domingo, 3 de fevereiro de 2019

Industrialização e imperialismo

Todo processo do Neocolonialismo europeu, gerou consequências determinantes na História mundial e principalmente nos continentes africanos e asiáticos. No geral, essas consequências foram trágicas para a África e a Ásia. Vejamos como isso aconteceu.

28 comentários:

  1. O Imperialismo,é uma forma muito forte de governo, onde a passagem do poder do trono é hereditária sem reinvindicações. E o rei controla o dinheiro e a pátria.

    ResponderExcluir
  2. Aplle é uma empresa multinacional norte-americanaque tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Foi fundada por Steve Jobs em uma garagem, em sua casa na Altas, Califórnia.

    ResponderExcluir
  3. Gustavo Alves;5;9''C'';C.A.A10 de março de 2019 às 15:04

    Na segunda metade do século XIX, houve uma fase da industrialização conhecida como segunda Revolução Industrial(c.1850-1914). Nesse período o crescimento industrial foi impulsionado por avanços tecnológicos que aumentaram as opções de fontes de energia e de matérias primas, melhorando a capacidade produtiva das indústrias.
    Após tudo isso as novas tecnologias vieram trazendo materiais mais resistentes, máquinas mais produtivas e novas fontes de energia foram fatores primordial para o desenvolvimento industrial. A partir da década de 1870, os motores a vapor foram aos poucos substituídos pelos motores de combustão interna e também por motores elétricos.
    Alguns impactos da modernização trouxeram novos meios de comunicação e de transporte, nessa época foram criado o telégrafo e o telefone, que permitiram ás pessoas se comunicar com maior rapidez. Houve também a revolução industrial para os meios de transporte, possibilitando a produção e a modernização do automóvel , do trem, do bonde elétrico, da bicicleta, do avião e do transatlântico.

    ResponderExcluir
  4. Lívia Gonçalves, 11, 9 "C" C.A.A10 de março de 2019 às 16:09

    O desenvolvimento industrial interferiu no modo de vida das pessoas,as inovações tecnológicas estão presentes no mundo globalizado, o cotidiano da população tem a presença de aparelhos altamente tecnológicos, que provocam uma dependência da industrialização cada vez maior.
    Os smartphones são, em geral, um grande exemplo disso, influenciam o comportamento da população, por outro lado possibilitam uma comunicação mais rápida e eficiente.Assim como as lâmpadas elétricas deram às pessoas a oportunidade de exercer atividades no período noturno.
    Os avanços tecnológicos possuem pontos positivos, como também negativos, trouxeram a partir da Segunda Revolução Industrial, aspectos culturais, sociais e transformações econômicas, os países industrializados vivenciaram isso, como a Inglaterra e a França, entre tantos outros.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Henrique, 14, 9 "C", CAA10 de março de 2019 às 16:30

    Ao longo dos anos, o dia a dia das pessoas sofreu modificações por causa dos avanços tecnológicos e científicos. As inovações tecnológicas impulsionaram o crescimento industrial, assim como propiciaram mudanças na vida das populações, especialmente europeias.
    As modificações não ocorreram apenas em uma área industrial.A Revolução Científico-Tecnológico, interferiu nas inovações, os novos meios de comunicação e as descobertas industriais transformaram o modo de vida das pessoas, além de possuírem incentivos ao seu consumo.
    Os novos meios tecnológicos possibilitam as pessoas a fazerem os seus costumes diários de maneira mais expressa e eficaz. Porém essas inovações podem ser vistas como negativas por não apresentar o básico em que a antiga tecnologia vinha trazendo .

    ResponderExcluir
  6. RYAN PEREIRA ,19,9 "C",CAA11 de março de 2019 às 08:47

    Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
    Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas

    ResponderExcluir
  7. Jaqueline Marques,7, 9"C", CAA11 de março de 2019 às 09:53

    No final do século xix, o capitalismo ganhou forças com o crescimento da industrialização o crescimento foi alcançado com base na acumulação de Capital gerado e adquirido nos primeiros anos de industrialização.
    As evoluções não ocorrem apenas nas teclas mas também na matéria-prima dentre muitas vantagens viáveis economicamente destaca-se a descoberta de materiais mais baratos e duráveis.
    As fontes de energias não podem ser deixadas de lado pois são fundamentais no processo Industrial seja o carvão fonte energia para Indústria Têxtil na primeira revolução o mesmo petróleo, outra fonte de energia para indústria de transporte e na comunicação( telegráfo elétrico, rádio e telefone

    ResponderExcluir
  8. Pedro Natan, 18, 9"C", CAA11 de março de 2019 às 10:16

    A Segunda Revolução: Esse período foi marcado por inovações, como o surgimento do cinema, do telefone e do principal símbolo da Segunda Revolução Industrial, o automóvel. Tal fato só foi possível devido ao forte investimento em pesquisa e tecnologia. Diferentemente da Primeira Revolução, esta nos mostra uma nova realidade. Vemos o surgimento de uma nova fase capitalista, o capitalismo financeiro, marcando pela fusão do capital bancário com o capital industrial possibilitando todas essas inovações. Os vultuosos investimentos marcaram o surgimentos da chamadas “mega empresas” e a ascensão do capitalismo monopolista.
    O Imperialismo: O Imperialismo apresentou vários tipos de dominação, como a dominação cultural, de caráter ideológico visando expandir principalmente o mercado consumidor, mas houve também formas de dominação mais incisivas, como o estabelecimentos de áreas de influência, protetorados e colônias, que podem ser de enquadramento ou de enraizamento. Apesar de ser bastante lucrativo para as potências europeias, o processo imperialista gerou conflitos com as populações nativas na África e na Ásia, devido a intensa exploração e desrespeito ao território e às etnias que coexistiam na região.

    ResponderExcluir
  9. Fabiano Nunes,4, 9 "C", CAA11 de março de 2019 às 11:08

    Segunda Revolução Industrial transcorreu na segunda metade do século XIX, após os avanços das pesquisas sobre eletromagnetismo e a descoberta de fontes de energia fóssil.

    No desenrolar da Revolução Industrial, percebemos que a necessidade crescente por novas tecnologias tornou-se uma demanda comum a qualquer nação ou dono de indústria que quisesse ampliar seus lucros. Com isso, o modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram essa busca constante por novidades. Particularmente, podemos ver que, a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial.

    ResponderExcluir
  10. Marcos Felipe 9 ANO "C"11 de março de 2019 às 19:38

    Estamos conectados 24 horas por dia e podemos acompanhar em tempo real tudo que ocorre do outro lado do mundo. A tecnologia e a inovação são dois itens que proporcionam evolução e revolução. Quem não acompanhar esse ritmo de transformação fica desatualizado e fora do contexto social. Há um tempo falava-se em globalização, que era a quebra de barreiras entre países. Chegamos na era digital, em que as informações transitam em velocidade instantânea e há comunicação direta entre as pessoas, sem limites de tempo e espaço, estamos falando na quarta revolução industrial e na indústria 4.0.
    Fonte: Entrevista com vice-presidente da CNI Paulo Afonso Ferreira.

    ResponderExcluir
  11. Everton Bonfim 9 ano "C"11 de março de 2019 às 20:02

    A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.

    ResponderExcluir
  12. Isabel Cristina,6, 9° ano "C" CAA12 de março de 2019 às 20:56

    Terceira Revolução Industrial é mais recente e vivemos constantemente sob seus impactos. Essa fase é caracterizada pelo grande avanço da informática e da telemática.
    A Industrialização é um processo antigo na humanidade. Ainda durante a Idade Média, novas técnicas marcaram o avanço dos meios de produção e de produtividade. Mas isso não quer dizer que houvesse indústrias como conhecemos atualmente ou características do capitalismo. O progresso passou por várias fases tecnológicas. Técnicas mais aprimoradas de agricultura, artesanato e manufatura deram suas contribuições para o desenvolvimento pleno da indústria.
    A ciência foi importante para os avanços tecnológicos.
    Quando ocorreu a Segunda Revolução Industrial, o crescimento industrial foi criado por inovações tecnológicas que aumentaram as opções de fontes de energia e matéria-prima.
    Algumas das importantes inovações tecnológicas foram: Motores de combustão interna que aumentava a potência das máquinas. E os Geradores de corrente elétrica que tinha vantagem de ser silenciosa e podia ser transmitida por longas distâncias!

    ResponderExcluir
  13. Isabel Cristina,6, 9° ano "C" CAA12 de março de 2019 às 20:59

    Terceira Revolução Industrial é mais recente e vivemos constantemente sob seus impactos. Essa fase é caracterizada pelo grande avanço da informática e da telemática.
    A Industrialização é um processo antigo na humanidade. Ainda durante a Idade Média, novas técnicas marcaram o avanço dos meios de produção e de produtividade. Mas isso não quer dizer que houvesse indústrias como conhecemos atualmente ou características do capitalismo. O progresso passou por várias fases tecnológicas. Técnicas mais aprimoradas de agricultura, artesanato e manufatura deram suas contribuições para o desenvolvimento pleno da indústria.
    A ciência foi importante para os avanços tecnológicos.
    Quando ocorreu a Segunda Revolução Industrial, o crescimento industrial foi criado por inovações tecnológicas que aumentaram as opções de fontes de energia e matéria-prima.
    Algumas das importantes inovações tecnológicas foram: Motores de combustão interna que aumentava a potência das máquinas. E os Geradores de corrente elétrica que tinha vantagem de ser silenciosa e podia ser transmitida por longas distâncias!

    ResponderExcluir
  14. Marília Feitosa, 16, 9° "C" , C.A.A.13 de março de 2019 às 20:42

    O Imperialismo é um fenômeno que se iniciou no século XIX e que continua até os dias de hoje. É uma tentativa de outros países mais poderosos economicamente, tirar vantagens de outras regiões. O Brasil pratica o Imperialismo na América Latina, por ter a economia mais forte da região. A palavra Imperialismo vem da organização dos grandes IMPÉRIOS, ou chamado Neocolonialismo da segunda metade do século XIX. Segundo Lenin, o Imperialismo seria a fase superior do capitalismo e que o imperialismo seria uma consequência do grande desenvolvimento industrial, que a Europa e o mundo viveram na segunda metade do século XIX. O processo de OCIDENTALIZAÇÃO, que inicia também em um forte investimento em uma política de industrialização. A Europa, os Estados Unidos e o Japão eles tiveram uma característica interessante na 2ª Revolução Industrial, que não é mais igual a 1ª Revolução Industrial e sim uma Revolução Inglesa. A Segunda Revolução Industrial valoriza o setor automobilístico, motor a combustão, por isso fala-se muito da questão energética, as fontes de energia, no caso seria o PETRÓLEO e a ELETRICIDADE.

    ResponderExcluir
  15. Os aspectos do dia a dia do ser humano é passar por várias tecnologias que aprendem no cotidiano, antigamente as pessoas se comunicava com as outras por formas de cartas emails e etc.hoje em dia tá tudo na modernidade ,hoje tão todo mundo com celula mandar mensagens, recebe e várias outras coisas através da Internet, antigamente também as pessoas se comunicava mandando recado, hoje em dia e pessoalmente e não como antes que as pessoas escrevia para nas pedras, hoje é com caneta lápis no papel.e cada dia que passar as tecnologias aumenta mais e mais a modernidade das pessoas tá cada vez mais ligada segunda a revolução industrial valoriza o setor automobilístico, motor a combustão por isso fala-se muito da questão energética as fontes de energia, no caso seria o petróleo é a eletricidade...

    ResponderExcluir
  16. Yure, 21, 9° B, CAA14 de março de 2019 às 22:00

    A tecnologia muda radicalmente o cotidiano das pessoas. O seu avanço é tão benéfico para a humanidade que hoje é impensável viver sem tudo aquilo que ela nos ofereceu.
    As inovações tecnológicas aumentaram o crescimento industrial e possibilitaram o avanço da industrialização, principalmente durante a Segunda Revolução Industrial, que ocorreu durante o século XIX.
    Tecnologia e indústria revolucionaram a vida das pessoas: a comunicação pode ser feita com maior rapidez, os meios de transporte são cada vez mais modernos e práticos, a medicina se tornou mais avançada e a energia elétrica permitiu a criação de diversos aparelhos que trouxeram mais comodidade à vida de todos.
    Com todo esse conforto, também vieram malefícios. Os índices de obesidade crescem mais rapidamente e muitas pessoas são dependentes de celulares e computadores.

    ResponderExcluir
  17. Maria Eduarda Veríssimo,14,9°b,Caa15 de março de 2019 às 09:49

    Hoje em dia é bem difícil encontrar uma pessoa que não utilize nenhum tipo de tecnologia.Usamos em tudo, dês dos avanços da medicina até para nós comunicamos por longa distância.
    Conseguimos comprar em qualquer loja de tecnologia, alguns por preços acessíveis para todos ou bem caros que não é todo mundo que consegue adquirir.
    Antes de toda essa modernidade acessíveis para todos,eram só as pessoas mais ricas que tinham um telefone com fio,mas não se comunicavam com todo mundo por que quase ninguém tinha.

    ResponderExcluir
  18. Ana Beatriz, 1, 9°B, CAA15 de março de 2019 às 22:57

    Antigamente as pessoas saiam para se divertir e conversar com os amigos, atualmente as pessoas levam o tempo em ficaram frente de um aparelho eletrônico e muitas vezes quando resolvem sair de casa, levam seus celulares e não interagem com as pessoas ao redor.
    Por esse motivo várias pessoas estão obesas ou sedentárias,e tenho ataques cardíacos em maior número. Esse avanço da tecnologia afetou nossas vidas de várias formas, seja a favor ou contra, com facilidade de nos comunicarmos com pessoas que moram em outras cidades ou países ou até o aumento da mortalidade de jovens.

    ResponderExcluir
  19. Maria Clara, 13_ 9° B20 de março de 2019 às 09:58

    Durante muito tempo, o que leva muitos países a riqueza são as indústrias. Com essa prática houve avanços industriais e principalmente tecnológicos, que veio se transformando desde a criação da energia, até os produtos utilizados hoje.
    Nos dias atuais, a tecnologia é uma das principais maneiras de comunicar-se ou utilizar outros meios da internet para resolver muitas coisas.
    Em países com alta porcentagem em educação, é geralmente usado esse tipo de prática tecnológica (usando aparelhos como tablets, etc...), Pois aumenta a capacidade de aprendizagem de uma criança.
    Por tanto, de certa forma a tecnologia e as práticas industriais são muito importantes para muitas pessoas, e que em cada ano elas vêm evoluindo-se procurando estabelecer melhor acesso para as pessoas.

    ResponderExcluir
  20. Pedro Lucas 17 9 ano c CAA
    Durante a segunda revolução industrial no século XIX as inovações tecnológicas propiciaram grande aumento na produção fabril na segunda metade do século XIX ocorreu uma fase da industrialização conhecida como segunda revolução industrial nessa fase o crescimento industrial foi impulsionado por inovações tecnológicas que aumentaram as opções de fontes de energia E de matérias primas melhorando a capacidade produtiva das indústrias as matérias mais resistente, máquinas mais produtivas e novas fontes de energia foram fatores essenciais para o desenvolvimento industrial a partir de 1870os motores a vapor foram gradativamente substituídos pelos motores de combustão interno e também pelos motores elétricos o ferro foi o principal material da primeira fase da industrialização aos poucos foi substituído pelo aço um material mais maleável mais leve e resistente os avanços nas áreas da siderurgia da Química de aparelhos elétricos e produtos farmacêuticos caracterizam esse período

    ResponderExcluir
  21. João filho 9_9B CAA21 de março de 2019 às 04:27

    Os reflexos da industrializaçao podem ser percebidos no nosso dia pelo fato de fazerem parte dele.
    Com os avanços na industrializaçãoas pessoas foram ficando mais acomodadas pelo fato de que a industrialização facilitou muito certas área e relaxou as pessoas a ponto de não quere hein mas nem se falarem pesoalmete com as pessoas.
    Não nego que a industrialização e seus avanços também facilitaram minha vida principalmente nos estudos e como facilitou um pouco acabou acomodou-me

    ResponderExcluir
  22. Ikaro, n° 8, 9° ano b21 de março de 2019 às 09:33

    Imperialismo é uma denominação dada a fase em que os países buscavam domínio sobre outro povo. As desconexões territoriais não importavam naquele momento, pois países com mais territórios eram classificados e denominados como países mais ricos.
    Essa fase trouxe a sociedade questionamentos sobre os motivos de dominar outro povo. As desculpas da época eram sobre a religiosidade e tentar civiliza-los; desculpas a parte, mas de certo que houve uma reação de povos colonizados (África e Ásia), uma espécie de guerra civil (população contra o estado). Por parte; vemos que essa reação foi por tentar unir povos em conflitos, separar fiéis aliados, misturar línguas totalmente diferentes, assim fazia a vontade dos europeus capitalistas e não a do povo dominado. O sistema econômico estava no ápice, pois aquela mão de obra que tinham de achar já haviam encontrado. E assim os países imperialistas foram se desenvolvendo.

    ResponderExcluir
  23. Layza Natielle, n°11, 9° "B", CAA21 de março de 2019 às 11:18

    A Segunda Revolução Industrial foi intensamente marcada pelos avanços tecnológicos. Ocorreram gigantescas mudanças para melhoria da produção industrial, como substituição dos motores a vapor, do carvão pra o petróleo, o ferro pelo aço e etc...
    Na Segunda Revolução industrial a participação da ciência foi importantíssima nos avanços tecnológicos, pois requeriam esforços sistemáticos e complexos.
    Com os avanços tecnológicos, portas foram abertas para a modernização, como a invenção do telégrafo e o telefone.
    Nem toda a população foi beneficiada com as melhorias urbanas. Os operários, por exemplo, não tinham boas condições de vida, sem redes de esgoto, nem abastecimento de água e gás.
    O imperialismo ganhou mais força no século XIX. Por causa da industrialização, o governo europeu quis expandir seu mercado para outras áreas e diminuir os custos de aquisição de matéria-prima como minério. Assim a concorrência pelo território africano explodiu. Depois de se infiltrarem no continente africano, os europeus realizaram a Conferência de Berlim, na Alemanha, para demarcarem a África de acordo com os interesses europeus.
    Houve por parte dos nativos a resistência contra as forças europeias. A África, Ásia e Oceania resistiram de várias maneiras á dominação estrangeira.
    Os africanos desenvolveram novos armas com o conhecimento de táticas de guerras trazidas pelos europeus, assim, usando-as contra os próprios europeus.
    A Ásia também resistiu contra a expansão imperialistas, lutando para a expulsão dos europeus e pelo respeito da cultura e os antigos chefes retomaram o poder como forma de protesto. A resistência não usufruiu só das forças armadas, mas como também sabotagem de equipamentos usados pelos europeus.

    ResponderExcluir
  24. Vitória Nhiely de Lima Moreira n°19, 9° "B" Caa 22 de março de 2019. 11:2822 de março de 2019 às 11:29

    A evolução da tecnologia decorre da necessidade que o humano tem de produzir mais, graças a tecnologia cada vez mais evoluímos, como na área científica e cultural.
    As tecnologias obsoletas vão sendo ultrapassadas e substituidas por outras.
    Os avanços tecnológicos surgiram para ajudar o humano a pesquisar cada vez mais coisas que eles se interessavam em saber.
    A evolução da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o homem e o principal foi tornar o trabalho mais fácil e mais produtivo através das indústrias.
    Hoje em dia muitas pessoas usam aparelhos tecnológicos tanto para se comunicar, como para estudar. Esses avanços tecnológicos são muito comum entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  25. Thiago Araújo Vieira n°18, 9°"B" CAA26 de março de 2019 às 18:24

    O modelo agroexportador, no qual o país exportava produtos primários, como cana de açúcar, café e algodão, e importava bens manufaturados, produziu um tipo de organização socioespacial desfavorável ao desenvolvimento de um mercado interno. Isto é, cada área produtora de um tipo de mercadoria de exportação tem sua organização econômica voltada para o mercado externo, portanto muitas vezes regiões brasileiras mantinham mais relacionamento com a Europa que com outras regiões do país.
    O mercado interno pouco desenvolvido, é portanto, uma forte característica dessa época. Além de ter como objetivo o fornecimento de produtos primários ao mercado externo, o modelo agroexportador tinha outras características que reforçavam a dificuldade para o desenvolvimento industrial. Uma delas é a mão de obra escrava. Os escravos não sendo assalariados, não têm dinheiro para comprar mercadorias, portanto, não são consumidores.
    No entanto, durante o século XIX, as pressões inglesas passaram a encaminhar o Brasil à abolição da escravidão. Sendo a Inglaterra um país no qual ocorre a passagem da fase comercial para a industrial do capitalismo, no fim do século XVIII, não há da sua parte interesse na permanência da escravidão. Pelo contrário, o objetivo inglês ao lutar pelo fim da escravidão em todo o mundo é a ampliação da mão de obra assalariada e, portanto, do mercado consumidor. Enfim, em virtude desse contexto internacional antiescravista, a partir de 1850, a proibição do tráfico negreiro no Brasil inicia o processo de substituição dos escravos negros pelos imigrantes europeus.
    Os modelos econômicos adotados pelo Brasil têm sempre relação estreita com a economia externa, desde o pacto colonial até a globalização, o país se adapta aos interesses internacionais. A postura do estado brasileiro na economia agroexportadora seguia o modelo do liberalismo econômico, surgido durante o capitalismo industrial, caracterizado pela não intervenção do Estado na economia, que deveria ser regulada pelo mercado, com a sua lei da oferta e da procura.
    O país se inseria no modelo liberal como exportador de café para a Europa e os Estados Unidos, e importador de produtos manufaturados desses países. Diferentemente do que aconteceu no pós-guerra, as empresas dos países desenvolvidos não instalavam filiais em outros países, apenas vendiam suas mercadorias ao mercado externo. O investimento externo do Brasil se limitava a infraestruturas, como portos, ferrovias e energia elétrica.
    A crise do liberalismo, tem como marco decisivo a quebra da bolsa de Nova York, ou a chama crise de 1929. Com esta crise, os Estados Unidos e com eles toda a economia mundial, sofreram um grande impacto.

    ResponderExcluir
  26. Thayrone Venâncio N°17 9B CAA21 de abril de 2019 às 22:29

    É difícil imaginar o mundo se a segunda revolução industrial nao tivesse ocorrido,pois foi um grande e importante passo para as evoluções tecnologicas que ao passar de cada ano vem beneficiando cada vez mais a humanidade.
    Uma das mais importantes inovações foi a da comunicação,que antigamente para se comunicar com alguem era preciso enviar cartas ou até mesmo fazer longas viagens,e hoje nos comunicamos com qualquer Pessoa no mundo todo em um piscar de olhos,com isso temos em mente que ainda podem haver mais inovações no futuro.
    A industrialização tambem contribuiu para que diverssos paises podessem aumentar suas econômicas e estabelecerem melhores qualidades de vida a suas populações,sendo assim a indústrializaçao uma importante base para nossos meios de vida e que cada ano apresenta grandes avanços.

    ResponderExcluir

  Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e i...