sábado, 20 de junho de 2015

Palestras Ciclo de Atualidades parte 2


16 comentários:

  1. Taynara - 3A - N°3223 de junho de 2015 às 14:03

    Percebemos que o povo brasileiro obteve importantes avanços políticos, econômicos, sociais, ambientais, ou seja, lutaram por seus direitos. Entretanto, necessitamos urgentemente de aprovar uma reforma política capaz de construir um sistema político mais democrático e representativo no País. No momento existem várias alternativas colocadas, as que pretendem ampliar a participação popular nas esferas de poder e outras que visam reduzir esta representação para assegurar a “governabilidade” das elites políticas e econômicas. Enfim, como vimos em história, precisamos arrancar o mal pela raiz, ou seja uma verdadeira reforma política.
    Taynara Sousa - 3'A' - N° 32

    ResponderExcluir
  2. Mariana Alves de Oliveira 31 3º A23 de junho de 2015 às 14:05

    Em nossa atualidade é perceptível a necessidade de uma "REFORMA POLÍTICA", porém pouco se sabe com relação ao assunto, ou melhor pouco se divulga sobre o mesmo. Com relação a essa questão pensa que seja essencial que saibamos a respeito e que conheçamos quais os benefícios que uma reforma política trará para as sociedades, sobretudo brasileira. A mente da população é cercada de ideias que precisam ser excluídas e substituídas, mas como isso pode acontecer se nosso senso crítico encontra dificuldades e censura para opinar, e expressar-se? É preocupante vermos a forma como a política se desenvolve e vem cedendo espaço apenas à "politicagem." Talvez eliminar uma só pessoa do poder não trará solução para os conflitos como pensam a maioria, umas das medidas seria a substituição de todos que assumem a missão de governar nosso país. Infelizmente é necessária essa medida já que estão sendo deixadas de lado a verdadeira política e a verdadeira forma de governar. As questões de financiamento de campanha, envolvendo o voto distrital, a participação da mulher na política vem sendo aprofundadas, mais necessitam de muito mais informações a respeito, o essencial é que nós jovens possamos compreender que muito há de fazermos para mudar a realidade política em nosso país, já que a educação é um meio fundamental e preciso para enfim buscar uma solução.

    ResponderExcluir
  3. Quando a acadêmica Lêda cita as cotas em cargos políticos para mulheres, a minha opinião é semelhante a dela, pois para se tornar candidato não há restrições, basta se disponibilizar, isso é uma questão de educação, pois as mulheres são apenas uma das classes que vivem a parte do exercício político, e nesse grupo se incluem os mais pobres, que por muitas vezes perdem seu mínimo de poder político ao votar em um representante político que o comprou de alguma forma, jogando no lixo um direito tão duramente conquistado. Mas o assunto é bem mais complexo e obscuro, pois se analisarmos minuciosamente a verdadeira história socio-política do nosso país, vamos ver que o problema está enraizado desde muito tempo, e fazemos que esse ciclo continue, nos deixando ser "domados" por aquele que tem mais dinheiro, mais influência, mais poder, como se realmente eles fossem "mais" que nós, algo que tomamos como verdade, mas que de fato não é.

    ResponderExcluir
  4. Desde os primordios da existencia de uma sociedade sofremos com a carência de seres politizados o que acarreta em um mundo desenformado e ainda mais conformista. São alguns meios que trazem um fim com divergentes problemas, tal como má infraestrutura e corrupção. Dizemos que estamos vivendo em uma sociedade democratica, de certo ponto, estamos! Mas, democratica para quem? para os mais ricos? precisamos rever a definição de democracia ou mudar a maneira que está sendo realizado este processo. Alguns dos problemas explicitos em nossa realidade que degradam o sistema democratico Brasileiro e um dos que me causa maior impacto, pois acredito que seja um dos que trazem a corrupção com maior facilidade é o Financiamento de campanhas por empresas e campanha eleitoral, onde temos 78% de pessoas contra esse metódo. Acredito que a partir do momento em que empresas privadas sustentam uma campanha eleitoral e fazem um certo candidato ser eleito, o mesmo terá que devolver o valor em maior quantidade, deixando de ser um gonverno do povo e passando a ser um gonverno privado. Segundo o Art.17. As campanhas eleitorais serão fincanciadas por doações realizadas por pessoas físicas e pelo fundo Democratico de campanhas, gerido pelo tribunal superior eleitoral e constituido de recursos do Orçamento Geral da União, multas administrativas e penalidades eleitorais, ou seja, todos os partidos que concorrem possuem um grande suporte econômico, deixando de ser necessário investimentos privados.
    Mariana Hévila 3° Informática N°28

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A reforma política acarreta muitos problemas sociais, dito pela a Alana Alves, e um dos problemas sociais que precisam, na minha concepção, ser melhorado é a questão DA FALTA DE TERRA PARA OS TRABALHADORES. Por que esse problema nunca foi resolvido? Creio que é porque a solução dele depende da aprovação de muitas reformas, mas entres elas estão a reforma política e a REFORMA AGRÁRIA. Onde a reforma agrária tem como objetivo de promover a distribuição mais justa de terra. Como eu e os meus colegas de sala, vimos na disciplina de sociologia rural, onde o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), tem como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente na tocante luta pela a reforma agrária brasileira. Contudo, deve-se ressaltar que em muitos casos a violência e a ação truculenta do Estado ao lidar com uma questão social tão importante como esta se fazem presentes. Portanto, a reforma agrária está entre tantas outras reformas que a sociedade brasileira tanto almeja para uma diminuição da miséria e da desigualdade, valorizando a função social da terra. Por isso, devemos assegurar os direitos do trabalhador do campo e, ao mesmo tempo, defender sua dignidade enquanto brasileiro. Levi Gomes 3° ano de Agropecuária Nº22.

    ResponderExcluir
  7. É fato que a política atual tem suas polêmicas, mas o que é incontestável é que nós permitamos que a voz do Brasil seja burguesa. Concordo com o colega Ênio,mas como já dizia Einstein pior que ver o homem ''mau'' que luta para se manter no poder é perceber o ocorrido e não fazer nada! Percebesse que a internet viabiliza a troca de informações das massas! Prova disso as manifestações publicas, e sim como a Mariana mencionou uma Reforma Política, pois a forma mais eficiente de mudar o país é fazendo uma limpeza política e a Reforma agrária. Sendo que somente o povo pode mudar verdadeiramente a nossa Nação.
    Bernardo Alves 3º Agropecuária Nº08

    ResponderExcluir
  8. Nesse debate, obtive um grande conhecimento sobre esse assunto que ultimamente está sendo muito debati no Brasil, mas que muitas pessoas não sabem sobre esse assunto que é a REFORMA POLITICA. Nesse debate veio temas superimportantes como, O voto distrital, O financiamento privado de campanhas politicas, as cotas em cargos políticos para mulheres entre outros temas. O tema que me chamou mais atenção foi o voto distrital, pois dessa forma de votação seria muito “Fácil” para os grandes empresários, pois não teria como pessoas de classe social media ou baixa se candidatarem , pois poucas pessoas o conheceriam e não teriam um bom investimento para a campanha como os grandes empresários. Essa séria a pior forma de votação para se eleger um candidato, na minha opinião, e a sua opinião essa forma seria boa ou não????
    Erick Luan Lino 3ºD

    ResponderExcluir
  9. Debate super importante para entendermos mais sobre Reforma Política. Muito bem projetado pelos professores, alunos e convidados. Certamente tirou as minhas dúvidas. A parte em que foi debatida sobre a presença da mulher na política foi genial, e como o Ênio citou acima pra ser candidato não há restrições.
    Bruna Kelly Nº 09, 3º Informática

    ResponderExcluir
  10. Carlos Wanderson Nº 10 - 3º A25 de junho de 2015 às 20:27

    Como já foi citado pela a aluna Taynara S. é de extrema importância rever e aprovar uma reforma política, pois perante a nossa sociedade atual vemos a carência e o anseio da população por um meio mais democrático. Entretanto existe controvérsia no seio governamental.

    ResponderExcluir
  11. Atualmente, no Brasil passamos por um problema de representatividade, orioundos de questões adivindas da primeira República, problemas estes que são causados por politicos que não respeitam e nem representam a maioria da população, atendendo somente interresses pessoais e muitas das vezes de grandes empresas deixando assim de lado um pricipio básico da democracia que é a Soberânia popular.
    uma das explicações para essa crise é que hoje a politica está sendo vista como fim e não como meio para proporcionar melhores condições de vida para toda a população, levando assim pessoas de todo tipo a querer entrar na politica no intuito de usurfruir de todo o poder que é dado aos politicos.
    por fim para acabar com estes problemas ligados organicamente ao poder precisamos de uma reforma politica bem feita e que estruturalmente mude o rumo no congresso nacional, ideia essa que eu acredito que seja impossivel implantar com os parlamentares vigentes. Á única saída é a sociedade civil se mover e reividicar seus direitos e "forçar' uma possivel reforma politica!(italo fernades"

    ResponderExcluir
  12. É notório que a politica brasileira necessita urgentemente de uma reforma capaz de construir um novo modelo politico, um modelo que seja realmente representativo e mais democrático. Porém, o principal problema que surge quando falamos em uma Reforma política é que a sociedade pouco sabe em relação ao assunto. Hoje a população construiu ideias que precisam urgentemente de uma transformação, abrir a mente para assuntos relacionados a politica é fundamental para que todos nos sejamos capaz de lutar pelos nossos direitos. Questões relacionadas ao financiamento de campanhas, voto distrital, participação da mulher na politica devem ser discutidas por todos, para que todos tenham mais informações a respeito, para que todos sejam capazes de expressar suas respectivas opiniões.
    Maria Clerbênia, 3º A

    ResponderExcluir
  13. Atualmente o Brasil estar passando por diversos problemas, um deles é a representação politica que com isso tem se falado muito sobre a necessidade de um reforma politica no Brasil, que hoje vem sendo bastante discutida a reorganização ampla das regras do sistema político, e da forma de financiamento de campanha, a criação de novas instituições capazes de aumentar a participação e os diferentes padrões de interação entre instituições representativas e participativas.
    Taynara Araújo 3ºA Nº39

    ResponderExcluir
  14. O Brasil passou por muitas transformações desde suas origens, principalmente na politica, onde nesta se ver a necessidade de uma reforma nos dias de hoje. A reforma politica é o primeiro passo imprescindível para se iniciar um processo de melhora real e verdadeira na qualidade da política brasileira,é o início de uma boa e eficiente administração pública. È atraves desta que visamos a melhoria do pais no sistema politico.

    Blendaelen 3ºA Nº 09

    ResponderExcluir
  15. Athanara Alves 3° A, Nº 0826 de junho de 2015 às 13:30

    O tema REFORMA POLÍTICA está em bastante discussão atualmente, pois muitos entendem que este projeto seria solução dos nossos problemas relacionados à “politicagem brasileira”. Os jovens são considerados aqueles que devem levar essa proposta adiante, pois como estes possuem senso crítico mais aguçado conseguiram entender o real sentido da Política. Temas como: financiamento de campanhas, o voto distrital, a participação feminina nas eleições deveriam ser debatidos com maior frequência, principalmente nas salas de aula, para que nós alunos possamos compreender e saber discernir tais assuntos durante o nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  16. A política brasileira perdeu totalmente o seu real sentido, hoje somos governados por pessoas que defendem interesses próprios e um dos grandes problemas é que esses "Representantes do povo" são todos da elite, empresários poderosos. E o pior de tudo é que ainda existem pessoas contra a reforma política, quero deixar bem claro que sou totalmente a favor pois o Brasil precisa de sim de uma reforma para que de fato o Governo seja composto por Representantes do Povo.
    Agora já com relação há participação das mulheres na política também sou a favor, não porque sou mulher mas por ser perceptível a falta que a mulher faz no meio político. Na hora de tomadas de decisões com relação ao Estupro de Jovens seguidos de gravidez, violência contra a mulher, entre tantos outros.
    Alana Alves da Franca 3°A

    ResponderExcluir

  Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e i...