quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

7 comentários:

  1. lucas alves lima Nº 36 3° ano "B" - manha5 de janeiro de 2012 às 17:16

    O pais era governado na epoca por dois partidos, enquanto o nosso segundo e ultimo monarca D.pedro II ainda não tinha idade pra assumir o poder. O segundo reinado deu-se inicio com a "declaração de maioridade" de D.pedro II, epoca de grande progresso cultural e de grande significancia parao brasil e o mais importante a consolidação do brasil como pais independente. Brasil ganhou grandes proporções nesse periodo, até mesmo na europa.

    ResponderExcluir
  2. Erida Silva Nº16/ 3º ano 'C' / Liceu7 de janeiro de 2012 às 14:47

    O segundo reinado mostrou as mesma coisa que o poder de hoje ainda mostra, que para eles o poder absoluto é o que importa, e que não interessa o que aconteça com os envolvidos. Vimos que antes de D.Pedro II assumir, o poder passou por várias mãos, uma desordem total (não que tivesse ordem quando o poder pertencia a um homem). As leis mudam, na verdade a lei de lugares como por exemplo o Brasil é apenas uma, Dinheiro, que leva ao poder. Quando onde o queu deveria ser lei é o bem da humanidade, por completo impossível, pois nem Jesus agradou a todos, mas pelo menos a maioria.
    Enfim o Segundo Reinado trouxe novas leis, novos conflitos (que não eram tão novos), e um pouco a frente Guerras de altas perdas, como a Guerra do Paraguai, onde um pouco mais da metade da população morreu em grandes ataques, 70% dos homens especificamente, e os outros 30% eram crianças, que mesmo assim se tornaram soldados com faixa etária de 13 e 14 anos no mínimo.
    Segundo Reinado, foi mais uma época de domínio português para com o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Moises Nº 42 liceu 3º b7 de janeiro de 2012 às 23:34

    O segundo reinado inicio-se com a declaração de maioridade de D. Pedro II, na época,o jovem imperador tinha apenas 15 anos e conseguiu ser uma das maiores autoridades da época. Sem contar que ela dominou o cenário político.
    Sabemos que para contornar as rixas políticas, D.pedro II criou uma forma de apaziguar os dois grupos os liberais e os conservadores. Ao mesmo tempo em que se detribuiam ministerios, ao rei era fechado pelos amplos dreitos que eram irrevogaveis.

    ResponderExcluir
  4. Rosa Nº 41 liceu 3ºc7 de janeiro de 2012 às 23:43

    Apos D. Pedro II ser nomeado imperador aos 15 anos de idade. Devido a sua antecipaçao sua maioridade, para que ele pudesse assumir o trono real, foi uma decisão tomada pelos políticos do Partido Liberal. Este acontecimento entrou para a história como o “golpe da maioridade”.

    ResponderExcluir
  5. Luma Catherine, n° 39, LICEU 3° "B" Manhã9 de janeiro de 2012 às 23:17

    O segundo Reinado foi um período muito importante na história do país, D.Pedro II foi declarado imperador com apenas 15 anos. Ato que gerou uma discursão entre partes da sociedade da época, dúvidas sobre a questão de um menino tão jovem assumir o comando de um império, onde o mesmo só pôde assumir após o chamado “Golpe da maioridade”. Esse período ficou caracterizado por ter uma politica autoritária e conservadora.

    ResponderExcluir
  6. Antonia Raquel 3"g"noite Liceu10 de janeiro de 2012 às 19:29

    A politica interna deu origens a vários confrontos,como o golpe da maior idade onde D.Pedro II só poderia assumir o trono após a maior idade.A politica interna também fez surgir vários fatores como liberais dentre outros também teve a economia que favoreceu com a 1(1852-1869) e 2 (1870)fase.

    ResponderExcluir
  7. Lorenna Carvalho, n° 33, 3º "A", liceu11 de janeiro de 2012 às 21:09

    O Segundo Reinado foi um período de grande instabilidade brasileira, foi uma época onde eclodiram diversas revoltas causando posteriormente uma crise no Império, pois além das revoltas houveram também conflitos com a igreja, militares, movimentos republicanos e etc.

    ResponderExcluir

  ARTE SACRA EM FAIANÇA NO SERTÃO DOS INHAMUNS: CERÂMICA BRASILEIRA PRÓ-ARTÍSTICA BORDALLO PINHEIRO. Artigo produzido pelo pesquisador e his...