sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Psicologia de B. F. Skinner - Skinner e a educação

Observando o comentário sobre Skiner e revendo a leitura A análise comportamental de Skinner, faremos um diálogo sobre seu pensamento. 
Bons estudos

36 comentários:

  1. Maria Jardiel alexandre curso de Pedagogia /Psicologia da Aprendizagem17 de novembro de 2013 às 17:05

    destaco aqui a importância do planejamento, pois um bom planejamento com material disponível para os alunos como fonte de pesquisa deixa-o mais interessado no desenvolver das atividades. Hoje em alguns profissionais da educação falta um pouco de humanismo, pois muitos não percebe o olhar triste da criança no seu cotidiano e simplesmente enche de conteúdos, ou diz que não quer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com ela pois com um bom planejamento ira facilitar a aprendizagem do aluno com concordo também que o professor tem que ser humano e e humilde

      Excluir
  2. Maria Jardiel Alexabdre Curso de Pedagogia/ Psicologia da Aprendizagem17 de novembro de 2013 às 17:25

    De acordo com o vídeo destaco aqui a importância do planejamento, pois um bom planejamento com material disponível para os alunos como fonte de pesquisa deixa-o mais interessado no desenvolver das atividades. Hoje alguns profissionais da educação faltam um pouco de humanismo, pois muitos não percebem o olhar triste da criança no seu cotidiano e simplesmente enche-o de conteúdos, ou diz que não quer nada.
    Colega como você ver a aprendizagem dos alunos e a atenção do educador em relação as dificuldades enfrentadas no seu histórico de vida?
    Conto com sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. A educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na "modelagem" do aluno, entendendo suas necessidades e se adequando as diversas formas de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Maria Jamile Almeida Da Silva18 de novembro de 2013 às 17:48

    A partir de um bom planejamento usando recursos disponíveis pra os alunos , como fonte de pesquisa , atrairá a atenção dos alunos deixando-os com vontade de aprender , e desenvolverá os conhecimentos de cada um , mostrando-os que é capaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Jardiel/ disciplina Piscologia da Aprendizagem18 de novembro de 2013 às 21:21

      Concordo plenamente quando ela diz que, deve-se respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno, pois cada um por algum motivo tem um raciocínio lento, e ao invés de ser questionado, deve-se procurar soluções e assim ajuda-los a superar suas dificuldades. No meu convívio de trabalho percebo muitas dificuldades no meio educacional, alunos desinteressado, ou pouco motivado a aprender. O nível de aprendizagem é muito lento e não acontece como deve ser. O aluno só deve ir para o segundo passo quando realizar bem o primeiro passo.

      Excluir
  5. É necessário respeitar o espaço individual do aluno,cada um tem suas formas de aprendizado,uns aprendem mais escultando,outros aprendem melhor quando fala,outros quando brincam,outros quando escrevem etc...Mas é importante também que haja recursos que o mesmo venha a usufruir desde os bons livros,ambientes adequados e tecnológicos para uma satisfatória aprendizagem do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com seu argumento como Skinner mesmo diz em sua teoria o ambiente em que o aluno se encontra interfira no seu aprendizado.

      Excluir
  6. Para Skinner em sua proposta educacional,os processos de ensino eles tem que serem compreendidos e estudados.E que os princípios de uma análise cientifica de comportamento contribuam para um bom planejamento de escolas,equipamentos,textos e praticas de sala de aula.O aprender resulta da programação da aprendizagem,onde também um professor bem preparado,torna-se fundamental e importante na construção de um ensino eficaz.

    ResponderExcluir
  7. Na concepção de Skinner o mundo irá ensinar o individuo através da família, escola, cultura e suas vivências, ou seja, o homem é um ser único, que age sobre o mundo e que o modifica e é pelo mundo modificado, que o homem é condicionado ser em constante construção.

    ResponderExcluir
  8. ERLANE MARQUES PSICOLOGIA20 de novembro de 2013 às 19:25

    ICED INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CEARENCE
    MARIA
    ERLANE MARQUES
    Eu entendi que tem pessoas que não gosta de ser avaliada em quanto conversa , mais na visão do professor é uma das maneira de avaliar onde o professor passa matéria na sala e depois vai saber se realmente o aluno capitou o que quis repassar e para saber si o aluno realmente aprendeu . É tem o momento do professor, avaliar o aluno na escrita e na fala onde o aluno vai responder perguntas do avaliador depois da avaliação o mesmo vai falar si realmente ele aluno correspondeu as expectativa que o professor li passou falar si estar correto ou não.
    SI o aluno foi bem na avaliação esta com nota 10 ,si aquele aluno não foi bem é sinal de que ele não adquiriu bons conhecimentos na hora do explicação do professor mais isso não significa que ele é ruim precisa ser motivado pelo professor para que tenha boas notas.
    O aluno para aprender melhor tem que ser bem acolhido deste quando entra na escola até o professor ,tem que ser um ambiente em onde eles possa posa estar bem avontade é acima de tudo um professor esperando com alegria e animação para estudar.

    ResponderExcluir
  9. vejo que não vai muito bem ,pois tem muitos alunos que não querem nada pois isso acaba prejudicando quem que aprender.Tem educador que e muito bom mais ja tem outros que já deixa a desejar não si preocupa com o aluno e sim só pensa no seu ponto que e ensinar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você Erlane quando você diz que muitos professores estão em sala só pelo dinheiro. mais quando o aluno quer aprender em qualquer ambiente ou com qualquer profissional que esteja te ensinando.

      Excluir
  10. Maria jardiel/ Piscologia da Aprendizagem20 de novembro de 2013 às 20:26

    Realmente meu caro colega o professor que põe em prática a metodologia de Skinner, tem a se tornar um Educador, observador, amoroso e cuidadoso em todas as atividades a serem realizadas em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim Maria Jardiel, todo professor tem que ser observador, cuidadoso, amoroso com todos, mesmo porque que professor seremos se não fomos bons observadores.

      Excluir
  11. Milleny alves lima / Piscologia da Aprendizagem "ICED''21 de novembro de 2013 às 10:58

    A avaliação é um momento na qual o professor avalia o todo , diante disso processo o aluno deve ser apenas observado ,depois desse momento é hora de usar os recursos observados e leva-los a saber onde errou, porque errou , qual o pensamento usado para emitir a resposta.

    ResponderExcluir
  12. Milleny alves lima / Piscologia da Aprendizagem ICED21 de novembro de 2013 às 11:12

    Cada aluno aprende de acordo com o sue ritmo, portanto o professor não deve passar de conteúdo,antes que o mesmo responda positivamente o que lhe esta sendo ensinado e para que isso aconteça deve haver um acompanhamento do fazer ,do pensar do escutar ,isso é o aluno a expor o sue conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você como Skinner falou cada aluno tem seu ritmo de aprendizagem e isso deve ser respeitado.

      Excluir
    2. Narciso Andrade Iced Taua
      Cada aluno tem seu tempo de aprendizado, portanto nos professores temos que entender o tempo de cada aluno e respeita-lo.

      Excluir
    3. e principalmente colega Narciso por que nos seres humanos temos uma grande facilidade de obsorver todo tipo de imformação

      Excluir
    4. observar o aluno em todos esses aspectos citados por nossa colega Milleny é entender o aluno como todo não somente em uma avaliação escrita, mas no pensar e escutar.

      Excluir
  13. Milleny alves lima / Piscologia da Aprendizagem ICED21 de novembro de 2013 às 11:31

    De acordo com o vídeo faz um destaque relevante sobre o planejamento, enfatiza que o mesmo não deve ser uma forma de o professor apenas traçar seus objetivos , sendo que o aluno desconheça-os , tornando muitas vezes suas aulas sem sucesso o professor antes de tudo deve levar em contar o que seus alunos querem aprender,para que possa chegar ao objetivo desejado.

    ResponderExcluir
  14. Milleny alves lima / Piscologia da Aprendizagem ICED21 de novembro de 2013 às 11:50

    A aula expositiva não deve ser uma rotina e sim ser trabalhada apenas de vez em quando ,porque ela pode somente ser um momento de conversa, sem nenhuma compreensão ou aprendizagem, a mesma que não interesse ao aluno ,para tanto é oportuno que o professor planeje atividades que os leve ,pesquisar , a participar enfim aprender de forma satisfatória.

    ResponderExcluir
  15. Eu entendi que o objetivo dele era avaliar o todo de comportamento da fala, da escrita do aluno já que seu forte era o observar. Fala também do planejamento que é muito importante através dele que o professor pretende a obter os resultados desejados na aprendizagem do aluno, deve-se respeitar a rotina de aprendizagem do aluno, pois cada aluno tem seu ritmo. As aulas expositivas devem ser usada não necessariamente todos os dias.

    ResponderExcluir
  16. Diante do vídeo o processo de ensino e aprendizagem de Skinner é baseado em um ensino programado e que o ser humano é controlado por influencias externas, interessante destaca a respeito das aulas expositivas que não teriam um rendimento satisfatório, ou seja, não se pode deixar cair na rotina principalmente em uma sala de aula.

    ResponderExcluir
  17. o video tambem mostra que se p professor tiver um boa condição pra ensinar ou uma boa estrutura seja com funcionarios bem instruidos ou computadores, o processo de aprendizagem torna-se mais natural.

    ResponderExcluir
  18. Albertina - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM23 de novembro de 2013 às 15:33

    O planejamento é fundamental para que o professor possa dar uma boa aula.Devemos observar muito bem para que possamos exercer um trabalho de forma digna e fácil.
    Ao observar os alunos,o professor pode evitar vários constrangimentos dentro da sala de aula.

    ResponderExcluir
  19. Tayslla Ribeiro - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM23 de novembro de 2013 às 17:59

    Pelo pensamento de SKINNER todo professor tem que estar preparado para todos os tipos de comportamentos e tentar observa-los com muita atenção, aparte dai pode-se planejar para toda a classe.Passar formas diferentes de ensino para os alunos pode ser uma boa tática, assim não ficando uma aula rotineira.

    ResponderExcluir
  20. Uma aula bem planejamento terá mais facilidade de ensinar, tendo assim um bom desenvolvimento,na aprendizagem e saberá lidar com diversas questões que esta sendo abordado no conteúdo. Para Skinner o planejamento era uma forma de preparação entre o aluno e professor onde ele terá mais facilidade de dar uma aula que não tenha uma rotina cansativa para o aluno, e tendo mais aproveitamento, o planejamento deve ser adequado para cada fase do aluno na vida infantil e na pré-adolescência,para saber lidar com situações que irão enfrentar no dia-a-dia no meio escolar e social.

    ResponderExcluir
  21. Pode perceber que no vide o professor tem que esta preparado para lidar com diversos tipos de situação pois as crianças são bastante curiosa e podem surpreender o professor , mais para que isso não aconteça planejam sua aula, pois uma aula bem planejada ira facilitar seus ensinamentos e o aprender dos alunos. Muitas crianças dizem que a escola e chata e perdem o prazer de ir para escola por causa de alguns professores sem planejamentos, criativos que possa descontrair, como ler aquele velho livro de historinhas.

    ResponderExcluir
  22. o vídeo mostra que cada professor deve conhecer a dificuldade de cada aluno para saber melhor interagir com cada aluno.

    ResponderExcluir
  23. para ter uma boa aula,ela deve ser bem planejada de forma que tenha uma boa interação com seus alunos e descontraída, para não se torna rotineira, assim o professor deve interagir com seus aluno e fazerem que eles participei de debates e até promover gincanas.

    ResponderExcluir
  24. para o professor, o aluno, tem que ser avaliado em um processo de conhecimento e observado em maior amostra no todo. pois o aluno e capaz de se comporta. por si só, eles sabem muito bem onde quer chegar no seu aprender.

    ResponderExcluir
  25. o educador tem que observar as diferenças comportamentais do aluno. também as ideias e outros conhecimentos espontâneos, transmitido pelo através das pequenas interações informais, das simples a mais complexas.

    ResponderExcluir
  26. o educador tem que ser criativo e espontâneo em vários conceitos, onde o aluno pode sentir-se inteirado com o aprender. e ter maior interesse com o conteúdo onde tem que ser repassado de forma menos cansativo.

    ResponderExcluir

  Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e i...