quarta-feira, 23 de abril de 2014

Avaliação do Governo Dilma


30 comentários:

  1. INFLAÇÃO NO GOVERNO DILMA

    No inicio do mandato da presidente Dilma, a desaprovação da população com relação a inflação subiu muito, até porque 2011 começou com a inflação muito alta. Em 2010 a inflação registrada pelo IBGE foi de 5,91%. E em 2011 chegou a 6,5%. Mas conforme a inflação baixava, a aprovação aumentava. Em 2012 a inflação estava em 5,84%. Na passagem de 2012 para 2013 a inflação sobe novamente. 2013 termina com a inflação em 5,91%, e desaprovação da população aumenta mais uma vez. No inicio de 2014 a inflação se mostrava alta, e a presidente Dilma Rousseff reconheceu que a inflação esteve alta no início do ano, mas disse que o problema foi enfrentado “sem tréguas” e “com boa gestão fiscal” pelo governo. Dilma ainda acrescentou “Nós vencemos a inflação, estabilizamos as contas públicas, pagamos a dívida externa, saímos da supervisão do Fundo Monetário e emergimos neste século como uma das maiores economias do planeta”,

    Adelina Leopoldo Nº01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz2 de maio de 2014 às 06:37

      A inflação é um dos aspectos importantes a serem avaliados. Ele tem consequências diretas no "bolso" do brasileiro. Muitas vezes, não entendemos por que o nosso dinheiro rende tão pouco. Uma das explicações e a danada da inflação.

      Excluir
  2. João Victor Félix N° 1926 de abril de 2014 às 21:54

    Se fôssemos avaliar o governo Dilma, teríamos que levar em conta aspectos específicos do seu mandato e os rastros do seu antecessor. Se já é difícil transformar um sistema antigo e agradar a uma maioria, imagina quando engloba algo que já estava aparentemente bom. Do tipo mexer no time que vem vencendo, mas trata-se do mesmo time. Uma herdou muitas características do outro, porém não foi tudo. Prova disso é o excesso de críticas que vem recebendo. De fato, o ex presidente Lula somou muito no que diz respeito a fatores de crescimento brasileiro, visou um público mais simples e acertou. E arrisco dizer, as pessoas se satisfizeram com migalhas e os pobres (nem estou me referindo a classe social) se contentaram com dezenas de bolsas, em que o único trabalho é retirar dinheiro em filas. Ponto pro comodismo. Toda a repercussão dos manifestos recentes, prova que já não somos mais cegos, pelo menos sabemos que tem porcaria rolando, queria que a veracidade fosse mantida até as eleições de outubro. E pra completar, teremos uma deliciosa (?) Copa do Mundo aí, onde o planeta vira os olhos para o Brasil. Pesquisas revelam que a popularidade da atual presidente está diminuindo e das pessoas que são contra sua reeleição, a grande maioria prefere um novo mandato. Junto disso vem a roubalheira da Petrobras que é um crime que está na nossa cara e só não ver quem não quer. Essa resistência a CPI do PT, é o medo de vir a tona um dos muitos podres "escondidos". Minha opinião é tão clara quanto a corrupção nacional, precisamos sair da teoria e agir. Parar só de apontar. Como bem dito no vídeo, a economia e a política vão andar de braços dados nessa eleição, resta saber se continuará do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz2 de maio de 2014 às 06:46

      Se existe uma coisa que o presidente Lula fez bem foi dá continuidade ao projeto de governo de seu antecessor, coisa que Dilma tem tido muito dificuldade em realizar. A Copa do Mundo de Futebol trará pontos negativos e positivos. Negativo é a corrupção nas obras, que vale ressaltar que não é só nas obras para a realização da Copa, mas em todo os campos do Governo. A Petrobras é um exemplo. Um ponto positivo é que teremos a oportunidade de mostrar ao mundo e nós mesmo, já que a impressa nacional não é tão livre como se pensa, que as coisas por aqui não estão as mil maravilhas.

      Excluir
    2. João Victor Félix n° 192 de maio de 2014 às 14:42

      Professor, estudando sobre o governo Lula e comparando com o da atual presidente Dilma, sintetizaria com o que disse: "Se existe uma coisa que o presidente Lula fez bem foi dá continuidade ao projeto de governo de seu antecessor, coisa que Dilma tem tido muito dificuldade em realizar." De fato, existe muita coisa mantida E aperfeiçoada do governo ainda de FHC que em pleno 2014 ainda usufruímos. A minha idade não permitiu além de saber, vivenciar sobre o quanto o Brasil cresceu ou regrediu nesse intervalo de mandato. Por isso, minha opinião fica de acordo com o que leio e vejo. Destaco a popularidade absurda de Lula e sua estratégia inteligente de conseguir se eternizar, com uma boa imagem (apesar de uma postura muito contraditória as vezes). Mas e a Dilma? Se ela conseguir continuar como presidente, vai ser por esforços do seu antecessor e ainda com uma imagem manchada. As manifestações, ser motivo de chacota nas redes sociais, a negligência em tantos aspectos fizeram jus ao que disse. Esse aumento recente no Bolsa Família de 10% foi totalmente populista e ainda assim pesquisando sobre o mesmo (que foi criado no governo Lula) não atinge a todos como deveriam atingir. O programa conseguiu reduzir muito a fome e a miséria, mas ainda acho pouco em dinheiro comparado a essa corrupção que nos cerca. A questão não é só o comodismo que ele traz, porque existem tantos países em que ajudam as pessoas e ainda não tem qualquer relação com o desemprego... O problema é que além da roubalheira ser grande, as pessoas se fazem de cegas e se contentam com a mixaria que vão se humilhar pra receber, pois uma fila daquelas, onde muitas vezes são mal tratadas não é nada menos que uma humilhação. E fazer análogos com outros países não é burrice ou perca de tempo, pois se a presidente conseguisse fazer pelo menos um terço do que foi feito no Japão quando os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki praticamente exterminaram a população, foram investir em educação e em um curto período de tempo, o país é hoje o que é. Contudo, tratar de investimento em educação em território brasileiro é utopia. Pois o que espera de um lugar em que os professores são tão pouco remunerados e desvalorizados sendo que é a profissão que cria, projeta e norteia mentes? Qualquer cuca pensante por aí, sabe que quanto mais seres com um considerável grau de inteligência, dificulta na manipulação nacional e fazer aquilo que querem, na hora que querem.

      Excluir
  3. Édala da Costa Lima Nº 0827 de abril de 2014 às 15:36

    A avaliação do governo Dilma, em dezembro de 2013, 43% avaliavam o governo como ótimo ou bom, em fevereiro eram 39%, em março, 36% e agora 34%. É notável a insatisfação do povo, o primeiro passo para reverter esse clima insatisfatório é admitir o problema, seria um grande passo se a presidente Dilma aceitasse que um fracasso é apenas um fato e não um julgamento moral, sabemos que não é tão simples, consertar e mudar a situação do Brasil do dia para a noite, é importante o esforço, a parceria e novas ideias, fatores que devem ser repensados e colocados em prática, em relação a população brasileira, é necessário ficarmos atentos com os projetos e cada vez mais rigorosos, já que queremos mudanças, progressos, é preciso também usarmos nossas armas a voz e o voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Victor Félix n 1927 de abril de 2014 às 16:52

      Sou declaradamente contra a reeleição da presidente Dilma, acredito que o diferencial deveria ser feito desde quando ela entrou, não após mais 4 anos de governo. Porém acredito que a minoria barulhenta não fará a diferença, a maioria silenciosa ganhará essa eleição. Se quiser uma prova é só perguntar para seus avós se eles votariam em um novo presidente ou continuariam "apoiando" Lula. Foi inteligente a estratégia dele. Mas basta chegar em São Paulo ou nos demais estados do sudeste, onde concentra grande parte desse barulho, o descontentamento com a saúde, educação, mobilização, consegue ser bem pior que aqui. Como nordestino não tenho o que reclamar quanto a visibilidade, agora como ser humano pesa o fato dessa diferença. Não é utopia um governo igualitário, mas hoje está bem difícil. Você foi muito feliz quando disse que seria um grande passo se a presidente Dilma aceitasse que um fracasso é apenas um fato e não um julgamento moral. E acrescentaria: seria perfeito se saísse apenas das palavras bonitas. Não adoto nenhum partido, estudarei as propostas dos demais e se for demagogia, minha parte foi feita.

      Excluir
    2. Prof.º José Luiz2 de maio de 2014 às 06:53

      Édala, poderíamos falar muito sobre o governo, mas você falou uma coisa tão importante para nossas vidas que me chamou mais à atenção do que a avaliação do nosso governo. "Um fracasso é apenas um fato e não um julgamento moral". Ainda digo mais, quando reconhecemos o equívoco temos a oportunidade de corrigir e que fantástico para o crescimento individual e coletivo.

      Excluir
  4. Avaliar um governo depende-se muito dos pontos de vista. Levando em conta a porcentagem dos que aprovam o o governo atual, é possível inferir que os principais motivos se referem aos programas sociais e a preocupação com os mais pobres. Considero essa perspectiva interessante, já que é visível a desigualdade financeira da população em todo o país. Entretanto, ascende cada vez mais o índice de desaprovação, associando essa justificativa em críticas à saúde, educação e, como exposto no vídeo, a área econômica. A questão é nunca se pode agradar a todos. Mesmo que se façam as ações consideradas corretas, essas poderão ser vistas como uma ofensa para determinadas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz2 de maio de 2014 às 07:00

      É verdade. Sabemos que os índices na economia repercutem no cotidiano das pessoas, porém como ressalta o vídeo, as críticas estão relacionadas com o fato de que enquanto se aumentam impostos os investimentos em áreas primordiais para a qualidade de vida diminui.
      Você tem um blog? Se tem passe o endereço.

      Excluir
  5. Danielber Castro N° 07 3° Ano27 de abril de 2014 às 19:39

    Avaliar o andamento do governo Dilma não é uma tarefa fácil, pode-se chegar a um meio termo, pois com seu mandato o Brasil teve avanço embora fosse acompanhado de alguns retrocessos. Os índices de educação melhoram. A qualidade da saúde ainda está estagnada: precária em muitas regiões do Brasil. Como disse bem o nosso colega João Victor, Dilma pegou um mandato em que a maioria dos brasileiros estavam satisfeitas com o andamento do país e tinha a tarefa de manter esse contentamento mediante a população, logo no inicio tinha uma boa aceitação, mas com as crescentes manifestações que ocorreram em todo o país essa popularidade diminuiu consideravelmente. Com as oscilações no nível nacional da inflação a sua popularidade diminuiu mais. A copa do mundo, onde o Brasil foi o país escolhido para sediar esse evento não tem a mínima estrutura de abranger um evento desse porte, onde são construídos e reformados estádios, alargamento de via, melhorias das cidades cede dos jogos. Enquanto a população clama por uma educação de qualidade, melhorias na área da saúde, diminuição dos impostos e da inflação, fizeram sua aceitação diminuir mais entre seus seguidores, preocupando-a já que busca uma reeleição. A corrupção que está estampada na nossa cara. Está na hora dos brasileiros acordarem, só depende de nós, mostrarmos nas urnas nossa insatisfação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz2 de maio de 2014 às 07:11

      O pior é estamos gastando o dinheiro dessa estrutura e ela não aparece. a maior insatisfação da população é exatamente isso: a corrupção e o dinheiro mal aplicado. Não somos contra a a Copa ser no Brasil, o que queremos é o fim da corrupção em todos os setores do Governo brasileiro. se bem que outra coisa é que a Fifa exige demais de países que sediam as copas. Ela mesma é uma instituição com sérios problemas de corrupção. Para refletir sobre ela eu coloquei um vídeo neste blog sobre a mesma. Veja. Além de engraçada é uma coisa a se pensar.

      Excluir
  6. Elcides Cavalcante 3° "U" N° 09 - CAA27 de abril de 2014 às 21:03

    Caros colegas, criticar o governo da presidente Dilma ou de qualquer outro representante é fácil, difícil mesmo é governar um país com tantas desigualdades como o nosso Brasil. O governo Lula, o qual foi dado sequência com Dilma, isso precisa ser ressaltado, diminuiu e muito a fome no país, com o tão criticado bolsa família, e digo sem medo de errar, não tem coisa pior e mais humilhante no mundo do que não ter o "arroz com feijão" para a subsistência meus amigos, sem falar na educação, não sei se vocês sabem, o tão sonhado por todos nós PROUNI, foi criado pelo governo do PT, então representado por Dilma, dentre outros programas da educação. Como também as moradias populares que vem dando teto a milhares de pessoas que não tem onde morar, propiciando assim, uma vida mais digna a população brasileira. Todavia, a grande doença que assola os políticos nacionais, é a corrupção, que se alastra cada vez mais em nosso Brasil, mas que em hipótese alguma, pode ser generalizada, pois existe sim, pessoas de caráter que buscam apenas uma oportunidade para mostrar seu trabalho político-administrativo. Portanto, antes de bater, olhemos os benefícios trazidos pelo governo até então, e esqueçamos a aliança política ou qualquer que seja a indiferença, pois o papel do cidadão é sim fazer críticas, mas de forma construtiva, em busca de um país com melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elcides, de fato houveram benefícios no governo Dilma, como arrisco dizer que teria em qualquer outro, pois não é possível que em um mandato de quatro anos só venham coisas ruins, não é verdade? Deus me livre de cair no comodismo e no contentamento com migalhas. Sim, o PROUNI foi um acerto, a citada Bolsa Família foi uma boa estratégia de governo. Concordo contigo quando diz que ninguém merece faltar o que comer, é claro, mas com exceção de pessoas que possuam algum tipo de deficiência física ou mental podem trabalhar para comprar alimentos. Assim como nossos pais e futuramente (espero) nós mesmos. Portanto, a forma mais digna de ganhar dinheiro ao meu ver, é trabalhando. Cobrar do político é mais do que uma atitude certa ou errada, é um direito nosso e façamos gozar dele. São muitos projetos inacabados, desvios de dinheiro, roubalheira cruel e fechamos os olhos por tão pouco. Reconheço que o Brasil está crescendo, mas podemos ainda mais. Averiguando, denunciando, solicitando, correndo atrás. Aprender a diferenciar benefícios de direitos. Sou a favor de maiores oportunidades de emprego, mais profissionais na área da saúde (sem a escravidão como vem sendo esse programa de Mais Médicos para os cubanos), adoção de um sistema que reconheça escritores locais valorizando também nossa literatura e o aumento na remuneração de algumas áreas pouco visadas ultimamente. Isso que citei e mais outros fatores de extrema importância não são impossíveis de acontecer.

      Excluir
    2. É neste rumo que o debate se mostra eficaz, amigo Eucides, você trabalhou bem na obra do populismos '[...] pior e mais humilhante no mundo do que não ter arroz com feijão". Mas devemos avaliar que são esses próprios cidadãos "sem arroz e feijão" as vítimas do governo Dilma. Se a gestão é tão eficaz e altruísta, por que ainda existem brasileiros convivendo com a constante ameaça de falta de comida e habitação? Será que os desvios de verbas caçados por Joaquim Barbosa e a própria CPI petista não serião suficiente pra suprir as necessidades dessas pessoas? E ainda nem citei o descaso do petróleo, será que a refinaria de Pasadena está vinculada ao preço real? mas isso não é desesperador, a final "nosso país" vai sediar a copa!

      Excluir
    3. Prof.º José Luiz2 de maio de 2014 às 07:16

      É verdade que as coisas avançaram muito. o que se questiona é que elas pararam de avançar. E mais sério pararam de avançar não por que não temos recursos financeiros, mas por que estamos investindo onde não é prioridade, sem falar no mar de corrupção que se alastra por todo o país. Digo assim por que a corrupção não é só no Governo Federal é também nas esferas estaduais e municipais.

      Excluir
  7. Eva Mirnna Caracas Alexandrino N° 10

    Talvez o grande problema desse governo não seja só a corrupção, esta é um problema sim, só que secular, não há como mudar de uma hora para outra, a corrupção desse e de outros governos que vigoraram no país contribuíram com que a nossa cultura maldita se perpetua-se.

    Com relação a todos esses problemas ditos na oposição de que a Dilma só fez continuar com o programa de bolsas, mas nunca param para pensar que essa possa ser uma medida que diminuirá parcialmente a pobreza/miséria. Um país que ainda sofre dívidas de mais de 15 anos atrás que foi consequência do governo de FHC não pode como num passe de mágica ter tudo solucionado pela atual presidente em meados de 4 anos. A popularidade dela é resultado da insatisfação de um grande grupo no país, mas será que sem ela o Brasil seria um país utópico?

    Já a copa, essa sim foi uma jogada de marketing para manter a tranquilidade de um país, e com isso poder retirar verba dos cofres públicos sem sofrer quaisquer consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz5 de maio de 2014 às 21:40

      Como já disse a r4ealização da copa no Brasil é até um sonho a ser realizado. O problema é o custo financeiro para um país que necessita de investimentos básicos nas áreas de educação, saúde, habitação, segurança e alimentação. O pior é que esses custo se deve sim as exigências exageradas da FIFA, mas principalmente por causa da corrupção que não é privilégio das realização das para a copa. Infelizmente é uma coisa generalizada.

      Excluir
  8. Companheiros e companheiras não devemos medir um governo apenas por dados econômicos, afinal governar vai além de administrar. Decisões certas, além de um ambiente favorável são a base de um bom governo. A seguir vou explanar uma serie de dados que posteriormente explicarei:
    “A presidente Dilma Rousseff pegou um cenário internacional mais difícil do que Lula. Ela não pode contar com o câmbio para controlar a inflação, como fizeram Lula e FHC em seu primeiro mandato.

    Com o real valorizado, as importações avançariam muito e não haveria como elevar as exportações o suficiente para compensar a saída de dólares. A China e a Europa, dois de nossos principais clientes, desaceleraram o ritmo de compra de produtos brasileiros.

    Ainda, a concessão de crédito aumentou. Ao mesmo tempo, a taxa básica de juros, um dos principais instrumentos de controle de preços, foi reduzida pelo Banco Central nos dois primeiros anos do governo Dilma. Esses dois movimentos fizeram crescer a quantidade de dinheiro disponível na economia, sem a contrapartida do aumento dos investimentos e da produtividade. A consequência foi uma inflação acima do centro da meta por três anos seguidos.

    A acusação à presidente de leniência com a inflação parte da ideia de que o governo não deveria aumentar a circulação de dinheiro no país sem que houvesse um aumento de produtividade. Seria melhor respeitar as metas ainda que isso gerasse algum custo social de curto ou médio prazo – como o aumento do desemprego.

    Ainda, o uso de métodos não convencionais para segurar os preços – por exemplo, o subsídio à energia elétrica e à gasolina e também o baixo reajuste aos preços administrados – é uma postura que gera desconfiança no mercado.

    Cumprir a promessa oficial de uma inflação de 4,5% seria uma das medidas para dar previsibilidade ao mercado e ganhar a confiança de investidores. Combinado com outras decisões – como a de não maquiar os dados das contas públicas e realizar mais concessões de infraestrutura ao setor privado –, o controle dos preços ajudaria a atividade econômica a se recuperar no longo prazo."
    “Sílvio Guedes Crespo, blog achados economicos UOL".

    Como vocês puderam ler o blogueiro Sílvio Guedes argumentou com clareza o real panorama do governo de Dilma dando vários argumentos esclarecedores e reveladores até então não relatados na maioria (senão todos os meios de comunicação).
    Primeiramente devemos levar em conta que a presidente Dilma não dipos de tantos artificios para driblar a inflação, como a taxa de câmbio, um dos nossos maiores mercados consumidores como a Europa, que está abalada por uma crise econmômica, e China, que desacelerou o crescimento deve europeia.
    Apesar das condições dificeis que influenciaram no governo Dilma é inegável que algumas que as escolhas feitas pela nossa atual presidenta como o aumento da circulaçao de dinheiro ( através baixa taxa de juros, elemento regulador da economia) no país sem o aumento da produtividade (mesmo sabendo que com a alta do real haveria um aumento das importações), a elevaçao dos subisídios a gasolina e enegia eletrica e o não reajuste dos preços em relaçao a inflação gera desconfiança aos consumidores estrangeiros.
    As últimas notícias que vem sendo divulgadas são apenas reflexos das decisões erradas tomadas em momentos difíceis por Dilma e resultado de uma medida desesperada para controlar a economia nacional e assim não abalar a sua fama de “Administradora Competente”.
    José Reginaldo Gonçalves Loiola Júnior n° 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz5 de maio de 2014 às 21:50

      Gostei do companheiros e companheiras, me fez lembrar os discursos de José Sarney. A desconfiança do mercado internacional com o é um dos sérios problemas do governo Dilma. Agora não se pode camuflar uma realidade em troca de uma credibilidade que a qualquer hora vai estourar, afinal não queremos e nem podemos ser uma "bomba relógio", Isso seria desastroso para todos nós.

      Excluir
  9. Concordo plenamente com João Victor, quando diz que, um herdou características do outro, ouso até em dizer um (Dilma), ainda recebe influências diretas do outro (Lula). Veja José Reginaldo, você tocou onde eu queria chegar, no governo Lula as pessoas receberam um maior poder aquisitivo, e assim, muitos brasileiros, evoluíram para a classe média (podemos comparar certos aspectos com as ideias iluministas). Bom, com o povo esclarecido surgiram as manifestações reinvidicando o governo e SE a nossa seleção não vir a vencer a copa, peço que nos preparemos para uma suposta GUERRA CIVIL!

    ResponderExcluir
  10. O Governo Dilma foi exatamente quatro anos repleto de escandalos e retrocessos praticamente em todos os termos. Dilma pegou o Brasil bem arrumadinho com a inflação baixa, e aumento nos investimentos em nosso país, e isso em plena crise mundial.

    O que precisava, era ela tentar manter esse crescimento brasileiro. Mas deu tudo errado, foi falta de sorte ou inconpetencia? Eu acho que foi inconpetencia, mas não só dela sim de toda gestão partidária. Ela esta sendo o escudo do PT e PMDB esses os verdadeiros culpados do retrocesso.

    Dilma foi colocada na campanha como uma excepcional administradora, mas que administradora competente é essa, que põe em risco a maior estatal brasileira, com investimentos de alto perigo causando enormes prejuízo para a empresa brasileira (compra da refinaria Pasadena). E olha só a desculpa dela."Não li todas as clausulas do contrato" isso só revela mais, que ela é inconpetente, como é que uma presidente do conselho assina um contrato importantissimo sem ler todas as clausulas. E isso é só apenas um dos escandalos que envolve a PETROBRAS no seu governo.

    É certo dizer que seu partido criou projetos para acabar a miséria brasileira? Com certeza, mas também esses projetos foram estratégias do partido para a alienação da população pobre. Em vez de projetos comodistas, o governo devia investir mais em cursos técnicos e demandas de emprego.

    O PROUNI é fundamental? Claro, mas porque não abrir mais vagas nas Universidades Federais? Esses são paradoxos desses 12 anos de governo PT.

    A Dilma com seus discursos tediosos e cansativos não estar conseguindo ganhar satisfação popular. Não é sou eu que acho assim, as pesquisas mostra a insatisfação popular, e os retrocesso como a inflação acima da meta, escandalos na Petrobras envolvendo Dilma e companheiros, aumento do desemprego, baixo investimento no país e a queda das bolsas das estatais.

    Eu sou a favor da mundança de gestão, são 12 anos de uma mesma administração, temos que mudar, a democracia é isso usar nosso voto para tentar mudar o país. Nós estamos acostumando mal os políticos, eles passam 4 anos mamando do dinheiro público, não fazem nada isso é mostrado em público mas mesmo assim nós o reelege, isso é um crime que nós estamos fazendo a democracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz7 de maio de 2014 às 14:01

      Realmente Felipe existe uma incompetência da Dilma e do Partido dos Trabalhadores, mas também o PMDB, que agora está dando uma de oposição depois que passou décadas usufruindo da situação, procurar tirar vantagens de uma situação em eles PMDB ajudou diretamente a construir. Se este governo acertou é por que houve várias contribuições do PMDB mas o contrário também é responsabilidade deles que foram o principal partido de sustentação do governo. Não é hora de "correr com a cangaia" assim diz um bom cearense.

      Excluir
  11. Ysabelle Amorim Nº: 36. 3º "U"
    Percebe-se claramente um refluxo na avaliação do Governo Dilma, ou seja, a avaliação que se mantinha estável durante alguns meses oscilou consideravelmente. A reportagem aponta dois fatores determinantes - inflação e taxas de juros e ainda os reafirmam categoricamente como motivo de desgaste. Outras variáveis que merecem atenção são os impostos, saúde e segurança pública, observemos de tal modo que durante todo esse percurso ocorreu a massificação dos protestos nas principais cidades do país contribuindo para a situação atual.
    O Governo Lula apresentou programas sociais criados com objetivo equivocado de erradicação da pobreza, todavia muito contribuíram na amenização dos problemas socio-econômicos do país. Índices de pesquisas apontavam famílias saindo da situação de extrema pobreza, mas em contrapartida apontam famílias cada dia mais endividadas, acredita-se que governos anterior e atual estimulam o cenário contemporâneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz7 de maio de 2014 às 14:08

      O mais questionável é exatamente o fato de que enquanto aumentou os juros e a inflação diminui-se os investimento em saúde, educação e segurança pública. No Ceará por exemplo, se fala que aumentamos os investimentos em segurança mas os índices de criminalidade aumentaram e muito, ou seja, investiu-se de forma errada.

      Excluir
  12. Thais Ferreira n° 34 3ª Série "U"2 de maio de 2014 às 14:54

    Como disse meus colegas, o governo da Dilma deve ser levado em consideração o de Lula. Um carrega grandes característica do outro.
    Tomando como base o dela, podemos ver escândalos e mais escândalos, corrupção, brigas, polêmicas. Entra em cheque até quando seremos ludibriados com a política... Pois pode parecer radical, mas é por isso que as pessoas acabam sem creditar e desvalorizar. O que não era pra ser assim, o governo deve andar junto com o povo e ouvir, atender as necessidades pra um trabalho conjunto. Não só críticas, asneiras ou engano. O povo não tá errado em reclamar, tem que falar mesmo e transformar toda ira em voto. Sou a favor da mudança, pois queríamos ver como seria ela 4 anos e se saiu apenas como a dependente do Lula. Prova disso é a insatisfação popular e o resultado das pesquisas quando se referem a ela, que mesmo ainda sendo maioria, está só declinando a ponto de perder. É a vez de agir e sair da teoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º José Luiz7 de maio de 2014 às 14:16

      Não basta apenas o povo se irá e votar em outro. É preciso saber em quem votar. temos que sair de uma para outra melhor e não desta situação para outra pior. Precisamos saber a proposta de qualquer um que pretenda ser nosso líder e ainda mais perceber se a proposta apresentada é possível de ser realizada ou uma demagogia com a finalidade de ludibriar o nosso povo.

      Excluir
    2. Infelizmente, amado mestre, sua discípula(EU), sou totalmente desacreditada em bons e justos políticos, chega até ser contraditório utilizar tais adjetivos para "políticos". Mas o fato é, que para mim tudo neste meio, acontece através do velho e bom princípio histórico:"Nada mais conservador que um liberal no poder, e nada mais liberal, que um conservador fora dele!". Nas entrelinhas... "Tudo farinha do mesmo saco!" É um verdadeiro descaso, mas é a realidade brasileira no meu ponto de vista!

      Excluir
  13. Lendo os comentários dos meus colegas, percebe que muitos exaltam Dilma por coisas que ela não fez (claro que não podemos falar dela sem citar seu antecessor Lula) a popularidade de Lula contribuiu para eleição da mesma. De fato, a fome e a miséria foram reduzidas com o Programa BOLSA FAMÍLIA mas ao meu ver, só demonstra a realidade de um brasileiro que não tem a capacidade de se manter. E tudo isso por conta da inflação um dos principais males nacional que inclusive esteve e esta em alta em seu mandado. Ao em vez de tornarem as pessoas cobaias desses cartões deveriam proporcionar maiores oportunidades de emprego e EDUCAÇÃO.E para finalizar falo também da roubalheira que esta sendo esta copa, fato que esta sendo usado só para status e engano das pessoas, pois acho meio difícil um trabalhador de salário mínimo sua renda mensal mais 300 reais e trazendo para a realidade de Tauá que na maioria os trabalhadores não ganham mais de 500 reais.Os únicos que se beneficiam com isso é quem tem dinheiro, em quanto todos pagam por ela por meio dos impostos.

    Geovana Veríssimo nº 13
    3º serie "U"


















    ResponderExcluir
  14. Em meio ao ano de releição, a Senhora tem que se garantir não é Presidenta Dilma?

    O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli afirmou nesta terça-feira (20) à CPI do Senado que investiga denúncias contra a estatal que a presidente Dilma Rousseff não é "responsável" pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). A transação, concretizada em 2006, é alvo de investigações do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) devido a suspeitas de irregularidades.
    OBSERVAÇÃO:
    Fazendo uma breve alusão á candidatura de Gaspar Dutra, com o apoio de Getúlio: "Ele(LULA) disse vote Dilma para presidente!"

    ResponderExcluir

  Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e i...