daquele lugar fosse aberta a uma visão das Civilizações Gregas e Romanas,principalmente na questão politica,por que agora com o status de município,todos ali teriam o direito de democracia.Porém,existia um problema,as terras eram privadas,e ai vemos a Idade Média entrando no nosso ponto de vista,o feudalismo surge nesse contexto ai com os Feitosas oferecendo terras para que aquelas pessoas produzissem e tivessem moradia ali.
    Mas esse sistema logo iria causar a ruína daquele lugar.Nas sociedades gregas e romanas via-se muitos habitantes mesmo que com condições financeiras,questionando todos os dias o processo de democratização e a dinâmica social daquelas civilizações ,exercendo sua democracia.Isso aconteceu em Cococi,pois as pessoas se questionaram o por que de o município não ter um centro urbano,assim implicando nos proprietários de terras privadas.Esse questionamento fez um "barulho" no estado,e como naquela época o país vivia em um processo de ditadura militar,evidentemente as autoridades não queriam que a sociedade questionasse sobre como devia ser ou não alguma coisa,ai houve o rebaixamento de cidade para distrito.
    A família Feitosa acabou deixando o lugar e isso abalou o sistema econômico dali,como nas civilizações antigas,quando alguma "base" da sociedade se ausentava,temporariamente ou definitivamente,as pessoas não sabiam lidar.Foi aqui que Cococi foi sendo deixada.
    Mas o que chama a atenção é o fato de que a religião assim como nas civilizações europeias,continua firme e forte,mostrando que ainda é uma base de pensamentos sócio-culturais de muitos lugares.
    Hoje ainda existem pessoas que moram lá pela causa de que não tem conhecimento de outras atividades,isso é prejudicial e infelizmente nossa realidade.
    Reunindo todos os pontos de vista nesse texto,evidencia-se que,sim, até hoje se formos ver a fundo,as grandes civilizações tiveram uma grande impacto em nossas formações culturais e politicas.Devemos valoriza-las porém tentando ao máximo corrigir erros como o da "cidade fantasma" para que seja formada uma geração consciente em todos os ambitos.A história é muito importante para o nosso hoje o amanhã.
    Francisco Agenor de Oliveira Neto nº 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agenor, as influências da Antiguidade Clássica e medievais foram muitas, porém a religiosa está presente no Cococi de forma explícita. Mesmo após o abandono e a queda do status de município para distrito, a procissão religiosa e o prédio da igreja são os objetos culturais mais conservados. Isso demonstra a força que a cultura exerce sobre um povo. Fica claro também as características romanas e medievais na religião com a presença da Igreja Católica até os dias de hoje.

      Excluir
  2. Atualmente, Cococi possui sete habitantes e é conhecido por "cidade fantasma", por ter pouquíssimos moradores e a maioria das casa estão abandonadas. Cococi é distrito de Parambu e cada morador da região vive da agricultura. Lá já viveu mais de 2.000 pessoas que é totalmente diferente da realidade atual.
    Ela deixou de ser chamada de cidade em 1979. Segundo Dolores Feitosa, foi lá que chegaram os primeiros habitantes a essas áreas do Ceará.
    Este lugar foi habitado por várias famílias desde o século XVIII (o mesmo de sua fundação). E entre os anos de 1954 e 1968 ele foi município. A causa de os moradores irem embora, foi depois de um decreto do Governo Militar que havia rebaixado o lugar para distrito em 1968.
    Sua fundação foi por Francisco Alves Feitosa, que foi o primeiro coronel da família. Assim mostrando que a família Feitosa era muito presente nas colonizações dessas regiões.
    Vale lembrar, que há várias semelhanças com o período da Antiguidade Clássica e da Idade Média, pois a arquitetura antiga do local ainda estar presente, mas estão nas ruínas e coberta pela vegetação nativa. Em Cococi, sua formação tinha características do sistema feudal e o coronel era o que tinha mais poder naquela área.

    Carmina Maria Gomes de Araújo nº9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmina, realmente as características feudais estão presentes na colonização dos Inhamuns. No depoimento de Dolores Feitosa, onde ela cita que o poder do proprietário era intocável, representa muito bem a semelhança entre o Feudalismo e a Colonização dos Inhamuns. Nas duas situações a posse da terra representava o poder político e econômico e consequentemente a submissão dos demais grupos sociais envolvidos no processo de colonização.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Antigas casas marcam o início da colonização do Estado pelos Inhamuns, ainda no século XVIII, com a chegada da Família Feitosa na região. Algumas delas ainda resistem ao tempo. Outras, no entanto, estão completamente em ruínas. É desta forma que as pessoas encontram Cococi, na região dos Inhamuns, distante 63 quilômetros de Parambu. Extinta em 1968, Cococi começou como vila, passou a ser distrito de Parambu e depois foi emancipada após a instalação da Família Feitosa naquela região. Atualmente, não passa de uma “cidade-fantasma”, onde apenas duas famílias habitam o local, totalizando sete pessoas. Durante o século XVIII, esta foi a cidade onde se estabeleceu uma rica família, proveniente da bacia do Rio São Francisco. Por mais que Cococi seja um resquício da ocupação dos Inhamuns no Estado, muitos casarões encontram-se abandonados, precisando de reforma, restauração. Manoel Airton

    ResponderExcluir
  5. Antigas casas marcam o início da colonização do Estado pelos Inhamuns, ainda no século XVIII, com a chegada da Família Feitosa na região. Algumas delas ainda resistem ao tempo. Outras, no entanto, estão completamente em ruínas. É desta forma que as pessoas encontram Cococi, na região dos Inhamuns, distante 63 quilômetros de Parambu. Extinta em 1968, Cococi começou como vila, passou a ser distrito de Parambu e depois foi emancipada após a instalação da Família Feitosa naquela região. Atualmente, não passa de uma “cidade-fantasma”, onde apenas duas famílias habitam o local, totalizando sete pessoas. Durante o século XVIII, esta foi a cidade onde se estabeleceu uma rica família, proveniente da bacia do Rio São Francisco. Por mais que Cococi seja um resquício da ocupação dos Inhamuns no Estado, muitos casarões encontram-se abandonados, precisando de reforma, restauração. Manoel Airton

    ResponderExcluir
  6. Cococi, distrito da cidade de Parambu, Cococi foi fundada em 1708 pela família Feitosa que começou a povoar essa região do Ceará. Cococi perdeu seu status de cidade em 1979, por problemas de estiagem, as pessoas foram atrás de melhorias para a família. A cidade fantasma, assim conhecida atualmente, tem apenas sete habitantes de duas famílias, antes de se tornar novamente distrito era sede de mais de dois mil habitantes.
    As poucas casas que ainda existem naquela região, estão em ruínas; o telhado da maior parte das residências cairam; o mato entrou em casas; o lugar ainda preservado é a igreja católica, que sedia a festa da Nossa Senhora da Conceição, no final do ano.
    Podemos comparar com o período da Idade Média, o coronel era o que mandava na cidade, a arquitetura das residências; assim como muitas civilizações da Idade Média, permanecem forte, a procura de melhorias; Maria Isadora Gonçalves Martins de Oliveira N°27

    ResponderExcluir
  7. Antigas casas marcam o início da colonização do Estado pelos Inhamuns, ainda no século XVIII, com a chegada da Família Feitosa na região. Algumas delas ainda resistem ao tempo. Outras, no entanto, estão completamente em ruínas.
    Após ser extinta como cidade, há 39 anos, Cococi continua a despertar interesses de historiadores, paleontólogos e pessoas curiosas nos relatos da “cidade-fantasma”. Aos poucos, o mato invade os casarões antigos. Paredes não se sustentam mais à ação do tempo. No local, o catavento ainda continua erguido, mas não puxa água da mesma forma que antigamente. A praça da cidade mantém as cores vermelha e azul e a mesma estrutura, mas apenas os animais ocupam o espaço. A única igreja do local, iniciada em 1740 e concluída oito anos depois, ainda sedia a Festa da Padroeira do antigo município, Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.
    É desta forma que as pessoas encontram Cococi, na região dos Inhamuns, distante 63 quilômetros de Parambu. Extinta em 1968, Cococi começou como vila, passou a ser distrito de Parambu e depois foi emancipada após a instalação da Família Feitosa naquela região. Atualmente, não passa de uma “cidade-fantasma”, onde apenas duas famílias habitam o local, totalizando sete pessoas. Durante o século XVIII, esta foi a cidade onde se estabeleceu uma rica família, proveniente da bacia do Rio São Francisco. Por mais que Cococi seja um resquício da ocupação dos Inhamuns no Estado, muitos casarões encontram-se abandonados, precisando de reforma, restauração.

    Marcos Rian Almeida Barbosa Nº:25

    ResponderExcluir
  8. Cococi, conhecida por "cidade fantasma" por sua bela história, nos faz ficar curiosos para conhece-la, o que sabemos e ouvimos é que o motivo foi a briga de terra de dois irmãos, como sempre a grande sede de terra de todos, atualmente Cococi é habitada por pouquíssimas pessoas que vivem através da agricultura, e hoje é apenas um distrito de Parambu. Cococi nos faz lembrar muito da idade média e por suas belas obras ainda existentes (casas da época) desgastadas por causa do tempo e cobertas de plantas nativas, caracterizada também pelo sistema feudal.
    Iana Feitosa Veríssimo N°: 15

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O distrito de Cococi perdeu o status de cidade em 1979 e hoje pertence ao município de Parambu, no sertão dos Inhamuns do Ceará. Sete pessoas de duas famílias vivem na ex-cidade que já abrigou duas mil pessoas. Só restaram duas casas e a igreja entre as ruínas. Não acontece nada na maior parte do ano.
    A cidade é de grande importância para a história da região dos Inhamuns. De acordo com a diretora do Museu dos Inhamuns, Dolores Feitosa, foi lá que chegaram os primeiros habitantes a essa área do sertão cearense. O lugar começou a declinar por causa das estiagens. “As pessoas foram saindo atrás de melhores condições de vida para seus filhos, para que eles pudessem estudar em centros mais desenvolvidos, porque Cococi estagnou”. Atualmente, as poucas casas do local estão ruínas. A vegetação destruiu a câmara municipal e a prefeitura. O telhado da maior parte das casas já desabou e o moinho de vento não puxa mais água para os sete moradores que ainda habitam o local.
    De 29 de novembro a 8 de dezembro, Cococi realiza um novenário que “muda a cara do local. O distrito recebe cerca de 300 pessoas por dia, que lotam a igreja de Nossa Senhora. A igreja é preservada pelas duas famílias de Cococi e é o prédio mais conservado da área. Os católicos vêm das cidades vizinhas e criam um comércio paralelo durante os dias do novenário.

    Marcos Rian Almeida Barbosa Nº:25

    ResponderExcluir
  11. Cococi,conhecida como "Cidade Fantasma" era uma cidade com poder e riqueza, é distrito de Parambu, lá viveu cerda de 2000 habitantes e hoje só cerca de sete habitantes. Foi iniciada em 1740 e concluída oito anos depois. A padroeira de Cococi é Nossa Senhora da Conceição, festejado em dezembro. É dessa forma que as pessoas encontram Cococi, na região dos Inhamuns, distante 63 quilômetros de Parambu. Extinta em 1968, Cococi começou como vila, passou a ser distrito de Parambu e depois foi emancipada após a instalação da família Feitosa naquela região. Cococi possuiu apenas dois prefeitos, o major Feitosa e Leandro Custódio, da mesma família. Hoje cidade se encontra em ruínas e recebe muitos turistas.
    Amanda Monteiro de Araújo Nº:2

    ResponderExcluir
  12. O distrito de Cococi perdeu o status de cidade em 1979 e hoje pertence ao município de Parambu, no sertão dos Inhamuns do Ceará. Sete pessoas de duas famílias vivem na ex-cidade que já abrigou duas mil pessoas. Só restaram duas casas e a igreja entre as ruínas. Não acontece nada na maior parte do ano.
    A cidade é de grande importância para a história da região dos Inhamuns. De acordo com a diretora do Museu dos Inhamuns, Dolores Feitosa, foi lá que chegaram os primeiros habitantes a essa área do sertão cearense. O lugar começou a declinar por causa das estiagens. “As pessoas foram saindo atrás de melhores condições de vida para seus filhos, para que eles pudessem estudar em centros mais desenvolvidos, porque Cococi estagnou”. Atualmente, as poucas casas do local estão ruínas. A vegetação destruiu a câmara municipal e a prefeitura. O telhado da maior parte das casas já desabou e o moinho de vento não puxa mais água para os sete moradores que ainda habitam o local.
    De 29 de novembro a 8 de dezembro, Cococi realiza um novenário que “muda a cara do local. O distrito recebe cerca de 300 pessoas por dia, que lotam a igreja de Nossa Senhora. A igreja é preservada pelas duas famílias de Cococi e é o prédio mais conservado da área. Os católicos vêm das cidades vizinhas e criam um comércio paralelo durante os dias do novenário.

    Marcos Rian Almeida Barbosa Nº:25

    ResponderExcluir
  13. Cococi é um distrito de Parambu distante 63 km da sede e a cerca de 450 km de Fortaleza.
    No século XVIII foi onde se estabeleceu o clã dos Feitosa, uma rica família vinda da bacia do Rio São Francisco. A cidade nasceu dentro de uma enorme fazenda da família, que doava os terrenos aos moradores. Ainda hoje para chegar à localidade, é preciso abrir meia dúzia de porteiras.Nos anos 50, Cococi passou de distrito a município, mas a administração da cidade teria cometido irregularidades na aplicação de verbas destinadas ao município.
    Conta-se que durante a gestão do Major Feitosa, (no seu segundo mandato e o terceiro do Município), o prefeito teria recebido verbas para realizar investimentos na cidade, mas utilizou o dinheiro para compra de gado.O fato chegou ao conhecimento do governo federal, à época ditadura militar, que, em 1968, optou pela extinção do município, voltando a ser distrito. Revoltada com a decisão do governo, a família Feitosa decidiu deixar a cidade que acabou se tornando economicamente inviável.
    Pouco a pouco os outros moradores também foram se mudando para outros municípios.
    Hoje apenas três casas ainda tem moradores, com 9 pessoas que vivem sem água, sem energia elétrica, isolados e esquecidos.A casa mais imponente, hoje, abriga só os morcegos. Mas, uma construção resiste ao tempo: a igreja. Uma vez por ano a Matriz é ponto de encontro dos antigos moradores e descendentes que chegam para celebrar a padroeira e relembrar o passado. A solidão é ainda maior á noite, onde a total escuridão esconde as marcas de um passado que foi povoado de esperanças e apagam as lembranças de uma cidade que perdeu tudo, até mesmo sua identidade.

    Francisco Fábio Lima Cavalcante Júnior Nº 14

    ResponderExcluir
  14. A cidade de Cococi foi fundada em 1708 quando a família Feitosa veio morar na região, essa cidade já teve cerca de dois mil habitantes. Hoje a cidade de Cococi tem muita importância para os historiadores, pois foi na cidade de Cococi que os primeiros habitantes vinheram para o sertão do Ceará. Cococi perdeu o status de cidade em 1979. Conta - se histórias que no mandato do Major Feitosa o prefeito tinha recebidos verbas para o melhoramento da cidade, porém tinha gastado com compras de gado e com isso causou indignação a população da cidade e com isso optou pela a extinção do município e Cococi ficou como um distrito, com isso a família Feitosa se revoltou e foi embora da região e com isso muitos outros moradores também foram.. Atualmente Cococi é composta por 9 pessoas, observamos que o distriro de Cococi é cheio de ruínas,e observamos as marcas que o tempo vai deixando de uma história... Cococi também é conhecido pela a cidade fantasma, devido a fama da família Feitosa e também do estado em que o distrito se encontra. Os 9 moradores de lá vive em uma situação precária, sem água, sem energia elétrica. As casas mais importantes da época são cobertas de morcegos e também em situações precárias, mais o que resiste ao tempo é a igreja, conhecida como Igreja Matriz que todo ano há missa, no dia 8 de dezembro,N.S. da Conceição é a padreira da igreja. Quem mantém a igreja é Dona Dolores Feitosa, atual "matriarca" da Família Feitosa. Cococi hoje só deixa lembranças de um passado de muitas lutas e também de alegrias, hoje Cococi é a famosa cidade fantasma porém é muita procurada para estudar o passado de uma história que deixa marcas até hoje.
    Kethellyn Beatriz de Oliveira Veríssimo N: 19

    ResponderExcluir
  15. Algumas casas ainda resistem ao tempo. Outras, no entanto, estão completamente em ruínas. Após ser extinta como cidade, há 39 anos, Cococi continua a despertar interesses de historiadores, paleontólogos e pessoas curiosas nos relatos da “cidada-fantasma”. Aos poucos, o mato invade os casarões antigos. Paredes não se sustentam mais à ação do tempo. No local, o catavento ainda continua erguido, mas não puxa água da mesma forma que antigamente. A praça da cidade mantém as cores vermelha e azul e a mesma estrutura, mas apenas os animais ocupam o espaço. A única igreja do local, iniciada em 1740 e concluída oito anos depois, ainda sedia a Festa da Padroeira do antigo município, Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.
    Joás de Oliveira Amorim N°17




    ResponderExcluir
  16. Algumas casas ainda resistem ao tempo. Outras, no entanto, estão completamente em ruínas. Após ser extinta como cidade, há 39 anos, Cococi continua a despertar interesses de historiadores, paleontólogos e pessoas curiosas nos relatos da “cidada-fantasma”. Aos poucos, o mato invade os casarões antigos. Paredes não se sustentam mais à ação do tempo. No local, o catavento ainda continua erguido, mas não puxa água da mesma forma que antigamente. A praça da cidade mantém as cores vermelha e azul e a mesma estrutura, mas apenas os animais ocupam o espaço. A única igreja do local, iniciada em 1740 e concluída oito anos depois, ainda sedia a Festa da Padroeira do antigo município, Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.
    Joás de Oliveira Amorim N°17




    ResponderExcluir
  17. Cococi, a cidade fantasma, como é conhecida,após ter sido rebaixada de município à distrito, há 39 anos, os Feitosa deixaram o local, que passou a ser ruína. Onde antes tinha centro comercial, cartório, etc, passou a não ter nada, além de algumas casas de pé, da igreja matriz, que atrai visitantes e devotos do Brasil inteiro entre os dias 29 de novembro a 8 de dezembro, quando ocorre a novena da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, rezando por nove dias consecutivos e de uma escola que atende toda a região, mas de dois a dez alunos, às vezes tendo semanas que nenhuma criança vai. Cidade de antigas riquezas, mas agora com apenas duas famílias, sete moradores, que não tem água, energia elétrica, ou médicos para atendimentos ou qualquer tipo de boa estrutura. Fica há 63 quilômetros da sua sede, Parambu. Ainda hoje o Cococi atrai e desperta interesse em historiadores e paleontólogos pelo sua história e antigas riquezas.
    Lívia Alencar, Número:21

    ResponderExcluir
  18. Cococi é sem duvidas um lugar que despertar interesse de historiadores e de pessoas curiosas, por conta de sua fama de "cidade fantasma" e também por ter uma história importante.Atualmente apenas duas famílias moram no local pois foi extinto como município e muitas habitantes que la viviam foram embora.
    Cococi começou como vila,logo depois passou a ser distrito de Parambu-CE a partir dai a família Feitosa foi se instalando naquela região.Pode ser considerado que o processo de colonização da região dos Inhamuns passou por Cococi.A ditadura militar decidiu rebaixar o município para distrito pelo motivo que o prefeito daquela época,Major Feitosa, teria desviado o dinheiro que tinha como fim o investimento no lugar,assim o abandono da região pode ser explicado.
    Tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição e todos os anos comemora-se o seu dia.Muitos casarões encontram-se abandonados e precisando de reformas. Cococi também foi um lugar de muitas tragedias(principalmente mortes por meio de forcas),devido ao coronelismo existente na região naquela época.
    Maria Eloísa de Castro Lima,n°26

    ResponderExcluir
  19. A colonização na Região dos Inhamuns teve início com dois irmãos:Lourenço Feitosa e Francisco Feitosa.Alguns registros nos mostram que eles chegaram nesta região no ano de 1708.Os irmãos escolheram Cococi, pois nas proximidades das Serras têm Olhos d'água e essa água ajudaria-os na época de seca para que seu rebanho não passasse sede.
    No ano de 1950 Cococi foi denominada cidade, mas nunca teve propriedade pública eram todas particulares. Em 1968 Cococi deixou de ser cidade. A família Feitosa revoltou-se com essa nova denominação e resolveu deixar o local. Atualmente resta poucas casas em Cococi. Hoje é distrito de Parambu é habitado por cerca de 7 pessoas, que não possuem água encanada, energia elétrica e etc.
    Somente a Igreja ainda está em boas condições,pois todos os anos tem a festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, de 29 de novembro à 08 de dezembro. Por lá passa cerca de três mil fiéis na Época dos Festejos.
    Observa-se marcas do Feudalismo na cidade de Cococi pois não tinha terras públicas somente particulares e isso fazia com que o Dono das Terras tivesse um poder incontestável.
    Percebe-se marcas da Idade Média,na arquitetura dos antigos casarões.A cruz na frente da Igreja relembrando o Catolicismo daquela região.

    Vitória Natecia Soares Coutinho Nº31

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Os primórdios da história da ragião dos Inhamuns deveu-se à chegada da família Feitosa em 1708 na área conhecida atualmente como Cococi, atual distrito do município de Parambu. Nos anos cinquenta do século XX, Cococi recebeu o status de cidade, contudo, a mesma sempre foi propriedade particular o que nos remete ao regime feudal, onde a economia era de subsistência e o poder estava totalmente concentrado nas mãos dos donos das terras.
    Por esse fato, a ditadura militar extinguiu o município, rebaixando-o a posição de distrito. O lugar foi entrando em declínio, pois os moradores foram saindo em busca de melhores condições de vida.
    O local, onde uma vez já conteve cerca de dois mil habitantes, atualmente restam apenas sete, motivo pelo o qual ficou conhecido como a "cidade fantasma". Casas e órgãos públicos estão completamente devastados pela vegetação que os adentram. Ainda estão conservados apenas duas casas e a Igreja Matriz de Nossa Senhora, local onde ocorre anualmente um novenário nos dias 29 de novembro a 8 de dezembro, onde recebe-se cerca de 300 pessoas por dia vindas de todas as regiões do estado.
    Todavia, é preciso lembrar o quão importante Cococi foi e é para a construção da história da nossa região, por isso não devemos deixar sua história declinar assim como a região.
    Isla Maria Tomás Ricarte Nº 16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escreve bem. Concordo com você nas evidências que cita percebendo características do sistema feudal europeu na Idade Média. No aspecto econômico, só não é ainda mais parecido com o sistema vigente na Europa no período medieval por que na região dos Inhamuns a força econômica foi a pecuária e no feudalismo foi a agricultura. No aspecto cultural a semelhança religiosa foi muito grande, inclusive na arquitetura da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

      Excluir
  22. Essa pequena civilização que fez parte da história do nosso Ceará se assemelha brevemente com civilizações antigas, com uma família dominante dona das terras que repartiu o seu território para a população que se dividia por um  breve território (assemelhando - se com o feudalismo), com agricultura e pecuária de subsistência.
    Tendo breve ligações com as civilizações clássicas Grécia e Roma, onde pessoas colonizaram terras para aumentar seu território e como nessa época havia escravos era utilizada sua mão de obra.
    Isso é de certa forma bem importante para para a nossa história, pois nos mostra como eram as administrações da época e porque estamos vivendo aqui e explica também de onde vinheram algumas das maiores famílias que vivem em Tauá hoje.
    Conhecer nossa história é importante para entendermos o nosso presente e estudarmos para um melhor futuro de nossa civilização.

    Ana Beatriz Coutinho Veríssimo n°:04

    ResponderExcluir
  23. Cococi foi uma cidade onde antigamente possuía uma história de riqueza e de poder, onde a família Feitosa foram seus primeiros autores. Chegaram em Cococi com o desejo de colonizar aquele local, por na região haver olho d'água onde acreditavam que seria possível realizar a atividade da pecuária. Os Feitosa tinham grandes posses na região dos Inhamuns, e foram de extrema importância a participação deles na história da cidade de Cococi, que deixou de ser cidade à 44 anos, quando a história de riqueza e poder passou a ser uma história triste! O que causou a extinção da cidade que foi rebaixada para distrito do Parambu, foi o motivo de naquele lugar não haver uma sede urbana, tudo ali era s propriedade particular. E revoltados com isso, a família Feitosa abandonou Cococi, e com o tempo muitas outras pessoas foram deixando também o lugar. Justamente por ter casas abandonadas por muitas pessoas, atualmente é conhecida por "cidade fantasma" e apenas 7 pessoas habitam ali e vivem através e agricultura.
    Manuelle Gomes Alexandre n° 24

    ResponderExcluir
  24. Cococi,Distrito de Parambu,conhecido como "cidade fantasma". Atualmente a sete habitantes, que vivem da agricultura. Cococi deixou de ser cidade em 1979. A partir do século XVIII, várias famílias habitaram no local. Em 1968 o governo militar baixou um decreto onde Cococi passou a ser distrito de Parambu, apos esse decreto as famílias passaram a residir em Parambu e demais cidades. Segundo informações Cococi passou a ser conhecida como uma cidade histórica devido seus acontecimentos, sendo dominada pela família Feitosa, onde todos os habitantes deveriam respeita-los e aceitar suas leis, os habitantes que confrontassem ou desrespeitar-se a família Feitosa, seria punido de forma assustadora. a partir desses acontecimentos começou a surgir as mortes trágicas,(principalmente em forcas)onde as pessoas passaram a ver almas e por isso se deu o nome "cidade fantasma".
    Dayanne de Oliveira Gonçalves N°11

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após ser extinto como Município, há 39 anos, Cococi continua a despertar interesses de historiadores, paleontólogos e pessoas curiosas nos relatos da “cidada-fantasma”. Aos poucos, o mato invade os casarões antigos. Paredes não se sustentam mais à ação do tempo. No local, o catavento ainda continua erguido, mas não puxa água da mesma forma que antigamente. A praça da cidade mantém as cores vermelha e azul e a mesma estrutura, mas apenas os animais ocupam o espaço. A única igreja do local, iniciada em 1740 e concluída oito anos depois, ainda sedia a Festa da Padroeira do antigo município, Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

      É desta forma que as pessoas encontram Cococi, na região dos Inhamuns, distante 63 quilômetros de Parambu. Extinta em 1968, Cococi começou como vila, passou a ser distrito de Parambu e depois foi emancipada após a instalação da Família Feitosa naquela região. Atualmente, não passa de uma “cidade-fantasma”, onde apenas duas famílias habitam o local, totalizando sete pessoas. Durante o século XVIII, esta foi a cidade onde se estabeleceu uma rica família, proveniente da bacia do Rio São Francisco. Por mais que Cococi seja um resquício da ocupação dos Inhamuns no Estado, muitos casarões encontram-se abandonados, precisando de reforma, restauração.
      Conforme os poucos moradores da antiga cidade, pessoas interessadas em conhecer ou gravar documentários sobre a região dos Inhamuns passam quase todos os dias por lá. Segundo a vice-presidente da Fundação Bernardo Feitosa, Fátima Feitosa, os únicos registros históricos apontam a fundação de Cococi em 1708, após a chegada do coronel Francisco Alves Feitosa naquela área de terra.
      “A partir deste núcleo, outras famílias foram se instalando. Então começou a ser popularizado ainda no século XVIII”.
      Com isso, pode-se chegar à conclusão de que o processo de colonização da região dos Inhamuns passou por Cococi. “Foi designado município em 1954, mas em 1968 foi destituído para distrito de Parambu”.
      A cidade de Cococi possuiu apenas dois prefeitos, o Major Feitosa e Leandro Custódio, da mesma família.
      A história contada por populares narra que o Major Feitosa no seu segundo mandato (o terceiro e último do Município), ao receber verbas para investimentos no lugar, teria utilizado indevidamente o dinheiro para a compra de gado.
      O fato repercutiu no Estado e a Ditadura Militar decidiu extinguir o Município, rebaixando a categoria de Distrito. Revoltados com a decisão da Capital, a família Feitosa e seus moradores abandonaram a cidade. Esse abandono permanece até hoje.
      Débora Araújo Sousa nº12

      Excluir
  26. Cococí foi um lugar do poder e da riqueza que foi se transformando em uma história triste.
    As situações entre alguns casarões antigos são precárias, pois, as paredes por exemplo não sustentam mais por muito tempo. Além do calçamento que não há mais e matos que invadem os "casarões antigos", não tem ruas, não tem comércio e nem médico. Além de dificultar mais ainda para o Distrito, a educação também é uma das piores.
    Tudo isso faz com que a comunidade fique ainda pior com o estado que se encontra hoje, além de desestruturada.
    Além de habitar apenas 7 pessoas ali, é por conta da agricultura que faz com que seja o sustento dos moradores daquele lugar.

    Thalita Gonçalves Melo Nº 30


    ResponderExcluir
  27. O distrito de Cococi perdeu o status de cidade em 1979 e hoje pertence ao município de Parambu, no sertão dos Inhamuns do Ceará. Sete pessoas de duas famílias vivem na ex-cidade que já abrigou duas mil pessoas. Só restaram duas casas e a igreja entre as ruínas.
    A cidade é de grande importância para a história da região dos Inhamuns. De acordo com a diretora do Museu dos Inhamuns, Dolores Feitosa, foi lá que chegaram os primeiros habitantes a essa área do sertão cearense.
    O lugar começou a declinar por causa das estiagens. As pessoas foram saindo atrás de melhores condições de vida para seus filhos, para que eles pudessem estudar em centros mais desenvolvidos, porque Cococi estagnou.
    De 29 de novembro a 8 de dezembro, Cococi realiza um novenário que “muda a cara do local”, como diz Ana Cláudia. O distrito recebe cerca de 300 pessoas por dia, que lotam a igreja de Nossa Senhora. A igreja é preservada pelas duas famílias de Cococi e é o prédio mais conservado da área.
    É desta forma que as pessoas encontram Cococi, na região dos Inhamuns, distante 63 quilômetros de Parambu. Extinta em 1968, Cococi começou como vila, passou a ser distrito de Parambu e depois foi emancipada após a instalação da Família Feitosa naquela região. Atualmente, não passa de uma “cidade-fantasma”, onde apenas duas famílias habitam o local, totalizando sete pessoas. Durante o século XVIII, esta foi a cidade onde se estabeleceu uma rica família, proveniente da bacia do Rio São Francisco. Por mais que Cococi seja um resquício da ocupação dos Inhamuns no Estado, muitos casarões encontram-se abandonados, precisando de reforma, restauração.
    Alguns moradores dizem que a maioria da população foi embora, devido ao terceiro e primeiro prefeito da ex-cidade ter dado um golpe nos moradores, fazendo uso irregular da verba, que causou a revolta do restante da população e fez com que abandonasse o local.

    William Araújo Cavalcante Nº32

    ResponderExcluir
  28. Cococi é o distrito de Parambu, 63 km de Parambu. Hoje em dia Cococi é conhecida como a “cidade fantasma”. Foi fundada em 1708 pela família feitosa. Logo no inicio Cococi possuía cerca de 2 mil habitantes, mas nos dias de hoje só possui 7 habitantes.
    Cococi perdeu status de cidade em 1979, os sete moradores que lá vivem, sobrevivem da agricultura. O lugar começou a declinar por conta das estiagens, mas em tempo de inverno bom em Cococi eles tiram vários legumes. Pouco a pouco os matos vai invadindo casarões, as paredes não se sustenta mais por cona do clima, o catavento continua de pé mas não puxa mais água para os moradores. A única coisa preservada na cidade de Cococi é a igreja Nossa Senhora da Conceição, que realiza em novembro o novenário, que muda totalmente a cara do local.

    Marcos Rian Almeida Barbosa Nº: 25

    ResponderExcluir
  29. O Distrito de cococi,e também conhecido como a cidade fantasma por causa da falta de habitantes e por ser também uma cidade abadonada . Cococi fica no sertão dos inhamuns.
    Cococi era um lugar com muitos casarões mais estão abadonados e cheios de morcegos e perto de cair porque já está em estado ruim,a familia feitosa revoltada com a decisão do governo decidiu deixar a cidade que acabou se tornando inviavel,cococi hoje só tem apenas 3 casas com nove habitantes eles vivem sem aguá,sem energia elétrica e isolados dos outros distritos.a familia feitosa chegou em cococi com vontade no olho d'aguá onde eles poderiam realizar atividades pecuarias.Os feitosas foram muito importante em cococi por ter muitas terras nos inhamus.Cococi deixou de ser cidade a 44anos,a cidade tinha muitos valores como igrejas mais com os problemas dexou de ser uma cidade de riqueza e ser tornou uma cidae triste
    Cintia nunes Nº10

    ResponderExcluir
  30. Cococi,é um distrito brasileiro da cidade de Parambu,conhecida como cidade fantasma, a mesma foi fundada em 1708 quando a família Feitosa veio morar na localidade e colonizou toda a região do Inhamuns, em prol de povoar e desenvolver.
    Nos anos 50,no século XX,Cococi foi nomeada município,porém a cidade era formada apenas de propriedades particulares, baseado no sistema feudal;organização social,política e econômica baseada em relações servis.Tal sistema teve origem na decadência do Império Romano.
    Os moradores de Cococi começaram a questionar o modo de organização política e,como resposta,a ditadura militar decidiu extinguir o município, transformando-o em um distrito.A familia feitosa reagiu deixando a cidade, que como consequência,acabou decaindo economicamente e,aos poucos,as pessoas foram também deixando a cidade à procura de oportunidades de trabalho e melhor educação para seus filhos.
    Desse modo,Cococi foi se tornando uma 'cidade fantasma', sendo habitada atualmente somente por 7 pessoas.
    Ana Emilia Dias Barreto N05

    ResponderExcluir
  31. Cococi hoje em dia é um distrito brasileiro da cidade de Parambu,Estado do Ceará. Essa cidade foi fundada em 1708 quando a família Feitosa chegou e veio morar na região.
    O Cococi perdeu a condição de cidade em 1979 e apenas sete pessoas de duas famílias vivem na localidade que já teve dois mil habitantes.A cidade de enorme importância na história do inhamums, foi neste lugar que vieram os primeiros habitantes para está área so sertão cearense. Começou a entrar em declínio devido as estiagens, e escândalos de corrupção que fizeram os habitantes se mudarem.
    A cidade de cococi possuiu apenas dois perfeitos Major Feitosa e Leandro Custódio que eram da mesma família.
    A história contada por populares narra que o Major Feitosa desviou verbas que era pra ser investido na cidade acabou desviando para compra de gado.
    O fato repercutiu no estado e a Ditadura Militar decidiu rebaixar o Cococi para Distrito.Revoltados com a decisão da capital a família Feitosa e seus moradores abandonaram a cidade .Esse abandono permanece até hoje.Por isso e conhecida como a cidade fantasma.
    Aluno:Juan Araújo Feitosa

    ResponderExcluir
  32. A cidade de coccoci foi fundada em 1907 pelo majo feitosa e por leandro custodio e inicialmente havia na cidade 2 mil pessoas.
    Majo feitosa e leandro custodio eram da mesma familia e prefeitos da cidadde,e recebiam verba para aplicar,no desenvolvimento da cidade,mais usavam o dinheiro em beneficio proprio na compra de gados e outros gastos pessoais.
    A cidade não se desenvolveu,as pessoas começaram a ir morar em outros locais e ficou conhecida por a cidade fantasma.Hoje so moram 7 pessoas de 2 familias que nao querem ir embora
    MANOEL AIRTOR N23

    ResponderExcluir
  33. A cidade do Cococi, foi muito importante para a história da nossa região, pois foi la que começaram a chegar os primeiros habitantes desse local no setão do Ceará. Essa população foi saindo por conta das estiagens e com isso procurando melhores condições para viver com suas famílias. No ano de 2012, estavam restando sete moradores na "cidade fantasma", que sobrevivem de agricultura. Assim podemos ver também a importancia da àgua para o desenvolvimento de uma cidade. Rafhael Alves N°07

    ResponderExcluir
  34. Antigamente Cococi era conhecida como uma cidade, hoje não se pode mais dizer isso, pois atualmente vivem apenas sete moradores nessa região, o fato das pessoas se mudarem foi por conta da população querer procurar melhores condições de vida. O distrito de Cococi antigamente pertencia a cidade de Tauá, mas hoje esse distrito pertence a região do Parambu. Cococi ficou famosamente conhecida também como "cidade fantasma".
    CAMILA EVANGELISTA VERÍSSIMO n:08

    ResponderExcluir
  35. Cococi é uma cidade que foi abandonada. Foi fundada em 1708.No século XVIII estabeleceu-se o clã dos Feitosa, uma rica família vinda da bacia do Rio São Francisco. A cidade nasceu dentro de uma enorme fazenda da família, que doava terrenos aos moradores. Nos anos 50, o povoado de Cococi subiu de categoria e passou a receber fundos federais, mas a administração da cidade teria cometido irregularidades na aplicação de verbas destinadas ao município. Conta-se que durante a gestão do Major Feitosa, (no seu segundo mandato e o terceiro do Município), o prefeito teria recebido verbas para realizar investimentos na cidade, mas utilizou o dinheiro para compra de gado.
    O fato chegou ao conhecimento do governo federal, à época ditadura militar, que, em 1968, optou pela extinção do município. Revoltada com a decisão do governo, a família Feitosa decidiu deixar a cidade que acabou por se tornar economicamente inviável. Pouco a pouco os outros moradores também foram se mudando para outros municípios. Hoje apenas três casas ainda tem moradores, com 7 pessoas (CENSO 2010 - IBGE) que vivem sem água, sem energia eléctrica, isolados e esquecidos.
    A casa mais imponente, hoje, abriga só os morcegos. Mas, uma construção resiste ao tempo: a igreja. Uma vez por ano a Matriz é ponto de encontro dos antigos moradores e descendentes que chegam para celebrar a padroeira e relembrar o passado.
    CAMILA EVANGELISTA VERÍSSIMO n:08

    ResponderExcluir
  36. O Cococi é um distrito da cidade de Parambu, no Ceará, que está localizado, há 27 km do Centro da cidade. Ela foi fundada após a chegada da família Feitosa na região no ano de 1708. Deixou de ser uma cidade em 1979 e só 7 pessoas vivem na localidade, diferentemente do passado, que já teve 2 mil habitantes. Cococi é um lugar de enorme importância para os Inhamuns, por ser o lugar de onde vieram os habitantes para esta região do sertão cearense.
    Devido ás estiagens, os habitantes de Cococi, foram buscar melhores condições de vida para as suas famílias, para que tivessem mais educação. Além dos relatos dos moradores, de que o terceiro e primeiro prefeitos da ex-cidade, deram um golpe, fazendo o uso irregular da verba, que causou a revolta dos habitantes, resultando do abandono do local.
    William Araújo Cavalcante Nº32

    ResponderExcluir
  37. O distrito de Cicoci atualmente conhecido como a " cidade fantasta" é fruto de varias histórias que marcam a Família Feitosa. Lourenço Alves Feitosa e seu irmão Francisco Alves Feitosa que receberam grandes terras do rei de Portugal com a obrigação de coloniza-las. Eles escolheram as terras de Cococi por causa da grande quantidade de água pensando em uma pecuária e uma agricultura farta. E ali eles construiram uma grande fazenda, se tornaram grandes coronéis e colonizaram as terras,  com o tempo Cococi passou a ser cidade ganhando sua independência. Mas a população começou a reclamar pois não tinha terras independentes pois a Cidade ainda era de propriedade privada. Com o tempo à citação foi ficando precária e a população comecou a recuar procurando melhores condições de vida. Atualmente apenas duas famílias habitam o local, que já habitou mais de duas mil pessoas. O distrito é bastande importante para a História dos inhamuns e da Família Feitosa. Albertina Feitosa N. 01

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...