segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O imperialismo das marcas

45 comentários:

  1. Jordão Feitosa 9º ano "A" C.A.A.8 de fevereiro de 2012 às 12:53

    O mundo não tem jeito mesmo... Antes quem imperialisava eram os países, mas hoje o mundo é tão egoísta que quem faz isso não usa nações mas usa marcas como fachada. Precisamos tomar alguma atitude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus 9º Ano ``A´´ CAA8 de fevereiro de 2012 às 15:41

      Concordo, e acho que a culpa maior vai para os nossos líderes que apóiam essa maneira de enganar nossa população brasileira, mudando apenas a fachada. Sim isso pode ocorrer prejuízos, como aumentar o nível de exportações estrangeiras correndo o perigo de serem exportadores de maconha, armas, etc. O melhor caminho para que isso não aconteça em maior número por que já está acontecendo é só consumirmos em menos quantidade os produtos.

      Excluir
    2. Maycon D 9º ano a CAA12 de fevereiro de 2012 às 20:20

      Matheus só complementando o seu comentário acho que a culpa não é só dos nossos líderes e a nossa população brasileira não está sendo enganada nós sabemos o que estamos ajudando a fazer com os nossos líderes.

      Excluir
  2. Cauê Mariano 9º "A" C.A.A8 de fevereiro de 2012 às 15:40

    Pois é Jordão Feitosa, o mundo hoje está sendo tomado por essas marcas famosas que estão tendo cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Concordo com o seu pensamento e também concordo que precisamos tomar alguma atitude!

    ResponderExcluir
  3. Penso que uma das atitudes que podemos tomar para amenizar o imperialismo das marcas é começarmos a consumir produtos nosso: por que comer os enlatados da Nestlé se temos rapadura BOA E SAUDÁVEL? Por que tomarmos coca-cola se temos laranja, goiaba, manga, etc, frutos baratos e saudáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jordão Feitosa 9º ano "A" C.A.A.8 de fevereiro de 2012 às 19:07

      Assim como a rapadura, nossa terra é rica de elementos que ajudariam a transformar nossa vida mais saudável... Pena que hoje em dia essas indústrias sugam nossa riqueza para bem próprio. Três ou quatro pessoas não fariam diferença para essas marcas, mas de grão em grão a galinha enche o papo!

      Excluir
    2. Cauê Mariano 9º "A" C.A.A10 de fevereiro de 2012 às 17:39

      A nossas vastas terras do Brasil são ricas em diversas frutas e alimentos naturais e que fazem muito bem para a nossa saúde... mas o problema é que agente não sabe reconhecer e aproveitar essa ampla diversidade de forma inteligente.

      Excluir
    3. Maycon D 9º ano a CAA12 de fevereiro de 2012 às 20:27

      Eu concordo plenamente com o profº José Luiz se na nossa terra e no nosso Ceará tem coisas maravilhosas frutas e doces ainda melhor pra que iremos dar dinheiro a outros países para comer outas coisas se aqui tem melhores´.

      Excluir
  4. Isabela Duran 9º Ano "A" C.A.A8 de fevereiro de 2012 às 19:36

    Concordo com o pensamento de todos pois além de serem prejudiciais a nossa saúde esses produtos não nos favorecem nada nem dinheiro algum.Garanto que o valor que nós damos por esses produtos que vem de fora muitas pessoas que moram fora não dão valor algum aos nossos produtos naturais...Temos que tomar uma atitude urgente antes que seja muito tarde!E no final quem perde somos nós pois o dinheiro que gastamos com os produtos indstrialisados que nao nos fazem bem algum a saúde.

    ResponderExcluir
  5. Outro problema importante a ser discutido é que enguanto uma marca internacional está produzindo objetos em países periféricos, explorando a matéria prima e a mão-de-obra barata desses países, os seus lucros estão sendo enviados para os seus países de origem como é o caso da NIKE, KODAK, NOKIA, ETC,.

    ResponderExcluir
  6. larissa de moraes 9º "A"9 de fevereiro de 2012 às 17:24

    pois é matheus tenho uma percepição deferente da sua, penso que todas essas modernidades trazidas de outros paises além de aumentar a quantidade de empregos, aumenta e muito o giro capitalista de nosso pais , e em relação as drogas, pelo fato de serem empresas conhecidas mundialmente é praticamente impossivél esse tipo de problema acontecer.

    ResponderExcluir
  7. Ingrid Lima Cavalcante 9º ano "A"9 de fevereiro de 2012 às 18:45

    Essa dominação que as marcas famosas exercem sobre as empresas menores dar-se por meio da valorização que as mesmas costumam receber. Eu creio que não devemos desmerecê-las, porém, temos que consumir também as menos importantes, que podem ser tão boas quanto elas, tendo um preço mais acessível, além de na maioria das vezes serem produtos nacionais.

    ResponderExcluir
  8. Laura Mendez 9° Ano "A" C.A.A9 de fevereiro de 2012 às 19:02

    A tecnologia de Hoje tem coisas mal e coisas boas, hoje em dia as maquinas conseguem reemplazar o trabalho manual, fazendo que muitas pessoas perdem o emprego mais ao mesmo tempo facilitando o trabalho e fazendo que seja elaborado em menos tempo, em relação a os produtos que não fazem bem a saúde, as fabricas adquirem montões de dinheiro com esses produtos isso todo mundo sabe, mas nem todo mundo sabe o que aqueles produtos como o refrigerante faz com a saúde, mais só se você toma refrigerante excessivamente você vai fazer mal para o seu corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que as tecnologias hoje trás coisas boas e coisas ruins, como quase tudo na vida. O que seria de nós se não fosse as tecnologias? Não estaríamos por exemplo discutindo este conteúdo. Agora o que precisamos não é fugir das tecnologias e sim buscar conhecê-las e dominar essas tecnologias para que não fiquemos dependentes delas.

      Excluir
  9. Bernardo Neto 9 ano,C.A.A
    Hoje em dia o governo pensa nessas marcas como meio de emprego e tambem meio de luclo e se nos comesacimos a protestar teriamos chance de acabar com esse problema polemico?

    ResponderExcluir
  10. Bosco Júnior 9º "A" , C.A.A10 de fevereiro de 2012 às 11:53

    Bom eu acredito que hoje a marca é uma forma de nos explorar; Porque hoje tudo que você vai compra você escolhe pela marca. Hoje em dia pensamos q se tivermos uma blusa de marca conhecida nos iremos ser destaque, mas na verdade quem ta ganhando o destaque é ela, porque estaremos fazendo propaganda para ela, e isso é q elas querem. Então na minha opinião hoje em dia isso esta acontecendo como o uma forma de imperialismo, as marcas hoje em dia são consideradas importantes no mundo.

    Quem pensa da mesma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid Lima Cavalcante, 9º ano "A"10 de fevereiro de 2012 às 12:47

      Concordo com você Bosco. Quem divulga a marca, e a torna imperialista somos nós, através do consumismo exagerado.

      Excluir
    2. Laura Mendez 9° "A' C.A.A10 de fevereiro de 2012 às 15:25

      Concordo com Bosco e com você Ingrid. A despeito das propagandas de cada marca, quem da popularidade a marca e os mesmos consumidores, os consumidores falam para os amigos, os amigos para os amigos dele e assim consecutivamente.

      Excluir
  11. Jordão Feitosa 9º ano "A" C.A.A.10 de fevereiro de 2012 às 12:55

    Eu penso dessa forma. Um nome não faz qualidades, nome só ajuda um grupo de pessoas que se dizem trabalhadores ganharem dinheiro. As pessoa hoje estão sendo conhecidas como 'Fulano dono da NIKE', 'Cicrano dono da NOKIA', e assim vai, porque não nos damos conta de que o verdadeiro trabalhador guerreiro muitas vezes chega a noite para descansar em nossa casa.

    ResponderExcluir
  12. Cauê Mariano 9º "A" C.A.A10 de fevereiro de 2012 às 17:48

    Nós para acabarmos com essa tal exploração temos é que saber usar de forma moderada e que não nos faça mal e nem se torne um vício as tecnologias e produtos industrializados que hoje vemos em excesso no mundo como um todo.

    ResponderExcluir
  13. Juliana Sales, 9° "A" C.A.A12 de fevereiro de 2012 às 17:36

    Nós seres humanos, estamos há muito tempo escravizados pelo uso das tecnologias e dos alimentos industrializados. Por exemplo, se você chega exausto de um dia de trabaho, sua opção é logo fazer uma comida congelada, que é mais rápido e prático. Mas realmente, seria melhor se todos abrissem os olhos, e re-pensassem no que deveriam fazer.

    ResponderExcluir
  14. Maycon D 9º ano a CAA12 de fevereiro de 2012 às 20:14

    Acho que algumas coisas que inventaram do imperialismo fazemos bom usos dessas coisas como as impresas da APPLES,o GOOGLE,e tem outas coisas que inventaram que nos fazem mal como a COCA COLA,os CHUPA CHUPS,os DONUTS como café da manhã,as PIZZA HUT,e outas coisas que fazem a messa coisa e o mesmo efeito como a BARBIE que tem outas bonecas iguais,e tem outros inventores que que só fazem pegar o nome de outas empresas e laçam outros produtos com o nome que iram fazer sucesso,e outros só laçaram produtos porque sabia que iria adiquirir fama com o mundo do comercio como a COCA COLA e a PEPSI por cousa dos refrigerantes,as impresas APPLES o BLUETOOTH, GOOGLE,a NOKIA e o MOTOROLA pelos eletrônicos, e lançaram a NIKE pelo mundo dops esportes e outros nem precisariam ser lançadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon, você tem razão, não podemos generalizar. Há produtos que são necessários ao nosso meio e que o Brasil não produz com suficiência e/ou eficiência. É o caso de alguns medicamentos. Existem outros produtos que podem ser descartados do nosso uso ou o Brasil produz com qualidade. O que não podemos deixar acontecer é permitir a entrada de empresas que nascem em outros países, como mostra o vídeo, e veêm explorar o mercado de venda, trabalho e matéria prima em busca do lucro fácil.

      Excluir
    2. Larisse Pedrosa 9° "A" C.A.A14 de fevereiro de 2012 às 17:17

      Também concordo, que isso aconteça por causa da fama das marcas e pelo nosso consumo exagerado.

      Excluir
  15. Pessoal, mais uma vez parabéns pelo diálogo, porém tenham bastante cuidado na questão ortográfica, pois ainda está existindo algumas falhas, principalmente de acentuação. Mas o trabalho, volto a repetir, está ótimo.

    ResponderExcluir
  16. Larisse Pedrosa 9° "A" C.A.A13 de fevereiro de 2012 às 17:23

    Um bom exemplo é a COCA COLA, pois a maioria da população gosta mas não sabe que nela contém uma droga chamada cafeína que vicia os poucos e que é muito prejudicial a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  17. Luan Sales 9°ano "A" C.A.A14 de fevereiro de 2012 às 14:34

    Concordo com você Maycon, a culpa não é só dos nossos lideres, são de nós também, pois nós que elegemos esses lideres!

    ResponderExcluir
  18. Eliamária e Andreza.Liceu de Tauá.lili feitosa.3 ano G.16 de março de 2012 às 19:43

    Durante o processo de aproximação entre Hitler e Mussolini,forças militares da Alemanha e da Itália foram enviadas a Espanha para lutar a favor das tropas do general Francisco Franco na guerra civil.Esse violento episódio ficou celebrizado no quadro GUERNICA,do pintor e escultor espanhol Pablo Picasso,que representa horrores desse massacre.

    ResponderExcluir
  19. Igor Filho 9° ano "A" C.A.A1 de fevereiro de 2019 às 12:42

    Muitas pessoas preferem comprar um iphone do que outro celular, porque dizem que são melhores justamente porque são mais caros mas tem muitos outros celulares que são mais baratos e fazem a mesma coisa do Iphone, mas as pessoas são consumistas e nao se concientizam, o que acaba prejudicando a sua condição financeira

    ResponderExcluir
  20. Ana Clara Martins 9° "A" CAA1 de fevereiro de 2019 às 15:41

    A Pepsi é um refrigerante com sabor cola e cor caramelo ela foi lançada em 1899 e o nome do fabricante era PepsiCo, a Pepsi é presente em 75 países, o refrigerante foi criado para fins medicinais só que passou a ser comercializado como bebida refrescante.Em sua composição tem aromatizantes naturais compostos,água gaseificada, açucar, cafeina, ácido fosfórico e corante.

    ResponderExcluir
  21. Maria Karla 9° "A" CAA2 de fevereiro de 2019 às 13:02

    Coca cola é um refrigerante carbonado vendido em lojas e restaurantes. Essa bebida refrescante é produzida pela THE COCA COLA COMPANY,tendo sua sede na Atlanta,Esdados Unidos. No início foi concedido como um remédio patenteado, quando foi inventada no século XIX,por John Perberton. Hoje em dia a maioria da população consomem essa bebida,o que dá muito lucro a marca,o que ajuda a ter tanta fama assim, são suas propagandas atrativas, a sua composição contém: água gaseificada, açucar, corante da caramelo, ácido fosfórico como acidificante, extratos vegetais e aroma de caféina.

    ResponderExcluir
  22. A boneca Barbie é apenas mais uma das milhares bonecas que são distribuídas pelo mundo. Barbie é uma boneca usada como brinquedo infantil, cuja criação data de 9 de março de 1959 e é produzida pela Mattel. Os seres humanos estão cada vez mais consumistas que o normal, acham que só porque algo é mais caro ele tende a ser melhor. As pessoas deveriam começar a repensar os seu atos e olhar para o seu futuro financeiramente, pois no futuro você pode precisar disso mas não tem pois gastou apenas com besteiras

    ResponderExcluir
  23. A Nike é uma empresa que vende calçados e várias peças de roupas. Para mim qualquer roupa serve, mas hoje em dia, o que vale é o que as donas da moda usam, aquilo é o que é bonito. Na verdade a própria pessoa deve decidir se acho aquele estilo bonito ou não. Isso reflete muito na questão do imperialismo, pois hoje as grandes empresas vendem coisas que são até proibidas em outros países no nosso Brasil, por causa que as pessoas não compram quando precisam, mas para estar na moda.

    Murilo Alves 9 Ano A de 2019

    OBS: Não consegui postar por Nome/URL

    ResponderExcluir
  24. Pizza Hut é a maior cadeia de pizzarias do mundo, especializada em pizzas e massas. Foi fundada em 15 de Jundo de 1958 por Dan Carney e Frank Carney. Tem gente que se deixa levar pelo marketing das empresas, que fazem a pessoa acretidar que os produtos que elas proporcionam são os melhores,e assim gastam absurdos,quando em outro local tem o mesmo produto com preço mais acessível e que pode até ter qualidade melhor!

    ResponderExcluir
  25. Bianca Martins, 9. "A", N.713 de fevereiro de 2019 às 09:08

    O Red Bull foi criado em 1987, por Dietrich Mateschitz, desde então vem se tornando a bebida energética mais consumida no mundo inteiro principalmente por adolescentes e adultos, ambos com a finalidade de aumentar o seu potencial físico e psicológico nas diárias exaustivas do mundo capitalista em que vivemos. Oque não sabemos é que o energético contém quantidades elevadas de cafeína que podem ocasionar problemas cardiovasculares como palpitações (ritmo irregular do coração) e taquicardia ( aumento da frequência cardíaca), isso sem contar com os malefícios que são acrescidos quando o energético é ingerido com bebidas alcoólicas que acontece comumente em festas.

    ResponderExcluir
  26. Michelly Moreira 9º ANO "A"15 de fevereiro de 2019 às 08:26

    Realmente como fala o vídeo a apple foi fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977, a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Iniciada nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" em 9 de janeiro de 2007, para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais. Em setembro de 2010, a Apple tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tempo integral em todo o mundo e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões de dólares.

    ResponderExcluir
  27. Matheus do Carmo, 9° "A" - CAA - N° 2217 de fevereiro de 2019 às 18:23

    Como é citado no video, a Coca-Cola foi originada nos Estados Unidos em 1886, ela vem expandindo e conquistando gerações até hoje, e podemos afirmar que boa parte dessa imagem vem dos comerciais e propagandas que influenciam várias pessoas a consumirem o produto. Eles citam nessas propagandas que a Coca-Cola é o refrigerante mais vendido, levando as pessoas a acharem que se comprarem aquilo será a melhor escolha. As propagandas costumam mostrar pessoas felizes, na maioria das vezes o alvo maior são os jovens, porque assim desde cedo já começam a consumir a bebida que é considerada por muitas pessoas uma droga.

    ResponderExcluir
  28. Thayná Teixeira,9° "A"-CAA N°2817 de fevereiro de 2019 às 18:37

    Thayná Teixeira,9° "A"-CAA-N°28
    Como foi falado no vídeo,a Coca-Cola é um refrigerante carbonado vendido em lojas, restaurantes, mercados e máquinas de venda automática em todo o mundo. Ele é produzido pela The Coca-Cola Company, sediada em Atlanta, Estados Unidos, e é muitas vezes referido apenas como Coca-Cola (a marca registrada da empresa Coca-Cola nos Estados Unidos desde 27 de março de 1944). Originalmente concebida como um remédio patenteado quando foi inventada no final do século XIX por John Pemberton, a Coca-Cola foi comprada pelo empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas publicitárias levaram a bebida ao domínio do mercado de refrigerantes no mundo ao longo do século XX.

    ResponderExcluir
  29. A Coca-Cola é uma das bebidas mais ácidas do mercado consumidor, contendo como droga a cafeína. Wade Meredith (Diretor de experiência do usuário, na cidade Kansas) traçou o percurso da coca-cola após ingerida. Nos primeiros 20 minutos o corpo sintetiza o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar,(você não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico corta o sabor) e dentro de 60 minutos o açúcar e a insulina já passaram pelo sistema digestivo, o que resultou em um "choque" no organismo, causado pela rápida digestão do açúcar, por esse motivo médicos e nutricionistas alertam sobre o consumo dessa bebida em grande quantidade.

    ResponderExcluir
  30. Ana Clara Mendes, 9° "A" - CAA - N° 317 de fevereiro de 2019 às 18:58

    A história da LEVI’S começou com Levi Strauss, inventor de um dos símbolos da cultura americana, o Blue Jeans, que nasceu no dia 26 de fevereiro de 1829 no pequeno vilarejo alemão de Buttenheim, na região da Bavária. Era caçula de sete irmãos. A LEVI’S, uma das maiores produtoras de roupas do mundo e líder global em jeans, também proprietária da marca Dockers, está presente em mais de 110 países ao redor do mundo, empregando 15 mil funcionários, mil deles somente na sede da empresa em San Francisco, e com faturamento de aproximadamente US$ 4.5 bilhões em 2015. Os produtos da marca podem ser encontrados em mais de 60 mil pontos de vendas no mundo inteiro. A empresa também possui uma enorme rede de lojas próprias com 2.800 unidades (no Brasil são mais de 60), incluindo os formatos Outlet e shop-in-shops. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, França, Alemanha, México e Reino Unido.

    ResponderExcluir
  31. Dandarah Lima, 9° “A” - CAA - N° 917 de fevereiro de 2019 às 19:20

    Barbie é uma boneca usada como brinquedo infantil, sua criação foi na data de 9 de março de 1959 e é feita pela Mattel. Ela foi criada pela empresária Ruth Handler e foi inspirado na boneca alemã Bild Lilli.

    Desde seu lançamento a boneca foi considerada a marca mais famosa e lucrativa da empresa, até que foi considerada um ícone da empresa e da cultura pop. Com todo seu sucesso o brinquedo já recebeu várias coleções, roupas, cenários, e amigos, bem como seus próprios filmes, quadrinhos, jogos eletrônicos e desenhos animados.

    ResponderExcluir
  32. Isabelle Moreira Cavalcante 9° "A" N:1317 de fevereiro de 2019 às 20:53

    A Nike é a maior e mais bem sucedida marca de sapatos, equipamentos esportivos, roupas e controlando mais de 60% do mercado e tornando-se um ícone da cultura pop.
    Pode-se dizer que a deusa grega da vitória para o qual foi nomeado a Nike é, na verdade, a Deusa dos sapatos.
    A Nike pode ser uma das mais jovens das grandes marcas, mas é a marca dominante do Mundo.
    A Nike foi fundada em 1962, por Bill Bowerman e Phil Knight começou originalmente como Blue Ribbon Sports. Não foi até 1972, quando decidiram chamar seu próximo empresa “Nike”, que recebeu o nome da deusa grega alada da vitória.

    ResponderExcluir
  33. Lázaro 9ª ''A''- CAA- N°1517 de fevereiro de 2019 às 21:15

    O nome Bluetooth tem origem no Rei Dinamarquês Harald Blatand, principal responsável pela união dos povos então inimigos da região onde hoje se situam Noruega, Suécia e Dinamarca. A tradução do nome Blatand para o inglês é Bluetooth. Seu logotipo também é em homenagem a Harald Blatand.

    ResponderExcluir
  34. Victória Nunes, 9° “A” - CAA - N° 2117 de fevereiro de 2019 às 22:12

    A marca de refrigerantes Pepsi-Cola foi criado no ano de 1893,no estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos.Seu criador, o farmacêutico Caleb Davis Bradham, formulou um medicamento inicialmente sugerido para combater a dispepsia, uma doença causada pela falta da enzina pepsina no organismo, dando o nome de “Brad's Drink” (bebida de Brad).Em pouco tempo, o produto começou a ser procurado, não como um medicamento, mas uma iguaria, fato que levou, no dia 24 de agosto de 1898, a Brad’s Drink passar oficialmente a se chamar Pepsi-Cola

    ResponderExcluir
  35. Ana Beatriz Loiola, 9° ano "A"17 de fevereiro de 2019 às 23:45

    A Apple foi fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers INC., em 1976, na Califórnia.A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007.A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...